Velas decorativas

Tudo sobre pavios de velas

Tudo sobre pavios de velas
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Descrição das espécies
  3. Dicas de Seleção
  4. O que fazer e como fazer?

Qualquer vela não acenderá se não houver pavio nela. Este elemento é adquirido em lojas especializadas ou feito com as próprias mãos.

Peculiaridades

O pavio da vela é a parte central da vela que fornece combustão. Pode ser feito de diversos materiais. Depende dela quão bem e por quanto tempo a luminária vai funcionar e também se começa a soltar fumaça. A principal tarefa do produto é levar a cera até o local de combustão. As dimensões do pavio determinam quanto combustível ele pode "transportar". Esta parte é na maioria dos casos formada por um feixe de fibras torcidas, tricotadas ou entrelaçadas. São eles que absorvem a cera líquida ou outra massa de vela e a puxam em direção ao fogo sob a influência de forças capilares.

Para que o pavio permita que a vela queime, ele deve ser impregnado com uma solução especial. Por exemplo, pode ser uma mistura de 0,5 litros de água, 10 gramas de bórax, 5 gramas de cloreto de amônio, a mesma quantidade de nitrato de sódio e cloreto de cálcio. Depois de misturar os componentes, o pavio é embebido na solução resultante por pelo menos um quarto de hora e, em seguida, seco por 5 dias.

Uma combinação de 700 mililitros de líquido, 1 grama de cloreto de amônio e a mesma quantidade de nitrato de sódio também é adequada, bem como uma mistura de 30 gramas de cal apagada, 8 gramas de nitrato de sódio e 500 mililitros de água. Na ausência de componentes especiais, a peça de trabalho pode ser impregnada com uma solução de 1,5 litros de água potável, 2 colheres de sopa de sal de cozinha e 4 colheres de sopa de bórax.

Se as mechas forem colhidas para uso futuro, após a secagem, recomenda-se que sejam mergulhadas três vezes em cera derretida.

Descrição das espécies

Existem dezenas de diferentes tipos e tamanhos de mechas. Algodão chamado de mais alta qualidade e mais comum. Uma peça feita de fibras naturais unidas de uma certa forma contribui para uma queima serena e sem pressa.

Wicker um pavio feito de fios de algodão tem uma estrutura forte e mantém sua forma perfeitamente, mas torcido um pavio feito do mesmo material é caracterizado por uma densidade inferior e, consequentemente, qualidade inferior. A propósito, os pavios torcidos são usados ​​com muito menos frequência do que os tricotados ou trançados, uma vez que queimam mais rapidamente devido ao seu design.

O pavio de madeira é natural e seguro. Conserva bem a sua forma e emite um aroma agradável, mas é cracking e produz uma chama menos intensa. Na produção industrial, mechas de fibra de vidro não combustíveis são frequentemente preferidas.

Aliás, você também pode usar mechas coloridas em seu trabalho, por exemplo, feitas de fio dental vermelho ou amarelo.

Plano

As mechas planas são chamadas de mechas trançadas ou tricotadas, montadas a partir de três feixes de fibras. Eles queimam sequencialmente e, portanto, são mais frequentemente usados ​​para produtos de iluminação cônicos, volumosos ou cilíndricos.

Quadrado

As mechas quadradas também são feitas por tranças ou tricô. Ao contrário dos planos, eles acabam sendo mais arredondados, além de mais difíceis de fabricar. O pavio quadrado funciona bem com cera de abelha.

Reforçado

O reforço pode ser tanto de vime como de partes tricotadas para velas. Um componente sólido adicional (zinco, estanho, papel ou fibras cerâmicas) é tecido nos fios do tecido para manter o pavio no lugar enquanto a vela está em uso. Via de regra, tais pavios com seção transversal arredondada são utilizados para a produção de velas com concha de vidro.

Especial

Mechas especiais são criadas quando é impossível usar peças reforçadas, quadradas ou planas. Por exemplo, podemos falar sobre lâmpadas a óleo ou dispositivos que repelem insetos.

Dicas de Seleção

Extremamente importante escolha um pavio de acordo com o diâmetro da vela... Para amostras finas (até 3 centímetros de espessura), pavios finos são adequados, para modelos com diâmetro de 3 a 7 centímetros - médios, e para largos recomenda-se o uso de acessórios grossos. Se se trata de um pavio de algodão, então para as velas menores serão necessários cerca de 15 fios trançados, para as amostras médias - 24 fibras, e para as grandes - mais de 30. Também vale a pena mencionar que mechas soltas feitas de fios de algodão de queima lenta são mais adequadas para velas de cera.

Para uma luminária feita de um material diferente, é melhor escolher uma mecha bem costurada.

Os produtos de cera de abelha requerem uma fibra espessa ou mecha de fios. Velas de parafina são mais adequadas para fios finos e bem torcidos. Para modelos de gel e bulk, recomenda-se preparar um pavio reforçado impregnado com cera, parafina e estearina. Os produtos de base requerem um pavio de madeira, assim como os produtos de soja. Este último também funciona com peças de corda padrão.

Deve ser mencionado que se o dispositivo sai periodicamente e forma uma poça perto da base da luz, significa que o pavio é muito fino. Se a cera ou outra substância derreter rapidamente, drenando abundantemente, e o pavio fumegar e se enrolar no final em um nó ou laço, então o problema está na parte que é muito grossa.

O que fazer e como fazer?

Você mesmo pode fazer um pavio com vários materiais disponíveis. Normalmente os artesãos usam fios de algodão, espetos de madeira, retalhos de pano, tranças, gaze e ataduras.Em casa, é melhor fazer o componente-chave da vela com fios de algodão naturais, por exemplo, fio dental. Não devemos esquecer que os materiais sintéticos queimam rapidamente, mas ao mesmo tempo fumegam, estalam e têm um cheiro desagradável. Definir sintéticos é bem simples: você precisa colocar fogo na ponta da fibra e ver o que acontece.

A formação de uma bola dura e o derretimento do filamento indicam que o material é de origem artificial.

O próprio pavio é criado da seguinte forma: O fio dental é embebido em uma das soluções descritas acima, ou na mistura de um copo de água, uma colher de sopa de sal e algumas colheres de sopa de ácido bórico. Nesse caso, o procedimento é realizado por 12 horas, sendo então o material também seco por vários dias. Os fios acabados são trançados com flagelos ou trançados.

Os fios de algodão podem ser substituídos por uma bandagem ou trança. Se houver um curativo estreito em casa, então é melhor escolher e cortar junto o pedaço existente. É necessário que o comprimento deste espaço em branco corresponda à altura da vela. A parte inferior da atadura é atada com um nó e o resto torcido com um torniquete. Após imersão na impregnação e secagem completa, o pavio é inserido na vela por meio de um arame. Ao usar a trança como pavio para velas finas, você precisará cortá-la no sentido do comprimento e, para as grossas, deixe-a inalterada. Sua extremidade inferior é amarrada com um nó ou imediatamente fixada em um suporte especial.

Madeiras duras também podem ser usadas em vez de fios.... A madeira é usada para esculpir um pedaço de pau que corresponde ao comprimento da vela. Após a secagem do tarugo, é embebido em azeite durante 20 minutos com viragens ocasionais. Após o período acima, o palito é removido do óleo, limpo e colocado em um copo baixo na posição vertical. O pavio acabado é inserido na vela somente após a secagem final.

Em um padrão semelhante, as velas constituintes são criadas a partir de palitos, espetos de canapé ou utensílios de sushi. Durante a impregnação das peças de trabalho, elas devem ser viradas várias vezes. O óleo deve ser embebido apenas o suficiente para cobrir as varetas. Também é necessário armazenar mechas prontas na posição vertical.

Um pavio de juta caseiro também é muito fácil de formar. A corda do comprimento necessário é mergulhada na mesma cera derretida com a qual a base das velas é preenchida. Assim que a substância começar a produzir bolhas ou espuma forte, o fio grosso precisará ser puxado, esticado e mergulhado na água. Após a secagem em superfície limpa, a peça estará pronta.

Algumas artesãs, entretanto, preferem imergir a peça de trabalho na cera várias vezes até que as bolhas de ar parem de aparecer. Guarde o pavio em um local fresco, enrolado frouxamente em um carretel e colocado com camadas de papel. As amostras impregnadas são geralmente embaladas em jornais secos.

Uma aula mestre detalhada sobre como fazer mechas pode ser encontrada no vídeo a seguir.

sem comentários

Moda

a beleza

casa