Bouquet de noiva de rosas: as melhores opções e combinações
Pela graça das pétalas, pela complexidade das formas e pelo delicado perfume das rosas, são chamadas de “rainhas das flores”. Eles são mais frequentemente usados em arranjos de casamento, e é por isso que às vezes esses buquês são considerados chatos e comuns. No entanto, isso é completamente errado, porque uma rosa pode se tornar a base dos arranjos de flores mais incríveis, parecendo elegante e refinada, então gentil e romântica, então apaixonada, então estritamente.
Simbolismo de rosa
A rosa é uma das flores mais comuns para um buquê de noiva. Isso é facilitado por muitos fatores, principalmente o significado da rosa. Na linguagem das flores, simboliza amor, paixão, perfeição externa e interna, eternidade, fertilidade.
Em alguns países, o significado de um buquê de rosas vivas é um pouco diferente. Ela é mais admirada no Ocidente. Uma analogia pode ser feita aqui com o significado que o lótus tem na Índia. No Ocidente, a rosa é adorada como um símbolo de pureza, inocência, em sua estrutura ideal e complexa, eles vêem um reflexo da harmonia do universo.
Na Roma antiga, as rosas eram consideradas flores que salvavam da tagarelice desnecessária, da tendência para fofocar e exagerar, não era à toa que serviam para decorar as instalações dos palácios onde se realizavam as negociações.
Hoje em dia, essas flores em um casamento podem ser consideradas um sinal de manifestação de amor e felicidade. Não é à toa que existe a expressão "forrar o caminho de rosas", que significa "tornar a vida de uma pessoa feliz, agradável, fácil".
Que tipo de noivas vai servir?
As rosas são flores únicas, mas versáteis. São adequados para uma noiva de qualquer tamanho corporal, para um vestido de noiva de qualquer estilo.Se falarmos sobre que tipo de noiva a "rainha das flores" tem, seria mais correto considerar as características do arranjo floral acabado.
Uma das formas mais populares de um buquê de rosas para um casamento é considerada redonda. As flores são dispostas em espiral aqui, o que torna possível obter um círculo de flores em uma pequena haste de alça.
Buquês redondos são recomendados para meninas baixas, mas o estilo do vestido pode ser qualquer coisa.
Senhoras altas e esbeltas são aconselhadas a escolher buquês em hastes longas ou composições em cascata. Esses buquês são ideais em combinação com vestidos de corte reto, "peixes", ou seja, trajes sem esplendor excessivo.
Quanto mais complexo e magnífico o vestido, mais simples e conciso deve ser o buquê. Para looks com cauda ou véu longo que desce até o chão, composições em cascata não são adequadas. Um buquê caindo e um trem vão dobrar a atenção dos convidados, escondendo a beleza um do outro. Como resultado, nem o trem, nem as flores da forma original receberão a porção de admiração que lhes é devida.
Buquês em cascata, a composição em "bastão" e flores em hastes longas também são "contra-indicados" para noivas em miniatura. Eles ficarão muito grandes nas mãos de meninas baixas, contribuindo ainda mais para a diminuição visual da altura.
Os amantes da praticidade e de soluções originais podem escolher buquês em forma de pulseira ou clutch. O primeiro é usado no pulso e é bom para casamentos de verão. A segunda é feita em forma de embreagem e parece mais orgânica nas festas de inverno. Ambas as opções deixam as suas mãos livres, mas lançar tal composição (se previsto no cenário de celebração) não é muito cómodo.
Variedades e tonalidades
As rosas têm talvez a maior paleta de cores. Uma das mais comuns em casamentos são as flores brancas. Eles simbolizam o sublime amor platônico, pureza e integridade da noiva. Via de regra, as composições de inflorescências brancas são preferidas por moças modestas e gentis.
Os estilistas recomendam substituir as rosas brancas por flores em tons de bege e pêssego ou movê-las para o centro de uma composição de rosas chá. Isso é feito porque as rosas brancas se perderão no fundo do clássico vestido branco como a neve.
Se a noiva escolher rosas brancas para o marfim ou champanhe, o último parecerá opaco e rançoso contra o fundo de pétalas brancas.
Senhoras confiantes, apaixonadas, naturezas arrebatadas escolhem um bouquet de rosas vermelhas. Na linguagem das flores, isso fala de um sentimento forte, de um profundo afeto, de uma paixão. O vermelho é uma cor ativa, por isso é aconselhável "apoiá-la" com acessórios de tonalidade semelhante - sapatos, bijuterias.
É permitido o uso de rosas bordô em um buquê de casamento. No entanto, se for um mono-bouquet, será muito dramático e até sombrio.
Floristas recomendam diluir rosas bordô com cores mais claras ou usar decoração leve, por exemplo, miçangas, gipsófila.
As rosas cor de rosa são um buquê de noiva versátil que combina com qualquer traje de noiva. Tradicionalmente, é visto como ternura, romance, devaneio. Flores cor de rosa combinam bem com todos os tons pastéis e brilhantes e ricos.
Por muito tempo, em nosso país, as rosas amarelas foram consideradas arautos da separação e da traição e, claro, não foram utilizadas em composições de casamento. Porém, na realidade, essas flores simbolizam alegria, luz, bem-estar familiar e sorte financeira. Sem dúvida, apenas uma noiva ousada e original pode resistir ao preconceito usando rosas amarelas. Vale a pena notar seu temperamento leve, otimismo.
As rosas amarelas combinam bem com o branco, assim como as flores em tons de azul, lilás e violeta.
Hoje, os floristas também oferecem buquês para noivas em delicados tons esverdeados de pistache. Eles permitem que você obtenha buquês mono originais e combinem com rosas brancas como a neve.Se falamos sobre o simbolismo das rosas verdes, então este é um sinal de família, harmonia, fertilidade.
Noivas de pele branca devem ter cuidado ao escolher esses buquês, já que a pele pode adquirir uma tonalidade doentia por causa de uma "vizinhança" com flores.
Um buquê de rosas azuis é comumente usado em casamentos temáticos. Parece muito incomum e simboliza mistério, devaneio. Normalmente, as rosas azuis são complementadas por outras brancas. Um bom conjunto resultará de rosas azuis diluídas com botões amarelos.
Via de regra, rosas grandes são usadas em buquês clássicos, mas se você quiser algo incomum, as noivas escolhem rosas pequenas em spray. Estas últimas são boas tanto por si mesmas quanto como decoração para rosas únicas maiores ou outras flores.
Nos últimos anos, uma das tendências da floricultura para casamentos passou a ser o uso de rosas peônia. Deliciam-se com seu esplendor e sofisticação e são boas tanto em mono buquês quanto em composições com outras flores.
Combinação com outras cores
Pequenas rosas brancas ou claras podem ser combinadas com hortênsias, lírios, delfínio. "Companion" pode ter qualquer tonalidade, mas deve-se dar preferência aos tons pastel, rosa e azul, então a composição será fresca, arejada e muito delicada.
Pequenas inflorescências, bem como rosas do arbusto parecem harmoniosamente com o hemerocallis, delphinium. Os cravos são cada vez mais encontrados em buquês de casamento. E isso é compreensível - sendo modestas, enfatizarão o luxo de flores mais caras, sendo exuberantes - criarão textura e volume adicional à composição.
A combinação de pequenas inflorescências de rosas com alstroemeria, eustoma dá incrível leveza e ternura. Eustoma, aliás, é parecido com rosas, mas tem o miolo mais fofo. Também encantam com sofisticação e variedade de tons, pois combinam bem com todos os tipos de rosas.
As rosas vermelhas e escarlates são muito versáteis. Eles são bons com lírios, peônias, assim como humildes crisântemos e camomilas. Esses tandens de gérberas são bons - uma ótima opção para personalidades corajosas e extraordinárias.
Para conseguir combinações elegantes e com estilo permite usar rosas com peônias, lírios, orquídeas, lírios de calla na composição.
Como você pode ver, as rosas são combinadas com muitas outras flores. Porém, ao criar tais composições, não se deve esquecer o estilo do casamento, a imagem da noiva. Portanto, em uma celebração clássica, uma combinação de flores silvestres e decoração será inadequada. Tanto quanto a abundância de decoração, o cuidado cuidadoso com as formas não aparece no buquê ao estilo boho.
Decoração e decoração
Hoje, o estilo do casamento não aprova uma grande quantidade de decoração em um buquê. Além disso, as rosas são bonitas e autossuficientes, e a decoração excessiva pode arruinar seu encanto natural.
Uma pequena quantidade de malha floral ou papel pode ser usada como decoração. Quanto a este último, é melhor escolher papel kraft de tonalidade natural, mas o uso de filmes e papel farfalhante, ondulações hoje é falta de educação.
Para buquês redondos e hemisféricos, fitas de cetim de várias larguras e tons são geralmente usadas como decoração. Você também pode complementar a composição com pequenas contas, um broche.
A decoração mais popular é a vegetação. Pode ser folhas de rosas, gipsófila, monstera, bergras, samambaias. O bouquet decorado com crisântemos-santini, que são pequenas "bolas" verdes ou amarelas fofas, tem um aspecto original.
Para buquês sazonais, você pode escolher galhos de uma árvore de maçã ou cereja com pétalas florescendo, espigas de trigo ou centeio, pequenos girassóis como decoração. Os buquês de inverno são bons com cápsulas de algodão exuberantes, bagas cristalizadas (como se polvilhadas com gelo) ou pequenos frutos.
As inflorescências vermelhas e pastéis combinam bem com a brunia. Estas são pequenas bolas de flores prateadas, que gostam especialmente das noivas de "inverno".
Os verdes de tom azulado e opaco ajudam a suavizar os tons brilhantes das rosas e dar mais expressividade às flores delicadas. Parece que está coberto de cera. Ramos de eucalipto e algumas suculentas fazem um excelente trabalho nesta tarefa.
Dicas de estilistas e floristas
Para casamentos de inverno, bem como para um dia de casamento muito ativo, você deve escolher rosas em tons de vermelho, escarlate e bordô. São mais persistentes do que rosas de outras cores.
Na hora de escolher a tonalidade da “rainha das flores” é importante que ela não repita exatamente a cor do vestido. Caso contrário, eles irão se fundir. Se você escolher uma roupa e flores da mesma tonalidade, deixe as últimas 2-3 tonalidades mais escuras.
Ao compor um buquê, você deve decidir quais flores serão "principais" nele. Eles são colocados no centro da composição, emoldurados com outros menores. Os especialistas não recomendam o uso de mais de três cores diferentes em um buquê. Mas pode haver uma grande variedade de tons da mesma cor.
Ao desenhar buquês mono, você deve selecionar flores, cuja tonalidade seja pelo menos meio tom diferente da outra. Isso criará o volume e a textura da composição.
É preciso combinar o bouquet não só com o vestido, mas também com a cor do cabelo. As loiras são recomendadas para usar rosas em delicadas cores pastel em buquês. Rosas rosa, azul claro e lilás também são adequadas para eles.
Para as morenas, você pode escolher um buquê de tonalidade rica, certificando-se de que seu tom seja quente. Você pode combinar rosas de veludo bordô com tons de branco ou verdes ricos.
Para noivas ruivas, rosas creme, cinza, dourado e roxo podem ser recomendadas. Combinando harmoniosamente com sua cor de cabelo azul-branco, as composições rosa pistache.
Os buquês de noivas jovens são geralmente dominados por rosas entreabertas, inflorescências em forma de vidro (por exemplo, variedades de chá híbrido) e botões. Para mulheres maduras, é melhor escolher inflorescências abertas.
Um buquê de casamento deve ser coletado de flores fortes e frescas. É bom que isso seja feito 2 a 3 horas antes do início da celebração. Você pode estender a vida útil da composição final embrulhando-a em papel e colocando-a na geladeira. As pernas do buquê, se possível, devem primeiro ser envolvidas com um pano úmido.
Belos exemplos
Um buquê no estilo minimalista - uma combinação de rosas brancas e o mesmo tom de orquídeas. O verde ajuda a evitar a monotonia e adiciona textura à composição. Neste caso, eucalipto e samambaia são igualmente adequados. Tal buquê é a própria ternura.
Os crisântemos são ideais para adicionar esplendor a composições redondas e esféricas. O principal é escolher as flores que são ligeiramente menores que as rosas ou que tenham o mesmo tamanho (não mais). A cor dos crisântemos pode ser muito próxima da tonalidade do chá ou das rosas brancas, ou tornar-se um sotaque brilhante.
O último exemplo é ideal para casamentos coloridos, com a cor dos crisântemos combinando com o tom apropriado para o feriado.
Um "bairro" incrível de delicados lírios brancos e nobres e apaixonadas rosas bordô. Ambos os tons se beneficiam do tandem de contrastes, tornando-se ainda mais pronunciados. A harmonia dos contrastes pode ser traçada na textura das pétalas - as finas pétalas deslizantes dos lírios apenas realçam a textura aveludada das pétalas de rosa.
Brilhante e ensolarado, e ao mesmo tempo muito comovente e delicado bouquet de rosas amarelas e brancas. É complementado por alegres crisântemos-santini e modesta alstroemeria branca como a neve. Nesse buquê, aliás, as "manchas" lilases também ficariam harmoniosas - por exemplo, todas as mesmas alstroemeria, violetas ou íris.
Outra variação de um bouquet alegre e suculento. A base da composição são rosas de laranja e pêssego, cujo arranjo é romântico eustoma corollas. Devido às peculiaridades da textura das flores, a composição parece exuberante, mas ao mesmo tempo arejada.
As frésias brancas como a neve são, sem dúvida, responsáveis pela leveza e leveza desta composição.As folhas densas e onduladas de aspidistra tornam-se uma excelente decoração e permitem-lhe libertar o bouquet de indefinições, conferindo-lhe expressividade.
Veja abaixo uma aula magistral sobre como criar um buquê de rosas com suas próprias mãos.