Idéias de presentes de casamento práticos e originais para pais de noivos
O casamento de seu próprio filho talvez não seja para a maioria dos pais um acontecimento menos importante do que seu nascimento. E várias tarefas, os custos financeiros desse evento muitas vezes recaem sobre os ombros dos pais e mães dos noivos. Como regra, um dos primeiros brindes é pronunciado para eles em um banquete festivo, que será útil para agradar os pais com um presente especial.
Opções tradicionais
Dar um presente de recém-casados aos pais é um velho presságio eslavo. Assim, a noiva e o noivo agradeciam aos pais um do outro por criar e criar um filho ou filha. No leste, havia (e ainda existe em regiões remotas) a tradição de pagar kalym por uma garota. A kalym do casamento é uma oferta bastante rica, destinada especificamente para a família da noiva. Via de regra, são gado, vinho, dinheiro, tapetes, safras.
Nas famílias eslavas, segundo a tradição, os pais eram agradecidos e apresentados geralmente no segundo dia do casamento. Nesse dia, eles foram conduzidos pela vila em uma carroça decorada, onde foram dedicadas piadas, canções e piadas a eles, e também presenteados com presentes. Estes últimos costumavam dar um toque erótico - como um desejo de ter outro filho em vez de ter criado sua própria família. Ou seja, os jovens dedicaram o segundo dia aos pais, assim como aos parentes próximos (avós, avós).
Para mamãe e papai noivo
Por tradição, a noiva entregava aos pais do noivo coisas feitas à mão. Normalmente eram tecidos feitos em casa, toalhas bordadas, toalhas de mesa. Assim, a menina demonstrou suas próprias habilidades em costura, economia.
Seguindo essa tradição, os têxteis-lar podem ser um presente de noivos para os pais: cortinas, cobertores, tapetes, toalhas. Um conjunto de roupa de cama ou mesa será adequado. Os bordados personalizados vão ajudar a dar originalidade ao presente. Visto que poucas moças modernas têm habilidade para bordar e têm tempo livre, é mais sensato pedir bordados à máquina em um salão especializado.
Sempre apropriado, e o mais importante, um presente desejável e agradável será aquele que está associado ao hobby dos pais. Se a futura sogra gosta de cozinhar, então ela certamente ficará encantada com livros de receitas em uma edição para presente, pratos, assadeiras, um conjunto de temperos ou óleos raros. Se, pelo contrário, quiser facilitar os afazeres domésticos da “segunda mãe”, dê-lhe uma máquina de fazer pão, uma mulitadeira, uma máquina de lavar loiça ou outros electrodomésticos. É difícil encontrar uma mulher que não fique satisfeita com tais presentes.
Um presente adequado para um casal é um serviço. Não é necessário apresentar conjuntos de porcelana caros compostos por vários itens. Mesmo um pequeno jogo de chá ou café, cuidadosamente selecionado e entregue com as palavras de que sua jovem família está esperando um convite para um chá em família com o sogro e a sogra, terá um aspecto simbólico e fofo.
Se você quiser que a sogra recém-criada se lembre de você com uma palavra gentil, dê-lhe um bom chá ou café. Não seja mesquinho e escolha uma opção que valha a pena, adquirindo-o em grandes quantidades. Todas as vezes, querendo saborear um chá ou café e saboreando seu sabor, os pais do noivo se lembrarão dos doadores.
Se os fundos permitirem, dê aos pais do futuro marido joias feitas no mesmo estilo. Você pode escolher brincos para sua mãe e abotoaduras para seu pai. O principal é que as joias não são falsas ou baratas.
Se você não tem dinheiro para coisas caras e impressionantes, é melhor escolher outra opção de presente. O mesmo deve ser feito caso você tenha medo de “errar” com o estilo de joalheria.
Para o pai e mãe da noiva
Antigamente, depois do casamento, uma menina passava para a família do noivo, e o número de trabalhadores em sua própria família diminuía. Hoje você pode vencer isso dando ao pai e à mãe da menina um “ajudante automático”. Uma ótima opção é um multicooker. Os presentes maiores incluem lava-louças, máquina de lavar, geladeira, etc.
Os conjuntos têxteis descritos acima também serão um bom presente. (roupa de cama, toalhas de mesa, toalhas, etc.). Lindos pratos não serão menos simbólicos. Demonstre preocupação com a saúde de seus pais - um aquecedor, umidificador, massageador ou lâmpada de sal certamente os encantará.
O noivo pode presentear a sogra com um buquê, e se ela gosta de floricultura, ele pode dar a ela uma flor rara de interior. O sogro pode ser presenteado com álcool de elite.
Tanto os pais do noivo como os da noiva ficarão encantados com vales para um sanatório, ingressos para o cinema, inscrições para uma academia, piscina, sociedade filarmônica. Se os fundos permitirem, você pode comprar uma área suburbana para eles, ou ainda melhor - uma cabana de verão com prédios prontos e aterrissagens.
Nessa idade, aliás, muitas pessoas têm chalés de verão e literalmente moram lá. Nesse caso, você pode fornecer a eles ferramentas e implementos que facilitam seu trabalho (um cortador de grama, um sistema de irrigação automático). O braseiro apresentado para fritar carne também fará sucesso. Os presentes na forma de elementos decorativos serão adequados: lâmpadas de jardim, decorações para canteiros de flores, pequenos bancos de ferro forjado.
Apresentações faça você mesmo
Apresentações feitas à mão não são uma forma de economizar dinheiro, mas um indicador de que você tentou muito, queria apresentar algo verdadeiramente simbólico e único. Como regra, os jovens antes do casamento têm muitos problemas e quase nenhum tempo livre, portanto, se eles criaram uma colagem em papel Whatman ou assaram um bolo para presentear seus pais, isso demonstra seu respeito e forte amor por pai e mãe.
No salão de banquetes, você pode pendurar fotos antigas do álbum de família, acompanhando-os com mensagens comoventes para os pais. Você pode criar uma espécie de locomotiva a vapor cortando reboques do papel. Uma foto da noiva e do noivo pode ser anexada a cada carruagem desde o nascimento. A locomotiva é montada na parede na entrada do salão de banquetes.
Conforme você se muda para a casa dos pais, as fotos se substituem e mostram como os filhos cresceram, a família mudou. Diretamente próximo aos aparelhos, no local onde se sentarão as mães e os pais dos jovens, pode-se enquadrar uma foto. Os jovens podem ser fotografados com os pais alguns dias antes do casamento, mas será ainda mais interessante se o fizerem no cartório.
Naturalmente, tal presente requer muita preparação e a presença de assistentes. Mas é isso que o torna ainda mais valioso.
Você pode fazer um bolo ou uma torta, o principal é fazer você mesmo. Você pode anexar uma nota humorística ao bolo, explicando sua composição, designando cada um dos ingredientes. Por exemplo: “para expressar o nosso amor, colocamos morangos maduros aromáticos no bolo e, para mostrar respeito, recheámo-lo com um delicado suflê feito com natas naturais”. Sem dúvida, mesmo com abundância de petiscos e guloseimas na mesa, os pais ficarão felizes em levar os bolos (deverão ser preparados em 2 cópias) para casa para prová-los pela manhã.
Ideias e surpresas incomuns
A maioria dos pais, mal falando sobre o casamento de seu filho amado, começa a ansiar pelos netos. Nesse sentido, os jovens podem presentear-lhes com uma laranjeira. Simboliza o conforto familiar, a continuidade de gerações. O presente pode vir acompanhado de uma promessa lúdica de que, assim como uma laranjeira está repleta de frutas (e dá frutos o ano todo), seus pais estarão rodeados de netos.
No entanto, se os cônjuges são muito jovens e seus pais querem que eles concluam os estudos primeiro e façam um plano de carreira, tal presente pode assustá-los.
As medalhas, taças e certificados apresentados aos pais serão originais. O principal é determinar com veracidade e ao mesmo tempo com sinceridade a nomeação de cada um dos pais. Neste caso, no cenário de férias, é preferível reservar um local especial para a cerimónia de entrega de presentes. A noiva pode dizer palavras de gratidão aos pais e explicar o significado da indicação, e o noivo pode entregar o prêmio solenemente. Em seguida, ele agradece da mesma forma à família, e a noiva já está empenhada na entrega de medalhas ou taças.
Buquês de doces e frutas parecem originais. O principal é que não sejam abertos ou danificados. É improvável que os pais comecem a provar um presente incomum em um banquete, onde já existem muitas guloseimas. Mas eles poderão levá-lo para casa e experimentá-lo 2 a 3 dias após o casamento.
O que é melhor não dar?
Antes de falar em presentes indesejados, é importante ressaltar que os presentes para os pais do noivo e para os pais da noiva devem ser iguais. Se alguns recebem eletrodomésticos, então é desejável que os segundos apresentem algo parecido.
É melhor escolher presentes para jovens pais juntos. Isso os aproxima, permite que você conheça melhor a família do seu parceiro. Além disso, a noiva pode parar o rapaz a tempo se, por exemplo, ele for comprar flores para a sogra a que ela é alérgica.
Acima, falamos sobre a oportunidade de dar um conjunto ou um par de chá, mas é melhor recusar potes e panelas de presente para os pais. Parece muito comum, e uma mulher pode ver em tal presente uma dica sutil de que seu lugar é na cozinha.
Não há necessidade de dar presentes que possam causar discórdia na família. Por exemplo, se o pai do noivo ou da noiva é um pescador apaixonado e constantemente desaparece em um lago ou rio, e sua esposa o "importuna" incansavelmente por isso, é melhor não dar vara de fiar, pernalta ou dobradiça cadeira. Tudo isso o chefe da família vai querer vivenciar imediatamente nos negócios, mais uma vez "fugindo" de casa, pelo que os recém-casados são indiretamente culpados.
Cuidar da saúde de seus pais é sempre recomendável. Acima está uma lista de presentes deste grupo. No entanto, vale a pena insistir neles. Não se recomenda dar medicamentos, atestados de consulta médica (mesmo os muito bons ou remunerados), meios para medir a tensão arterial, os níveis de açúcar. Todos esses itens, se houver necessidade deles, é melhor comprar mamães e papais sem motivo.
Se você acredita nas tradições, não pode dar relógios, objetos abertos, espelhos. Segundo as crenças populares, podem causar discórdia na família. Mesmo que você mesmo não acredite em presságios, é bem possível que seus pais, sendo pessoas de uma geração mais velha, vejam um sinal rude em tais apresentações.
Ao escolher presentes, é importante abordar isso com responsabilidade - para descobrir os desejos, leve em consideração as preferências pessoais, as tradições familiares. Ao escolher presentes no último momento, você corre o risco de adquirir itens totalmente desnecessários. Se você der algo barato, você criará a impressão de que está dando presentes apenas para mostrar. Uma impressão semelhante será criada mesmo se você der às pessoas um item caro, mas inútil (por exemplo, uma geladeira, se seus pais compraram esse equipamento recentemente).
Não é recomendável dar roupas e sapatos aos pais. Esses presentes, de acordo com a etiqueta, só podem ser oferecidos uns aos outros por parentes próximos. No dia do casamento, geralmente o noivo da filha ou a noiva do filho ainda não estão tão próximos das mães e pais de suas "metades".
Sobre o que dar aos pais dos noivos, veja abaixo.