Casamento armênio: costumes e tradições
Um casamento armênio é uma celebração muito alegre em grande escala. Esse casamento é considerado um dos mais bonitos do mundo. Claro, a festa moderna já é diferente do evento que acontecia há vários séculos, mas ainda assim os cônjuges seguem as tradições e costumes básicos. É necessário considerar com mais detalhes as peculiaridades de se realizar um casamento entre os armênios, bem como quais são as suas diferenças em relação às celebrações de outros povos do mundo.
Matchmaking
O casamento é uma etapa insubstituível que antecede a própria celebração do casamento. Anteriormente, o casamento era obrigatório, mas hoje muitos jovens aderem a essa tradição. O ponto principal é que o noivo deve informar os pais da futura noiva sobre suas intenções. Para isso, uma mediadora ou, como a chamam, uma casamenteira é enviada à casa da menina. Na Armênia, o mediador é chamado de parente midnord. Ela só pode ser uma mulher da família do noivo. Ela deve ser respeitada, ter uma boa posição na sociedade. Até a mãe do noivo pode cumprir com sucesso esse papel. É muito importante que o casamenteiro seja conhecido dos pais da noiva. Inicialmente, a casamenteira chega sem uma oferta aberta, ela cuidadosa e discretamente tenta descobrir a atitude dos pais da futura noiva em geral para o casamento, bem como para o noivo.
Após a chamada combinação preliminar, os casamenteiros são enviados aos pais da futura noiva - parentes do futuro noivo. Apenas homens participam das negociações. As casamenteiras contam o propósito da visita e pedem permissão ao pai da futura noiva para se casar. A decisão permanece com o pai, que pode sugerir consentimento e recusa.O pai não tem o direito de concordar imediatamente com a oferta dos casamenteiros, pois acredita-se que então ele deseja se casar com sua filha o mais rápido possível. Somente no segundo encontro o pai expressa diretamente seu consentimento, as condições do noivado são imediatamente discutidas, que é o próximo passo antes do próprio casamento.
Noivado
O noivado é uma etapa muito importante na preparação pré-casamento. É a partir do noivado que os pais dos noivos começam a se comunicar estreitamente, a passar mais tempo juntos, ajudando os jovens na organização do casamento. A contratação ocorrerá em dia pré-selecionado. Os pais dos futuros cônjuges reúnem-se na casa do noivo, enquanto a família fica responsável pelas guloseimas. Na mesa festiva, costumam ouvir-se brindes armênios, nos quais os convidados desejam aos jovens uma vida longa e feliz de casados. Mas esta festa não dura o dia todo, pois então todos vão visitar os pais da noiva, onde também uma mesa festiva os espera.
De acordo com os costumes armênios, o mais importante no noivado é o pai plantado, ou kavor. Normalmente o padrinho do noivo ou um homem digno de sua família é convidado para esse papel. É o kavor que tem a honra de levar a noiva com seus amigos à mesa, onde a noiva é presenteada com joias luxuosas. Depois disso, Kavor anuncia que agora os futuros recém-casados estão noivos, enquanto o noivo deve decorar o dedo anular da mão esquerda de sua amada com um lindo anel com uma pedrinha.
É no dia do noivado que se costuma combinar a data do casamento. Discute-se como será o vestido da noiva, quais atributos serão utilizados durante a própria cerimônia de casamento, prestando atenção aos elementos que são característicos de um casamento armênio. Este dia termina com mais uma cerimónia, durante a qual as raparigas entoam canções tristes, pois agora a futura noiva tem de se despedir da casa do pai, pois após o casamento irá mudar-se para a casa do futuro marido. Aceita-se que a última melodia soe "Uzundara", e quando terminar, a noiva deve deixar a casa dos pais.
Preparação para a festa
Os armênios seguem tradições, especialmente quando se trata de casamentos. A preparação para este dia tão importante e único também tem vários costumes e tradições interessantes.
- A noiva da noiva. Após o noivado, o noivo deve voltar à casa da noiva, mas não sozinho, mas junto com seu parente. Ele deve tratar sua amada mãe e irmãs com vários doces. Depois disso, na manhã seguinte, a futura sogra trata os filhos dos vizinhos com doces, enquanto ela se faz de noiva. Se essa tradição for respeitada, significa que agora os jovens podem se ver abertamente antes mesmo do casamento.
- Kyasum trill. Este é outro costume incomum, mas muito interessante. Sua essência está no fato de os pais dos noivos se reunirem para discutir questões financeiras relacionadas ao casamento. Vale a pena discutir quantos convidados haverá de cada lado.
Quando todas as tradições e costumes são observados, a coisa mais importante na preparação começa - o estágio material. Normalmente, os organizadores são contratados para a organização. São eles que devem encontrar um quarto, comprar uma decoração para decorar toda a festa, fazer um cardápio para um banquete, enviar convites aos convidados e fazer um roteiro para a própria festa. Eles são necessariamente os responsáveis pela organização do casamento na igreja, pois é lá que a união é celebrada no casamento armênio antes do casamento oficial.
Realizando um casamento
A maioria dos casamentos armênios ocorre no outono ou no início do inverno. Este período é o mais favorável para esta festa, uma vez que já foi feita toda a vindima, o vinho jovem já amadureceu. De acordo com os costumes e tradições armênios, os parentes da noiva devem trazer o vestido para a noiva. No dia do casamento, amigos íntimos e parentes do noivo, liderados por kavor, vão à casa da noiva - eles levam a noiva da casa de seu pai.Esta ação é acompanhada por canções barulhentas e música alegre.
O noivo, tendo vindo para a casa da futura esposa, presenteia sua família com "azul" - são vários pratos de frutas, guloseimas, bebidas alcoólicas, enfeites e, claro, um vestido para a noiva. Kavorkin é a esposa de Cavor, que também desempenha um papel importante no dia do casamento, pois é ela quem veste a noiva com um traje festivo. Segundo a tradição, é costume que os armênios dêem joias de ouro e dinheiro aos jovens para um casamento. Mas, neste dia, os presentes não são recebidos apenas pelos cônjuges. Um grande prato com guloseimas tradicionais é recebido pela mãe da noiva.
Os casamentos armênios modernos são caracterizados pela grande diversão, é costume se divertir e dançar, cantar canções de casamento. Mas, segundo a tradição, a mãe da noiva não participa dos bailes, pois fica triste porque a filha já cresceu e está saindo da casa do pai. A dança da noiva e do noivo não é um elemento importante e raramente é vista. A peculiaridade do casamento armênio é que a noiva dança com outros rapazes neste dia, o que permite que ela verifique sua lealdade ao futuro marido. Se uma jovem se comporta com dignidade, não prestando atenção aos outros homens, então ela recebe presentes deles.
Depois do casamento oficial, é costume saudar uma jovem família com mel e colocar lavash em seus ombros. Esse costume sugere que a vida dos recém-casados será doce. Também é costume polvilhar os cônjuges com flores, doces, grãos e até nozes com passas. Os brindes armênios merecem atenção especial, pois são uma verdadeira decoração deste dia inesquecível. Os brindes armênios são muito bonitos, poéticos, geralmente combinados com várias parábolas armênias. Os brindes usam metáforas com as paisagens da natureza circundante, porque a Armênia é um país muito bonito e rico em paisagens inesquecíveis.
A primeira dança da noiva é muito popular. Normalmente ela vai para o centro do salão de dança e os convidados dançam ao seu redor, dando-lhe dinheiro. Desta forma, o chamado sábado é formado. Muitas vezes, a noiva dedica sua primeira dança ao marido.
Casamento
Um casamento oficial é apenas metade da batalha, porque todos os casais estão fadados a se casar. Esta cerimônia também possui muitas tradições e costumes. Mas o principal é que durante o casamento, ninguém passa por entre os jovens. Normalmente, os kavors seguem isso, porque há muitas pessoas no casamento que são bastante desatentas a esse requisito. Durante o casamento, sobre as cabeças dos jovens, o kavor segura uma bainha e uma espada cruzada entre si. Acredita-se que seja o metal capaz de proteger uma jovem família de diversas adversidades.
Outro costume interessante é realizado durante o casamento. O sacerdote usa laços especiais para amarrar as mãos dos noivos, enquanto as pontas dos laços são necessariamente cobertas com cera. Esses laços são geralmente chamados de narot. Somente o padre tem o direito de removê-los. Até que a renda fosse removida, o jovem não tinha o direito de estabelecer relacionamentos íntimos.
Presentes e mesa de casamento
Segundo a tradição, o casamento armênio é celebrado por três dias. Normalmente, para uma festa de casamento, costuma-se abater um touro e usar sua carne para preparar diversos pratos deliciosos. Nas mesas festivas, há sempre um churrasco, fartura de frutas e ervas. No dia do casamento são apresentadas joias de ouro e, claro, dinheiro. Normalmente a mãe da noiva arrecadava o dinheiro doado para o casamento. É interessante notar uma interessante tradição de dar, que consiste no fato de que todos os presentes, exceto o dinheiro, são dados aos parentes pelo noivo.
Por que você não pode gritar "amargo"?
Em um casamento armênio, é proibido dizer "amargamente" aos jovens após um brinde, e esta regra também se aplica a outras nações. O principal motivo da proibição de "amargo" em um casamento é que é feio mostrar seus sentimentos na frente de todos, principalmente porque ainda não houve nem a primeira noite de núpcias.A noiva ainda é inocente, então o noivo só pode beijar sua amada na bochecha após o casamento no cartório. Normalmente, cada brinde na festa termina com a palavra "tush".
Cerimônias pós-casamento
- Enviando um dote. De acordo com este rito armênio, os pais da esposa recém-criada enviam todos os presentes dos jovens para sua casa. Hoje essa tradição já é mais lúdica por natureza.
- Lavar a cabeça da noiva. Após o casamento, a mãe e a filha dos armênios não tinham o direito de se ver. Somente no primeiro sábado após o casamento a mãe poderia vir até a filha para ajudá-la a lavar os cabelos, enquanto ela levava xampu e pente.
- Fazendo fogueiras. Este costume ainda está sendo realizado hoje. Após o casamento, fogueiras são acesas, através das quais meninas e meninos solteiros cantam alegres canções.
- Adeus para casa. Este ritual é mais uma formalidade hoje, mas muitos aderem a ele. O pai tira a filha de casa após o casamento, pois ela agora está se mudando para morar com o marido. O pai da noiva segura a mão dela e a entrega ao pai do marido. Música triste é tocada durante esta celebração. A menina agradece aos pais por tudo, beija-lhes as mãos.
- Noite de núpcias. Segundo a tradição, não deve haver ninguém na casa onde os jovens vão dormir. Parentes foram passar a noite com amigos. Apenas as damas de honra podiam escutar a porta da casa. Na primeira noite, os jovens foram proibidos de gritar. Depois da primeira noite, o cara ficou sem graça, então foi até os amigos e só no final da tarde seus pais o trouxeram para casa. A noiva teve que provar sua inocência, então, após a primeira noite de núpcias, ela mostrou à família do noivo uma mancha de sangue nos lençóis. Depois disso, eles lhe deram moedas de prata e maçãs, e sua mãe - vinho e frango. Se a noite de núpcias corresse bem, vários tiros eram disparados para o ar. Mas se a noiva não pudesse provar sua inocência, então ela teria que passar por um ritual vergonhoso. Colocaram-na em um burro, de costas, e deixaram o animal descer pela rua principal da aldeia. Uma vergonha foi vista por todos os moradores.
Para uma visão geral do casamento armênio, veja o próximo vídeo.