Bassês de pêlo liso: características da raça e recomendações para manter
De pêlo liso, ou como também é chamado de pêlo curto, dachshund se refere a cães de caça. Suas qualidades específicas são fáceis de notar, mesmo que ela more em casa. Insight, destreza e a habilidade de aprender comandos rapidamente permitem que ela se adapte com sucesso a qualquer condição. Hoje muitas pessoas começam os bassês não para caçar, mas simplesmente para encontrar um fiel amigo de quatro patas, porque o personagem dos bassês é bastante amigável. Eles adoram brincar com adultos e crianças e tornam-se companheiros maravilhosos para eles.
História da raça
Os cães escavadores são conhecidos pelo homem há muito tempo. Eles foram levados com eles em uma caçada para que pudessem procurar, perseguir, puxar para fora de seus buracos e ajudar uma pessoa a pegar uma presa. A ajuda desses cães foi simplesmente inestimável na produção de alimentos por humanos. Em achados históricos, você pode encontrar imagens de bassês que datam do século XVI.
O nome da raça soa completamente como um daxhound, que significa "cachorro texugo".
Esta raça é considerada de origem alemã. De acordo com uma versão, os dachshunds apareceram no processo de mistura de Pinschers e Bassets franceses, mas há outra, segundo a qual o dachshund apareceu como resultado de uma mutação de cães de caça. Uma vez que a caça dirigida sempre foi um prazer caro, principalmente as pessoas nobres gostavam dela, mas a caça em tocas era bastante acessível às classes mais baixas: burgueses simples pegavam de bom grado esses excelentes caçadores e os levavam com eles para a floresta.
O primeiro padrão para esta raça foi oficialmente estabelecido em 1888, e hoje o padrão para dachshunds de 2001 está em vigor. Como resultado da exportação, esta raça tornou-se procurada em outros países, enquanto em casa ela manteve sua popularidade e só perde para o pastor alemão neste aspecto.
Hoje, existem 3 tipos de bassês de pêlo liso: padrão, miniatura e coelho. Este último foi criado para a extração de coelhos, pois suas covas são pequenas, apenas cães pequenos podem entrar.
Hoje em dia, quando há muito menos caçadores, esses cachorros pequenos adquiriram um alto valor decorativo.
Descrição
A cabeça de um bassê de pêlo liso tem uma forma alongada que se afila gradualmente em direção à ponta do nariz. O nariz é de cor preta ou marrom, dependendo da cor do animal, as mandíbulas são bastante poderosas. Os olhos são castanhos, ligeiramente oblíquos. As orelhas caídas chegam quase ao nível do nariz.
O corpo é longo, mas poderoso, com um peito protuberante desenvolvido, as costas são retas, o lombo é ligeiramente protuberante. A barriga é esgalgada, o corpo ligeiramente inclinado em direção à cauda. As patas dianteiras são mais fortes e maiores do que as traseiras. A cauda afunila suavemente em direção à ponta e geralmente está na posição horizontal.
Dachshunds de pêlo liso podem variar em cor.
- Monocromático - do amarelo ao vermelho. Cor de veado ou zibelina, que implica pêlos intercalados com ponta escura;
- Bicolor - preto, marrom, cinza com áreas claras. A cor é castanha, arlequim, mármore, onde a cor principal é o branco, o vermelho ou outras tonalidades claras com manchas escuras.
Na cernelha, o crescimento dos machos varia de 22 a 27 cm, nas fêmeas - de 20 a 25 cm. Em indivíduos anões, esse parâmetro está na faixa de 16-21 cm nos machos e 14-19 cm nas fêmeas, em a variedade de coelho 12-15 cm e 10-13 cm, respectivamente.
A característica mais importante da raça de pêlo liso são as dobras nas pernas curtas. Não se preocupe se o filhote se parecer um pouco com a mãe: com a idade, seu nariz vai adquirindo uma forma mais nítida e a pelagem ficará mais clara.
Personagem
Dachshunds não são apenas cães enérgicos e brincalhões, eles mostram um senso de humor peculiar. Apesar de todas as suas dimensões modestas, o dachshund se considera uma fera poderosa e se alguém tentar duvidar, pode mostrar os dentes.
Esses animais são especialmente sensíveis a cheiros e ouvem sons sutis. Por causa disso, eles podem farejar ativamente os transeuntes. Se o dono ainda não conseguiu ensinar o cão a se comportar corretamente, vale a pena passear com ele na coleira. Às vezes, o dachshund pode parecer travesso, tudo devido ao seu hábito de tomar decisões por conta própria. Quando um cão concorda com a opinião de uma pessoa, ele segue imediatamente o comando, caso contrário o dono tem que insistir no seu.
Quando se trata de perseguição, esta raça é muito imprudente. Mesmo uma cerca alta não se tornará um obstáculo para ela - o cachorro simplesmente fará um túnel e continuará correndo. Para que o animal não corra atrás das pessoas ou animais que o interessam, você precisa ensiná-lo a seguir as ordens desde filhote.
Quando essas crianças ativas são incapazes de caçar, elas dedicam suas energias para dominar truques e gostam de participar de atividades esportivas caninas.
O que alimentar?
É costume alimentar um bassê adulto duas vezes ao dia, ou seja, de manhã e à noite, no mesmo horário, geralmente após uma caminhada. Os copos para comida e água devem ser colocados melhor na área da linha do ombro do cão. Ela bebe cerca de 1,5 litros de água todos os dias. Novos alimentos são introduzidos na dieta do filhote gradualmente e um de cada vez. No caso de problemas digestivos ou alergias, isso ajudará a identificar a origem.
É recomendável que o bassê tenha alimentos com proteínas, gorduras e proteínas na mesa. Carne ou vísceras são fornecidas cruas ou fervidas por até 10 minutos, enquanto você pode usar o cálculo: 15-20 gramas por 1 kg de peso do cão. Esteja ciente de que se o cachorro comeu um osso com carne, não vale a pena alimentá-lo mais naquele dia. Esse alimento é digerido por muito tempo, e o sistema digestivo do animal vai funcionar por muito tempo, por isso a porção do dia seguinte deve ser ligeiramente reduzida.
Certifique-se de que não haja plantas venenosas, como hera e cravos, ao alcance do filhote.
Especialistas recomendam dar aos bassês com mais frequência alimentos com cálcio e vitaminas, você pode verificar as dosagens e tipos de medicamentos com seu veterinário. Também no cardápio do cão é bom introduzir produtos lácteos fermentados, ovos, frutas, vegetais e carnes de variedades com baixo teor de gordura: é permitido boi, vitela, aves, carne de cavalo e um cordeiro. Às vezes, o cão pode ser tratado com peixes marinhos cozidos, após a remoção de grandes ossos.
O alimento seco pode ser combinado com o alimento úmido, mas não se esqueça de dar água suficiente ao seu animal de estimação. Com o excesso de comida, o bassê ganha facilmente o excesso de peso, principalmente na ausência de uma boa atividade física, e isso leva ao desenvolvimento de inúmeras doenças.
Recursos de cuidados
Para que o pêlo do seu animal sempre brilhe, não é preciso cuidar muito dele, basta escová-lo semanalmente com uma escova de cerdas duras. Existem também luvas especiais que fazem massagens e penteiam com perfeição o pelo do cão. Furminator ajuda a livrar-se bem dos pêlos que caem. Durante o período da muda, o cão perde intensamente o subpêlo, então o animal precisa ser penteado diariamente.
Os bassês muitas vezes não devem ser lavados - uma vez a cada 3-4 meses é o suficiente. Se o próprio cão quiser nadar em um reservatório natural, você pode permitir que ele o faça quantas vezes quiser.
Para raças de caça, a saúde é importante. É dada especial atenção aos dentes do animal. Tanto a escovação regular quanto os alimentos especiais - ossos comprados em lojas de animais - ajudam a eliminar a placa bacteriana. Alimentos secos podem lidar parcialmente com essa tarefa. Se algum dos dentes estiver danificado, ele precisa ser curado.
O cuidado com as garras do animal deve ser regular. Um corte de cabelo é feito a cada 2 semanas e os chips precisam ser arquivados conforme necessário. Os olhos e ouvidos são limpos quando sujos. Caminhar ao ar livre é recomendado tanto quanto possível - isso beneficia o bassê tanto para fortalecer a saúde física quanto para desenvolver habilidades de comunicação. Se possível, saia com ela pela manhã após dormir, 20 minutos após todas as mamadas e à noite. O número de caminhadas deve ser de no mínimo 3 por dia, a duração recomendada é de 20 minutos a meia hora.
Não deixe o filhote ficar sobre as patas traseiras se quiser ficar em uma coluna. Isso é prejudicial para a coluna frágil e pode causar deformidades. Além disso, jogos ativos com saltos, especialmente de altura, são contra-indicados. Ao acariciar a cabeça de um cão pequeno, não alise demais as orelhas para que não percam sua bela forma e não cedam.
Até que o filhote tenha recebido todas as vacinas necessárias, você não deve nem mesmo passear com ele na guia.
Dachshunds correm o risco de doenças da coluna vertebral. Eles podem desenvolver hérnias que requerem tratamento e, sem intervenção veterinária, o animal pode ficar gravemente doente. Para evitar lesões nas costas, não deixe o animal pular de altura, não permita choques fortes. Degraus íngremes também podem prejudicar a saúde das costas do cachorro, portanto, se não houver elevador em casa, é melhor levá-lo para uma caminhada e trazê-lo de volta nos braços.
Dicas para pais
- O desejo do dachshund de tomar decisões por conta própria não é apenas uma peculiaridade dela, mas um reflexo desenvolvido.Estando em tocas, esses cães sempre tiveram que pensar para onde ir e onde procurar o animal. Não é desejável usar o castigo físico em caso de desobediência, porque esses cães também têm um senso elevado de sua própria dignidade e podem se ofender muito com você. Em vez disso, é melhor usar o método de ignorar, ou seja, por um tempo, pare de prestar atenção no animal, expressando assim o seu desagrado.
- Quando um animal é treinado, os reflexos não condicionados são usados em combinação com estimulação mecânica e guloseimas. Os comandos devem soar confiantes, sem palavras desnecessárias e entonações carregadas de emoção. Após a conclusão bem-sucedida, o animal recebe uma guloseima. Por exemplo, o comando "Deitar" é dado e, em seguida, a pressão sobre o corpo é dada e, em seguida, o alimento é dado. Não dê dois comandos ao seu cão ao mesmo tempo, isso irá confundi-lo e retardar o treinamento.
- Quando um bebê chega pela primeira vez em sua casa, ele pode choramingar à noite de saudade de sua família canina. Você não deve colocá-lo na cama por pena, caso contrário, será difícil desmamar o animal desse hábito mais tarde.
- Você precisa treinar seu cão para se aliviar na rua o mais cedo possível, sem atrasar a hora da fralda. Claro, na primeira vez o filhote pode ir para a fralda, mas quanto mais tarde você começar a treiná-lo para aguentar antes da rua, mais difícil será esse processo.
- A criança deve aprender a comer em certos momentos no mesmo lugar desde a infância. Correr pela casa com comida é divertido, mas você precisa parar com isso imediatamente. Você também precisa se certificar de que o cão não jogue comida na tigela.
- O animal deve vê-lo como um líder, o que significa que você não pode prescindir do rigor no trato com ele. Só então o dachshund seguirá seus comandos e não causará estragos na casa.
- O treinamento do dachshund deve ser precedido pelo estabelecimento de contato com o proprietário. Além disso, ela deve responder ao seu apelido. Isso sugere que ela entende quando está sendo falada e está pronta para responder. Agora você pode treinar o cão para o seu lugar e começar a dominar os comandos mais simples. Tudo isso deve acontecer logo após o filhote entrar em uma nova família.
- Alguns proprietários de dachshund enfrentam fenômenos desagradáveis como as mordidas de cachorro. Para interromper esse comportamento, em caso de mordida, enrole o jornal e dê tapinhas leves no nariz ou na anca do cachorro, dando o comando "Fu!" Se isso não ajudar, você pode dobrar a mão mordida em um punho e empurrá-lo ainda mais na boca, e com a outra mão agarrar o cachorro pela nuca, sacudi-lo e dar o mesmo comando "Fu!" . Embora alguns especialistas argumentem que você não pode levantar dachshunds pela nuca.
Dachshunds são cães inteligentes, brincalhões e fofos, capazes de dar aos membros da família muitas emoções positivas. Eles são amados por sua limpeza, postura, capacidade de mostrar paciência e simpatia. A falta de caráter só pode ser chamada de astúcia natural. Passeie com o animal regularmente e faça atividades físicas praticáveis para que ele não comece a cavar túneis no seu apartamento, e também monitore a saúde de suas costas.
Do exposto, podemos concluir que o dachshund é o cão de companhia ideal para toda a família.
Para obter informações sobre como manter os bassês de pêlo liso, veja o próximo vídeo.