Como costurar calças com as próprias mãos e onde encontrar um padrão?
Comprar, escolher um estilo e um modelo que se encaixem perfeitamente, preços excessivamente altos nas lojas - esses e muitos outros problemas são vividos pela maioria das garotas. Alguns desistem de buscar exatamente o seu modelo, outros compram com muito dinheiro, outros ainda vão e compram tecido para costurar o que é perfeito.
O que é um padrão de base e onde posso encontrá-lo?
É necessária uma amostra para costurar o produto. Esse layout é chamado de padrão.
Padrão - detalhes de roupas, que são feitos com base no desenho. É composto por várias partes, cuja escolha depende do que precisa ser costurado. É muito conveniente usar essa base para criar pequenos detalhes.
Vários padrões estão localizados em uma folha. Você pode encontrar exatamente o seu modelo ao longo das linhas especialmente marcadas.
Os detalhes que estão indicados na base podem nem sempre caber perfeitamente na figura, o que é absolutamente normal. Nesse caso, a própria dona de casa ajusta a coisa para ela. O principal é tirar a base do que precisa ser costurado.
Os padrões costumam ser encontrados em revistas especializadas, como Burda, ou na Internet.
Ferramentas necessárias
Para tornar o trabalho mais fácil, existem muitos itens artesanais.
Ao criar calças, use:
- papel para redesenhar padrões;
- giz ou lápis;
- agulhas;
- fios da cor desejada;
- centímetro de fita;
- máquina de costura;
- fita de viés ou overlock para processar as bordas;
- outros pequenos detalhes necessários para o design do modelo: zíper, botões, elástico, etc.
Como fazer medições?
A primeira coisa para começar é fazer medições.Para que as medidas sejam precisas, é melhor tomá-las de cueca. A principal ferramenta nesta fase será uma fita centimétrica, com a qual você precisa fazer as medições:
- circunferência da cintura (na cintura na parte mais estreita);
- circunferência do quadril (em uma área ampla);
- comprimento lateral (intervalo ao longo da lateral da perna da cintura até o final da perna);
- altura sentada (as medidas são realizadas sentado e observam-se o intervalo da cintura até o assento da cadeira);
- altura do joelho (ao longo do lado da linha da cintura até o meio da rótula);
- comprimento do passo (com as pernas ligeiramente afastadas, medido da virilha da parte interna da coxa até o chão).
Para obter informações sobre como fazer medições corretamente, consulte o próximo vídeo.
Técnicas de desenho
italiano
Um guia passo a passo para costurar calças é um ótimo suporte para costureiras iniciantes.
Um dos mais acessíveis é uma instrução para desenhar um padrão básico usando a tecnologia italiana.
Esta técnica é perfeita para costurar calças de mulheres com forte curvatura nas costas. Este problema é resolvido deslocando a costura lateral para o centro da zona das costas em 1 cm, pelo que a modelo ficará sentada na cintura e na anca.
Esta tecnologia trata da produção de calças retas para senhora.
Primeiro você precisa fazer - tirar medidas. Além das medidas usuais, faça:
- um aumento na cintura;
- um aumento nos quadris. Seu nível depende de como o produto se encaixará.
Vale a pena ir pelo painel frontal das calças:
- No topo, no canto direito, é fixada a marca A. A partir deste ponto, mais duas marcas são desenhadas uma após a outra. Da marca B para a esquerda, uma linha é desenhada igual a 1⁄4 (circunferência do quadril + PB) e a marca B1 é feita, e 0,5 de B é a marca B2.
- À esquerda de C, um segmento é desenhado igual a BB1 - C1. E na circunferência da coxa direita 1/20 - C2.
- Agora você precisa conectar A, B2 e C2. A costura do meio vai sair.
- Da marca A, a marca A1 é desenhada e marcada - 1 \ 4 da circunferência da cintura + 3 centímetros. 1 centímetro é desenhado a partir desta marca e é designado por A2.
- Em seguida, A2, B1, C1 são conectados.
- No meio de C1C2, é colocada a marca D. A partir dela, uma perpendicular a A1A é desenhada para a seção superior, e a marca E. A partir dessa borda, VC é calculado para baixo, uma linha é desenhada e é marcada D1. O comprimento da perna é calculado a partir da marca marcada. Este será o F.
- Nas direções direita e esquerda de D1, as linhas são traçadas iguais a 1/2 da circunferência do joelho. A marca da direita é D3, a esquerda é D2.
- Os pontos F1F2 são desenhados nas laterais da marca F. Eles são iguais à distância da linha D2D3.
- Agora você precisa conectar as marcas C2, D2, F2 - esta é uma costura interna. Quando C1, D3, F1 são conectados, uma costura externa é formada. E a linha D, D1, F feita anteriormente será o meio dessas duas costuras.
- Para obter um dardo frontal, é necessário separar 1 centímetro da marca E em ambas as direções e marcar esses pontos E1, E2. A partir da marca principal E, desça 10 centímetros e marque E3. Conecte os pontos construídos.
- Para que a frente fique pronta, é preciso traçar linhas de A2 a E1, de E1 a E3, de E3 a E2, de E2 a A.
O verso é desenhado a partir do desenho da parte frontal:
- Para não confundir as linhas, deve-se usar giz, lápis ou hidrocor de cores diferentes.
- Da linha A no lado esquerdo, um segmento de 1/2 AE + 2 centímetros é medido e marcado com uma marca H. A partir desta marca, um recuo de 2 centímetros é feito e uma linha marcada H1 é desenhada.
- Agora você precisa medir 1/2 circunferência do quadril e colocar C3 do ponto C à esquerda. Em seguida, desenhe uma linha reta deste ponto até H1.
- A partir de C3, faça uma linha para a direita, igual a 1/10 dos quadris, e marque C4.
- Agora você deve retornar à linha A. Faça um deslocamento italiano da costura lateral: de H por 1/4 da circunferência da cintura - 1 centímetro + 2 centímetros e a marca H2 é feita. A partir dele, uma linha perpendicular é traçada 1 cm e H3 é colocado, conectando com H1.
- Em seguida, desenhe a direção para L. Ela é obtida na interseção de B1B2 e H1C3.
- Na área esquerda da marca L, uma guia lisa 1/4 da circunferência do quadril é desenhada para L1.
- Para obter uma costura externa, é necessário conectar H3, L1. Para a formação da costura do meio, você precisa desenhar um segmento de L a C4.
- Em seguida, seções do joelho e da parte inferior são feitas com base na metade posterior.Para fazer isso, você precisa separar 1,5 cm das marcas D2, D3, F1, F2 na direção do aumento e designá-las G, G1, F3, F4. Para uma costura purl e frontal, faça uma linha suave entre L1, G, F3 e C4, G1, F4.
- Ao formar uma ranhura nas costas, consulte H1H3. No meio, marque o ponto M. A partir dele, mova 1 cm em ambas as direções e paralelo H1 L para baixo para colocar de lado 14 cm.M1, M2, N são formados.
É necessário completar o padrão verificando o comprimento nas costuras internas e externas. Nesse caso, você pode começar a costurar diretamente.
De acordo com Müller
Entre as tecnologias mais simples, está o esquema de construção Mueller. Esta técnica é uma construção para iniciantes.
O padrão é baseado no padrão de calças padrão.
- A base principal do desenho é uma linha vertical na qual são destacados os segmentos 1 e 2. O comprimento dos segmentos depende da forma dos quadris. Em média, você pode medir 1,5 cm.
- BC é medido pelos limites 1 e 3. VC é marcado com os pontos 3, 4. O comprimento do lado ao pé é indicado pelas marcas 1-5.
- 5 e 6 indicarão uma medida que corrige o comprimento, cuja escolha está subordinada ao modelo e à altura do salto.
- As marcas 3-7 indicam a área do quadril. Em seguida, construa linhas retas a partir das marcas 2, 7, 3, 4, 6 à direita.
- A largura da porção anterior da perna é marcada nos pontos 7-8. SHSH da metade frontal, medido 1/10 da metade OB + 1 cm, é fixado nas marcas 8-9. Para obter as marcas 8a e 10, você precisa traçar uma linha até a marca 8.
- Na linha 7-9, você precisa encontrar o meio e colocar a marca 11. Em seguida, você precisa marcar o segmento 6-12. Vai corresponder a 7-11.
- Para obter o meio da metade frontal, faça a partir da marca da cintura através das marcas 13 e 14 na intersecção com as marcas do joelho e da cintura.
- De 15 a 16, faça uma linha reta igual a 4 a 8 centímetros e marque os pontos 15a e 16a. Para alinhar os cantos nas marcas 15a e 16a, é necessário combinar 7 e 15a, 9 e 16a. Depois disso, são obtidas as notas 17, 18, 19.
- A linha 10-20, que determina o desvio das trajetórias de corte do arco da região anterior das pernas, é igual a 1 cm.
- A partir da marca 8, faça uma marca na direção certa, com 0,5 centímetros de comprimento. Desenhe uma linha reta através desta marca e da borda 20. 8a e 8b são iguais a metade do segmento 8a-17. A seguir, desenhe um segmento adicional 8b-17.
Agora você precisa fazer a linha de corte frontal:
- A partir dele, faça um segmento curto até a marca da cintura. A distância entre a intersecção da linha reta e a marca da cintura corresponde a 3-5 cm no lado direito da linha vertical principal. Para conseguir a forma desejada na borda do joelho, vale a pena variar a distância entre as marcas 18 e 23 e as marcas 19 e 24 de 0 a 1 cm.
- A linha de corte lateral é formada por uma curva usando a conexão 22, 7, 3a, 23, 15a, 15.
- Uma linha de corte em degrau é feita conectando os pontos 17, 24, 16a, 16.
- O segmento 14-22 deve ser dividido em duas partes, para isso você precisa traçar uma linha reta até a marca do quadril.
A metade posterior da perna é construída com base na parte frontal:
- A partir da marca 11 deve ser feito o ponto 25, para isso você precisa mover 1-2 cm para a direita. Em seguida, faça uma linha reta a partir de 25. A distância deste ponto até a marca futura será de 1/4 da largura da parte traseira. Este ponto será denominado 26. A linha de corte médio das costas é determinada pelo intervalo entre as marcas 3a e 27. Este segmento tem 3-5 cm.
- Em seguida, combine 26 e 27. A partir de 26, faça linhas nas direções superior e inferior.
- A cintura e os quadris precisam ser aumentados. Na cintura, faça um caminho para a esquerda. Nos quadris, à direita e à esquerda.
- Mova o segmento 26-27 para cima até que toque os quadris retos e marque a marca 28-29 ali.
- Em seguida, desenhe 2 linhas retas da parte inferior ao joelho em ambos os lados da dobra a uma distância de 2 cm uma da outra, é assim que os pontos 31, 32, 33, 33a, 34, 34a são formados.
- Para a formação da marca 35, é necessário traçar uma linha da marca 32 a 29 para entrar em contato com a cintura.
- Combine a marca 31 com 30. Dependendo do formato dos glúteos, faça o intervalo entre as marcas 13 e 36 igual a 13-35 menos 0-1 cm. Una 35-36.
- A partir da marca 36, faça um segmento com uma distância de 0,5-1 cm na direção esquerda até 36-35. Assim, obtém-se a marca 37. Nesta fase, pode-se proceder ao desenho da orla superior do corte médio das calças. Para fazer isso, você precisa combinar 37 38. A distância entre essas marcas será igual a 1/4 da circunferência da cintura + 3-4 cm + 0,5 cm.
- Em seguida, desenhe uma linha reta de 38 ao topo. Aqui, desenhe a borda do corte lateral da parte traseira. Este comprimento é igual ao comprimento da área da frente das calças.
- É necessário lançar um dardo. Precisa ser marcado na seção posterior perpendicular à linha 36-35. O comprimento deve ser de 13 a 15 centímetros.
- Nesta fase, é necessário formar os fios de passo e de cintura. Os comprimentos do corte do degrau das costas e da frente devem ser iguais. Você deve prosseguir com o desenho do corte do meio.
Nesse caso, uma etapa é considerada uma comparação das duas partes, ajustando a borda da cintura e os dardos.
Como ampliar o padrão para o tamanho desejado, como reduzi-lo?
Os padrões prontos são sempre feitos de acordo com a forma padrão. Mas não fique chateado, porque você pode aumentar ou diminuir para um tamanho específico.
Você deve examinar cuidadosamente as pernas traseiras e dianteiras e cortar ao longo de uma linha vertical no meio e afastar 0,5-1 cm para aumentar. Para reduzir, mova as peças em 0,5-1 cm.
Para aumentar o comprimento do padrão, você precisa adicionar 2-3 centímetros da parte inferior. Como fazer isso, veja o vídeo.
Calça com ajuste perfeito: regras de ajuste
Calças ideais têm o caimento perfeito, capazes de esconder falhas de figura e corrigi-las em algum lugar. Mas calças costuradas à mão nem sempre são perfeitas. Para fazer isso, consulte as regras de ajuste.
Normalmente surgem problemas na área das coxas. Por exemplo, se a garota tem quadris cheios, então contribui para a formação de rugas. Para se livrar dos vincos, você pode trabalhar um pouco no padrão. Na frente das calças, você precisa fazer dois segmentos 10-15 centímetros acima da borda do degrau, 2-3 cm e 10 cm abaixo. Em seguida, compare o resultado. Corte de acordo com as marcas. Coloque a parte resultante na área esquerda por 1-3 centímetros e marque esta borda do lado. O mesmo deve ser feito com a seção posterior.
Com pernas finas uma imagem de folgado é criada. Isso será evitado removendo o excesso de volume. É necessário medir OH de cima e comparar a figura resultante com o valor do padrão. Em seguida, calcule a diferença entre os dois números e adie 1/4 do valor calculado ao longo das áreas laterais e dos degraus da parte traseira e dianteira e, assim, encurte a largura da perna na área circunferencial da perna.
Com volume insuficiente de nádegas um grande acúmulo de material é formado. Para corrigi-lo, é necessário reduzir a cintura na quantidade necessária e diminuir o LH na região das costas.
Para se livrar das dobras embaixo das nádegas, você precisa trabalhar com calças prontas:
- No produto acabado, você precisa fazer o excesso de tecido em uma dobra em uma das pernas, da costura lateral para a do meio. Esta dobra deve ser removida.
- Em seguida, abra a costura do meio na área da linha do degrau até a cintura.
- Em seguida, conecte as duas pernas com as partes externas.
- Ao comparar, o excesso de uma perna dividida deve ser empurrado para cima ao longo da costura do meio.
- A nova borda deve ser movida para a outra metade da perna na parte inferior.
- Em seguida, moa a costura do meio ao longo da nova linha e corte o excesso da margem. E retire o excesso de comprimento na área da correia.
Na situação oposta - zona glútea protuberante, dobras e vincos são formados em sua parte inferior. Para corrigir esse problema, meça 11 cm da linha do degrau até os lados superior e inferior da parte de trás da calça e desenhe 2 paralelos de 12-15 centímetros. Em seguida, combine suas extremidades. Corte o padrão de acordo com os recursos resultantes. Mude o corte para a direita literalmente 1-3 cm e crie seções para a costura do meio das costas e do degrau.
Noções básicas de modelagem
Cintura baixa
A modelagem permite criar calças perfeitas, levando em consideração todas as figuras especiais. Todos os modelos são formados com base no padrão de calças padrão.
- Antes de começar a modelar a versão com cintura baixa, é necessário afastar 2 cm da cintura em ambos os lados. Depois disso, é necessário fazer uma nova borda rebaixada e cortar ao longo dela.
- Ao criar a parte da frente de um modelo estreito, primeiro você precisa estreitar as calças para cerca de 14 cm. Focando na sua altura, encurte-a para a medida desejada. A seguir, você precisa determinar a área de entrada do bolso. Para tal, meça 4 cm para a direita na cintura e 14 cm para baixo, devendo o rebaixo resultante ser transferido para a dobra. Para um zíper, é necessário um aumento de 3-4 cm na largura e 14 cm no comprimento.
- Para obter volume adicional nas coxas e na segunda dobra, corte o padrão ao longo da linha da seta e afaste-o 4 cm.
- Para criar a parte de trás da calça, é necessário estreitá-la em 15 cm e reduzi-la. A perna de trás atinge 1–2 cm de largura.
Com cheiro
A criação das calças requer a modelagem do lóbulo traseiro:
- Portanto, você deve medir 5 cm abaixo da cintura e fazer um segmento discreto.
- Desenhe o jugo do contorno da cintura já atualizado. Suas partes devem ser cortadas, cortadas ao longo das ranhuras e coladas. Sua parte superior e inferior devem ser arredondadas.
- O aperto das pernas na parte inferior e no joelho também depende dos desejos pessoais.
- Ao modelar a parte frontal, a cintura deve ser reduzida em 5 a 6 cm, então, estreitá-la no joelho e na parte inferior. Desenhe as linhas de duas costuras: lateral e degrau. Em seguida, traduza na frente do papel vegetal duas vezes. Dobre as duas metades ao longo da linha média da frente.
- Para continuar a modelagem, separe 5 cm da linha lateral à esquerda e 14 cm para baixo.
- Para criar um cheiro, você precisa quebrar a frente ao longo da cintura ao meio. Da área do joelho, recue 10 cm para cima e combine as marcas criadas com uma linha. A partir do resultado, crie uma faixa de cheiro.
- Todos os detalhes de cor vermelha e lilás devem ser capturados novamente em papel vegetal. Vire o triângulo vermelho ao longo da área esquerda. O detalhe lilás deve ser combinado com um triângulo vermelho. Ao longo da linha lateral e da cintura, em volta de todas as linhas retas e cantos.
- Além disso, organize duas partes do cinto com 5 cm de largura e comprimento, respectivamente, o comprimento da parte superior das calças.
Para grávidas
Para a confecção de calças para gestantes na frente da borda lateral da cintura você precisa:
- Mova 16 cm para baixo e 1 cm para a esquerda.
- Para cima, você precisa adiar um segmento de 4-5 cm.
- Ao longo da linha média da frente, você precisa medir 22 cm para baixo e para o lado direito continuar a cintura em 5 cm. Conecte todas as marcas em linha reta e dobre-as ao longo do padrão.
- A partir das marcas 5 e 6, você precisa subir cerca de 6 a 8 cm. Aqui, faça uma nova cintura com um cinto.
- Adicione 3 cm para cima na bainha do cinto.
- Você também deve preparar um cinto costurado para a parte de trás das calças. Sua largura corresponde a 6 cm e comprimento de 3 cm.
Por completo
A produção de calças para excesso de peso começa com um padrão frontal:
- No segmento vertical, adie a altura do assento (pontos 1-2), VK (1-3), DB (3-4), crie o comprimento desejado (1-5), meia circunferência dos quadris + 3 cm (5-6) e a linha dos quadris (3-7), a largura da metade frontal (7-8), meio perímetro dos quadris + 1,5 cm (8-9).
- Nas marcas 2, 3, 4, 7, faça um segmento. Faça uma perpendicular à área das coxas a partir da marca 8. Em contato com o colete e a cintura, marque 8a e 10.
- A partir da marca 12, faça uma linha reta até a 11. Ao cruzar as marcas do joelho e da cintura, as marcas 13 e 14 são colocadas.
- Meça de 12 a 4 a 8 cm na área superior e marque 15a e 16a. Combine as marcas 7 e 15a, 9 e 16a. Neste contexto, faça 3a, 17, 18, 19.
- Meça 0,5 cm de 8 na direção certa Meça a metade do segmento 8a-17 de 8a para cima e assim obterá 8b. Combine a marca resultante com 17.
- A marca 21 é formada a partir de 10 depositando 1/4 OT + um aumento no dardo e ajuste livre. Se você mover 1,5 cm direto para a cintura na borda superior, o 22 é formado.
- Na linha do joelho, das pontas, meça 1 cm para o lado interno - marcas 23, 24. marque as seções do lado e corte em degrau.
- O rebaixo deve ser feito a uma profundidade de 10 cm e uma argamassa de 1,5 cm Por fim, finalizar a confecção da cintura.
Ao converter o verso, você precisa copiar a metade frontal e adicionar correções:
- Meça a área da dobra posterior da marca 11 por 1-2 cm. A partir de 25, faça a largura da metade posterior - 0,5 cm. A marca 27 é formada depositando 3-5 cm do ponto 3a. Fechar marcas 26 e 27.
- O quadril e a linha da cintura devem ser aumentados. Faça a largura da perna de trás de 28 para entrar em contato com as coxas.
- 31, 32, 33, 33a, 34, 34a são feitos desenhando linhas de cortes laterais e escalonados a dois cm dos cortes frontais.
- O caminho de 32 a 29 até a cintura cria uma marca 35. Conecte 35 com 36 e reserve 1 cm à esquerda. É assim que 37. Deste ponto, meça 1/4 da circunferência da cintura + dardos de 3-4 cm + 0,5 cm de aumento para ajuste livre ...O ponto 38 é marcado aqui.
- É necessário mover as linhas de corte lateral da parte frontal para uma parte do corte lateral da metade posterior.
- A parte inferior é construída com um comprimento de 13-15 cm. No final, é necessário completar a área da cintura com o corte médio da parte de trás da calça.
Como costurar com as próprias mãos?
Muitas meninas apreensivas começam a costurar calças, por considerarem este produto difícil. Uma coisa difícil é possível. Você precisa começar com as medições. Para que suas calças caibam perfeitamente, você precisa tirar as medidas corretamente. As medições devem ser feitas a partir de um corpo nu. Pressione a fita métrica firmemente no corpo.
Pelos seus próprios padrões, você pode começar a construir um padrão. Ao criar um padrão, você usa suas próprias medidas e valores que foram obtidos usando cálculos de acordo com seus próprios padrões.
Depois que a base do padrão estiver pronta, você pode começar a modelar. Para isso, você precisa escolher um modelo de calça ou calça comprida e, a partir de amostras prontas apresentadas em revistas e na internet, criar o seu próprio estilo.
Então você precisa escolher um tecido. Todos os materiais com elastano são adequados para calças. Você também pode usar lã, cetim e linho.
É aconselhável passar o tecido a ferro antes de costurar.
Resta cortar os detalhes e costurar.