Casamento

Quem tira e segura um pão em um casamento?

Quem tira e segura um pão em um casamento?
Contente
  1. O que isso simboliza?
  2. Quem resiste e segura?
  3. Realizando uma cerimônia
  4. Fala

Encontrar os recém-casados ​​após registrar seu casamento com um pão de casamento é uma antiga cerimônia que sobreviveu até hoje quase inalterada. Como regra, os jovens pais do noivo se encontraram. Hoje em dia, eles não dão muita importância àquele cujos parentes têm nas mãos este símbolo solene.

O que isso simboliza?

O rito russo vinha da Roma Antiga, onde um homem e uma mulher eram considerados marido e mulher apenas quando comiam um pedaço de uma torta especialmente preparada. Nas tradições russas, o pão em forma de círculo era um símbolo do sol. Acreditava-se que era o deus sol que desceu do céu para acariciar os recém-casados. O pão simbolizava boa prosperidade e uma vida confortável. Anteriormente, os jovens casais distribuíam fatias de pão para os convidados em troca de algum tipo de presente. Impossível sair do feriado sem um pedaço de pão, senão a sorte deixará o hóspede.

Atualmente, essas tradições não foram perdidas. A felicidade e a riqueza da nova família são determinadas pelo esplendor do pão. Ele é trazido em uma toalha bordada à mão, a mãe e o pai da esposa recém-criada, eles tratam os jovens. Hoje em dia, existem muitas opções para decorar um prato - são flores comestíveis, cisnes, pombos, anéis. Se o pão for decorado com frutas vermelhas ou corações, acredita-se que o amor eterno aguarda os jovens. As flores são um sinal da pureza de uma noiva. Os pássaros representam a honestidade e a sinceridade dos cônjuges. As espigas simbolizam o bem-estar da família.

Aliás, anteriormente, cortar o bolo de casamento em pedaços era um sinal da perda da virgindade da noiva, portanto, as solteiras eram presenteadas com fragmentos de pão, principalmente joias. Acreditava-se que se tal hóspede deixasse um pedaço de bolo debaixo do travesseiro à noite, ela sonharia com seu futuro marido.

Quem resiste e segura?

Antigamente, os cônjuges recém-formados começavam sua vida familiar na casa do noivo. É por isso que o pão do casamento foi levado pelos pais do marido. Encontramos os jovens no limiar da casa dos pais. A própria sogra segurava o pão e o saleiro, enquanto o sogro segurava um ícone nas mãos, com o qual abençoavam os recém-casados ​​para um casamento feliz.

Agora, um casal estabelecido não vai necessariamente morar na casa de um dos cônjuges, e o encontro com o pão geralmente ocorre no limiar do salão de banquetes. A mãe da noiva também pode carregar este doce símbolo. Todas essas são tradições russas, mas pode ser que alguns dos jovens não tenham pais. Então os padrinhos podem atuar como pai ou mãe. Outra opção é que esse lugar seja ocupado pelo parente casado mais próximo que participou da formação do noivo ou noiva.

Realizando uma cerimônia

O próprio rito tem seu próprio tradições a serem seguidas.

  • O pão do casamento é realizado sobre uma bela toalha.
  • Forma-se um pequeno orifício no meio do bolo, onde é colocado um saleiro.
  • A mãe do noivo ou parente que o sirva pronuncia sinceros parabéns e despedida. O pai segurando o ícone abençoa os recém-casados ​​para uma vida familiar feliz.
  • Depois disso, o cenário pode variar. Na maioria das vezes, os noivos partem um pedaço do bolo, mergulham no sal e se tratam. Esta tradição implica a superação conjunta de todas as dificuldades familiares. Outra opção: cada um dos cônjuges morde um pedaço - quem morde um pedaço maior passa a ser o chefe da família.
  • Depois de os jovens terem provado o pão, é preciso beber um gole de champanhe ou vinho, quebrar as taças para dar sorte.
  • Além disso, há os aplausos dos convidados, que se alinharam com antecedência, encontrando os noivos em frente ao salão de banquetes. Assim que os copos são quebrados, os jovens podem ser regados com pétalas de rosa, grãos de arroz, moedas.
  • Os próprios heróis da ocasião ou o anfitrião do feriado convidam os convidados para o banquete.

Fala

Um lugar especial na apresentação do pão é dado ao discurso de despedida da mãe. As palavras certas são sempre difíceis de encontrar e ainda mais difíceis de pronunciá-las publicamente.

    Experimente as dicas ao compor seu discurso.

    • A ideia central do texto é o desejo de uma vida familiar feliz, de uma união forte e de uma superação fácil e conjunta de todas as adversidades.
    • 3 ou 4 frases são suficientes, pois um longo discurso cansa tanto os hóspedes quanto os jovens, pois o dia todo já está todo mundo cansado e com fome.
    • As palavras devem ser sinceras, portanto você não deve ensaiá-las a noite toda na frente do espelho, caso contrário, um texto memorizado e seco fluirá dos lábios de sua sogra.
    • Recomenda-se realizar a cerimônia sob a supervisão do líder, que poderá amenizar imprevistos, sugerir palavras na hora certa.
    • Você pode anotar os parabéns em um pedaço de papel e espiar silenciosamente se todas as palavras voarem para fora de sua cabeça de empolgação.

    Não importa quais parentes levam pão no casamento. É necessário que essas pessoas sejam sinceramente felizes pela nova família estabelecida e possam aprender palavras calorosas ao apresentar um pão doce aos noivos.

    Como fazer pão, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa