Casamento

Tradições e costumes de um casamento georgiano

Tradições e costumes de um casamento georgiano
Contente
  1. Rituais e tradições antigas
  2. Roupas de casamento
  3. Festa linda
  4. Danças fascinantes
  5. Aonde podemos ir sem musicas
  6. Presentes para os jovens

A Geórgia é um país maravilhoso onde vivem pessoas hospitaleiras e altruístas, um país de tradições, beleza sobrenatural e bom humor.

Os georgianos, como ninguém, respeitam e valorizam as tradições e rituais de seu país, seu povo. Muitos deles existem há mais de uma década e são transmitidos de geração em geração.

As festividades são realizadas de acordo com regras claras. Esse feriado é um casamento tradicional georgiano. Pode ser considerado um dos eventos mais brilhantes, bem como um exemplo de tradições de casamento antigas e extraordinárias.

Rituais e tradições antigas

Uma verdadeira cerimônia de casamento georgiana, Gaumarjos, ocorre necessariamente de acordo com certos cânones e regras que exigem uma organização clara.

Anteriormente, havia um costume em que o noivo podia roubar sua noiva. Não se surpreenda, isso é possível no mundo moderno. A tradição não desapareceu, no entanto, é mais frequentemente praticada em aldeias remotas nas montanhas.

Todos nós já ouvimos sobre a hospitalidade dos georgianos. E é costume que eles convidem para o casamento absolutamente todos os parentes de ambos os lados. Ninguém recusou o convite. Todos desejam compartilhar sua alegria e felicidade com os jovens e têm medo de ofender seus entes queridos recusando-se a ir. Seguindo esta tradição, os casamentos georgianos continuam a reunir um número incrível de pessoas.

A primeira noite de núpcias dos noivos terminou com a sogra expondo o lençol da cama a todos para provar que a nora guardara a virgindade antes do casamento. Se de repente não fosse esse o caso, ela seria expulsa de casa por vergonha.

Nenhum dos presentes ao casamento pôde ver como a noiva come, por isso é costume colocar apenas doces na mesa dos jovens.

Era costume celebrar na casa de um dos jovens.

Rituais

O costume do casamento georgiano consiste em várias etapas e dura vários dias.

Etapas principais:

  • machankloba - matchmaking;
  • nishnoba - a cerimônia de noivado;
  • celebração.

Gostaria de considerar detalhadamente todos esses pontos a fim de compreender pelo menos um pouco a cultura do país, imbuída de reverência pelas tradições e admirar o povo.

Machankloba - matchmaking

No início, na Geórgia, era costume noivar seus filhos, que nem haviam saído da infância. Isso é o que os pais faziam quando queriam se relacionar com uma família. Na maioria dos casos, isso foi feito à força. Muitas vezes, o primeiro ponto de encontro da noiva e do noivo era seu próprio casamento.

No mundo moderno, é claro, todo mundo já escolhe seu próprio destino, mas nada acontece sem o consentimento dos pais.

Isso também se aplica à combinação. Nisto somos muito semelhantes. Para propor, pedir mão e coração, o noivo e seus familiares vão até a casa da futura esposa, onde é recebido pelos pais dela. Normalmente tudo acontece em uma mesa chique, acompanhada de um banquete. Os parentes do noivo "lhe elogiam", destacando o seu lado bom e positivo. Depois disso, a noiva deve dar seu consentimento ou recusar.

Se a noiva disser sim, a festa continua e aos poucos passa para a casa do noivo.

Nishnoba - um rito de noivado

Terminada a fase de casamento, o menino e a menina recebem oficialmente o status de noivos. Além disso, segue-se o segundo estágio - o noivado. É costume realizar esta cerimônia na casa onde a noiva mora com sua família.

À mesa, os jovens estão sentados lado a lado. Tudo começa com um brinde, que é dito pelo pai do noivo. Ele deve trazer felicidade e admiração pelo fato de duas famílias se fundirem em uma.

O dia do casamento está marcado. Todos os momentos da próxima celebração em si com certeza serão discutidos - o local, questões financeiras. A questão de como organizar tudo é de grande importância, já que muita gente está caminhando no casamento. Também existe uma tradição que exige - o lado do marido decide.

É na fase do noivado que se realiza outro ritual muito importante, que já tem muitos anos. Isso significa que a família do noivo dá presentes para a noiva.

Presentes obrigatórios:

  • joias de ouro (muitas vezes transmitidas por ancestrais);
  • novas roupas;
  • vinho ou conhaque caro;
  • doces;
  • flores;
  • o noivo dá ao escolhido uma aliança (e a noiva ao escolhido).

Celebração

O mais importante é a cerimônia de casamento, que acontece na igreja antes do início da celebração. Tendo recebido a bênção, os cônjuges recém-formados devem passar sob o arco, que foi formado com as adagas pelos companheiros do noivo. Arch é um talismã para uma nova família, que os protege.

Em seguida, no cartório, acontece a parte oficial e os jovens recebem a certidão de casamento. Terminadas as formalidades, a esposa vai para a nova casa do marido.

    E aqui não se pode prescindir de interessantes tradições georgianas.

    Aqui estão eles:

    • o toque da nova dona da casa para a caldeira, lareira - um símbolo da lareira;
    • os parentes do noivo, antes que a nora chegue em casa, instalam um pote de óleo e ela deve dar 3 voltas em volta dele;
    • uma árvore é um símbolo de vida, portanto, é costume dar presentes de madeira para inauguração de casa;
    • enquanto a esposa circula por todos os cômodos da casa, o marido se senta no telhado de sua casa e tem que soltar a pomba branca;
    • para atrair saúde e riqueza, quando uma menina anda pela casa, ela é borrifada com passas, arroz e trigo;
    • para a doçura dos discursos, é costume a noiva manchar os lábios com mel.

    Roupas de casamento

    Ao escolher roupas festivas para tal ocasião, tradições e costumes devem ser levados em consideração.

    O noivo compra a roupa para a noiva. Consiste em dois componentes. Uma camisa com gola - um símbolo de pureza e pureza - é a parte de baixo. Próximo - um vestido chique, branco ou preto com fendas largas nas mangas.

    Elementos importantes: apertar a cintura da menina com cinto, trançar as tranças da noiva e ter véu. O pescoço é adornado com um lindo colar de pérolas.

    O traje de noiva do noivo é uma camisa branca como a neve com gola alta, uma capa de chuva clara ou escura. A capa é enfeitada com cetim dourado. Segundo a tradição, o noivo colocava um cinto, mas não empunhava uma arma. As pernas foram calçadas com botas de couro.

    Festa linda

    Kotsili - assim soa a festa nos lábios de um georgiano. Considerando o grande número de convidados, as mesas estão repletas de pratos requintados. Na maioria das vezes, em uma festa de casamento da Geórgia, você pode encontrar pratos tradicionais da Geórgia:

    • todos os tipos de queijos;
    • frutas vegetais;
    • as sopas são o alimento principal em um casamento;
    • kababi, ajapsandal;
    • satsivi, kusmachi;
    • tolma, chikhirtma;
    • a presença de uma grande quantidade de vegetação;
    • doces.

    Há muito álcool nas mesas. Os georgianos preferem vinho ou conhaque com bom envelhecimento, que foi armazenado para tal por muitos anos.

    Um elemento obrigatório, sem o qual nenhum evento acontece, especialmente um casamento na Geórgia, é um brinde. Cada um deles é dedicado aos jovens, cheio de significado profundo e muito valioso.

    O Toastmaster também é necessário. Ele não sentirá falta de nenhum parente durante as felicitações e, muito provavelmente, ele próprio é parente de uma das famílias. Toastmaster derrama vinho em um chifre enorme. O convidado que receber a palavra deve fazer um brinde e esvaziar completamente a buzina.

    Deve-se notar que o "amargo" favorito de todos não soará em um casamento na Geórgia. Isso porque não é costume beijar-se em público.

    No final da festa, os jovens cortaram o bolo de aniversário. O convidado mais respeitado e homenageado da festa fica com a primeira peça.

    A caminhada pode continuar até o amanhecer. Os recém-casados ​​vão embora mais cedo, porque têm coisas mais importantes a fazer.

    No dia seguinte, os convidados convergem novamente e continuam a festa na mesa festiva. E assim dura vários dias.

    Danças fascinantes

    Uma visão inesquecível e incrível - danças georgianas. Sem eles, um casamento georgiano simplesmente não pode ser imaginado. Apenas os melhores dançarinos são convidados. É impossível tirar os olhos dos cavaleiros corajosos e das belas garotas sofisticadas.

    A noiva circula em uma dança apenas com seu prometido ou parentes. A dança dos jovens é sempre muito romântica e cheia de sentimentos calorosos e ternos. Chega o momento em que a noiva dança sua dança solo. É algo que pode encantar todos os convidados na mesa festiva.

    Aonde podemos ir sem musicas

    Nem um único banquete passa sem canções. Deve-se notar que a UNESCO reconheceu as canções georgianas como um fenômeno único na cultura mundial. No casamento, os cantores das canções são exclusivamente homens.

    Muitas vezes, são conjuntos inteiros, até 15 ou mais pessoas. Sua polifonia soa incrível e toca o coração.

    Presentes para os jovens

    Os convidados não economizam nos presentes. É costume dar coisas boas e caras. O anonimato não é incentivado, você precisa assinar seu presente. Existem os chamados livros genéricos nas famílias georgianas. É nesse livro que o campo de casamento registra todos os presentes de casamento. Os convidados mais generosos recebem o status de convidados de honra.

    Um casamento georgiano é um evento de incrível beleza. Se você tiver sorte e já compareceu a tal festa, ela ficará na memória por muito tempo e, claro, você vai querer mergulhar neste ambiente mais de uma vez.

    Sobre casamento georgiano - tradições, danças, canções e brindes, veja o próximo vídeo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa