Buquê de peônias - a escolha de uma noiva elegante
Na imagem da noiva, assim como no dia do casamento em geral, não pode haver ninharias. Cada detalhe do feriado deve refletir a essência do relacionamento dos jovens, ser combinados com outros elementos e enfatizar o caráter da noiva. É por isso que a escolha de um buquê de noiva deve ser feita com responsabilidade, não deixando a compra para o último dia e não contando com o gosto do noivo.
O significado das cores
As peônias são usadas há relativamente pouco tempo em buquês de casamento e decoração de locais de celebração, ganhando popularidade rapidamente. Ainda assim - eles parecem elegantes e luxuosos aristocráticos.
Curiosamente, em muitos países, as peônias há muito são consideradas flores de "casamento".
Na Grécia, a sua presença na decoração do casamento e no bouquet de noiva foi obrigatória, pois ali simbolizam uma longa e feliz vida familiar. No Japão, essas flores em um buquê de noiva prometem muitos filhos saudáveis para o casal.
A mentalidade russa e a linguagem das flores (como você sabe, em cada país pode ser diferente) nos permite falar das peônias como flores que simbolizam o sol, pureza de pensamento, prosperidade. Não é por acaso que está incluído nos buquês de casamento, pois dependendo da cor, as peônias podem simbolizar ternura, pureza, amor apaixonado e romântico, respeito, prosperidade, alegria de viver.
Vantagens e desvantagens
Entre as vantagens estão a aparência nobre das peônias, nos mais diversos tons. Eles vão bem com outras flores e plantas, permitem que você colete um buquê em quase qualquer estilo.No entanto, mesmo mono-buquês de peônias (ou seja, sem usar outras flores e plantas) parecem elegantes e nobres. De vez em quando, são os mono buquês que se tornam tendência na moda para casamentos.
A seguinte característica pode ser apresentada tanto como uma vantagem quanto como uma desvantagem. As peônias são flores sazonais que florescem em junho e início de julho. Ou seja, apenas uma parte das noivas de verão pode incluí-los em seu buquê. Concordo, isso pode ser considerado como exclusividade da composição.
Hoje, algumas floriculturas oferecem entrega de peônias não apenas no verão. É importante lembrar que mesmo que você conseguisse peônias no inverno, essas plantas são termofílicas, dificilmente sobreviverão a uma sessão de fotos em um dia de janeiro. Alternativamente, essas flores "obtidas" durante a entressafra só podem ser usadas dentro de casa.
O "plus" das peônias, na hora de comprá-las na época de floração, em nosso país é a disponibilidade. Você pode comprar flores de residentes de verão ou cultivá-las em seu próprio quintal. Considerando que as peônias ficam bem mesmo em mono buquês, você não precisa ser um florista profissional para criar uma composição festiva lacônica.
Um dos principais benefícios das peônias é a durabilidade. Na água, eles retêm sua beleza e frescor por até 2-2,5 semanas. Mas mesmo que seu buquê não inclua um cone especial com água, ele manterá sua aparência original ao longo do dia. Além da capacidade das peônias de ficarem quase todo o dia sem água, é importante destacar sua resistência a alguns danos e fatores adversos. As flores não murcham sob os raios do sol e os caules fortes impedem o enrugamento e não se partem.
Por fim, as flores apresentam um aroma agradável, embora muito leve, sutil.
Em outras palavras, traz prazer, não uma dor de cabeça devido ao excesso de intensidade.
Quais noivas são adequadas
Para criar um bouquet de noiva harmonioso, não basta decidir sobre o tipo de flores, dimensões e cores da composição. Você deve escolher o formato deste último, certificando-se de que ele combine com a tez da noiva, com o estilo do vestido.
Algumas das formas mais populares de buquês de peônia de casamento se destacam.
- Bola ou buquê redondo. Uma das formas mais populares, elegantes e versáteis. Normalmente, utilizam-se inflorescências e gomos incompletamente abertos, colocados na composição em espiral. A parte central do bouquet é geralmente formada por flores exuberantes. São peônias felpudas e felpudas que permitem atingir a bola perfeita e preencher possíveis lacunas - hortênsias, ranúnculos, várias pequenas inflorescências, botões, verduras, decoração. As composições desta forma combinam harmoniosamente com um vestido clássico fofo. Devido à sua forma arredondada e comprimento de haste curta, esses buquês são adequados para meninas esguias e noivas fofas.
- Hemisfério. A forma de tal buquê é próxima à descrita acima, mas a parte inferior da composição não é decorada com flores. Os caules das peônias aqui desempenham quase a mesma função que as inflorescências. Eles permitem que você alcance um hemisfério bonito e bem definido. O bouquet hemisférico é versátil e parece harmonioso com a maioria dos estilos. A única observação é que meninas pequenas e frágeis não devem escolher composições grandes e muito volumosas. No entanto, esta regra deve ser seguida na escolha de um buquê de qualquer formato.
- Buquê estrutural. Esse nome esconde a composição, que se dá de uma forma ou de outra. Há 10 a 12 anos, os buquês estruturais em forma de coração estavam no auge da popularidade. As peônias são ótimas para criá-las, mas hoje o descuido natural e leve do buquê é muito estimado. Nesse sentido, a maioria dos floristas recomenda abandonar buquês estruturais ou escolher formas mais abstratas e contínuas.
- Cascata. Esse buquê também é chamado de queda.Sua parte superior geralmente representa um hemisfério (possivelmente indistinto) e é coletada de grandes peônias em flor. Na parte inferior, o bouquet parece alongar-se, as inflorescências utilizadas tornam-se mais pequenas e caem na composição.
Os buquês em cascata são recomendados para noivas altas e esbeltas em vestidos justos.
As cascatas são perfeitas para casamentos boho. Mas no contexto das roupas exuberantes de costume, o buquê em cascata se perdeu. Você não deve se debruçar sobre eles, mesmo que o vestido tenha cauda ou um longo véu funcione como tal. A atenção estará dispersa, nem um trem nem um buquê em cascata produzirão o efeito desejado.
Outra forma popular de buquê de peônia é chamado tussi mussi, que significa um arranjo minúsculo. Como regra, esses buquês se distinguem por sua sofisticação e naturalidade. Eles cabem tanto em um vestido curto lacônico quanto em um tradicional fofo.
As peônias parecem gentis e românticas, então devem ser selecionadas para celebrações clássicas, requintados boho-prems e casamentos rústicos. A naturalidade máxima na imagem é a melhor adição à composição da peônia. Eles não aceitam torres enormes e complexas de cabelo na cabeça, vestidos ornamentados e maquiagem.
Se a noiva escolhe como buquê de casamento as peônias, principalmente brancas ou rosa, isso fala de seu romance, inspiração, talvez uma ligeira ingenuidade e, em todo caso, abertura para o mundo e as pessoas. Mulheres extravagantes geralmente preferem peônias roxas e lilases e, para suavizar seu som ousado, complementam-nas com inflorescências rosa ou brancas.
Mulheres confiantes que adoram ser o centro das atenções costumam escolher peônias vermelhas ou cor de vinho. Muitas vezes, essas flores são a escolha de mulheres com um caráter forte ou que ocupam posições de liderança.
Tons
Graças ao esplendor e encanto das peônias, são perfeitas para criar mono buquês sem exigir muita decoração ou vegetação. As peônias rosa ajudam a enfatizar o romance e a elevação da jovem.
Se você adora soluções clássicas e acha que o buquê de noiva deve ser branco, escolha apenas essas peônias - uma opção ganha-ganha. Mas aqui você precisa pensar em como evitar a fusão de um buquê branco e um vestido branco como a neve. Você pode adicionar verde às flores ou dar uma decoração alegre.
Peônias brancas também são conhecidas por simbolizar a pureza e pureza da noiva. É possível enfatizar esse valor compondo um buquê de inflorescências não sopradas. No entanto, você pode pegar as flores formadas, complementando-as com peônias entreabertas e botões.
As peônias brancas podem ser usadas não só para festas clássicas, mas também para casamentos em preto e branco, em festas de estilo retro.
Em vez do branco, os estilistas recomendam o uso de um buquê bege, pois fica melhor tanto com vestidos brancos quanto com roupas cor de marfim. E também flores brancas podem ser incluídas em buquês de rosa, pêssego e vermelho.
As peônias rosa também são uma espécie de clássico na floricultura do casamento. Na linguagem das flores, eles simbolizam ternura, romance de relacionamentos, amor tocante. Flores cor de rosa funcionam melhor contra um fundo mais escuro. A noiva pode escolher em combinação com eles vestidos em champanhe, marfim, rosa (mas mais escuro que o tom das flores). Em combinação com um vestido branco tradicional, um buquê de "bichanos" rosa ficará especialmente comovente.
As peônias vermelhas e cor de vinho nobres simbolizam um sentimento profundo, a paixão. Podem ser acentos em um casamento clássico (em tons claros e brancos) ou em festas coloridas, onde a tonalidade base é vermelha ou bordô.
Casais apaixonados e motivados devem escolher peônias lilás e roxas para a decoração do casamento. Eles também simbolizam sentimentos profundos, devoção, respeito.Como regra, em um buquê, os floristas combinam flores roxas mais escuras e delicados lilases, rosa e branco. É importante lembrar que deve haver poucos acentos brilhantes. Basta pegar 2-3 peônias roxas escuras e começar a envolvê-las com "irmãos" mais calmos e mais claros.
Roxo pode não ser a única tonalidade em um buquê, mas complementado por coral, inflorescências bordô e folhas verdes brilhantes.
Se você quer brilho e energia - reúna um buquê mono de peônias multicoloridas. A natureza é tão sábia que você não precisa construir nenhuma combinação complexa de cores - todos os tons de peônias combinam bem entre si em qualquer combinação.
Combinações com outras cores
Peônias vão bem com rosas. Este último pode ser clássico ou bush, em qualquer caso, o resultado será uma composição infinitamente delicada. Para fazer isso, os floristas recomendam combinar flores da mesma variedade. Se você quiser brilho, pode incluir várias rosas brilhantes (vermelhas, rosa escuro, bordô) em um buquê de peônias claras.
Um buquê de rosas e peônias geralmente é escolhido por jovens noivas. Entre as suas vantagens - versatilidade, adequa-se a qualquer vestido e estilo de festa.
Se você usar rosas clássicas, o buquê ficará mais luxuoso, se borrifar rosas - delicadas, arejadas.
Aplicar rosas peônia ajudará a adicionar estrutura, uma vez que, embora semelhantes às peônias em sua maciez, ainda possuem uma estrutura diferente. Isso é revelado precisamente na combinação de cores. Tal buquê atrairá a atenção dos convidados e demonstrará a sutileza do gosto da noiva.
As hortênsias ajudam a enfatizar a ternura e o romance da noiva, bem como a dar textura e volume adicional ao bouquet de peônias. Os tons mais populares de um buquê com hortênsia são branco-rosa, branco-azul, rosa-lilás.
Outra "adição" popular a um buquê de peônia é a frésia. Tal como acontece com as rosas, você pode usar frésias em tons brilhantes ou delicados. As frésias simbolizam ternura, confiança no seu escolhido.
Mulheres jovens e românticas podem incluir miosótis em um buquê de peônias. Não será fácil encontrá-los, mas se você conseguir, o buquê será único. Pequenas flores vão complementar perfeitamente os vazios entre as "bolas" da peônia e diversificar seu esplendor, terry. Em suma, vão dar estrutura às composições.
Buquês de peônia com miosótis são especialmente bons se o tema do casamento for no estilo boho. Seu tom lilás-azul também é adequado para uma celebração de cores nesta faixa. Nesse caso, é melhor combinar miosótis com peônias brancas.
Outra flor tradicionalmente usada em casamentos são as orquídeas. É melhor incluí-lo em seu buquê para noivas maduras, pois simboliza não só a felicidade familiar, mas também a sabedoria feminina, a beleza e a energia de uma mulher adulta.
A tonalidade das orquídeas pode ser aproveitada para combinar com as peônias, criando um buquê quase mono, ou torná-las acentos brilhantes contra o fundo de peônias de cores mais suaves.
Um buquê de peônias e copos-de-leite não será menos refinado. Estas últimas ainda são raramente utilizadas no nosso país, mas estas flores mantêm o seu frescor por muito tempo e também simbolizam ternura e pureza, prometendo uma vida familiar feliz.
Para obter uma bola de flores exuberantes, eles recorrem a uma combinação de peônias e ranúnculos. Este último preenche os vazios entre as peônias, tornando o buquê mais delicado e inocente.
Inclusões incomuns em um buquê de noiva estão ganhando cada vez mais popularidade. Isso inclui suculentas, cápsulas de algodão.
As composições com suculentas têm um aspecto original, as plantas acrescentam textura ou esplendor e ao mesmo tempo passam muito tempo sem água.
Decoração de buquê
As peônias são flores autossuficientes e um excesso de decoração não pode enfatizar, mas destruir sua beleza, fazendo com que a noiva seja acusada de mau gosto.Como as peônias estão sempre associadas à naturalidade e à simplicidade elegante, a melhor decoração será aquela que unir minimalismo e naturalidade.
Em primeiro lugar, os pequenos botões podem ser considerados uma decoração., vegetação com pequenas folhas esculpidas. Quase todos os tons de peônias são bem enfatizados pelos eucaliptos, suculentos com suas folhas cinza-esverdeadas.
As composições redondas e esféricas são geralmente complementadas com fitas de cetim. Para decorar as hastes, pode-se levar uma fita larga para combinar com as hastes ou com a cor principal da composição. Ramos naturais (você pode tecer várias adições da videira, embalagem para um buquê), orelhas, flores de girassóis - tudo isso pode se tornar uma decoração para um buquê de peônias lacônico e democrático.
Para uma composição mais rigorosa, é preferível levar as citadas fitas de cetim, malhas florais, folhagens, pequenas pérolas.
Uma combinação incomum pode ser obtida se bagas e frutas forem usadas como decoração. Eles podem ser naturais ou artificiais. Maçãs e peras em miniatura complementam o buquê de outono. Via de regra, são enfiados em espetos e incorporados ao corpo da composição. Variedades artificiais são simplesmente presas às hastes com arame floral. Para os buquês de inverno, cristalizados, como se cobertos de geada, costumam comer-se bagas e frutos.
Entre as floristas favoritas estão o espinheiro-mar, as cinzas da montanha, as bagas brancas do visco e o azevinho vermelho. Separadamente, deve ser dito sobre o verde, que irá enfatizar com sucesso o bouquet de peônia. Primeiro, essas são as próprias folhas da peônia. Em segundo lugar, uma vegetação com folhas grandes e bastante densas, que vão realçar a nobreza e o luxo das flores. Estes são aspidistra, fern, monstera, ruskus, salal. Para criar composições exuberantes e arejadas, são usados aspargos, bergrass e gipsófila.
Dicas de estilistas e floristas
Os estilistas de casamento e floristas são unânimes em afirmar que o buquê é uma continuação da imagem da noiva, portanto, sua tonalidade e forma devem se adequar ao tipo de garota, ao vestido escolhido, ao penteado e ao estilo geral da festa.
Um vestido branco clássico ficará bem em combinação com peônias rosa, vermelhas e bordô. Composições brancas monocromáticas desaparecerão contra o fundo do vestido. Você não deve combiná-los com uma roupa de marfim ou champanhe.
Em contraste com as flores brancas como a neve, o vestido parecerá velho.
As peônias brancas são geralmente bastante temperamentais. É melhor combiná-los com outros tons ou selecioná-los para vestidos coloridos - azul, rosa, vermelho. Para vestidos de noiva ousados, as peônias brancas como a neve são especialmente boas porque ajudam a equilibrar a saturação dos tons.
Agora há uma tendência à máxima naturalidade, portanto, no buquê da noiva deve-se evitar a abundância de papel de embrulho e filme. Recomenda-se decorar buquês em forma de bola ou hemisfério com fitas de cetim. Vários broches e pequenas estatuetas de pássaros, borboletas em buquês, coberturas de madeira e plástico também não devem ser adicionados a um arranjo de casamento. Mas usar frutas, bagas, ervas do jardim, especialmente quando se trata de buquês sazonais, é muito necessário.