O método Pomodoro: características e essência da técnica, aplicação
Já reparou no final do seu expediente que trabalhou incansavelmente o dia inteiro e não conseguiu cumprir as tarefas do dia? Ou, no final do fim de semana, entender que nunca terminaram de limpar, e também não encontraram tempo para passar a roupa? Talvez cada um de nós enfrente esses problemas. Acontece que estamos planejando nosso tempo incorretamente, de acordo com especialistas na área de gerenciamento de tempo.
Para resolver o problema, eles sugerem o uso de um método que foi inventado muito antes de o termo "gerenciamento do tempo" se generalizar nos negócios. É sobre uma rotina diária chamada Pomodoro.
Como surgiu o Método Pomodoro?
Devemos o surgimento de uma técnica como o Pomodoro ao italiano Francesco Cirillo. Nos anos 80 do século passado, ainda estudante, de alguma forma pensava em por que a hora do exame chega mais rápido do que se preparava, embora o jovem despendesse, ao que parecia, todo o seu tempo e energia estudando. O jovem diligente e meticuloso sugeriu que ele se distraía muito ao cumprir as designações e decidiu encontrar uma maneira de se concentrar na meta pelo menos por um tempo.
Para começar, ele definiu um segmento de 10 minutos. O tempo era contado com o auxílio de um cronômetro de cozinha comum, que tinha o formato de um tomate - daí o nome do método que futuramente se espalhou pelo mundo, em russo simplesmente “tomate”. É verdade que, por introduzi-lo diariamente no campo da administração do tempo, é preciso dizer “obrigado” não ao italiano, mas a Staffan Neteberg. Pouco se sabe sobre ele. Pelos fatos disponíveis publicamente - por cerca de duas décadas ele esteve envolvido no desenvolvimento de software independente, é um mentor em metodologias flexíveis para o desenvolvimento de sistemas de informação.
Então, foi ele, graças ao pensamento programático matemático, que criou um manual sobre o uso do método Pomodoro e o chamou de "Gerenciamento do Tempo do Tomate". Nele, ele não apenas explicou esse princípio de forma acessível, mas também diversificou sua história com ilustrações vívidas. Com isso, ele difundiu o tema “tomate” entre profissionais e amadores da gestão do tempo.
Peculiaridades
O sistema do "tomate" é simples, como tudo engenhoso. A regra principal é dividir o dia em pequenos segmentos, cada um deles denominado tomate. O tempo ideal alocado para "comer" um tomate é de 25 minutos. Então, acertamos o cronômetro, você provavelmente tem um na cozinha, talvez não na forma de um tomate, mas algum outro, mas se não estiver lá, basta acertar o alarme.
Pelos próximos 25 minutos, você deve se concentrar em resolver o problema.... Nada deve distraí-lo - nenhum telefonema, nenhum som do rádio, muito menos da TV. O café e o sanduíche também terão que ser adiados. E só depois de soar o sinal de fim do tempo previsto, você tem todo o direito de fazer uma pausa. Assim, você meio que entra em um contrato de trabalho com você mesmo. Para cada dia "tomate" de trabalho, você se propõe uma tarefa específica e certamente a cumprirá.
É improvável que você se permita não cumprir as obrigações previstas no contrato, se estamos falando de uma alta taxa e, neste caso - o trato com sua própria consciência funciona perfeitamente na esmagadora maioria dos casos.
Por que é necessário?
Este método de gerenciamento de tempo é especialmente exigido no mundo moderno, quando uma pessoa é simplesmente envolvida nas tentações de “se distrair por um segundo”. Mensagens nas redes sociais, SMS, chamadas, envio de publicidade. Mas “não pensar em segundos” há muito que nos é recomendado pelos clássicos do palco russo. Basicamente, a técnica do tomate permite seguir a regra cantada na música. Pode ser utilizado não só por empresários, mas também por escolares e alunos durante os estudos, não é por acaso que foi um estudante universitário que o inventou. Aliás, segundo o autor italiano Francesco Cirillo, seu método ajuda a atingir os seguintes objetivos:
- manter a determinação e atingir seus objetivos;
- melhorar a qualidade do processo educacional ou de trabalho;
- aumentar a eficiência do trabalho ou do processo de obtenção de conhecimentos;
- para dar determinação em situações difíceis.
No entanto, não se esqueça de que você não ficará cheio de tomates sozinho. Para maior eficiência, este método deve ser usado, juntamente com o planejamento competente de um negócio ou processo educacional.
Mas o método que nasceu na cabeça do estudante italiano certamente o ajudará a atingir seus objetivos.
O princípio de usar a técnica
Antes de iniciar o cronômetro, faça uma lista das tarefas que você pretende realizar naquele dia de trabalho específico. Descreva-os. Para que o método funcione, você precisa entender claramente o que exatamente deseja alcançar. Se você decidiu, ligue o cronômetro.
Duração do "tomate"
Em geral, acredita-se que o tempo ideal de “amadurecimento” de um tomate seja de 25 minutos. Isso é exatamente o que o mencionado Staffan Neteberg indicou em seu livro. Recentemente, no entanto, alguns pesquisadores argumentaram que esse tempo pode ser aumentado. Eles podem estar certos mas para começar, provavelmente ainda é melhor usar o segmento de 25 minutos, que foi comprovado ao longo dos anos e em diferentes mentes.
Pausas
Eles são tão importantes quanto os 25 minutos que você gasta se concentrando em seu trabalho. Então, feito o trabalho - e caminhe corajosamente por 5 minutos. É assim que os especialistas na área da gestão do tempo do "tomate" recomendam dar uma pausa.
Distrações
É quase impossível se livrar deles.Afinal, existem ligações importantes para as quais devemos nos distrair, existe a possibilidade de uma visita inesperada ao seu escritório ou residência, existem também necessidades humanas naturais urgentes e claras para todos. O autor do método, Francesco Cirillo, recomendou nesses casos fazer uma pausa no cronômetro e, após o término da urgência, reiniciá-lo.
Alguns de seus seguidores modernos acreditam que o grau de necessidade de distração deve ser avaliado em uma escala de 10 pontos. E se você mesmo avalia algo urgente em um ponto, isso significa que não vale a pena "desnutrir nosso tomate" de uma vez.
Se a urgência em uma escala de 10 pontos exceder 7, o cronômetro deverá ser ativado.
Regras e dicas
Se a tarefa em mãos não for muito difícil ou você não conseguir se concentrar imediatamente por 25 minutos, divida o seu “tomate” em “fatias”. Comece em intervalos de 10-15 minutos. Se, ao contrário, você entende que sua tarefa não vai "caber na boca" em 25 minutos de tomate, aumente o tempo que leva para comê-la.
Se você executou a tarefa antes de o sinal do cronômetro soar, não tente desligá-lo. Considere este o seu bônus de férias. Você pode gastá-lo planejando as próximas tarefas, conversando com colegas, lendo algo, atendendo a um telefonema. E só então providencie um intervalo "legal" de 5 minutos.
Tem gente que não usa esse método, porque tem medo de não chegar a tempo da chamada “fatídica”. Tente superar esses medos da infância.... Para começar, coloque um bom sinal no despertador. A propósito, agora existem muitos programas de computador e aplicativos para telefones, que são criados especificamente para usar com competência o método do "tomate". De acordo com a maioria dos especialistas, não importa o tipo de assistente que você usa - um cronômetro de cozinha antigo ou um desenvolvimento moderno. O principal, lembre-se, "tomate comido pela metade" é como perder tempo. E sempre sentimos falta dele. Além de trabalhar, estudar, ainda há muito o que fazer na vida.
Portanto, vamos lembrar mais uma vez o provérbio russo, que o autor do livro sobre o gerenciamento do tempo do tomate, Shtaffan Neteberg, poderia muito bem ter usado como epígrafe - "Faça isso - ande com coragem". Temos muito tempo pela frente. O principal é usá-lo de forma racional.