Por que é comum gritar "amargo" em um casamento?
Nenhum evento parece ser mais interessante e romântico do que um casamento russo. Este ritual já tem muitos séculos e conseguiu adquirir vários sinais e superstições que são relevantes até aos dias de hoje. Mesmo um casamento moderno não está completo sem muitos deles. Por exemplo, uma das principais e principais tradições é chorar "amargamente" aos recém-casados, após o que eles devem se beijar. Qual é o motivo desse recurso e o que ele significa?
Diferentes interpretações da tradição
As origens desta ação interessante devem ser buscadas no passado. E há várias opções para explicar por que gritam "Bitter" nos casamentos.
Diversão de inverno
Anteriormente, os casamentos costumavam ser celebrados no inverno, quando era possível fazer uma pausa nas lavouras e outras atividades de colheita. Diz a lenda que o grito "Bitter" veio de uma alegria de inverno chamada "Slippery Hill", cuja essência era a seguinte: antes de casar com sua filha, os pais fizeram uma montanha de neve no quintal e encheram-na de água até que congelasse .
Depois disso, a própria noiva ficava no topo junto com as amigas, e o noivo tinha que subir este morro para beijar o seu escolhido.
Todo este ritual de jogo foi acompanhado por gritos alegres de "Gorka". Após o beijo, a noiva e o noivo deveriam deslizar para baixo juntos.
Mau proteção para os olhos
Nossos ancestrais tinham muitas superstições, que não podiam deixar de se refletir na celebração do casamento. Acreditava-se que, ao gritar "Amargamente", era possível proteger um casal de todos os espíritos malignos. O fato é que espíritos malignos podiam perturbar a união feliz dos recém-casados, então era necessário enganar essas forças das trevas.
Gritos de "Bitter" indicavam que nada de bom estava acontecendo, não havia nada de interesse para os espíritos malignos. Assim os convidados protegiam os jovens do mau-olhado e do mal.
Guloseimas em uma bandeja
Anteriormente, durante um casamento, a noiva andava entre os convidados do sexo masculino, segurando uma bandeja nas mãos. Havia copos de vodka nele. Todos que beberam um pouco da bebida tinham que dizer "Amargo", confirmando assim que a vodca é realmente amarga, e adoçar com moedas de ouro jogadas na bandeja. Foi aqui que começou a tradição de exclamação "Bitter", que sobreviveu até hoje.
Existe outra versão comum desta lenda: a própria noiva tinha que adoçar a bebida amarga beijando cada convidado. Tal ritual estava fadado a cair no esquecimento, pois que tipo de noivo ficaria encantado com os beijos de sua recém-criada esposa com outros homens, mesmo que de forma cômica.
Outra versão relacionada às guloseimas também ocorre. Os convidados gritaram "amargo" para o casal, insinuando que eles precisavam adoçar o vinho do casamento com um beijo.
Só a noiva precisava beijar não com os convidados, mas com o próprio noivo.
Evento amargo
Há outra explicação confiável, mas não totalmente alegre, para essa tradição. Nos tempos antigos, o casamento de uma noiva nem sempre era voluntário e feliz. Portanto, durante o casamento, a própria menina e seus pais exclamaram "Amargo", deixando claro que não era nada fácil para eles.
Há uma interpretação de que esse grito veio dos convidados e também simbolizava o arrependimento de os jovens não poderem mais participar das diversões juvenis, pois tal privilégio estava disponível apenas para pessoas livres.
Apesar da alegria e diversão geral, o casamento foi um ritual bastante "amargo", porque a noiva trocou a família pela família de outrem, os noivos despediram-se das suas atitudes e hábitos anteriores, muitos dos quais tiveram de se despedir. Gritando "amargo", era costume jogar fora todas essas tristes emoções para que a vida no casamento fosse fácil, sem nuvens e feliz. Era uma espécie de superstição também.
Conta por anos
Depois que os convidados dizem "Bitterly", os noivos se beijam ao mesmo tempo. Anteriormente, um cálculo semelhante era usado para determinar quantos anos a noiva e o noivo viveriam casados. Em nossa época, tal tradição é tratada de forma jocosa, mas na antiguidade os noivos tentavam esticar o beijo às vezes até chegar a "cem".
Essa partitura coral foi como um presságio fatídico, então tanto os noivos quanto os convidados a levaram a sério.
Agora fica difícil imaginar que os noivos vão se beijar em público por tanto tempo, vai ser cansativo não só para eles, mas também para os convidados. Portanto, geralmente a ação moderna termina na contagem de dez.
Tradições de outras nações
O ritual de gritar "amargo" no casamento foi emprestado dos russos e de outros povos: ucranianos, búlgaros, bielorrussos, moldavos, ou seja, outros grupos eslavos. Já em países remotos, na Itália, por exemplo, gritam "Bacio", que significa "beijo", enquanto as exclamações são acompanhadas pelo toque de sinos pré-preparados. Os coreanos fazem o mesmo nos casamentos. Os espanhóis exclamam "Que ce besen", que significa "Deixe-os beijar". Alguns países de língua inglesa têm a tradição de bater o garfo no vidro, encorajando assim os noivos a se beijarem.
Muitos povos, devido à sua cultura ou religião, não mostram seus sentimentos em público nos casamentos. Por exemplo, entre armênios ou ciganos, os noivos não devem se beijar na frente de todos, pois tal comportamento é considerado simplesmente inaceitável.
Existe alguma alternativa?
Com o tempo, o casamento, apesar do retorno da homenagem à tradição, sofreu e continua sofrendo modificações. Os noivos trazem cada vez algo novo para este evento. Alguns conduzem a cerimônia segundo as tradições europeias, afastando-se completamente dos costumes russos.Hoje em dia as possibilidades de se planejar um casamento são muitas e você pode fazer essa festa em qualquer estilo, os noivos nem precisam estar com os trajes tradicionais.
Nem todos os recém-casados gostam mesmo de exclamações inofensivas de "Amargo". Para fugir desse ritual, você pode inventar versões alternativas de ligações para beijar amantes. Só eles devem ser discutidos com antecedência com os convidados, para que durante a própria celebração não surjam situações estranhas.
- Você pode seguir o exemplo dos italianos distribuindo sinos aos convidados. E a cada vez, em vez de "Bitter", um carrilhão agradável e amigável percorrerá o salão de banquetes. Assim, os sinos podem ser decorados, por exemplo, gravar as iniciais dos noivos e a data do casamento nelas. Após a celebração, esses aparelhos originais podem ser deixados para os convidados como lembranças.
- Os sinos podem ser substituídos por varas de bambu. Os convidados vão bater na mesa quando vierem ver o beijo do noivo e da noiva. O som será abafado (não tão alto quanto o dos sinos), e os convidados definitivamente vão gostar desta batida incomum.
- Para adicionar humor à festa de casamento, existe a seguinte alternativa: em vez de exclamações "Amargo", você pode escrever esta palavra em algum tipo de prato. E periodicamente, algum convidado o levantará para que os noivos vejam uma dica. E para o noivo e para a noiva, assim, você pode fazer um prato para que eles se escondam atrás dela durante um beijo. Ao mesmo tempo, você pode decorá-lo com alguma inscrição engraçada para um efeito ainda mais interessante.
- Se os cônjuges recém-formados simplesmente não gostam da palavra "amargo", então quem os impede de simplesmente substituí-la por outra palavra? A imaginação não se limita, o principal é discutir este momento importante da cerimônia com o apresentador e convidados com antecedência.
Seguir ou não tradições de longa data é uma escolha pessoal de todos. Mesmo assim, o beijo dos amantes durante o evento mais importante de suas vidas juntos é um dos espetáculos mais brilhantes e românticos.
O que mais pode substituir os gritos de "Bitter", veja o próximo vídeo.
Há outra versão: com um grito de "amargura" os convidados avisaram que os noivos os esperariam se não houvesse amor entre eles. Os noivos provaram com um beijo que se amam e vividamente, publicamente, na frente de todos, juram isso.