4 anos de casamento: que tipo de casamento é e como é celebrado?
Muitas pessoas depois do casamento não comemoram o próximo aniversário de seu casamento. E nem desconfiam que cada ano de convivência tem um nome próprio, além de tradições para comemorar uma data significativa. Quatro anos a partir da data do casamento, embora pequena, mas também importante, que deve ser levada com toda a atenção.
Qual é o nome do aniversário?
Em diferentes países, a data dos quatro anos a partir da data do casamento tem seu próprio nome. Na Holanda é celebrado como um casamento de seda, na Alemanha - como âmbar. Mesmo em países europeus, ela recebeu o nome de cera. E se você pensar bem, realmente faz sentido. Por 4 anos de vida juntos, os cônjuges aprendem a ser complacentes um com o outro. Como a cera muda sob a influência de circunstâncias externas, o marido e a esposa se ajustam um ao outro.
Na Rússia, esse aniversário é chamado de linho. Visto que o tecido de linho é prático, não é fácil de rasgar, e além disso, as roupas feitas dele sempre foram tão valorizadas que só as pessoas ricas podiam pagar, então o significado desse nome é óbvio. Um casal que manteve amor e compreensão ao longo dos anos é capaz de alcançar o bem-estar material e elevar o nível dos relacionamentos na vida familiar a níveis incríveis. Mais quatro anos de casamento são celebrados como um casamento de corda. Acredita-se que nessa época os cônjuges estavam entrelaçados como cordas.
Desatar o nó que os mantinha juntos não é nada fácil.
Costumes e tradições
Na Rússia, havia tradições de celebrar as datas da vida de casado. Por exemplo, quatro anos após o casamento, era costume amarrar a esposa e o marido com cordas. Eles foram amarrados a cadeiras. Se eles não conseguissem sair da escravidão, era considerado um bom sinal.Isso significa que os cônjuges terão um casamento feliz, estando unidos por fortes laços. E também na data de quatro anos do casamento, pela manhã, ao nascer do sol, a esposa cobriu o marido com uma manta de linho. A mulher começou a tecer este cobertor antes mesmo de se casar.
Pelo cobertor, podia-se julgar os sentimentos da esposa pelo marido. Se fosse grande, indicava excelentes perspectivas de casamento e, se fosse curto, o marido deveria ter pensado em quanto amor e atenção dedicou à esposa ao longo dos anos em que viveram juntos. Com o tempo, eles pararam de tecer cobertores de linho, mas a tradição não foi a lugar nenhum. As meninas começaram a bordar em um pedaço de tecido e, depois de casadas, deram continuidade a esse trabalho. Pela beleza e riqueza do bordado criado em quatro anos, podia-se julgar o bem-estar no casamento - tal é um teste psicológico simples e visual.
O tecido bordado serviu para confeccionar o lençol, que servia para fazer a cama matrimonial no dia do aniversário de casamento, passando então a ser propriedade da família. No quarto aniversário de casamento, era costume que o padrinho desse à afilhada, que celebrava a quarta data do casamento, um baú ou uma roda de fiar e um fuso. A madrinha presenteou-a com tecido de linho ou roupas de linho prontas. Os cônjuges, por sua vez, tinham que tratar os padrinhos com vinho e tortas frescas. Esses pastéis eram considerados um símbolo de segurança.
Para o quarto aniversário de casamento, a esposa teve que costurar uma camisa de linho para o marido. Ela o fez com as próprias mãos e sem medidas. O sucesso do trabalho dependia de quanto a esposa conhecesse seu amante. Com uma camisa bordada, doada por seu companheiro de vida no dia do quarto aniversário de seu casamento, o marido recebia convidados que regavam os cônjuges com sementes de linhaça, doces ou moedas. Desta forma, a riqueza foi atraída para a família. Em preparação para o feriado, era dever do marido decorar a mesa. Ele teve que fazer estatuetas da noiva e do noivo para ele com talos de linho.
As mãos das duas bonecas foram amarradas com linha de linho - foram guardadas por um ano até o quinto aniversário de casamento e queimadas durante o novo feriado.
Como comemorar um aniversário?
O aniversário de quatro anos de vida juntos em casamento só pode ser chamado condicionalmente de aniversário. Em geral, parentes e amigos próximos são convidados. Não é costume celebrar um casamento de linho em grande escala. Via de regra, é celebrado em casa, embora em nosso tempo dificilmente seja considerado vergonhoso ir comemorar em um café ou restaurante. Segundo a tradição, é necessário colocar toalha de mesa e guardanapos de linho sobre a mesa, pois acredita-se que isso fortalecerá o relacionamento dos cônjuges. E também um atributo deste feriado são as velas de cera, que devem ser acesas antes da chegada dos convidados. As decorações em forma de estatuetas amarradas com fio de linho também serão um símbolo da força das relações e uma homenagem à tradição de celebrar um casamento de linho.
As guloseimas do 4º aniversário de casamento não devem ser complicadas, desde que sejam saborosas e satisfatórias. Embora a anfitriã não deva limitar suas habilidades culinárias. Ela tem uma grande oportunidade de demonstrar o que aprendeu ao longo dos anos que viveu com o marido. Uma mulher pode cozinhar uma variedade de pratos, desde salada a bolo de aniversário. Acredita-se que se um casal que comemora o quarto aniversário de casamento ainda não teve filhos, deve haver muitos doces na mesa. Em primeiro lugar, da categoria de panificação caseira, que vai atrair saúde e descendência para a família.
No feriado, tanto o álcool doméstico quanto o comprado são bastante apropriados. Mas não se esqueça de que não estamos falando de um "casamento amplo", por isso você não deve fazer grandes estoques dessas bebidas. O primeiro brinde costuma ser feito pelos padrinhos ou pais dos cônjuges. Então amigos e parentes podem fazer isso. É melhor dar presentes no meio do feriado, quando todos já estão relaxados e se sentindo em casa.
É aconselhável dotar a cerimônia de "encenações" inusitadas: poemas cômicos, memórias e comentários sobre o tema.
Presente
No quarto aniversário de casamento, é costume que marido e mulher troquem presentes. Os mais adequados para uma esposa são os seguintes:
- roupas de linho;
- cosméticos à base de produtos apícolas;
- castiçais elegantes;
- objetos de arte;
- uma canção composta em homenagem a sua esposa;
- têxteis de linho;
- colagem de fotografias conjuntas;
- joalharia em metais preciosos com desenho de "corda";
- joias de âmbar (por analogia com as tradições da Alemanha, onde o âmbar simboliza a força dos laços familiares);
- um buquê de flores silvestres com ramos de linho.
A esposa pode dar presentes ao marido, como:
- Artigos de vestuário em seda ou linho;
- álcool de quarenta ou quatro anos;
- Toalhas ou pinturas bordadas DIY.
É claro que não é necessário limitar-se à lista proposta. Cada casal tem seus próprios interesses e preferências. Portanto, hoje tudo pode ser um presente, desde um salto conjunto de paraquedas até uma viagem para descansar no exterior. Um bom livro ou uma vara de fiar também podem deixar uma pessoa querida feliz. Até que ponto os parentes e amigos vão adivinhar com os presentes até a data depende de até que ponto eles conhecem as preferências dos cônjuges. Coisas práticas serão uma opção ganha-ganha - roupa de cama, colchas e toalhas de mesa elegantes, almofadas originais.
Essas coisas certamente serão úteis em qualquer casa.
Uma atitude original seria presentear o marido e a esposa que comemoram uma data importante com ingressos para idas gratuitas ao teatro ou ingressos para um show popular. Joias com o mesmo desenho também podem agradar os heróis da ocasião. Além disso, eles irão, posteriormente, lembrá-los das férias anteriores e dos momentos alegres da vida juntos. Um presente simbólico é um conjunto de velas de cera. No entanto, qualquer presente embrulhado em "embalagem" de linho ou embalado em uma bolsa feita desse tecido já adquirirá um significado especial. Bem como produtos na técnica macramê, simbolizando uma forte “ligação de corda” entre os cônjuges.
Os pais de um lado e do outro podem dar algumas roupas para os filhos. E, por falar nisso, só eles podem fazer isso de acordo com as regras de etiqueta. Basicamente, parentes mais velhos próximos dão presentes mais caros aos cônjuges que comemoram um casamento de linho. Isso não é proibido aos amigos, embora possam apresentar algo engraçado da categoria de "piadas". Embora, é claro, o principal não sejam os presentes e nem a adesão às tradições, mas o desejo de preservar o amor e o respeito de um homem e uma mulher um pelo outro, não importa quantos aniversários de vida juntos sejam celebrados por um casal .
Você aprenderá mais sobre o que dar no 4º aniversário de casamento no vídeo a seguir.