Velas decorativas

Tudo sobre velas de parafina

Tudo sobre velas de parafina
Contente
  1. História da aparência
  2. Peculiaridades
  3. Composição
  4. Diferenças de outras velas
  5. O que eles são?
  6. Fabricantes
  7. Como fazer isso sozinho?

A parafina é uma substância sintética feita de hidrocarbonetos como o óleo. Na produção de velas, vários substitutos da cera, fragrâncias e corantes são adicionados. As velas de parafina são artificiais, mas graças a vários aditivos que melhoram as propriedades comerciais, muitas vezes são apresentadas como um produto natural.

História da aparência

Inicialmente, a gordura animal era usada para fazer velas - esta era a opção mais orçamentária. Mas eles fumavam muito e rapidamente queimavam, e lascas eram usadas como tocha. Iluminação a óleo foi usada junto com eles. Muito mais tarde, eles começaram a fazer velas de cera, mas devido ao seu alto custo, elas estavam disponíveis apenas para segmentos abastados da população. Os pobres só podiam comprar cinzas. Por exemplo, na Inglaterra, os mordomos ganhavam dinheiro vendendo os tocos das velas do senhor.

No início do século XIX. O químico francês Michel Eugene Chevrolet sintetizou a estearina e as velas se tornaram mais acessíveis. E em 1830 o alemão Karl von Reikenbach descobriu a parafina. O novo composto substituiu rapidamente a estearina, tornando-se o material mais popular para a fabricação de velas. Originalmente, era obtido a partir da destilação de resina de árvore, e as próprias velas eram macias e de cor suja.

Desde 1850, as velas de parafina se espalharam. Eles nadaram rapidamente, então começaram a adicionar estearina à composição.

Mas já era o ocaso da luz das velas, desde que surgiram as lamparinas de querosene. E no final do século XIX. a primeira lâmpada elétrica foi inventada.

Peculiaridades

A parafina é um produto de óleo semelhante à cera branca. Em sua forma pura, não tem sabor nem cheiro.Não tem medo de água, mas se dissolve perfeitamente em óleos minerais e quando aquecido em óleos vegetais. Possui baixa condutividade térmica e seu ponto de fusão é de 45-65 graus Celsius.

A parafina queima muito mais rápido do que a cera. Em uma casa comum, a vela queima em média por 4-6 horas. O tempo de queima depende inteiramente do tamanho da vela (comprimento e espessura) e dos aditivos na composição.

A parafina tem suas próprias vantagens:

  • derrete perfeitamente e assume qualquer forma;
  • mistura-se bem com corante, por isso existe tanta variedade;
  • versátil;
  • mais barato do que análogos;
  • tem uma vida útil ilimitada;
  • durante o armazenamento de longo prazo, eles não perdem sua forma e cor.

Mas também há um significativo falha - toxicidade. Ao queimar, ele fumega fortemente, liberando uma fumaça pungente. Seu excesso pode ser envenenado. Os sintomas são iguais aos do envenenamento por monóxido de carbono: dor de cabeça, náusea, tontura.

O fato é que na fabricação usam não só a parafina, que por si só é cancerígena, mas também outros componentes, por exemplo, a ceresina, cujo cheiro é parecido com o do querosene.

Para superar o fedor químico, os fabricantes adicionam vários sabores. Por exemplo, para uma vela emitir um aroma de mel, como uma de cera.

Composição

Além do corante, da fragrância e da própria parafina, outros podem estar presentes. substitutos de cerapor exemplo, goma austríaca (ceresina), estearina e até cera de abelha. Isso é feito para melhorar o desempenho do produto, em particular para aumentar o tempo de queima.

Todas as marcas de parafina são diferenciadas pelo grau de purificação (marcação - uma letra com um número) e pela forma de liberação - estratal ou em flocos. Este último é mais fácil de picar.

Para a fabricação de velas, a parafina da marca P2 (em flocos, branca) costuma ser usada como a mais segura. É utilizado nas indústrias alimentícia e farmacêutica. Uma característica distintiva desta marca é a ausência de cheiro. Quase todos os tipos de velas são feitos de parafina alimentar.

À venda pode encontrar velas com um cheiro forte e desagradável a gasóleo. Muito provavelmente, eles são feitos de parafina T1 de baixo grau, que, quando queimada, libera substâncias perigosas para a saúde.

Diferenças de outras velas

As velas de parafina podem ser facilmente distinguidas das outras. Comparados com a cera, eles são mais brilhantes e mais variados em cores. A cera raramente fica manchada, por isso é mais comumente encontrada em uma cor amarelo escuro. A parafina se desintegra facilmente e não é flexível. A vela de cera de abelha é fácil de cortar ou dobrar sem quebrar a integridade.

As velas de soja costumam ser tingidas, mas os óleos aromáticos são usados ​​para aromas, não para fragrâncias de perfume. Seu cheiro é mais natural e menos intrusivo.

Esteárico - oleoso ao toque, ao contrário da cera de parafina. São mais amigos do ambiente e não emitem odores desagradáveis ​​durante a combustão. Além disso, o ponto de fusão da estearina é 10 graus Celsius mais alto, ela derrete por mais tempo.

Velas de parafina são as únicas fumadas. É fácil determinar sua presença na composição, basta levar o vidro até a chama. Deve haver uma marca de fuligem preta clara na superfície. Se a chama for apagada, uma pluma branca se tornará visível - vapor de parafina.

O cheiro de fumaça é forte, químico. A vela em si pode ter um cheiro desagradável quando não está acesa. A cera de parafina queima quase sem deixar resíduos.

Existe uma diferença significativa entre velas e no preço. As ceras de parafina são mais baratas do que outras, mas nem sempre melhores. E após o uso, recomenda-se ventilar o ambiente.

O que eles são?

Existe uma grande variedade de velas de parafina. Mas todos eles podem ser divididos em tipos:

  • doméstico;
  • cantinas;
  • para bolos;
  • salas de chá;
  • decorativo.

Os domésticos são feitos de parafina sem pintura, por isso são sempre brancos. Eles são baratos, vendidos em quase todas as lojas de departamentos. Normalmente, eles são comprados em caso de queda de energia. Tem 16-19 cm de comprimento e 2-2,5 cm de diâmetro.

As cantinas são mais compridas e mais finas: de 10 mm de diâmetro a 24 cm de altura, podendo ser de várias cores, na maioria das vezes monocromáticas.

Forma cônica. Eles são usados ​​para decorar ou criar uma atmosfera romântica na mesa de jantar.

Festivo para bolos quase sempre feito de parafina de qualidade alimentar. Eles não são comestíveis, então você precisa ter cuidado para não pingar no creme.

Salas de chá chamado de outra forma flutuando... São planos e pequenos, com 3 cm de diâmetro. Usado para lâmpadas de aroma ou colocado na água.

Decorativo servem para decorar o interior e criar uma iluminação suave e fraca. Disponível em todos os tipos de formas e cores.

Fabricantes

Na Rússia, muitas indústrias se dedicam à fabricação de velas de parafina, mas entre elas se destacam as maiores e mais famosas:

  • A "Fábrica de velas" em Kostroma produz velas esculpidas e de design artesanal, coopera com grandes cadeias retalhistas, exporta os seus produtos para a Alemanha e Espanha;
  • "Candela" em São Petersburgo - especializada na produção de velas decorativas, obras sob encomenda, considera projetos individuais;
  • "Svechnoi Dvor", Moscou - produz uma vasta gama de produtos (e não apenas a partir da parafina) - desde velas de uso doméstico até velas decorativas, das quais existem mais de 700 exemplares;
  • LLC "Zibareva N. I." - é especializada na produção de produtos de uso doméstico, nomeadamente velas para a casa;
  • A Komus se dedica não apenas à produção de velas.

Existem muitos outros fabricantes que produzem velas domésticas e decoração de quartos.

Como fazer isso sozinho?

Fazer uma vela de parafina em casa é semelhante a uma vela de cera. A cera de parafina pode ser adquirida separadamente em lojas de artesanato ou você pode usar velas utilitárias. No último caso, você pode usar o pavio existente.

Para trabalhar você precisará de:

  • utensílios de metal para fundir;
  • recipiente ou molde para uma vela;
  • fios de algodão para o pavio;
  • agente de ponderação de peso (você pode usar uma noz);
  • corante alimentar ou lápis de cera;
  • óleos essenciais.

Para puxar suavemente o pavio sem quebrá-lo, é recomendável colocar a vela sob água quente para amolecê-la. Em seguida, corte a cera de parafina com cuidado. Se você mesmo tecer um pavio com fios de algodão, certifique-se de mergulhá-lo em parafina.

Amarre o pavio na porca e abaixe-o até o centro do molde. De cima, enrole a outra extremidade em um lápis ou garfo para endireitar e consertar. Caso contrário, ao colocar parafina no molde, você pode preenchê-la.

Prepare um formulário para despejar a parafina. Recomenda-se lubrificar as paredes com sabonete líquido para facilitar a remoção da vela congelada. O recipiente pode ser feito de qualquer material que resista a temperaturas de 70-80 graus Celsius.

Derreta a parafina quebrada em banho-maria. Depois de derreter, acrescente a cor e algumas gotas de óleo aromático. Mexa e despeje delicadamente na forma preparada. Você pode pintar com corante alimentício ou giz de cera ralado.

Deixe esfriar e endurecer completamente.

Se a vela for difícil de remover, você pode mergulhar o molde em água quente por alguns segundos.

Corte o excesso de mecha, deixando a ponta de 1 cm.

Uma vela caseira pode decorar um interior ou servir de presente. A decoração pode ser usada.

sem comentários

Moda

a beleza

casa