Casamento

Tradições e costumes do casamento checheno

Tradições e costumes do casamento checheno
Contente
  1. Conhecimento
  2. Matchmaking
  3. Resgate da noiva
  4. Como está indo a festa?
  5. Cerimônias de casamento

Os casamentos na Chechênia são caracterizados pelo sabor nacional. Este é um evento bastante bonito, consistindo em um grande número de rituais que permaneceram inalterados por vários séculos.

Conhecimento

Uma característica distintiva dos rituais de casamento chechenos é que eles são observados com a maior precisão para não perder nenhum dos costumes. Deve-se notar que os casamentos modernos na Chechênia são bastante democráticos. Ao contrário da crença popular, ninguém é obrigado a se casar com meninas, pois isso está em conflito com os cânones religiosos. Além disso, os chechenos tratam as meninas de sua etnia com muito respeito e delicadeza, independentemente de ser filha, irmã, esposa ou apenas um estranho.

As tradições antigas instruem os homens a respeitar a escolha da mulher, cuidar dela e honrá-la como esposa e mãe.

O casamento na Chechênia só é possível com a permissão dos pais de ambos os lados., as tradições do casamento simplesmente não fornecem outra forma. Antes da união, os representantes do noivo estudam cuidadosamente a biografia de sua amada, bem como a biografia de todos os membros de sua família por pelo menos três ou quatro gerações: isso é importante para eliminar completamente a probabilidade de incesto.

Uma noiva geralmente é avaliada de acordo com vários parâmetros: o estado de saúde, a riqueza de seus pais e a opinião que ela tem de conhecidos e vizinhos.

Normalmente, os jovens se conhecem de duas maneiras.

  • No casamento de parentes: segundo a tradição, um casamento checheno reúne um grande número de convidados, e entre eles sempre há raparigas solteiras.Normalmente, antes da festa, eles bordam os lenços e não se esqueça de levá-los com eles. Durante o evento festivo, os jovens chechenos olham para essas meninas e, se uma delas se sente atraída por alguém, passa para ela um doce ou outra guloseima por meio de um amigo ou parente. Se uma mulher chechena pretende responder favoravelmente ao namoro desse homem, ela responde com seu lenço bordado, e o conhecido é reconhecido como perfeito.
  • Se um rapaz gosta de certa garota, mas não se espera um casamento num futuro próximo, ele pode tentar convidá-la para um encontro. Nesse caso, ele envia o convite por meio de uma amiga ou irmã, ou dos filhos. Depois de se encontrarem várias vezes, o homem pode se dar ao luxo de começar a falar sobre casamento.

Quando os amantes decidem se casar, o noivo deve informar a parte feminina de sua família sobre seus planos: sua mãe, avó e irmã. Se eles perceberem essas notícias negativamente, então, na maioria das vezes, o homem muda de ideia. Se as mulheres dão suas bênçãos, a família envia casamenteiras para a noiva. Por muitos séculos, houve um costume na Chechênia de roubar uma noiva, mas o atual chefe da república, Ramzan Kadyrov, impôs uma proibição de tais ações, afirmando que o casamento deveria ser baseado no amor e respeito mútuo de ambas as partes, e para aqueles que decidem roubar sua amada à moda antiga, há uma ofensa criminal grave.

Matchmaking

A última palavra ao decidir sobre a possibilidade de um casamento entre os jovens fica sempre com o pai da menina. Segundo a tradição, um casamento só pode ser realizado se houver autorização de representantes de ambas as famílias. Matchmaking é uma pequena festa com a presença do casamenteiro por parte do homem e dos pais da moça. Nesse momento, os convidados informam sobre o propósito de sua visita, e o pai da futura noiva promete pensar no pedido de casamento.

Como regra, os casamenteiros visitam os pais do jovem duas ou até três vezes antes de receberem a resposta final.

Resgate da noiva

Se o pai respondeu com seu consentimento, o noivo redimiu sua amada. No dia combinado, o noivo chega à casa da moça, junto com seus parentes mais próximos e, claro, o mulá. Para começar, o mulá pede ao pai da noiva o consentimento para o casamento, depois a própria menina e duas mulheres chechenas casadas devem estar presentes. Depois disso, o mullah conduz uma cerimônia especial em uma sala separada, primeiro com a noiva e depois com o noivo, então os jovens são considerados marido e mulher e, como prova, recebem uma certidão de casamento.

O valor do resgate que a família do homem deve pagar pelo jovem antes do casamento é determinado pelo mulá. De acordo com as tradições, o noivo checheno paga um resgate ainda maior do que o mulá determinará - é assim que ele demonstra suas melhores intenções, enfatizando sua gratidão à família da garota por sua educação e habilidades. O procedimento de casamento e resgate na Chechênia é tratado com grande escrúpulo: o noivo é levado a entender que sua amada é mais do que uma bela garota, mais do que dinheiro e propriedades. Ela é principalmente a mãe de seus futuros filhos.

Quanto ao dote, não é aceito na Chechênia.

A única coisa que o jovem cônjuge leva consigo para casa são os pertences pessoais, porém, com expectativa de que durem pelo menos um ano.

Como está indo a festa?

As cerimônias de casamento do povo checheno são abundantes em vários rituais interessantes e belos gestos cerimoniais. Desde muito cedo, a noiva realiza vários rituais, sendo o primeiro deles o banho. O quarto jovem é fumigado com vários incensos, a banheira é preenchida com água e infusões de ervas são derramadas nela.

Depois de uma ablução completa, as meninas aplicam linhas rituais especiais na pele limpa das costas e das mãos.

Então a garota coloca o vestido.É imprescindível que fique no chão, com ombros, braços, costas e decote bem cobertos, e um lenço festivo amarrado na cabeça. Uma agulha afiada é geralmente colocada na bainha, e um pequeno lenço com uma fita e uma pequena moeda de prata é dado ao jovem. A menina então guardará esses presentes para o resto de sua vida: acredita-se que eles são o seu talismã, protegendo das forças do mal, da pobreza e da pobreza. Ainda à noite, a menina recolhe suas coisas, onde os parentes colocam secretamente caroços de damasco ou feijão: assim desejam uma fertilidade jovem e o aparecimento precoce do primeiro filho.

Enquanto isso, os preparativos para a festa começam na casa do noivo. É aqui que chega um cortejo, composto por um grande número de carros caros e bonitos, e o melhor carro se destina a uma menina. Este cortejo viaja até a noiva, onde o mulá, junto com os jovens, conta suras especiais do Alcorão Sagrado. Em seguida, o padrinho três vezes circula a garota ao redor da lareira e, a seguir, simbolicamente rompe a corda - com isso, ele parece arrancar a jovem da casa de seus pais. A menina entra no carro e se dirige para a casa de seu futuro marido.

Normalmente, os parentes da menina de todas as maneiras possíveis evitam a saída do cortejo. Eles esticam cordas ou montam todos os tipos de obstáculos para conseguir uma kalym. Todo o dinheiro arrecadado durante este ritual é então entregue à noiva, enfatizando que é ela quem se torna a senhora da família. Na casa do homem, o mullah completa a cerimônia de casamento, e a partir desse momento o casal já se casa. Ao chegar na casa do homem, outro cheque aguarda a menina: a caminho da casa da sogra, um pequeno tapete e uma vassoura a aguardam.

A noiva certamente deve aceitá-los, mostrando assim sua parcimônia.

De acordo com os costumes, um parente de um homem deveria regar uma menina com dinheiro e doces, e então colocar uma mistura de mel e manteiga em uma colher e dar de beber primeiro à sogra e depois ao mais novo. Nesse momento, geralmente são disparados tiros, com o objetivo de afugentar os espíritos malignos. Só pode ser uma pistola de ar, uma vez que as armas de fogo são oficialmente proibidas na Chechênia. Tradicionalmente, os casamentos chechenos são realizados em um restaurante, então o padrinho tira a garota da casa de seu marido e a traz para o local do evento festivo, onde, de acordo com a tradição, um lugar é reservado para ela no canto.

Banquete

Devo dizer que a cerimônia de celebração do casamento de uma menina é bastante difícil: apesar do fato de que todos podem ir ao casamento, a própria jovem deve estar no canto distante a noite toda, enquanto ela está proibida de beber, comer e até mesmo se mover. De vez em quando, um amigo ou parente pode vir até ela, mas apenas sua sogra ou cunhada pode sentá-la à mesa, e então no final da cerimônia, após removê-la véu.

Mas o jovem cônjuge não chama a atenção dos convidados do casamento: ele comemora em uma sala separada com seus amigos mais próximos. Todos os outros convidados estão sentados no grande salão. Normalmente o evento é realizado por imal-tamala, que conduz o processo, ele também anuncia o início da dança. Normalmente, a pista de dança é dividida em duas zonas: as mulheres dançam em uma parte, os homens dançam na outra. Danças conjuntas não são permitidas aqui.

À mesa, os homens também se sentam separados das mulheres, por ordem de antiguidade. As crianças pequenas não têm lugar nenhum - elas passam o tempo na mesa posta. A família da noiva geralmente não participa desse evento, então, para eles, esse feriado é um acontecimento bastante triste.

Presente

No final do feriado, costuma-se dar presentes em um casamento checheno. Normalmente são escolhidos tendo em conta o estatuto do jovem cônjuge: quanto mais elevado, mais caro deve ser o presente. Nos anos anteriores, na maioria das vezes deu eletrodomésticos, tapetes, gado. Em nossa época, cada vez mais se dá preferência ao dinheiro, para que os próprios casais possam administrar os fundos e comprar o que precisam.

Existe outra tradição interessante associada aos presentes, enraizada nos velhos tempos. Havia um costume: se um irmão se casava, a irmã era a primeira a abrir a mala da mulher, olhar as coisas e levar o que ela queria. Aparentemente, as meninas não queriam muito se desfazer de objetos caros, então começaram a preparar um presente para a cunhada: via de regra, é um anel ou outra joia que colocam direto na mala. Assim, a irmã do marido entende que esse presente é para ela, e não finge para mais nada.

Essa tradição sobreviveu até hoje.

Cerimônias de casamento

Após o casamento, os cônjuges precisam passar por vários rituais mais interessantes. Os costumes matrimoniais chechenos são muito complexos e às vezes exigem a manifestação de resistência, força e presença de espírito. Mas todos eles visam demonstrar respeito mútuo e generosidade excepcional. Além disso, uma cerimônia tão longa e séria simboliza uma abordagem responsável para construir uma família.

Língua desamarrada

Esta cerimônia é para a menina no final do primeiro dia do casamento. A sogra, assim como outros parentes do cônjuge, vêm à casa do jovem. Os jovens começam a zombar de sua esposa de maneira a animá-la, mas ela certamente deve se conter de todas as maneiras possíveis: não rir e não dizer uma palavra. Em seguida, os homens presentes começam a pedir-lhe que beba um a um, em resposta a menina deve trazer uma tigela e entregá-la ao mais velho e mais respeitado deles com a palavra “beber”. Em resposta, ele é obrigado a dar algo a ela, caso contrário, o cônjuge recém-feito tem o direito de parar completamente de se comunicar com ele. O marido também tenta de todas as maneiras fazer a esposa falar, mas ela deve resistir até receber um presente dele. A menina costuma dar todo o dinheiro recebido durante essa cerimônia engraçada para a sogra.

Entrando na família

Esta é uma cerimônia muito importante que completa a cerimônia de casamento. No dia do casamento, uma agulha é pregada na bainha da noiva, na noite do mesmo dia, ela deve fazer um bolo com essa mesma agulha dentro. A jovem esposa leva consigo esta guloseima, assim como o jarro, e vai com as amigas e amigas ao reservatório mais próximo. Costuma-se jogar a torta na água e disparar com uma espingarda, após o que a jovem deve encher a jarra com água e levá-la para sua nova casa.

Em uma visita ao sogro

Um mês após a cerimônia de casamento, o homem deve visitar a casa dos pais de sua esposa. Ele geralmente leva presentes caros com ele, e os parentes da garota colocam a mesa festiva. Para começar, os pais do rapaz sentam-se à mesa, conhecem-se, mas depois vão-se embora e o rapaz volta: tem mais uma prova séria. Deve tentar entrar em casa calçado, mas para não ofender os novos parentes. Os amigos o ajudam nisso.

Por exemplo, um jovem marido pode fingir que está tirando os sapatos, enquanto os amigos neste momento o empurram para dentro da sala.

Em seguida, os amigos do marido e as filhas da família sentam-se à mesa para que a família da menina fique de um lado e os amigos do menino do outro. Ao mesmo tempo, o próprio homem deve ficar à distância, curvando humildemente a cabeça. É nesta posição que ele precisa ficar o tempo todo enquanto a festa está acontecendo, e se crianças vierem até ele, definitivamente devem ser tratadas. Poucas horas depois, as mulheres levam o marido para outra sala e lá levam comida para ele.

    No final da cerimônia, o cônjuge deve colocar dinheiro no prato, e a irmã de sua esposa deve dar a ele um anel de ouro em troca. Para isso, o homem presenteia a menina com uma pulseira de ouro, e a cerimônia é considerada realizada. O cônjuge recém-assumido sai para ir ao encontro dos convidados e volta a ocupar o seu lugar anterior à margem, onde permanecerá até ao fim das férias. Normalmente, a esposa-menina também é trazida para sua família no final da noite. Acontece que ela até pernoita em suas paredes nativas, e de manhã o marido a apanha.

    O que mais você precisa saber sobre os costumes do casamento na Chechênia, veja o vídeo abaixo.

    sem comentários

    Moda

    a beleza

    casa