Tradições e costumes de casamento na Rússia
O casamento russo é uma simbiose interessante de antigas tradições nacionais, tendências da era soviética e elementos do estilo ocidental. Embora muitos casais prefiram celebrar seus casamentos à maneira ocidental (inscrição no local, substituição do anfitrião pelo anfitrião, ausência de concursos, acordeonista, resgate tradicional e encontro com pão e sal), a maioria dos cônjuges segue as tradições clássicas.
Matchmaking
Antigamente, antes de enviar casamenteiros para a casa da noiva, eles eram cuidadosamente selecionados. Via de regra, os parentes se tornavam casamenteiros. O objetivo principal de um casamenteiro é ser uma pessoa autoritária aos olhos dos outros e saber o que dizer em uma determinada situação. As peculiaridades dos casamentos na Rússia consistiam no fato de que a noiva e seu futuro esposo não eram familiares antes do casamento, e dependia da habilidade dos casamenteiros se o casamento realmente aconteceria.
Somente por meio de suas falas foi possível compreender o quão bom é o noivo em suas características e qualidades. A união sempre foi acompanhada de piadas, canções, danças.
Como parte da combinação, muitos ritos simbólicos foram realizados, alguns dos quais ainda hoje são observados.
Pão
Este atributo era mais frequentemente trazido por casamenteiros do lado do noivo. Se a menina concordava com o casamento, ela cortava o pão em pedaços e distribuía a todos os presentes, começando pelos pais. O pão tinha que ser comido até o último pedaço - então o futuro casamento era considerado bem-sucedido e feliz.
Toalha
Este atributo era usado para enfaixar os casamenteiros se a garota concordasse com o casamento. Os Matchmakers ofereceram uma toalha de presente dos pais da noiva aos pais do noivo.
Hoje, a toalha é usada na casamenteira como prato de pão. Após o matchmaking - armazenado até o dia solene.
Havia certas datas e até dias em que o resultado da combinação poderia terminar com mais sucesso. Essas datas incluem os dias 3, 5, 7 e 9 de cada mês, bem como 14 de outubro. A última data foi especialmente significativa, pois coincidiu com a Festa da Proteção do Santíssimo Theotokos. Era impossível se casar no dia 13 de qualquer mês. Entre os dias da semana, fins de semana, terças e quintas-feiras eram os mais adequados para encontros.
Os casamenteiros, tendo entrado na casa da futura noiva, nunca declararam abertamente o propósito de sua visita. Eles conversaram com os donos da casa sobre temas abstratos e, então, à distância, chegaram ao ponto. Os pais da noiva deram as boas-vindas aos convidados, ofereceram-lhes bebidas (foram servidas pela futura noiva).
Nesse momento, os casamenteiros olharam atentamente para a garota, começaram a indagar sobre ela e elogiar o noivo. Se o noivo recebesse uma recusa, então, via de regra, era uma resposta muito lacônica: “Nossa maçã ainda não foi derramada”, “Nossos produtos não estão à venda”, “Ainda não acumulamos dinheiro suficiente” e outros.
Se os resultados da combinação fossem positivos, depois de discutir questões organizacionais, a noiva fazia uma promessa ao noivo - um lenço.
Um pedaço de pão foi embrulhado em um lenço, e a casamenteira o carregou para que todos vissem que a união foi um sucesso e o casamento logo aconteceria.
Hoje, a decisão sobre o casamento é dos próprios amantes. Só depois disso os pais e outros parentes ficarão sabendo do próximo evento. É claro que a união de pessoas em muitas famílias é realizada até hoje (como uma certa homenagem às antigas tradições, aos pais). É durante essa cerimônia pré-casamento que os pais da noiva podem ver e reconhecer melhor o noivo.
Hoje, o matchmaking é feito de forma simplificada. Matchmakers não montam cenas dramatizadas, cantam pouco e não contam piadas. O noivo, entrando na casa da noiva, apresenta flores a todas as mulheres presentes. Matchmakers trazem frutas, bebidas alcoólicas, doces. A noiva recebe um valioso presente do noivo e dos futuros sogro e sogra.
Na maioria das vezes, é uma peça de joalheria, mas também pode ser uma relíquia de família. Os pais da noiva são presenteados com um presente barato, mas com significado: uma ferradura (um talismã para moradia), uma linda vela (para conforto e aconchego da casa), um álbum de fotos (para boas lembranças) e outros. Assim que ocorre a troca de presentes e os cumprimentos mútuos, todos os presentes são convidados para a mesa, onde são discutidos os detalhes do futuro casamento.
Para evitar que o casamento se transforme em uma noite enfadonha, você precisa escolher os casamenteiros certos. A opção mais adequada são as naturezas falantes que não carregam o peso da timidez, complexos que podem cativar a todos.
O noivo que vem com os casamenteiros deve permanecer em silêncio. São os casamenteiros que devem brilhar com eloqüência. Cumprimentando todos os presentes e informados sobre o propósito da visita, os casamenteiros podem montar todo um caleidoscópio de testes cômicos e perguntas complicadas para a noiva. As mesmas tarefas, cuidadosamente preparadas pelos parentes da noiva, aguardam o noivo.
Em meio a casamentos com piadas típicas, o momento do pedido de casamento se destaca. Nesse momento, tanto o noivo quanto os pais da noiva deveriam estar muito sérios, mas sinceros. O noivo pode pedir aos pais que casem sua filha com ele logo no início da reunião ou à mesa.
Depois que o noivado foi anunciado a todos, as principais tarefas do casamento começaram. A noiva, junto com as tarefas domésticas, teve que preparar um dote para si mesma e costurar um vestido de noiva. Em aldeias remotas, havia até o costume de sair todos os dias na varanda da casa do pai, soluçar e lamentar sobre o medo de entrar em uma nova vida. Hoje em dia, tal ritual não é mais observado.
Além disso, uma despedida de solteira foi realizada na véspera do casamento. Hoje, na Rússia, uma festa de despedida de solteira é celebrada de forma magnífica e ruidosa, mas nos velhos tempos era uma noite bastante tranquila com canções tristes.
As damas de honra trançavam suas tranças, tecendo fitas de cetim, depois as desembrulhavam.
Acreditava-se que desta forma a noiva se despedia de sua antiga vida de solteira. A própria noiva chorou e lamentou. As fitas da trança da noiva eram consideradas dotadas de significado: as damas de honra as desmontavam e guardavam para a felicidade e o casamento precoce.
A preparação pré-casamento do noivo consistia em assar um enorme pão pintado, decorado com flores, estatuetas e interessantes padrões de massa. Toda a metade feminina da casa esteve envolvida na criação desta obra-prima da culinária até de madrugada, acompanhada por canções de pão. O noivo deu uma despedida de solteiro na véspera do casamento. Sua família e amigos estiveram presentes nesta noite.
Resgate da noiva
Na Rússia, o resgate da noiva era uma questão muito responsável, exigindo considerável generosidade do noivo. Hoje, o componente monetário já ficou em segundo plano. O objetivo principal do resgate hoje em dia: passando em todas as provas-concursos preparados pelas damas de honra, o noivo prova a todos o quanto conhece e ama sua futura esposa. Amigos do lado do noivo sempre podem ajudá-lo, se necessário.
Depois de concluído o resgate, os pais da noiva organizarão uma pequena mesa para os presentes.
Cerimônia de casamento
O casamento ganha um novo matiz após a cerimônia oficial no cartório. Muitos casais modernos encantam a si próprios e aos convidados no salão de cerimônias oficiais, não apenas com o primeiro beijo, mas também com a primeira dança (primeiro você deve concordar com uma composição específica).
Após a parte oficial, os convidados terão uma sessão de fotos com os jovens. Em seguida, os convidados do feriado devem ficar em ambos os lados da saída do cartório para regar os jovens com pétalas de rosa, arroz, moedas ou doces.
Segundo o folclore, esta cerimônia (dependendo dos produtos escolhidos) traz riqueza, prole saudável, vida romântica e doce para os jovens. Se os recém-casados forem verdadeiros crentes, de acordo com os costumes do povo russo, no mesmo dia eles se submeterão a uma cerimônia de casamento.
Após os eventos oficiais, começam as comemorações. Normalmente, apenas os amigos mais próximos estão envolvidos.
Para guardar como lembrança as fotografias coloridas, os jovens visitam e realizam uma sessão fotográfica nos recantos mais pitorescos da cidade.
O noivo carregando a noiva pela ponte também é uma tradição integral nos casamentos russos. Segundo a lenda, os jovens devem fazer um procedimento semelhante em sete pontes, então seu sindicato será forte. Mas nas condições das festas modernas e de congestionamento das principais rodovias da cidade, nem sempre é possível fazer isso, pois a tradição é respeitada, mas o número de objetos se reduz a um. Um castelo memorial com as iniciais dos jovens também está lá como um símbolo da força do casamento.
Na Rússia, os noivos, após o casamento, visitaram a casa do pai do noivo. A sogra os cumprimentou com pão e sal (pão), e o sogro na época estava segurando os ícones. A noiva e o noivo tiveram que morder parte do pão. O chefe da família era determinado pelo tamanho da mordida. Paralelamente, aconteceu a cerimônia de bênção da nova família. Hoje, um encontro com um pão acontece cada vez mais no salão de banquetes na presença de convidados.
Roupas
A primeira coisa em um casamento é sempre prestar atenção ao vestido da noiva. Sua cor é, na maioria dos casos, o branco. A noiva adquire um vestido novo, embora algumas raparigas prefiram usar o vestido da mãe neste dia especial, desejando herdar a sua feliz vida familiar. Um novo vestido é um símbolo de entrada em uma nova vida, e o branco é um símbolo de juventude e pureza. É por isso que as mulheres que se casam várias vezes usam trajes em tons de azul ou bege nas cerimônias subsequentes.
Se na Rússia o vestido de noiva sempre foi vermelho vivo, nas celebrações modernas você pode ver as noivas em trajes brancos com detalhes brilhantes ou detalhes delicados em cores pastel.
A cor vermelha hoje é destino de personalidades corajosas e extraordinárias. Os véus tornaram-se opcionais nos casamentos modernos. É percebido como um adorno do penteado. Você pode substituir o véu por um chapéu velado.
Segundo a lenda, deve haver algo antigo no vestido da noiva. Na maioria das vezes, são joias de família ou um elemento do vestido de noiva da mãe. Este atributo é um símbolo da relação entre gerações. Além disso, a roupa deve conter um detalhe emprestado de uma namorada. Acredita-se que assim sempre haverá verdadeiros amigos ao lado dos jovens, prontos para ajudar nos momentos difíceis.
Para que a harmonia reine em uma família jovem, a noiva deve usar algo azul: uma liga, um acessório, um elemento de vestido, um componente de maquiagem.
Celebração
O roteiro do casamento é construído de forma que os parabéns ocupem o lugar principal dele. Os pais são sempre convidados a fazer isso primeiro. Em seguida, a palavra é concedida a parentes e amigos. Para evitar que os envelopes de dinheiro se amontoem e não se percam ao final da noite, a própria noiva ou as damas de honra fazem especialmente uma caixa com fenda. Uma testemunha ajuda a noiva a recolher presentes em dinheiro no dia da celebração.
Após os primeiros brindes e lanches, os convidados são convidados para a pista de dança. Segundo a tradição, a primeira dança fica sempre com os jovens (se não foi no cartório). Está muito na moda hoje em dia fazer danças encenadas, para as quais a noiva e o noivo estiveram diligentemente engajados em um estúdio de dança por vários meses. Para um desempenho espetacular, a noiva e o noivo podem usar temporariamente outras roupas.
Outra dança tradicional durante a festa é a dança da noiva com o pai. Com essa ação, ele abençoa sua filha por uma vida feliz em outra família.
Quando as celebrações do casamento terminam, o toastmaster anuncia a necessidade de transferir o lar da família dos pais para os filhos. Esta cerimônia é realizada da seguinte forma:
- velas são distribuídas a todos os presentes;
- todos vão para o meio da sala, formam um círculo e acendem velas;
- a luz da sala está apagada;
- música lenta e tranquila soa ao fundo, durante a qual o toastmaster fala sobre o significado dessa tradição;
- pais de jovens de ambos os lados acendem suas velas e saem para o centro do salão, ao lado de seus filhos, acendem uma casa para uma nova família com suas velas.
No final do casamento, a mãe ou sogra da noiva ajuda a jovem a tirar o véu. No início, ela deve resistir, mas após a persuasão, ela deve concordar. Depois disso, o jovem marido desfia as tranças da esposa. O toastmaster neste momento conta sobre a história desse costume.
Presente
Antigamente, os presentes de casamento mais comuns eram:
- animais (vaca, cavalo, porco, galinhas, patos);
- conjunto de toalhas sem franjas;
- chicote.
Todos eles tinham um significado simbólico. Os animais simbolizavam a aparência de bebês saudáveis, toalhas - uma vida tranquila, um chicote - o domínio do marido na família.
Hoje é costume dar dinheiro, pratos, computadores e eletrodomésticos, roupas de cama, talheres, equipamentos de áudio e vídeo para um casamento.
Recentemente, a pré-encomenda de presentes foi generalizada: os noivos, muito antes do casamento, avisam os convidados do que gostariam de receber.
Tradições no segundo e terceiro dia da celebração
É muito raro que um casamento russo seja celebrado em um dia. Em regra, o dia seguinte à celebração implica um ambiente informal. O segundo dia é comemorado no seio da natureza - com churrasco, drinks fortes, canções. E no terceiro dia, os cônjuges podem ir em lua de mel para algum país exótico e quente.
Para obter mais informações sobre as tradições do casamento na Rússia, veja o vídeo abaixo.