Descrição dos passos de dança básica e jive
Desde o início da década de 40 do século passado, surgiu nos Estados Unidos uma dança chamada jive, que é uma espécie de swing. Na interpretação moderna, tem pouca semelhança com o swing, mas elementos semelhantes continuam a ser usados nele.
descrição geral
Jive é uma das 5 danças executadas por dançarinos de salão em competições latinas. Eles sempre o colocam por último, já que a apresentação exige muita energia dos bailarinos. A figura principal usada no jive moderno é a perseguição, ou seja, um movimento executado como passo-prefixo-passo. É realizado nos lados direito e esquerdo, com lento retorno da perna para trás. À custa de "e" está elevando os quadris e os joelhos, faça-o entre a conta principal. Todos os passos devem ser dados a partir do dedo do pé.
Ao aprender, você deve se lembrar da sequência de movimentos, primeiro dê passos de pedra e depois persiga. Os passos de rocha são a transferência de peso da frente para o pé de trás, enquanto a perseguição é realizada em três pequenos passos para o lado.
Ao realizar os movimentos, os parceiros devem enfatizar uma contagem uniforme, isso levará a um aumento na velocidade de execução de certos elementos. Ao passar de um pé para o outro, o peso do corpo deve estar na frente. Em uma versão mais complexa, ocorre uma inclusão adicional da rotação do quadril, com a inclusão do trabalho das costas, braços e assim por diante.
Esta dança é caracterizada por uma posição fechada e semifechada quando as mãos dos dançarinos estão unidas. Suas mãos unidas devem estar na cintura. Os parceiros seguram as mãos com força, pois é pelas mãos que o parceiro vai conduzir o parceiro. Os cotovelos neste momento devem estar próximos ao corpo e não colocados de lado.Executando movimentos, os dançarinos podem se afastar uns dos outros, não além da distância de seus braços unidos e dobrados. A mão livre não tem uma posição clara; ela pode se curvar arbitrariamente perto do corpo, enquanto a mão se fecha em um punho macio.
História de origem
É impossível dizer exatamente onde essa dança se originou. De acordo com uma versão, o jive era uma dança puramente negra; de acordo com outras fontes, era dançada pelos índios Seminoles. Também se acredita que o jive se originou originalmente na África. É difícil dizer exatamente qual era o seu país de origem.
A origem da dança no século 19 foi o sudeste dos Estados Unidos. Mais tarde, as competições foram iniciadas aqui. Pela participação neles davam uma torta, então a dança se chamava Cakewalk, ou simplesmente uma caminhada na torta. Foi dançado em duas etapas - no início houve uma procissão serena, e encerrou com um final agitado.
Após a Segunda Guerra Mundial, essa dança começou a conquistar os países europeus. Por algum tempo foi proibido de execução devido a saltos e subidas arriscadas, por isso era visto com mais frequência à noite. Posteriormente, foi incluído na lista de danças competitivas, o que levou ao surgimento de um grande número de escolas de formação. Tendo passado por muitas transformações em seu caminho, o jive moderno continua sendo uma das danças mais espetaculares.
Inicialmente, e até hoje, o jive era considerado uma dança para os jovens, uma vez que exigia um investimento de força física e energia. Na versão moderna, a performance de dança consiste na execução de passos básicos. Sua característica é a alternância de passos sincopados rápidos com uma perseguição suave e posterior retorno.
Estilos
No século retrasado, a partir do final da década de 30, essa dança não era considerada progressiva. Muitos o desaprovaram. Naquela época, as posições de dança eram consideradas obscenas, então as mulheres tinham que usar espartilhos especiais para protegê-las do contato acidental de parceiros com seus corpos.
Por muito tempo, foi dançado principalmente por jovens. Posteriormente, o jive começou a mudar gradualmente, elementos de estilos diferentes apareceram nele: Swing, Hustle, Be-Bop ou Boogie-Woogie. Havia também figuras de disco, swing e rock.
Atualmente, eles executam jive em estilos internacionais e swing. Você também pode ver uma mistura desses estilos em uma dança. Além disso, existem elementos de outros estilos aqui.
Música
Inicialmente, a música Ragtime foi usada como acompanhamento musical para a dança. A tradução de "trapo" significa "trapo". Sob a influência de sincopados, como se fossem sons ásperos, os participantes se movimentavam com suas melhores roupas, “trapos”. Esse tipo de música com movimentos apropriados podia ser ouvido de todos os lugares. Ela era especialmente popular em Nova York e Chicago. Jive era mais frequentemente executado por representantes de bairros negros. Era o oposto das danças estritas que eram populares entre a elite da época.
Desde o início do século XX, a dança tornou-se mais descontraída, com uma combinação de elementos em sua ordem arbitrária, a improvisação era permitida. Ao mesmo tempo, não apenas os passos mudaram, mas também o ritmo. Transformando-se gradualmente, a música de Ragtime desenvolveu-se em swing, o que levou ao surgimento de movimentos fáceis de executar e baseados nos mesmos motivos.
Sua popularidade logo superou todas as expectativas. Que nomes não foram inventados para eles. Tem havido muitas interpretações dos nomes na forma de "raças agitadas" ou "barris oscilantes", bem como "sarna" ou "debulha". Outras opções, às vezes muito originais, sobre temas animalescos também foram ouvidas. Assim, por exemplo, o nome "corridas de coelhos" permanece até hoje.
Em uma interpretação moderna, o Bunny Hug continua sendo um dos elementos principais e representa o movimento na forma de um coelho que pula e pula. Os elementos foram executados nos ritmos do Ragtime com batidas de acento nas contagens de 2 e 4. Agora, como acompanhamento musical, M / R - 4/4 é usado em um tempo de 40-44 TM.
Posição e passos de emparelhamento
Jive é a dança de encerramento de uma competição. É dançado depois do samba, rumba e cha-cha-cha. Seus elementos podem ser dominados não só por dançarinos experientes, mas também por todos aqueles que desejam ingressar nesta forma de arte.
Existem muitas opções complexas para executar o jive. Ao mesmo tempo, uma dança com uma sequência clara de movimentos das pernas de 6 compassos continua sendo a opção básica. Esta opção é mais adequada para iniciantes.
Os movimentos básicos são projetados para seis medidas, eles são realizados no ritmo de 1,2,3 e 4, 5 e 6. O nome das duas primeiras barras é "degraus de rocha". No terceiro e quarto compassos, uma perseguição é feita à direita.
Para dominar os elementos básicos e giros, você deve realizar todos os movimentos passo a passo.
Para dominar o jive, você precisa fazer o seguinte.
- Levante-se de frente para seu parceiro. Um homem neste momento deve pegar a mão de sua parceira, segurando-a à vontade. O parceiro com a perna esquerda começa a se mover e a mulher pega.
- A seguir, é dado um passo com o pé esquerdo para trás, dando-se a partir da primeira barra do degrau da rocha. A perna direita permanece no lugar neste momento. É necessário transferir peso para ele, fazendo isso na 2ª medida do degrau da rocha.
- Na contagem "3" dê um passo para o lado.
- À custa de "e" perseguição, a perna direita é movida para a esquerda, reduzindo o espaço entre elas.
- Na contagem de “4” com o pé esquerdo, eles novamente dão um passo para o lado. Neste momento, o caminho certo deve permanecer no lugar.
- Na conta "5" o peso é transferido para a perna direita, a perseguição começa pela direita.
- À custa de "e" dê um passo, movendo-se para a direita. Mova-se com o pé esquerdo.
- Na partitura "6" você precisa dar um passo com o pé direito para a direita.
Tendo dominado essas etapas, você pode prosseguir para a memorização de elementos mais complexos.
Se você quer aprender a dançar jive sozinho, deve assistir a tutoriais em vídeo, assistir a master classes e também seguir os conselhos de mestres profissionais.
- Durante o estudo, é melhor começar a ensaiar passos abaixo da contagem, sem usar acompanhamento musical. Tendo memorizado os movimentos, você pode conectar a música e tentar dançá-la mais rápido, acompanhando o ritmo.
- É aconselhável percorrer toda a sequência de passos em sua cabeça, enquanto move as pernas.
- Qualquer música que você goste é adequada para as aulas.
O parceiro atua como um líder, e o parceiro o ecoa no espelho. Quando o homem dá um passo para trás, a mulher dá um passo para frente. Você pode imaginar visualmente um fio invisível conectando as pernas dos parceiros, neste caso, o parceiro executará os elementos do parceiro, acompanhando seus movimentos.