Altura da corda da guitarra elétrica

Na hora de escolher uma guitarra elétrica, um dos principais critérios é a altura das cordas acima do braço. Vamos discutir esse aspecto importante que afeta a qualidade de um instrumento musical com mais detalhes.
Peculiaridades
O tom das cordas de uma guitarra elétrica é ligeiramente diferente dos modelos acústicos do instrumento. Normalmente, as ferramentas adquiridas de marcas já possuem as configurações e ajustes necessários, portanto, não requerem nenhuma ação adicional por parte de um usuário novato.

Porém, com o tempo, o músico começará a se perguntar se tudo lhe convém no instrumento musical escolhido. Como resultado, ele pode precisar mudar algo, corrigi-lo, alterá-lo para se adequar ao seu estilo de jogo e preferências. Ele pode substituir as cordas por um conjunto mais fino ou, ao contrário, escolher uma bitola mais grossa, e então reconstruir o violão ou várias cordas 1 ou até 2 tons abaixo e se deixar levar pelo baixo pesado.
Ajustar a altura das cordas acima do braço da guitarra está frequentemente entre as possíveis nuances personalizáveis de uma guitarra elétrica. Há momentos em que mesmo em guitarras de empresas famosas é difícil para alguém prender as cordas e executar técnicas específicas, por exemplo, pull-ups (bends) ou piscina regular (legato para baixo) devido à suposta altura das cordas acima do pescoço. Na verdade, verifica-se que a altura atende aos padrões (as marcas não cometem tais erros), e a questão toda está nas características individuais (ou habilidades) de um violonista em particular.
Nesses casos, é possível alterar a distância do pescoço até a fileira acima dele, tanto nas direções menor quanto maior, de maneiras diferentes, o que será discutido a seguir. E também pode ser notado que ajustar este parâmetro em modelos elétricos de guitarras é um processo bastante complicado, que não é recomendado para iniciantes. Sem saber, o resultado pode ser desastroso, até a completa inutilização do instrumento ou pescoço.

Porém, é imprescindível que o guitarrista conheça a "cozinha" de afinar uma guitarra elétrica, inclusive no que diz respeito à altura das cordas, já que alguns parâmetros podem ser facilmente ajustados por si próprios.
Altura padrão
É difícil dizer exatamente qual a altura correta das cordas acima do braço de uma guitarra elétrica. Não há uma resposta definitiva para esta pergunta. Muitos fatores podem influenciar isso:
- o comprimento da escala do instrumento (a distância da porca ao fundo);
- calibre (espessura) de cordas;
- material, rigidez e tensão do conjunto de cordas;
- modelo do instrumento (por exemplo, guitarra base, guitarra solo);
- o estilo de execução escolhido (até a direção da música que está sendo executada e métodos de produção de som);
- afinação do instrumento (padrão, alternativo, aberto e assim por diante).
Mas existem, é claro, configurações de fábrica que são guiadas pelos principais critérios elencados acima: características de escala (comprimento, calibre e força de tensão das cordas instaladas na fabricação de determinados modelos de linhas), bem como a afinação e finalidade do instrumento.
Neste caso, as distâncias padrão de cada corda individual do pescoço são tomadas, geralmente em dois pontos: acima do 12º e do 1º trastes. Às vezes - sobre a última noz.
Acima da décima segunda casa
A medição é feita entre o topo da porca de metal de 12 trastes e a geratriz inferior de cada corda. De acordo com a norma, as cordas devem estar nas seguintes distâncias da porca especificada (em mm):
- o primeiro - 1,5;
- o segundo - 1,6;
- o terceiro - 1,7;
- quarto - 1,8;
- quinto - 1,9;
- sexto - 2.0.

Sobre a primeira fricção
Nesse ponto, a medição é feita da mesma forma - do topo da primeira porca de metal da escala até as cordas. Aqui está o padrão para as distâncias (em mm) acima da primeira porca:
- o primeiro - 0,25;
- o segundo - 0,30;
- o terceiro - 0,36;
- quarto - 0,43;
- quinto - 0,51;
- sexto - 0,60.
No entanto, esses dados podem ser considerados iniciais, básicos, que devem ser orientados na hora de comprar uma ferramenta em uma loja. Em casa, no entanto, você deve ajustá-los ligeiramente para você.
Também existe o conceito da altura ideal da coluna, geralmente representada por indicadores de distância de intervalo. Por exemplo, acima da porca da 12ª casa:
- o primeiro - 1,0-1,5 mm;
- sexto - 1,5-2,5 mm.
Esses intervalos também podem ser chamados de intervalos de fronteira, além dos quais é indesejável ir. Se a sexta corda de espessura média (calibre 10 ou 11) for abaixada abaixo de 1,5 mm no 12º traste, ao tocar ela baterá terrivelmente nos limiares e seu som ficará distorcido. Mas você não deve aumentá-lo nem acima de 2,5 mm - seus dedos se cansarão rapidamente e sobretons indesejados (sobretons) aparecerão.
Também é importante ajustar a altura ideal da corda ajustada acima dos captadores. Aqui, de acordo com especialistas em som, o principal critério é não permitir uma distância inferior a 0,2 mm. Aliás, neste caso, o ajuste pode ser feito não com as cordas, mas com os próprios captadores. Para isso, existem parafusos de ajuste especiais na estrutura.

Para quem gosta de tocar em alta velocidade, você pode abaixar a linha das cordas ligeiramente abaixo da distância ideal até o 12º traste, focando em seu elemento mais fino - até 0,8 mm. No entanto, isso exigirá a alteração do kit para calibre 8. Para outros guitarristas que amam música romântica, conjuntos de calibres 9-10 e a distância da primeira corda no meio da escala em 1,0-1,3 mm são adequados. Se você gosta de calibres grossos - de 12 em diante - você precisa escolher uma altura de pelo menos 1,6 mm acima da porca de 12 trastes.
Costumização
Agora vamos considerar como você pode ajustar o tom desejado, se por algum motivo o guitarrista não gostar.

Vamos distribuir esses métodos de acordo com os graus de complexidade - do simples, que um iniciante será capaz de fazer, ao complexo, onde não é recomendável entrar sem experiência.
- Você pode diminuir ou aumentar ligeiramente a distância até o pescoço mudando a porca. Se você quiser reduzir, precisará fazer ou comprar uma noz inferior. Não perfure a parte nativa (deixe-a para o caso de voltar ao estado original da ferramenta). Se quiser levantar um pouco as cordas, terá que, ao contrário, procurar uma porca mais alta ou colar uma pequena junta entre a ranhura e a porca de fábrica.
- Ajuste o tom usando a ponte, armada com o instrumento apropriado normalmente fornecido com o instrumento. As calças de quase todas as empresas que produzem guitarras elétricas têm seu próprio design proprietário, então você terá que descobrir por conta própria ou levar a guitarra para a oficina.
- O procedimento mais difícil é instalar a âncora. Uma âncora é um dispositivo que é uma barra de aço montada em um pescoço. Ele é projetado para compensar as forças que atuam no braço das cordas tensionadas e para protegê-lo de dobras e outras deformações mecânicas, às vezes levando à destruição do instrumento.
O último método relacionado ao ajuste da âncora só pode ser usado se o problema for com ele.
E é melhor confiar esse trabalho a especialistas. É extremamente raro que novos instrumentos apresentem defeitos na afinação de fábrica deste elemento estrutural. Problemas no pescoço (curvas em uma direção ou outra) podem surgir após muitos anos de uso ou como resultado da manipulação descuidada das configurações do instrumento. Com o braço côncavo, a altura das cordas aumenta, e com o braço convexo, ela diminui, e em diferentes lugares em diferentes quantidades. É muito difícil tocar um violão assim.
Na oficina, para ajustar o pescoço côncavo (âncora enfraquecida), a âncora é apertada com chaves de ajuste especiais. Os parafusos de ajuste para diferentes modelos de guitarras elétricas podem ser colocados dentro do corpo, ou embaixo do pescoço, ou na cabeça do pescoço. A barra convexa, ao contrário, precisa ser afrouxada para que fique reta.

O ajuste da âncora é feito necessariamente em uma guitarra afinada na afinação desejada. O braço será considerado mesmo que, com a ajuda de uma régua longa, o mestre esteja convencido de sua retidão na seção de 1 a 14 trastes.