Uma dança de casamento

Tudo sobre dança cigana

Tudo sobre dança cigana
Contente
  1. História da aparência
  2. Visualizações
  3. Master class para iniciantes
  4. Roupas e acessórios

As danças ciganas atraem com seu colorido e incendiário. Uma extravagância de trajes coloridos, movimentos espetaculares do corpo e das mãos, sorrisos charmosos não vão deixar ninguém indiferente. Essas danças são repletas de alegria e expressão. Vendo esta visão encantadora, eu só quero participar dela.

História da aparência

Por muito tempo, acreditou-se que os ciganos eram do Egito. No entanto, em meados do século 19, o acadêmico alemão August Friedrich Pott encontrou evidências de que a Índia ainda era sua pátria. Ele conseguiu encontrar os ancestrais dos ciganos, que vemos no mundo moderno, no território da Índia Antiga.

Naquela época, havia uma casta conhecida como "casa". Consistia em músicos e dançarinos que percorriam o norte da Índia. É importante notar que essas castas ainda existem. Os ciganos começaram a chegar a outros países no século 5 e isso continuou por 1000 anos.

Eles deram preferência aos países ocidentais, às vezes adotando os costumes de diferentes povos. Foi assim que as tradições, a língua e os hábitos dos ciganos modernos foram formados.

Não é surpreendente que o reflexo das raízes criativas possa ser observado hoje. Cantar e dançar eram originalmente uma saída para os representantes desse povo, e então eles começaram a se tornar uma profissão. Vale ressaltar que desde muito cedo as crianças já tentam dirigir com os ombros e cantar junto.

Os ciganos surgiram no território da Rússia no século 18, tendo migrado da Polônia. As caravanas alegres, que contavam fortunas, trocavam cavalos, cantavam e dançavam, atraíam russos de todo o país. Muitas vezes, os camponeses até os deixavam em suas cabanas durante o inverno para torná-lo mais divertido. No século 19, começou a formação dos famosos coros ciganos, dos quais Pushkin e Tolstói gostaram.Gradualmente, a arte de uma nação vibrante começou a ganhar popularidade entre nobres e mercadores.

Ciganos de acampamentos e cidades se mantiveram em contato constante, o que deu desenvolvimento e preservou a originalidade de seu trabalho. Os melhores números começaram a ir para o povo, e os movimentos das belezas do tabor começaram a aparecer nos palcos. Além disso, cantores e dançarinos ciganos começaram a adotar o que viam dos outros.

Por exemplo, o início do século 20 trouxe sapateado, movimentos flamencos, bem como o melhor dos intérpretes moldavos e húngaros às suas danças. Assim se formou a dança moderna dos ciganos.

Recorde-se que a dança "cigana" ganhou fama graças a Alexander Sergeevich Pushkin, que se interessou por este povo. Gradualmente, Roma começou a trabalhar não só nas ruas, mas também em restaurantes, bem como em vários feriados importantes. Cada evento com sua participação foi repleto de entusiasmo e descuido. Com o tempo, na Rússia, grandes festividades começaram a ser simbolizadas por apresentações ciganas barulhentas e alegres.

A dança realizada por ciganos brilhantes parece especialmente charmosa. Ele combina plasticidade incomum de mãos e percussão fracionada complexa. Ao mesmo tempo, as mulheres também têm tempo para trabalhar com pandeiro, saia e até xale. Os dançarinos movem suas mãos de uma maneira muito sensual e variada. Às vezes parece que estão abraçando alguém e, então, como uma lâmina, cortam o espaço ao seu redor. É graças a isso que os performers transmitem todo o brilho das emoções.

As meninas seguram a saia com uma ou duas mãos ao mesmo tempo, fazendo movimentos amplos. Olhando para isso, pensamentos de ondas vêm involuntariamente. A sequência especial permite que a saia seja levantada por uma cascata de babados. Outra característica da dança são as frações que podem ser executadas por mulheres e homens. Para entender toda a profundidade e beleza da dança cigana, você precisa conhecê-la melhor.

Visualizações

Sempre houve muitos grupos de dança cigana, sempre houve muita competição entre eles. No entanto, teve um efeito positivo no profissionalismo dos artistas. Além dos elementos tradicionais, os performers começaram a apresentar os seus próprios, do autor, a partir de um motivo ou situação específica. É claro que, em geral, os motivos e a forma de atuação permaneceram característicos dos ciganos.

Atualmente, vários tipos de danças ciganas podem ser distinguidos.

  • O palco é um show completo. Ele é caracterizado por uma boa coreografia, postura ereta e mãos bem colocadas. Os bailarinos, via de regra, usam saias largas, chamadas de “dois sóis”, e os bailarinos usam sapatos com salto especial de estepe. No processo de dança, pode haver teatralização.
  • A versão tabor é realizada de forma livre, também chamada de folk. Nesse look, também há movimentos expressivos da saia. A apresentação é exclusivamente individual. Acontece que os dançarinos se substituem em uma determinada sequência.
  • Dança cigana de rua baseada na improvisação em grupo... É muito importante para ele estar em constante interação com o público.

Master class para iniciantes

Só um profissional pode dar aulas de verdadeira dança cigana. Aprender performances originais em casa não será fácil. Mas existem certas técnicas em que tudo é mostrado passo a passo e com bastante clareza. Antes de prosseguir diretamente para o estudo da violência incendiária, você deve aprender algumas regras importantes.

  • Uma boa postura deve ser mantida em todos os momentos. Somente graças às costas retas será possível realizar todos os movimentos com eficácia.
  • Você tem que trabalhar com os pés como uma bailarinapara conseguir movimentos corretos e elegantes. É aqui que o princípio clássico básico na forma de uma inversão se torna útil. O pé é colocado no chão de forma que o dedo do pé fique fora, não dentro. Porém, não seja zeloso: basta que as meias fiquem ligeiramente voltadas para os lados.
  • É importante combinar movimentos suaves das mãos com percussão fracionada. Isso só pode ser aprendido depois de muitas horas de prática. E geralmente começam com movimentos básicos para as pernas e braços. Só depois de bem elaborados, eles passam para as várias variações.

Na dança cigana, os movimentos das mãos são um componente obrigatório.... São eles que causam admiração e atraem visualizações. Parece que eles não param de todo, o tempo todo se dobrando como cobras e recriando padrões maravilhosos. Às vezes até parece que os bailarinos não têm ossos, pois os movimentos das mãos são repletos de flexibilidade e plasticidade sem precedentes. Em cada golpe, a participação conjunta da articulação do ombro, mão e todos os dedos é visível.

Para muitos, isso parece quase impossível. No entanto, na realidade, esses movimentos complexos consistem em elementos bastante simples. Para dominar a feitiçaria cigana das mãos, primeiro você precisa aprendê-las separadamente e, em seguida, colocar tudo junto.

As seguintes posições básicas das mãos são diferenciadas.

  1. As rotações em círculo são realizadas abrindo os braços para os lados e fazendo giros com as mãos. Neste caso, a mão direita ficará por cima e a esquerda ligeiramente para a frente. Golpes são feitos primeiro com a esquerda, depois com a direita, e então eles mudam. Existem muitas outras variações dessa posição.
  2. Movimentos suaves das escovas primeiro para baixo e, em seguida, gire-as para cima... Posição inicial - os braços estão afastados.
  3. Uma imagem de um oito na sua frente usando pincéis. Nesse caso, uma das mãos deve se estender e a outra desenha elegantemente o oito. Os movimentos são repetidos após a troca de mãos.
  4. Mantenha as mãos na frente do peito, com as palmas voltadas para cima.... Como alternativa, começando com o dedo mínimo, você precisa dobrar um dedo de cada vez para que eles se aproximem do pulso. Este movimento é executado em um aumento gradual do andamento para criar um efeito de leque. Em seguida, as mãos devem ser afastadas, levantadas e acabadas com as escovas, abrindo o leque.

Além disso, existem muitas outras opções de como você pode mover os braços. Porém, ao realizá-los, é importante observar as seguintes regras.

  • A cabeça também deve responder aos movimentos das mãos.... A mão que está trabalhando, bem como o queixo, deve ser conectada com um fio invisível. Por exemplo, se os braços voam para cima, o queixo também deve subir. Com a mão movendo-se para o lado, o olhar da dançarina deve segui-la.
  • Mova as mãos e os dedos com certa amplitude e de forma expressiva. Os movimentos não devem parecer mecânicos. Neste caso, os dedos devem ser mantidos de forma que o fluxo de ar seja sentido entre eles.

Uma dança temperamental não pode prescindir das frações, que se aceleram gradativamente. Os ciganos entregam-se a este ritmo extraordinário, capaz de levar o público a um verdadeiro transe. Em sua essência, o teste é algum tipo de truque projetado para atrair a atenção e mostrar a habilidade dos performers. A combinação desse tipo de movimento com a tecelagem simultânea de padrões com as mãos é especialmente difícil.

Para aprender a fazer uma tacada, você precisa ter um senso de ritmo.

O tiro começa com a perna direita subindo e batendo no chão. Depois disso, você precisa colocar sua perna de volta. Em seguida, você deve levantar a perna esquerda, dar o mesmo golpe para a frente e, em seguida, removê-la. Para socar, são executados chutes alternados. Ao mesmo tempo, eles começam da esquerda e depois adicionam a direita e assim por diante.

A decoração da dança cigana é lindas voltas. Além disso, eles podem ser vistos em qualquer performance coreográfica. Você também pode capturar uma variedade de rotações, movimentos lentos ou rápidos. Além disso, eles são executados parados e movendo-se pelo palco. Para encher a dança de expressão, eles também movem as saias ou as mãos ao girar. Quando estiver circulando, você não deve vagar os olhos pela plateia, mas sim fixar a cabeça em um ponto pelo maior tempo possível. É melhor fazer curvas para iniciantes em uma das direções: para a esquerda ou para a direita.

Para girar em um lugar, você precisa transferir todo o peso para a perna esquerda, enquanto as mãos são removidas dos quadris. Depois disso, a perna direita é ligeiramente aberta e colocada atrás da perna de apoio. Para tornar a curva suave, ela deve ser feita em duas pernas. Nesse caso, as mãos estão localizadas da seguinte maneira: a direita fica na frente do peito e a esquerda em cima. Quando a torção for concluída até a posição inicial, você deve fechar as mãos nos quadris.

As danças dos ciganos são bastante difíceis na técnica e requerem uma boa preparação. Inspiração e atuação também são de grande importância. A performance cigana é uma arte que levará muito tempo para ser aprendida.

Roupas e acessórios

Trajes coloridos de dança cigana também fazem parte do show inimitável. Os acessórios mais populares são um pandeiro e um xale. Para os bailarinos, um elemento importante da imagem é uma saia larga. Além disso, é importante que haja muitos babados, babados e outros elementos de decoração exuberantes nele.

Também é necessário ter uma anágua para que as pernas nuas não se abram durante os movimentos de dança.

O comprimento da saia deve ser até o tornozelo ou ligeiramente mais alto para que os movimentos sejam claramente visíveis. A tradicional apresentação da dança pressupõe que a menina estará descalça, mas no palco a opção pelo calçado é escolhida.

É importante que o traje de palco inclua joias de ouro. É assim que uma mulher parece luxuosa. Porém, junto com isso, os cortes nos ombros e nas mangas da jaqueta simbolizam a pobreza. A vestimenta também apresentava cores vivas, como vermelhos, verdes, azuis e amarelos. O preto está frequentemente presente, especialmente em ternos masculinos.

Estampas populares serão ervilhas e flores, e recentemente houve até opções com dragões e cobras. Ao mesmo tempo, é importante para os bailarinos que, ao usar o padrão, o contraste entre a camisa e a calça seja visível. Essa regra também é típica para ternos femininos.

É importante que as roupas não sejam apenas coloridas, mas também confortáveis. Não deve aderir excessivamente ao corpo, mas também não é bom quando pesa em um saco. Por exemplo, uma saia deve ser escolhida no cálculo para que você possa fazer uma variedade de dobras ou balanços nela.

Os sapatos devem ter um salto médio e se encaixar bem na área dos dedos dos pés e do calcanhar. Além disso, seu peso deve ser tal que as pernas não sejam puxadas com força para o chão.

Freqüentemente, as meninas complementam sua imagem com uma presilha de cabelo brilhante e os homens - com um chapéu ou boné. O traje do palco deve estar em perfeitas condições. Todas as roupas devem ser passadas e os sapatos engraxados. Só assim a dança será inesquecível.

O vídeo a seguir mostra uma variação da dança cigana.

sem comentários

Moda

a beleza

casa