Como costurar um vestido

Escolhendo o tecido certo para o seu vestido de noiva

Escolhendo o tecido certo para o seu vestido de noiva
Contente
  1. Classificação
  2. Visualizações
  3. Características de trabalhar com tecidos

Quando a grande seleção de vestidos de noiva apresentada nos salões de casamento não satisfaz, resta a opção de costurar o vestido por conta própria ou entrar em contato com um ateliê. Em qualquer caso, é preciso escolher o tecido certo para que combine com a estação, o estilo da festa e seja confortável para vestir, para que seja agradável ao toque. Cada tecido tem suas vantagens e desvantagens, que devem ser levadas em consideração na hora de escolher e costurar.

Um vestido de noiva em que você se sinta confortável

Classificação

Convencionalmente, os tecidos para costurar vestidos de noiva podem ser divididos em tipos.

Por temporadas:

  • para um casamento de verão, usam-se tecidos leves e arejados;
  • para o inverno - denso e leve, se costurado em um tecido "quente";

Por modelos:

  • para modelos intrincados, eles escolhem matéria com forma estável, elástica e densa com uma estrutura volumétrica;
  • qualquer tecido de vestido é adequado para um corte simples de um vestido de noiva.

Por tipo de matéria-prima:

  • natural;
  • sintético.

Por fatura:

  • fosco;
  • brilhante;
  • luz reflexiva (por exemplo, organza, seda, cetim);
  • estruturada;
  • ar
  • misturado.

Visualizações

Tecidos como cetim, brocado, chiffon, tafetá, organza, tule são considerados clássicos. Os tecidos com padrões e ornamentos em relevo são muito populares.

Atlas

O visual chique e majestoso do Satin atrai muita atenção graças à sua superfície lisa e principalmente brilhante. É muito adequado para a base de um vestido, pois sua densidade permite resistir a acabamentos com miçangas, contas de vidro, cristais, enquanto não flui nem estica. Por isso, ocupa um lugar especial na alfaiataria e é muito procurado se comparado a outros tipos de tecidos para vestidos de noiva.

O atlas também é interessante porque pode ser complementado com vários efeitos interessantes, por exemplo, guarnição "enrugada" ou bordado. Freqüentemente, em vestidos de noiva, tecidos foscos são usados ​​junto com ele, escurecendo assim seu brilho.

Use cetim para vestidos de noiva de outono e inverno. Além disso, este tecido é adequado para casamentos em interiores de palácios em qualquer época do ano. O estilo pode ser qualquer, lindos looks de cetim suaves e fluidos em vestidos no estilo grego.

Existem vários tipos de cetim: cetim duquesa - tecido muito brilhante e cetim mate - tecido sem glitter.

Uma desvantagem deve ser levada em consideração ao escolher este tecido luxuoso. O cetim enruga-se facilmente, especialmente em tecidos feitos de fibras de seda natural. Além disso, ele é capaz de mostrar falhas na figura da noiva, amarrotando-se nos lugares onde não é necessário. Também tenha em mente que no verão vai fazer calor com um vestido de cetim, e uma cauda longa e lindamente drapeada será difícil de usar. Portanto, você precisa usar um atlas se estiver confiante na perfeição de sua figura.

Cetim

O cetim é um tanto parecido com o cetim, também é bonito, durável e praticamente não enruga. Sua superfície pode ser lisa fosca ou brilhante, sedosa ao toque. Fica lindo com bordado.

Vestido de noiva de cetim

Seda

Os vestidos de noiva de seda são considerados os mais caros. As noivas parecem chiques, elegantes e, claro, femininas, especialmente em modelos justos, por exemplo, uma sereia e uma silhueta-A. O principal é escolher o estilo certo. O ajuste deve ser perfeito.

Esse tecido é muito agradável ao toque, que vai agradar a meninas com pele delicada.

É importante notar as desvantagens do chiffon:

  • Como muitos tecidos naturais, a seda suave e leve ficará enrugada. Melhor escolher um ajuste justo.
  • A próxima desvantagem é a complexidade de trabalhar com o tecido. Ele pode deslizar, deslizar para fora, então um artesão de alta classe deve ser encarregado de costurar um vestido de noiva de seda.
  • Além disso, ao escolher a seda para um vestido formal, lembre-se de que a superfície brilhante é ligeiramente fofa. Isso é mais perceptível nas fotos de casamento.

Organza

Outro nome para este tecido é "gás". Organza é uma matéria muito fina, transparente, leve e arejada, ligeiramente rígida ao toque, mas cintilando efetivamente ao sol. Ela impressiona com o jogo de cores nas cortinas, dobras e vincos.

Há também uma organza fosca. É considerado um assunto nobre e seu custo é um pouco mais caro. Esse tecido é capaz de deixar um vestido de noiva mais magnífico, leve e gracioso. E graças à sua rigidez, mantém bem a sua forma, por isso é utilizada com sucesso na decoração. Ou seja, babados interessantes, babados bonitos, babados, colarinhos altos, mangas bufantes são costurados a partir dele. Você pode costurar uma anágua de organza.

Chiffon

Outro tecido leve e translúcido torna o vestido de noiva romântico e arejado. O chiffon é mais leve que a organza, por isso cai muito bem, por isso os vestidos são chamados de fluidos. O chiffon é usado principalmente para decorar uma roupa (drapeados complexos, saia fofa, mangas, corte de corpete, véu) e quase nunca como base de um vestido.

Os vestidos de noiva de chiffon de estilo império são convenientes para celebrações na natureza ou no exterior (o tecido é embalado de forma compacta, o que é conveniente para casamentos fora de casa). No verão não fará calor, pelo contrário, será fácil e confortável.

Fatin

Tule, "malha inglesa" é o segundo nome do tule, que reflete sua essência - malha. COMVestidos Wade, ou melhor, saias volumosas e leves, costuro de material fino e macio. Claro, um véu também é costurado a partir dele.

Tule é fácil de trabalhar, suas bordas não precisam ser processadas, o que permite criar modelos voadores de vestidos de noiva. Por isso, o tecido é muito apreciado por alfaiates e estilistas, como por exemplo, Vera Wong. Ela lança designs de vestidos deslumbrantes a cada temporada em um tecido tão simples.

Renda

O material delicado e bonito, feito à máquina ou à mão, está novamente no auge da popularidade. Os vestidos de noiva de qualquer comprimento, estilo, totalmente em renda ou enfatizando apenas uma parte do corpo (braços, peito, cintura, pernas) atraem atenção especial. A imagem da noiva torna-se romântica, feminina e inocente, arejada e leve, verdadeiramente luxuosa.

As cores das rendas são variadas, mas o branco e o creme são mais procurados no vestido de noiva.

Tapioca

O crepe pode ser natural ou artificial, leve ou pesado. Qualquer estilo de vestido de noiva pode ser costurado a partir dele, desde que seja feito de tecidos que não amassem. Um crepe com superfície lisa decorada com renda fica melhor.

Vestido de noiva crepe de chine

Brocado

Tecido luxuoso e majestoso em tons de ouro ou prata é o melhor ajuste para vestidos de noiva de inverno. O brocado é bastante denso e pesado, contém fios de seda.

Tafetá

Inteligente e solene, o tafetá é muito mais leve que o cetim. Sua superfície não enrugada, também brilhante e um pouco áspera, é mais adequada para looks com babados. Difere em algodão ou tafetá de seda farfalhando ao se mover.

Pode ser usada para costurar um vestido para um casamento em qualquer época do ano. Tafetá e brocado são ótimos para vestidos de noiva com espartilho exuberante de salão de baile, modelos da linha A, já que esses tecidos são de inverno, densos e pesados. A saia de tafetá manterá sua forma. É tudo uma questão de processamento de tecido sintético.

Decore um vestido de noiva com renda, miçangas e clarins, tule ou rede de seda.

Tecido de forro

Para o forro, utiliza-se principalmente um tecido liso, por exemplo, cetim, sarja, chita, seda, tecidos de algodão.

A escolha do forro depende da estação (quente ou fria) pois a resistência às influências externas difere... Por exemplo, tecidos de fibra de viscose rayon e acetato de rayon são altamente higroscópicos. É ótimo para roupas de verão, o que não é o caso dos poliésteres. Você também deve levar em consideração algumas das nuances de cada tecido. Portanto, marcas de suor podem permanecer no forro de acetato e seda.

Escolha um forro mais fino que o principal e com superfície lisa. Ele deslizará facilmente em contato com outros tecidos, enquanto os tecidos com textura em relevo, ao contrário, irão aderir.

Características de trabalhar com tecidos

Transparente

  1. Deve haver o mínimo possível de costuras, dardos e pontos.
  2. Pressione levemente os tecidos transparentes.
  3. Para menos escorregamento do tecido antes do corte, a mesa deve ser coberta com uma manta leve. Uma tesoura afiada deve ser usada.
  4. Chiffon, georgette e crepe devem ser cortados em uma camada. O padrão está completo. Ele adere ao tecido e é aconselhável retirá-lo somente após costurar com o tecido após o corte.
  5. Os fios para costura são finos.

Renda

  • O número de costuras deve ser o menor possível. Mas para um modelo de vestido justo, você pode usar costuras se o tecido de renda for denso e com um padrão grande convexo.
  • Os padrões de corte devem ser completos.
  • Os detalhes do padrão são posicionados de forma a aproveitar ao máximo os motivos do padrão rendado. Os elementos de relacionamento são colocados simetricamente nas costas e na frente. Nas costuras, eles devem combinar.
  • Elementos de renda individuais ou uma faixa de borda ondulada podem ser cortados (cortados) e usados ​​como apliques.
  • Antes de cortar o tecido rendado, é necessário fazer um ajuste exato do vestido à figura. Em primeiro lugar, os detalhes do forro são lixados e ajustados e, em seguida, as possíveis alterações são transferidas para o tecido rendado. Se nenhum forro for esperado, faça um molde de um tecido barato. Você pode usar o método de tatuagem. Veja o vídeo para um exemplo.

Por favor observe o seguinte:

  • Os detalhes são lixados com uma costura estreita. Renda com bordado - patch com corte fechado.
  • Ao passar as costuras, uma manta grossa e macia é colocada sob o tecido e um ferro é colocado por cima.
Detalhes de costura em renda

E, por fim, um interessante vídeo sobre as regras básicas para o corte de diversos tipos de tecido.

1 comentário

Os vestidos de noiva de renda são os meus favoritos! Também gosto de vestidos de organza, são arejados e ao mesmo tempo misteriosamente translúcidos.

Moda

a beleza

casa