Tudo o que você precisa saber sobre como organizar seu segundo dia de casamento
A celebração do segundo dia de casamento é a conclusão lógica de todo o evento do casamento e requer uma preparação cuidadosa e certos custos financeiros.
Tradições e costumes
Antigamente, na Rússia, grande importância era atribuída ao segundo dia do festival. Um grande número de tradições e rituais foram associados a este dia. O casamento geralmente durava três dias, e às vezes se arrastava por uma semana. Hoje, o tempo de diversão diminuiu um pouco e apenas os dois primeiros dias são oficialmente comemorados. Algumas cerimônias e rituais foram preservados com segurança até hoje e são amplamente usados na preparação de cenários de feriados.
O costume mais difundido nas aldeias é uma viagem conjunta dos recém-casados ao balneário russo, onde a jovem esposa dá uma vassoura de bétula como um presente ao marido, e então a levanta com as próprias mãos, purificando-se assim dos "pecados de celibato." Após realizar o ritual de purificação, a jovem volta para a casa, com o marido entrando primeiro. Isso significa seu papel dominante em uma jovem família e, como resultado, o triunfo do patriarcado.
Durante o próximo ritual, denominado "A Boa Dona de Casa", a recém-criada esposa demonstra suas habilidades para todos os presentes. Para fazer isso, ela começa a varrer a cabana e, ao mesmo tempo, hóspedes e parentes jogam lixo no chão e evitam que os jovens façam a limpeza. Terminada a “limpeza”, a esposa pega uma agulha e começa a costurar ou bordar. Ao mesmo tempo, convidados alegres também tentam interferir com ela, distraindo constantemente a jovem com perguntas ou tentando pressioná-la.
Os rituais sobreviveram até hoje em uma forma ligeiramente modificada., por exemplo, a prova de costura não é praticada de forma alguma e, ao limpar o local, a esposa é jogada debaixo de uma vassoura de embalagens de bala misturada com um pouco de dinheiro que a menina deve arrecadar. Não ficou esquecida a cerimónia com as pantomimas, em que os dois convidados mais alegres se vestem com os trajes dos noivos, sentam-se à cabeceira da mesa e, para surpresa e alegria dos presentes, fingem ser reais recém-casados. Em seguida, os atores obrigam os jovens a passar nos testes de quadrinhos em troca de seu lugar de direito à mesa, após o que o admitem, mas a roupa, via de regra, só é retirada no final da noite.
Um antigo rito popular é a distribuição de bebidas alcoólicas por uma jovem esposa. Ao mesmo tempo, os convidados devem deixar uma moeda em vez de um copo na bandeja e, em seguida, comprar uma panqueca que a jovem esposa assou. No entanto, os testes de quadrinhos envolvem não apenas a participação da esposa, o marido também deve mostrar sua inteligência e habilidades. Assim, a esposa corta lenha, martela pregos tortos com um martelo e tenta recortar em compensado o perfil de sua amada.
Ideias para festas
O cenário para o segundo dia de casamento é montado em função das preferências e desejos dos jovens cônjuges, bem como com base em quanto dinheiro está previsto para ser gasto na segunda parte do feriado. Entre as ideias para dar continuidade à celebração, as mais populares são os encontros com amigos na natureza, um encontro em um café ou uma festa em casa.
Casas
Se os jovens e os pais estão um pouco cansados da diversão barulhenta do dia anterior, o evento pode ser realizado em casa. Nesse caso, pratos caseiros são servidos na mesa, e apenas pessoas próximas estão presentes como convidados. Férias em casa não significam uma celebração tempestuosa, mas permitem-lhe comunicar com a família e amigos num ambiente descontraído. Além disso, para reuniões em casa, você não precisa fazer um roteiro e comprar uma roupa nova, e um banquete festivo custará muito menos do que em um café ou restaurante.
Um café
A celebração em um estabelecimento de catering é a opção ideal para uma empresa barulhenta e alegre, e também elimina a necessidade de organizar uma mesa de forma independente e decorar um apartamento com atributos festivos. As desvantagens de um feriado em restaurante incluem custos adicionais consideráveis, bem como a elaboração de uma programação para concursos, questionários e jogos. Se um grande número de convidados estiver presente, eles contratam um toastmaster ou indicam seu próprio anfitrião. Se a empresa for pequena, você pode se limitar a encontros não muito barulhentos, com dança e conversas íntimas.
Cada família decide o pagamento do segundo dia da festa à sua maneira. No entanto, será bom se um jovem casal arcar com parte das despesas do restaurante: eles podem pagar as bebidas e as frutas, enquanto os pais contribuirão com a maior parte do dinheiro. O pagamento individual de cada hóspede pelo seu pedido também é permitido. No entanto, o álcool, neste caso, também deve ser pago pela parte receptora.
Ao ar livre
Se o evento do casamento for realizado durante a estação quente, é divertido comemorar o segundo dia ao ar livre. Uma opção ideal seria um piquenique no campo ou na aldeia, onde os hóspedes e os jovens podem relaxar depois da festa de ontem, respirar os aromas das ervas e desfrutar do bom tempo. No entanto, na ausência de uma hacienda suburbana, você pode organizar um piquenique na natureza. Para isso, a pitoresca orla do reservatório ou um passeio no convés aberto de um navio a motor são bastante adequados.
Em muitos aspectos, a escolha da opção de comemorar o segundo dia depende da época do ano. Assim, no verão, além de piqueniques na natureza e festas no campo, você pode organizar uma viagem a outra cidade para os noivos e seus amigos mais próximos. Os jovens, via de regra, adoram viajar, e tal evento será uma agradável surpresa para eles.Se não sobrar muito dinheiro após a celebração principal, como alternativa a uma longa viagem, você pode oferecer aos jovens uma busca por sua cidade natal ou um passeio em um parque de diversões.
Os casamentos de inverno exigem formas de entretenimento mais ativas, portanto, como uma celebração do segundo dia, você pode oferecer aos convidados um slide ou patinação no gelo. Se o lado técnico da questão permitir, você pode pagar uma pista de esqui e um instrutor para todos os hóspedes, bem como andar de trenó ou snowboard. A equitação de trigêmeos de cavalos também será lembrada pelos hóspedes por muito tempo, mas para tal diversão é necessário providenciar uma sala para aquecer e organizar as refeições quentes.
Na baixa temporada, se o tempo permitir, você pode organizar um passeio de bicicleta ou a cavalo para os jovens e seus amigos, e no outono toda a empresa pode ir à colheita de cogumelos. Uma opção muito interessante seria realizar um feriado temático associado aos rituais e tradições nacionais do segundo dia de casamento. No entanto, para fazer isso, você deve entrar em contato com o museu etnográfico do país com antecedência e concordar com o programa.
Em alguns casos, a celebração do segundo dia pode ocorrer sem convidados. Freqüentemente, os jovens vão para um restaurante para um jantar romântico ou saem em lua-de-mel logo no dia da inscrição. Este tipo de celebração também tem o direito de existir e é considerada muito emocional e menos onerosa.
Como os convidados são recebidos?
Receber convidados faz parte de muitos rituais durante a celebração do segundo dia, e o tom emocional da festa e o humor dos presentes dependem do quão interessante será. Uma ideia interessante seria conhecer os convidados de um acampamento cigano. Você pode começar a receber convidados com canções ciganas, piadas, música alta e danças. No entanto, você não precisa convidar um acampamento de verdade para isso. Normalmente alguns dos parentes mais artísticos se vestem com trajes nacionais, pegam violões e cumprimentam os demais convidados. Também são populares os festivais de fantasia, em que cada convidado recebe vários acessórios de uma imagem na entrada, e ele interpreta esse personagem a noite toda.
Você pode organizar um exame médico cômico, para o qual há "médico e enfermeira" na entrada e medir o pulso, os reflexos e a temperatura convidados "depois de ontem", usando um metrônomo musical e um grande termômetro de papelão. Com pulso baixo, reflexos fracos e temperatura corporal abaixo de 40 graus, é oferecido ao visitante um copo de vodca. Outra opção cômica para receber convidados é a venda de talheres, que devem estar totalmente ausentes nas mesas. E para não comer com as mãos, os hóspedes terão que comprar colheres e garfos. Alternativamente, garfos podem estar presentes nas mesas e, ao servir pratos líquidos, “de repente” descobre-se que ainda precisam ser compradas colheres para eles. Imediatamente após a entrada dos convidados nas instalações, pode-se propor a compra do melhor lugar da mesa, que fica ao lado dos jovens cônjuges.
Recursos do menu
Apesar de depois do primeiro dia de festa, normalmente sobrar bastante comida, para a nova festa fazem-se pratos frescos, ligeiros mas ao mesmo tempo fartos. A comida no segundo dia deve ser digerível e com baixo teor de gordura. Isso se deve às possíveis consequências de comer demais e beber bebidas alcoólicas no dia anterior. Alimentos apimentados com alto teor calórico e muita gordura devem ser evitados.
É melhor parar no preparo de salgadinhos de vegetais, pratos de peixe e frango, além de saladas verdes, só temperadas não com maionese, mas com azeite. Peixe e frango são geralmente cozidos em um forno ou banho-maria e, em seguida, polvilhados com um molho leve de baixa caloria.
Além de petiscos, cortes de legumes e pratos principais, recomenda-se preparar sopas.Pode ser ouvido, picles ou miscelânea, e a única condição para seu preparo é o uso de caldo desnatado.
Se os jovens pretendem fazer uma viagem de lua-de-mel, então o segundo dia do casamento pode ser celebrado em um restaurante com a gastronomia do país para onde vão. Assim, os cônjuges partilham simbolicamente uma parte da viagem com cada um dos convidados, tratando-os com pratos da cozinha nacional. Se não tiver oportunidade de visitar um restaurante nacional, pode encomendar vários pratos ao serviço de entrega.
Na hora de organizar um buffet ligeiro na natureza, pode limitar-se ao churrasco, peixe assado ou enchidos grelhados. Saladas de vegetais e lanches leves devem ser servidos com carne. Quanto às bebidas alcoólicas, a melhor opção é vinho seco ou champanhe. Bebidas muito fortes não são consumidas no segundo dia.
O que vestir?
A aparência dos jovens cônjuges e convidados depende inteiramente do local de férias. Se não for um restaurante, você pode ir à festa com roupas simples e confortáveis, até porque todos já mostraram seus melhores looks no dia anterior, então não há necessidade de inventar outra coisa com guarda-roupa.
Para a noiva
Se for decidido organizar férias em um restaurante, você não precisa mais colocar um vestido de noiva, e um vestido leve e leve seria a opção ideal.
Os sapatos podem ser escolhidos com salto baixo, pois a parte oficial e o recebimento dos parabéns acabaram, e os jovens finalmente poderão relaxar totalmente, dançar e bater um papo com os amigos.
Ao celebrar ao ar livre ou em qualquer outro ambiente informal, você pode usar uma saia ou calça leve, bem como uma camiseta com a palavra "esposa" ou algo parecido com o tema casal. A segunda, exatamente da mesma camiseta, deve ser do marido e ter a inscrição correspondente "marido". Esse conjunto fica muito legal, principalmente se o design das camisetas for cuidadosamente elaborado e criado diretamente para esse casal.
Para o noivo
Em um restaurante, um jovem pode usar calças leves e uma camisa sem gravata. Jeans, neste caso, são inaceitáveis. Também é melhor escolher uma camisa de manga longa, e sua cor deve combinar com o traje da esposa. Mas para um piquenique ou na aldeia, você já pode usar jeans. Em combinação com um par de t-shirts, obterá um conjunto confortável e prático que não atrapalhará os seus movimentos e permitirá um bom descanso na natureza.
Para os hóspedes
Os convidados também devem escolher suas roupas de acordo com as condições do evento. Para uma viagem ao campo, calças de ganga e ténis são adequados, e para uma ida a um evento temático deverá vestir-se de acordo com a imagem indicada e o esquema de cores obrigatório. No entanto, se o assunto for estreitamente focado, por exemplo, naval, então definitivamente não vale a pena comprar um traje cerimonial de um oficial da marinha. Bastará colocar algum acessório brilhante que denota pertencimento ao estilo geral. Neste caso, pode ser um boné sem bico ou um lenço listrado azul e branco ao redor do pescoço. Para combinar com a cor do tema, basta amarrar um laço ou levar um balão da cor desejada.
Quais são os dons para os jovens?
Normalmente, no segundo dia, os grandes brindes não são mais dados, mas eles participam ativamente de concursos monetários e vendas de quadrinhos. Todo o valor arrecadado desta forma vai para o orçamento familiar do jovem casal. No entanto, você ainda pode preparar um presente simbólico a seu critério. Pode ser um álbum de fotos, um conjunto de toalhas, camisetas temáticas com inscrições engraçadas ou canecas com fotos de jovens. Presentes DIY também são apropriados. Podem ser amuletos engraçados ou talismãs macios, mas esses presentes devem ser feitos em duplicata e oferecidos ao marido e à esposa.
O vídeo abaixo explora os prós e os contras de um segundo dia de casamento.
O vídeo a seguir fornece dicas detalhadas sobre como passar o dia do seu segundo casamento.