Pão para casamento: tradições, sinais e conselhos aos jovens
O pão de noiva é a única tradição que sobreviveu até hoje, tendo sofrido pouquíssimas modificações. Este não é apenas um bolo, é um verdadeiro símbolo de amor, carinho e ternura. De acordo com o costume, os representantes da geração mais velha concedem esses benefícios a uma jovem família.
Tradições e signos
Qualquer tradição, como qualquer costume, tem sua própria história incrível. Por exemplo, um pão de casamento. Na verdade, o verdadeiro nome deste rito é "pão e sal". A torta em si foi preparada não só por ocasião da festa de casamento, mas os queridos convidados foram recebidos com bolos caseiros. O pão feito pela dona da casa significava riqueza. Uma adega de sal com sal era um talismã contra os espíritos malignos. Tal arsenal dizia que a parte receptora pede a misericórdia de Deus para seus convidados.
Nos tempos antigos, um pão assado para um casamento era um símbolo da bênção de uma nova família. No momento em que se encontraram, os parentes da jovem esposa presentearam os recém-casados com um bolo especial, deixando claro que eles estavam levando a noiva para sua casa e a tratariam como uma filha. Poucos prestaram atenção, mas a forma do bolo foi concebida por um motivo. Bolos redondos simbolizam o corpo celestial - o sol. É ela que confere fertilidade às colheitas e, conseqüentemente, bem-estar às pessoas. Essa bondade está no cerne do pão, e esses votos de boa sorte são transmitidos à jovem família pela geração mais velha.
Na Rússia, até mesmo a preparação de um pão de casamento era feita de acordo com o costume. Uma mulher feliz no próprio casamento e com vários filhos com excelente saúde tinha o direito de amassar a massa e assar pão. Acredita-se que a energia e a atitude positiva que a cozinheira possui são transmitidas aos noivos.Além disso, foi dada especial atenção à decoração do bolo, onde cada imagem da decoração, esculpida a partir da massa, tinha uma designação própria. As decorações para o pão podem ser feitas depois de assar a base ou desde o início:
- anéis unidos falam da conclusão de uma união matrimonial;
- uma espigueta é comparada à riqueza;
- a imagem dos pássaros fala de confiança mútua;
- rosas são um símbolo de beleza;
- viburnum simboliza uma união duradoura.
Nos séculos passados, um pão era assado para um casamento, com o qual saudavam os jovens esposos. Todos os convidados receberiam uma fatia do pão da festa. Mas hoje as opiniões sobre este assunto mudaram dramaticamente. Um pão não é suficiente, por isso o costume permite assar duas tortas para o evento. Isso é especialmente verdadeiro para casamentos. Note-se: antigamente, as pessoas sempre davam atenção aos sinais. Até o processo de fazer um pão era tratado como algo sagrado:
- água e farinha para cozinhar tiveram que ser retiradas de sete recipientes diferentes;
- a preparação do bolo festivo foi enviada ao fogão por um homem casado;
- um pão estourando era considerado um mau sinal;
- produtos assados acabados devem ser escondidos de olhares indiscretos;
- o processo de divisão da torta foi confiado aos padrinhos dos recém-casados;
- cada convidado deve provar um pedaço do pão do casamento.
Como servir?
Em primeiro lugar, deve ser esclarecido que o bolo de férias deve ser grande. Seu tamanho e variedade de decorações prevêem um futuro confortável e brilhante para os recém-casados. Hoje em dia, é claro, você não pode perder tempo cozinhando com as próprias mãos, a maneira mais fácil é fazer o pedido em uma padaria. Mas, neste caso, o simbolismo de felicidade e bem-estar transmitido a uma jovem família da geração mais velha perderá o seu significado.
O encontro dos recém-casados com um pão é um antigo rito russo. Os convidados que chegam ficam em semicírculo, deixando ao noivo e à noiva um amplo espaço para a passagem. A mãe do noivo deve entregar o pão aos jovens. O pai, por sua vez, fica ao lado da mãe e tem nas mãos um ícone da Mãe de Deus ou do Salvador. Existe a convicção de que antes do encontro com os noivos se pronunciam palavras especiais para um bolo festivo, desejando-se assim à jovem família paz e bem.
Em casos raros, os pais do noivo não podem estar presentes na celebração, portanto suas responsabilidades são transferidas para os padrinhos ou parentes mais velhos da família.
Servir pão em uma bandeja é estritamente proibido. De acordo com o costume russo, não deveria haver posição. O pão cozido é colocado sobre uma toalha e um saleiro com sal é colocado em cima. É importante saber que a toalha, ou seja, a toalha, deve ser longa, mas não em contato com o solo. No momento do encontro dos jovens, o pai que carrega o bolo abençoa os amantes, dando um discurso de boas-vindas especialmente preparado. Não necessariamente de forma poética, o principal é sentir sinceridade.
No final das palavras amáveis, é necessário dizer a frase "conselho e amor", que é um pré-requisito. Depois que os pais cumpriram seus papéis, é a vez dos noivos. Em sinal de gratidão e respeito, os noivos se curvam à festa de boas-vindas e os convidados aplaudem. E depois comem o pão do casamento de acordo com a tradição, sem a ajuda das mãos.
O que substituir?
Nos casamentos modernos, poucas pessoas fazem uso completo da escrita eslava da Igreja Antiga. Basicamente, tudo se passa em um estilo moderno, usando as tradições da Rússia antiga. Por isso, acredita-se que o encontro dos noivos possa acontecer próximo à entrada do restaurante e, em vez do pão, a mãe do noivo segurará uma bandeja com uma sobremesa especial nas mãos. Na verdade, substituir o bolo tradicional de férias é considerado um movimento criativo. Resta apenas decidir qual prato é mais adequado para este processo.
- Baguete com caviar vermelho. E corte junto. O caviar é colocado no centro. O costume exige que você decida quem será o dono da casa.Para fazer isso, os noivos precisam morder um pãozinho, cada um do seu lado, quem tem uma mordida maior, ele tem a palavra principal da casa.
- Bagas com creme. As noivas modernas no dia mais inesquecível de suas vidas não querem aparecer na frente dos convidados com um grande pedaço de pão na boca. Portanto, para o encontro dos jovens, é organizada uma tigela especial de frutas, principalmente morangos. Coloque o chantilly em uma tigela pequena. A noiva e o noivo tratam-se com bagas em molho doce.
- Chocolate. Uma escolha muito incomum para substituir um pão. Mas parece muito original. Para contrastar, a noiva tratará seu esposo com ladrilhos escuros, enquanto o noivo escolherá uma peça branca.
- Sorvete. Não é uma maneira ruim de substituir, especialmente durante o verão. O principal é decorar lindamente e servir rapidamente para que a beleza não derreta ao sol.
- Bagels com mel. Bandeja de sobremesa da Rússia antiga. Uma excelente opção para substituir o pão. Mas é importante não exagerar com mel.
- Biscoitos da sorte. A propósito, não necessariamente apenas cookies. Podem ser muffins ou croissants. Os noivos são convidados a fechar os olhos e escolher ao toque os pastéis de que gostam. A previsão encontrada deve ser lida em voz alta para todos os convidados.
- Melancia. Exclusivamente para um casamento de verão. Além disso, para o final do verão, caso contrário, o evento festivo pode terminar em desconforto geral.
- Café. Este método de substituir o pão veio da Inglaterra. Duas xícaras de café fresco em uma bandeja aguardam os heróis da ocasião.
- Tequila com limão e sal. Esta combinação raramente é escolhida por recém-casados. A única vantagem é que o sal pode ser lambido da mão da sua outra metade.
- Pizza. O prato italiano é escolhido principalmente por jovens casais. Especialmente se a Itália se tornou o tema de uma festa de casamento.
- Frutas no espeto. Muito saboroso e delicioso, principalmente se você mergulhar os frutos silvestres em uma fonte de chocolate.
- Hamburger. Quem diria, mas um pãozinho com costeleta e vegetais pode substituir um pão de casamento extraordinário.
- Leite com crosta. Uma combinação de produtos bastante agradável, especialmente para as crianças antes de dormir. Mas com tal sobremesa, alguns casais substituem o bolo de Natal.
O que fazer com o pão depois do casamento?
Hoje, ninguém pode dizer ao certo o que faziam com o pão depois do casamento nos velhos tempos. Alguns dizem uma coisa, outros outra. A partir da opinião geral, há cinco opções para o que se pode fazer com um pão depois do casamento.
- O pão mordido pelos recém-casados foi levado para a casa deles. O homem deveria terminar o pão. Como se costuma dizer, quanto mais o jovem marido come o pão do casamento, mais cedo aparecerá o primogênito.
- O pão restante é levado pelos recém-casados, seco e transformado em migalhas de pão. Durante um período de doença ou uma faixa preta na vida, basta comer um pedaço. A saúde vai se recuperar instantaneamente e as coisas vão piorar.
- O pão é dividido em todos os convidados, e cada um deve comer seu próprio pedaço.
- De acordo com o costume cristão, o bolo mordido deve ser levado para a igreja como uma doação.
- Pães complexos de três camadas foram divididos de uma maneira especial. A parte superior é destinada aos heróis da ocasião. A segunda camada é dividida em todos os parentes. O terceiro nível é para convidados.
De acordo com as informações prestadas, conclui-se que o pão pode ser utilizado entre todas as pessoas presentes no casamento sem deixar vestígios. Ou deixe o pão para os noivos. Em qualquer caso, os futuros cônjuges terão que escolher a opção mais aceitável.
Belas opções de design
Um pão de casamento não é apenas um bolo para uma cerimônia festiva, mas toda uma obra de arte. Todas as donas de casa podem cozinhar essas belezas, mas poucas são capazes de fazer decorações incomuns. O pão de noiva tem uma forma redonda clássica, simbolizando o sol e o calor. A torta é decorada com uma trança fofa nas bordas. Na superfície, há imagens de cisnes e anéis.Rosas perfeitas e em miniatura adicionam um certo sabor ao quadro geral.
Para o design de bolos de casamento modernos, métodos de decoração multicoloridos e uma abordagem não convencional são usados. Nesse caso, o pão é decorado com imagens de pincéis de uva. Galhos artificiais de sorveira são usados ao longo das bordas para uma variedade de estilos de cores. Para um grande casamento, o tamanho do pão deve ser adequado, principalmente considerando que cada camada tem seu propósito especial. A decoração deste bolo é feita no antigo estilo russo. Principalmente, há imagens de flores silvestres e plantas. As rosas na camada superior do pão simbolizam pureza e amor, o que é ideal para uma festa de casamento.
Para aprender a fazer o pão para um casamento com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.