Cordas de guitarra

Altura da corda da guitarra

Altura da corda da guitarra
Contente
  1. Padrões de distância
  2. Por que isso pode mudar?
  3. Como configurar?

A altura das cordas acima do braço do violão é o parâmetro mais importante que determina a qualidade do instrumento e o conforto de tocá-lo. Em guitarras clássicas, é impossível ajustar a altura das cordas sem interferir na configuração construtiva do fabricante. Em guitarras elétricas e alguns modelos acústicos, esta opção é fornecida inicialmente em uma fábrica de instrumentos musicais ou por artesãos particulares. Este parâmetro possui seus próprios padrões para cada tipo de guitarra.

Padrões de distância

Ao escolher um violão, é imperativo não apenas inspecionar visualmente as cordas, a uniformidade do braço, o estado das selas, ponte, mecanismo de afinação, a integridade e as dimensões do corpo acústico, mas também use uma régua para verificar as distâncias das cordas às selas.

O fato é que definir as cordas muito altas afetará a facilidade de segurar as cordas e a quantidade de força aplicada.... Todas essas características são diretamente proporcionais à distância. Os dedos do guitarrista se cansam rapidamente do estresse excessivo ao tocar acordes, executar muitos truques e efeitos de guitarra.

O som e a velocidade do jogo também sofrerão: o primeiro perderá seu brilho e clareza de tom, e a destreza dos dedos diminuirá. Essas cordas precisarão ser abaixadas.

Contudo, posição muito baixa das cordas no braço da guitarra nem sempre agrada o guitarrista... Nesse caso, ao vibrar, podem tocar as soleiras, chacoalhando ou emitindo um som distorcido.

Obviamente, não há necessidade de medir esse parâmetro em todas as cordas e em todos os 18 ou 22 trastes. Se as cordas forem instaladas do mesmo calibre, a proporção da espessura de todos os elementos do conjunto entre si é estritamente padronizada pelos fabricantes.

Para ter certeza de que as cordas do violão estão com a altura normal, geralmente é suficiente medir o primeiro e o 12º trastes (seus trastes) para a primeira corda e o sexto.

Detalhes sobre a altura ideal das cordas acima do braço do violão para variedades específicas deste instrumento musical são fornecidos abaixo.

Para acústica

Guitarras acústicas têm cordas de metal (aço com enrolamentos de bronze, prata ou cobre). Eles vêm em tensão dura e suave, então os chamados limite ideal de amplitude de vibração para cordas de diferentes tensões.

A partir daqui, é determinado qual deve ser a altura correta para as cordas em certos instrumentos para seu som de alta qualidade e tocar confortável sem esforços de pressão desnecessários.

O tom normal da primeira corda deve estar dentro de:

  • sobre a porca XII: 1,5-2 mm;
  • acima da porca da 1ª casa: 0,3-0,4 mm.

A altura da sexta corda ao mesmo tempo deve ser:

  • sobre a porca XII: 2,0-3,5 mm;
  • acima da porca da 1ª casa: 0,4-0,9 mm.

Para medições no traste XII, é conveniente usar uma régua de medição de metal, cuja contagem começa no final. É colocado com a face final diretamente nas soleiras 11 e 12, o que dá um resultado de medição mais preciso.

E para controlar as cordas da primeira porca, é melhor fazer uma sonda plana, cuja espessura de um lado será igual ao valor da altura medida da primeira corda, e do outro - a sexta.

Você pode usar um conjunto especial de pontas de prova que são usadas para ajustar o tom das cordas de vários instrumentos musicais.

Para guitarra eletrica

A guitarra elétrica é tocada quase nas mesmas cordas que são usadas para instrumentos acústicos.

Mas na maioria das vezes eles ainda colocam conjuntos com enrolamento prateado, já que é mais conveniente tocar com uma palheta - ela desliza melhor nessas cordas.

Em guitarras elétricas, o tom ideal das cordas é o seguinte:

  • a primeira corda acima da pestana da última casa - 1,5-1,6 mm, acima da primeira casa - 0,2-0,3 mm;
  • a sexta acima da última porca é 1,9-2,1 mm, acima da primeira - 0,5-0,7 mm.

No baixo

O baixo é equipado com um conjunto bastante grosso de cordas, de modo que sua altura acima do braço excede a altura das guitarras elétricas convencionais. Para efeito de comparação, vamos resumir os parâmetros recomendados para o último traste do baixo e guitarra base em uma tabela:

Os dados, é claro, podem diferir dependendo dos modelos de instrumentos musicais e do conjunto de cordas, mas são bastante úteis para músicos iniciantes na hora de escolher seu primeiro - educacional - eletrônico ou baixo.

No clássico

Guitarras clássicas têm cordas de náilon - os de aço não podem ser colocados sobre eles, pois o desenho da ferramenta não resiste à força de tração do metal. O mesmo vale para guitarras flamencas. Embora essas duas variedades sejam muito semelhantes, elas são muito diferentes na altura das cordas acima do pescoço.

Os critérios para a fabricação correta neste parâmetro para eles são as distâncias das cordas nº 1 e nº 6 às selas acima do traste XII.

Esses valores são:

  • modelo clássico: 3,5-4,0 mm para a primeira corda, 4,0-4,5 mm para a sexta;
  • guitarra flamenca: 2,1-2,5 mm e 2,5-3,0 mm para a primeira e sexta, respectivamente.

Violão de 12 cordas

Este tipo de instrumento deve ser guiado pelas seis cordas principais.... Dado o fato de que as "doze cordas" são produzidas principalmente em versões semiacústicas ou elétricas, então a altura normal de suas cordas pode ser considerada a média entre um violão com cordas de metal e uma guitarra elétrica.... Mas, nesses modelos, a bitola da corda raramente vai além da média devido à alta força de tração de 12 fios de metal.

Os números mais próximos do ideal (na última casa) são:

  • 1ª e 2ª cordas duplas (ambas da mesma espessura) - 1,9 mm;
  • 3º e 4º duplos - 2,0 mm;
  • 5º e 6º duplos - 2,1 mm;
  • 8º principal - 2,2 mm;
  • 10º principal - 2,3 mm;
  • 12º principal - 2,4 mm.

Dependendo do número do calibre, a altura pode variar em +/- (0,2-0,4) mm.

Além do mais, a maneira individual de jogar também é importante... Se o guitarrista tocar suavemente, não abusar das batidas fortes nas cordas, então a afinação é ajustada para o valor mínimo. Caso contrário, é necessário elevar ainda mais as cordas para evitar que batam nas selas de metal.

Por que isso pode mudar?

Mesmo que a guitarra não tivesse nenhuma falha quando foi comprada, ela atendeu totalmente aos padrões de design de modelos semelhantes, então, com o tempo, alguns desvios dos parâmetros especificados não foram excluídos. Existem várias razões para explicar esses problemas.

  1. Deformação do corpo do instrumento, pescoço, sela... Todos esses fatores, tanto individualmente quanto coletivamente, podem afetar o tom das cordas acima do braço da guitarra. O fato é que a sela e a sela dos instrumentos estão na mesma altura, então qualquer mudança na posição do pescoço, corpo ou sela leva necessariamente a uma violação do correto posicionamento das selas no corpo (inferior) e pescoço (superior). A linha reta entre eles em relação ao plano do braço pode estar tanto em grande ângulo (a distância até as selas aumentará), ou, ao contrário, diminuir (a altura das cordas diminuirá). A porca é considerada o topo da esquina.
  2. Substituindo as cordas por um número de bitola menor, especialmente uma transição brusca, por exemplo, de "17" para "10". O conjunto de "dez" é muito mais macio do que o "décimo sétimo" e muito mais fino, então você não deve se surpreender se a guitarra chacoalhar durante a produção de som: tanto a força de tensão vai enfraquecer (o pescoço vai "endireitar um pouco"), e o balanço das cordas mais suaves aumentará.
  3. Mudar o estilo de jogo para um mais agressivo... Batidas fortes com uma palheta causam uma amplitude de vibração maior do que palhetas suaves.
  4. Às vezes, ao mudar um calibre de um número fino para um mais grosso, surge o problema de um defeito de fábrica - protrusão irregular de selas de metal acima do pescoço... Um conjunto grosso requer uma distância maior das soleiras e, se não houver o suficiente em algumas soleiras, pode não haver som algum. Aprofundar as ranhuras das cordas na sela. Com o material de baixa qualidade do qual esta parte do instrumento foi feita, tal incômodo é bem possível. E esse resultado também acontece com guitarras de baixo grau e com afinação pobre, que são afinadas 10 vezes ao dia. Você precisa se livrar de tal ferramenta sem piedade, para não perder tempo precioso e seus nervos.
  5. Quebrando o enrolamento de cordas grossas... Quando são presos no traste com o lugar desenrolado, eles "afundam" a um limite de altura inaceitável acima de todas as selas acima do pescoço. Como resultado, ocorre uma batida nas soleiras ou até mesmo um abafamento do som.
  6. A afinação da ponte na guitarra elétrica é perturbada... Isso acontece frequentemente ao tocar o instrumento ativamente, não há nada de errado.

Como configurar?

Como ajustar a altura das cordas acima do braço da guitarra depende do instrumento e do fabricante..

Para ajustar este parâmetro ao mudar o calibre dos produtos, guitarras acústicas e elétricas possuem um dispositivo especial - uma âncora inserida no pescoço em todo o seu comprimento. A tarefa de uma âncora de metal, que é um poste longo, redondo ou quadrado, para evitar que o braço se dobre sob a influência de uma força significativa exercida sobre ele pelas cordas quando são puxadas.

A posição do pescoço pode ser ajustada por meio da âncora girando o parafuso com uma chave sextavada especial. O parafuso está localizado sob o deck superior em um soquete especial, e você pode acessá-lo através do orifício do ressonador na lateral do pescoço. Em alguns modelos de guitarras acústicas, bem como em muitas guitarras elétricas, os parafusos de ajuste estão localizados no cabeçote. Girando o parafuso no sentido anti-horário, um valor maior para a altura das cordas é alcançado, e para diminuí-lo, o parafuso é girado no sentido horário.

No entanto, você deve primeiro ter certeza do motivo do não cumprimento dos padrões permitidos.

A posição do parafuso e o grau de compressão ou flexão do pescoço são definidos com bastante precisão na fábrica de instrumentos musicais, portanto, não é recomendado alterar a configuração de fábrica sem motivo especial.

E somente nos casos em que a ferramenta não tenha outras causas para os problemas descritos acima, será possível tentar corrigir a situação ajustando o parafuso de ancoragem... Mas você precisa fazer isso com muito cuidado para não danificar o braço ou o violão como um todo. Acontece que um mau funcionamento é eliminado girando a chave apenas 1 grau na direção certa.

O desnível das saliências das soleiras é eliminado por lixamento manual com material abrasivo (lixa, lima).

Se você não tem experiência neste assunto, é melhor entrar em contato com uma oficina mecânica de instrumentos musicais.

Sela muito alta também pode ser afiado com uma ferramenta adequada. Para fazer isso, primeiro você precisa remover todas as cordas, soltar a porca e amolar mais um milímetro ou o quanto for necessário para abaixar as cordas acima do braço. Ao terminar, coloque as cordas de volta no lugar, afine o violão no modo desejado e verifique o efeito do trabalho realizado.

Eu vi através das ranhuras para as cordas da porca ao substituí-lo em caso de profundidade excessiva, o antigo é feito estritamente de acordo com a espessura das cordas. O corte é feito com limas de agulha ou limas especialmente projetadas para isso.

Pescoço deformado e outras partes da guitarra precisa ser alterado para novos.

Para que a guitarra dure muito tempo e não crie problemas, o guitarrista não deve apenas tocar, mas também fornecer os devidos cuidados e condições para o instrumento: umidade do ar e temperatura ambiente. A guitarra deve ser mantida sempre em uma caixa.

sem comentários

Moda

a beleza

casa