Dança lezginka
Lezginka rítmica, intensa e enérgica é uma das danças mais belas e complexas do mundo. Esta dança com uma história deslumbrante e inúmeras teorias de origem está ganhando cada vez mais popularidade a cada ano, tanto entre os povos originários quanto no contexto de quaisquer outras nacionalidades.
Tipos de dança
Na prática, você pode encontrar um número bastante grande de variações de dança. Lezginka pode ser realizada tanto sozinha quanto em pares, dependendo do ambiente cultural, mentalidade ou preferências dos próprios dançarinos.
Se a lezginka é executada por um casal, o elo norteador é sempre um homem que, com a ajuda da dança, expressa seu próprio temperamento e coragem inabalável. Curiosamente, no caso de uma lezginka emparelhada, um homem não consegue tirar os olhos de sua parceira. Caso contrário, a dança é considerada executada incorretamente.
O nome de qualquer variedade vem do povo caucasiano, entre os quais é comum. Graças a isso, os Lezginka receberam grande variabilidade com base nas características internas de cultura e nacionalidade, personificando sua originalidade.
O núcleo masculino é o elemento fundamental da dança. O caráter se manifesta em cada movimento da dança, independentemente das características do ambiente externo ou de fatores interferentes. Qualquer que seja a variedade realizada, o homem deve mostrar à mulher e a todos ao seu redor a firmeza de caráter e o tamanho de sua própria personalidade.
Qualquer tipo de lezginka é uma dança única que permite demonstrar de forma rápida e eficaz força e agilidade, sem esquecer características tão importantes da personalidade humana como a contenção e a manifestação de sentimentos elevados.
A aleatoriedade excessiva ou erotismo nos movimentos são contra-indicados para um homem que executa esta dança - todas as ações são realizadas de forma clara e estrita de acordo com as regras.
Uma característica distintiva da variedade emparelhada é a exibição ao público de uma relação tácita e contida entre um homem e uma mulher. Já as danças coletivas visam demonstrar força, agilidade e resistência. Os primeiros dançarinos eram capazes de executar lezginka por um longo tempo - até várias horas.
Em termos históricos, Lezginka é um nome coletivo para qualquer variedade de arte de dança inerente aos povos caucasianos montanhosos. Segundo uma das teorias populares, a dança teve sua definição graças aos antigos povos chamados Lezgins.
Independentemente da variedade realizada, certas imagens são utilizadas na lezginka, refletindo a herança cultural de um determinado povo. Os cientistas concordam que essa arte da dança foi freqüentemente usada para popularizar a arte dos povos da montanha, bem como para chamar a atenção para seus problemas internos.
Na maioria dos casos, a imagem principal de Lezginka é a guerra, na qual armas de fogo ainda não foram usadas. Qualquer movimento de dança é definido como um elemento separado. Por exemplo, a flexão intermitente e variável dos braços estendidos até a largura total dos ombros é uma imagem do arco e flecha.
O principal papel do homem na dança é criar a imagem de uma “águia” por meio de movimentos intensos e dinâmicos, que são substituídos por um ritmo lento. Ao mesmo tempo, a mulher desempenha o papel de um “cisne” - refinado, capaz de cativar uma pessoa com movimentos suaves e postura graciosa.
Uma característica distintiva de qualquer tipo de lezginka de outras danças é o aumento obrigatório do andamento da mulher depois do homem. Segundo inúmeros historiadores e especialistas da área dos povos da montanha, tal elemento é um sinal de que a metade feminina sempre obedece e serve ao homem, independentemente do contexto ou da ação.
Checheno
A clássica lezginka chechena é o tipo de dança mais "quente", enérgica e apaixonada. Sua peculiaridade é a ampla distribuição do tipo no contexto de execução por um homem e uma mulher. O tipo checheno raramente é executado sozinho.
Uma característica igualmente importante desse tipo é que a dança é realizada exclusivamente com os pés, enquanto as mãos não estão envolvidas de forma alguma.
A variedade chechena é considerada uma das variações mais populares, por isso muitos historiadores e especialistas a chamam de clássica ou original.
Ossétia
Ao contrário da variedade chechena, a lezginka ossétia é executada de forma mais terna, calma e melódica. Devido a esse recurso, esse tipo é frequentemente realizado por mulheres. Se há um homem na dança, a lezginka muda radicalmente o caráter da dança para uma atuação apaixonada e sensual.
Muitos especialistas consideram a lezginka ossétia uma das variedades mais leves. É ótimo para o aprendizado inicial de crianças ou adultos que desejam dominar a habilidade da dança enérgica e virtuosa.
Daguestão
Uma característica distintiva da variedade de dança do Daguestão é a execução de lezginka acompanhada por instrumentos musicais ao vivo. Na maioria das vezes, o chamado zurna é usado para isso - um cachimbo de madeira que se parece com uma gaita de foles.
O tipo de dança do Daguestão pode ser executado em uma posição curvada - geralmente não há regras rígidas nesta variedade. Devido a essa característica, a variedade é considerada dinâmica e variável.
Georgiano
Apesar da ausência de características óbvias na variedade de dança georgiana, para este tipo de Lezginka ainda há uma característica distintiva pela qual a dança pode ser rapidamente reconhecida. O tipo georgiano é caracterizado por movimentos mais ousados e abruptos, além de um ritmo acelerado de acompanhamento musical.
Ao contrário da dança do Daguestão, essa variedade pode ser executada com música ao vivo ou por meio de composições pré-gravadas em um dispositivo digital. O tipo georgiano também tem uma postura mais uniforme e estável.
De outros
Além das variedades descritas acima, há um número bastante grande de tipos que são menos conhecidos e comuns na prática da dança. Das variações adicionais de lezginka, vale a pena notar, tais como:
- Dargin;
- Ingush;
- Kumyk;
- Circassiano;
- Talysh;
- Avar;
- Abcásio,
- Adyghe.
Uma grande variedade de tipos de dança se deve ao fato de que a Lezginka é uma dança única que foi criada com base na cultura e nas tradições folclóricas.
Consequentemente, os tipos descritos acima receberam seus próprios nomes nacionais.
Como aprender a dançar?
Lezginka é uma dança de fogo usada em diferentes povos do Cáucaso. Na maioria das vezes é usado em casamentos no Daguestão, na verdade, sendo um atributo obrigatório da celebração. Nesse caso, a Lezginka é entendida pelo Daguestão como uma cerimônia especial que pode melhorar o bem-estar da família e torná-la mais feliz.
Devido à grande popularidade da dança, muitas pessoas estão frequentemente interessadas na questão de como você pode aprender a dançar lezginka do zero. Apesar de haver uma opinião na sociedade de que é impossível praticar correta e eficazmente essa dança, ainda é possível dominar seus principais elementos sem problemas em casa.
Os principais pontos a serem lembrados ao estudar a dança caucasiana.
- Para aprender Lezginka em casa, é importante entender que apenas aulas para iniciantes apresentadas em formato de vídeo são o único caminho para o sucesso. Como mostram muitos anos de prática, é impossível aprender uma dança complexa a partir de uma descrição textual dos movimentos.
- Esta arte da dança é legitimamente considerada incomum - é proibido executar lezginka com o coração frio, insensibilidade ou uma mente muito rígida. O dançarino deve possuir pelo menos os atributos básicos de atuação, o que permitirá na prática expressar a quantidade necessária de sentimentos e emoções. Também é importante ter música incendiária e ritmo energético, que simbolizam o sangue quente oriental.
- Ao contrário da crença popular, aprender a arte da dança para meninos e meninas é uma tarefa igualmente difícil. Cada andar desempenha sua própria parte da lezginka, que se complementam. Vale lembrar que os movimentos de homens e mulheres são muito diferentes.
- Um fator particularmente importante para o sucesso de uma dança é ter roupas largas e confortáveis. É recomendável que você faça alguns exercícios simples de aquecimento antes do exercício, o que reduzirá bastante a chance de entorses ou contusões.
A maneira mais eficaz de aprender Lezginka é matricular-se em cursos de especialização ou começar a frequentar uma escola de dança. Instituições semelhantes podem ser encontradas tanto para crianças quanto para adultos - geralmente não há limite de idade.
Antes do treino, também é necessário aprender que a lezginka é uma dança única, cujo principal elemento são os movimentos de alta energia e dinâmicos.
Portanto, a pessoa deve estar preparada para exercícios cansativos, esforço físico intenso e fadiga.
Recomenda-se treinar exclusivamente com música. Isto irá permitir-lhe compreender melhor o ritmo da dança, mergulhar no ambiente oriental e melhorar o seu estado psicológico. Os mestres da dança proíbem estritamente comer qualquer coisa 1,5-2 horas antes do treino antes do treino.
As meninas são aconselhadas a prender o cabelo em um coque com antecedência para evitar movimentos desajeitados ou qualquer outra dificuldade observada durante a dança. Muitos especialistas também aconselham fazer pequenos intervalos durante os quais você pode beber um pouco de água.
Lezginka é uma dança espetacular, que deve ser abordada exclusivamente com um bom e agradável estado de espírito. Esta arte da dança não tolera preguiça ou apatia - apenas paixão e energia, que são rapidamente substituídas pela vontade de viver e auto-expressão.
Aprender a dançar com uma longa história segue pequenos passos. Não desanime se a princípio nada funcionar. Apenas o treinamento constante e a motivação saudável são as regras básicas para o sucesso. De acordo com os mestres orientais da complexa arte da dança, segue-se que a lezginka é o caminho para a perfeição pessoal e o desenvolvimento da fortaleza.
Para que o material didático seja assimilado com muito mais facilidade e eficiência, é recomendável começar dançando ao som de uma música lenta e calma. Isso evitará a maioria dos erros que os dançarinos iniciantes costumam fazer.
E lembre-se também que os movimentos realizados pelas mãos são tão importantes quanto os movimentos das pernas. O desenvolvimento gradual da coordenação e das habilidades motoras finas permitirá que você alcance grande sucesso na velha e conhecida dança.
Com a prática constante, uma pessoa é capaz de desenvolver efetivamente um senso de ritmo, nitidez, equilíbrio, bem como melhorar os músculos e a saúde em geral. Segundo alguns cientistas, é a mente sã e a força física que se desenvolvem como resultado da prática frequente de Lezginka que é a principal razão pela qual os povos orientais sempre se distinguiram pela coragem, bravura e resistência.
Durante a apresentação da dança, é importante manter contato visual constante entre os parceiros. Uma vez que nesta prática de dança qualquer interação física entre uma mulher e um homem é proibida, os olhos dos dançarinos são o que transmitem a relação interna dos dois sexos.
É importante notar que nas escolas de dança modernas, muitos coreógrafos exigem que os alunos continuem sorrindo enquanto dançam.
Assim, a ideia principal da versão emparelhada de Lezginka é apoiada - a ausência de más intenções, amizade, lealdade e abertura um para o outro.