Cordas de guitarra

Escolhendo cordas de violão

Escolhendo cordas de violão
Contente
  1. O que eles são?
  2. Marcas populares
  3. Qual é melhor escolher?
  4. Como mudar corretamente?
  5. Como você sabe quais cordas estão em seu violão?
  6. Dicas de cuidados

Tocar violão não é apenas um belo som, mas também um impacto positivo na saúde física e mental. Estimula as habilidades de memória, concentração, multitarefa e matemática. Além disso, tocar violão alivia os sintomas de ansiedade, tensão, estresse, libera energia destrutiva, bombeia os músculos dos pulsos, mãos, braços ... Tanto para um músico profissional quanto para um iniciante, é importante não só aprender a tocar o instrumento, mas também para escolher as cordas certas para o violão ...

O que eles são?

O mercado moderno oferece diversos tipos de cordas de violão, e as embalagens indicam - Médio, leve, extra leve. Ao mesmo tempo, esses textos não trazem informações sobre o calibre geral. Isso sugere que os kits projetados para uma guitarra elétrica serão mais estreitos do que para um instrumento acústico do mesmo tipo. A empresa fabricante não significa menos, pois cada uma tem seu padrão de calibre, então o diâmetro indicado na embalagem será a melhor diretriz. As cordas de menor calibre são aquelas marcadas com "E" com o menor diâmetro 0,005 "e 0,56" o maior. Outros tipos de strings:

  • Luz - 0,10 primeiro e 0,46 sexto;
  • Médio - 0,11 primeiro e 0,50 sexto;
  • Luz extra - 0,09 primeiro e 0,42 sexto.

Normalmente os músicos levam em consideração o menor diâmetro na hora de comprar e assim simplificam a escolha. Por exemplo, quando o diâmetro tem um valor de 0,11 polegada, então o conjunto é denominado "11", etc. Quanto às variedades de cordas, existem muitas, e são subdivididas por enrolamento e material: coloridas, douradas , preto, luminoso, etc ...

Por tipo de enrolamento

O enrolamento é feito de prata, cobre, bronze fosforoso, latão. Cada um desses materiais tem um efeito característico na qualidade da corda ou em seu som, bem como no material usado para fazer o núcleo.

  • Cobre dá um som aveludado, mas deixa marcas nos dedos.
  • Prata difere em praticidade e conforto no jogo. As cordas de prata são sempre bonitas de se olhar, não afetam a qualidade do som e são mais duráveis ​​do que as cordas de cobre.
  • Cordas de bronze de fósforo ou latão têm a maior gradação de preço, a vida útil mais longa.
  • Cordas com enrolamentofeito latão ou bronze fosforoso - os produtos mais duráveis.

Os materiais para a produção de cordas são bastante variados, o que torna a gama de sua qualidade e som bastante diversificada para um amplo consumidor. Para simplificar a escolha, é necessário conhecer as características dos tipos de enrolamentos.

Em quase todos os conjuntos de cordas do violão, os 3 primeiros números não têm corda, mas o 4º, 5º, 6º já vêm com acréscimos. Essa técnica permite agregar potência, densidade, qualidade de som e, além disso, protege os dedos do músico de cortes, que não podem ser feitos por cordas mais finas.

  • Volta - o mais comum. Em seção, tal fio tem uma forma esférica ideal e, ao mesmo tempo, não é processado por trituração. São as cordas de corda redonda que têm o som mais rico.
  • Plano - enrolamento com a retificação mais cuidadosa. Ao mesmo tempo, é importante lembrar sobre a peculiaridade das cordas desse tipo - uma longa vida útil e a ausência de um som específico durante o movimento dos dedos. Infelizmente, o som dessas cordas não está à altura.
  • Semi-plano - algo intermediário, uma opção intermediária entre os dois primeiros tipos. A tecnologia para fazer uma corda enrolada plana é semelhante a uma redonda, mas depois de enrolar o fio no núcleo, a corda ganha uma seção transversal oval por moagem ou prensagem. Este tipo é o menos popular, eles são comprados, via de regra, por baixistas para contrabaixo.

Hexagonal - o núcleo desta corda tem uma seção hexagonal e o enrolamento é feito de arame redondo... O custo de uma trança hexagonal é igual a uma redonda e a corda emite um som expressivo. Produtos deste tipo são excelentes e servem por muito tempo, porém, devido ao aguçamento característico das costelas, podem reduzir significativamente a vida útil dos trastes.

Talvez o uso de tais cordas traga algum desconforto ao músico. Escolher as cordas certas pode tornar a 'voz' de sua guitarra especial e única.

Por material

A gama de materiais para fazer o núcleo de uma corda é muito mais ampla, uma vez que as cordas não são feitas apenas de metal, mas também de matérias plásticas. Esses produtos são mais macios do que os de ferro e têm um som ligeiramente diferente. Alguns tipos, por exemplo, neon, são apenas para exibição.

Bronze

Cordas de bronze têm relação preço-desempenho equilibrada e som suculento, de modo que a demanda por eles é bastante alta... Como desvantagem, pode-se citar a capacidade de oxidação rápida e a necessidade de limpeza constante da superfície com solução alcoólica.

Fósforo Bronze Strings

Os produtos feitos com esta liga são um pouco diferentes das cordas feitas de bronze puro - o som não é tão brilhante e expressivo, mas eles têm uma vida útil muito mais longa.

Cordas de cobre

As cordas de cobre pertencem à opção de orçamento, em termos de som podem ser atribuídas à média. Conjuntos de cobre são adequados para amadores - aqueles que raramente pegam um instrumento, iniciantes em uma escola de música.

Cordas de prata

Esse visual tem uma aparência atraente porque o núcleo de aço revestido de prata tem uma brancura quase branca como a neve. As cordas folheadas a prata possuem um som sonoro, suave e melódico. Apenas um parâmetro é considerado uma desvantagem - fragilidade. Nesse aspecto, eles são significativamente inferiores aos modelos de bronze-fósforo.

Cordas de latão

As cordas de latão não são muito duráveis, mas são bastante populares entre os guitarristas. O latão dá às cordas potência em sobretons, volume e densidade, essas cordas são especialmente procuradas nos segmentos de hard rock, metal, etc.

Nylon

Como você sabe, o náilon é sintético. Não há ferro nas cordas, o que afeta negativamente o som, entretanto, sua suavidade e flexibilidade são ideais para os estágios iniciais de domínio do instrumento. É muito mais fácil e menos doloroso trabalhar com eles.

Cobre-estanho

Esses são modelos combinados feitos de uma liga de dois metais. Essas cordas têm o mais rico timbre quente.

De materiais poliméricos

Esta gama inclui plástico elástico, vinil, cordas de silicone... No entanto, isso não significa que sejam totalmente feitos de polímeros. De forma alguma - o núcleo desses produtos é feito de metais e, acima de tudo, são revestidos com substâncias especiais. Essas tecnologias podem reduzir os sons característicos dos movimentos dos dedos, desgaste do traste e melhorar a qualidade da afinação. Além disso, torna-se possível colorir os fios. Existem vários fatores a serem considerados ao escolher essas strings:

  • soldagem ao núcleo;
  • espessura do revestimento do núcleo;
  • fricção quando os dedos e as cordas se tocam.

A construção da corda não é menos importante para o músico - como exatamente o polímero é aplicado (sobre o enrolamento, passe por baixo, diretamente no núcleo).

De fio de seda

A tecnologia de fazer a corda com a adição de fio de seda entre o miolo e o enrolamento torna o som suave e a execução silenciosa.

Sintálico

As cordas sintais têm um som brilhante, como modelos de metal, e suavidade, como as de náilon. Eles seguram bem o tom e reduzem o desgaste do traste. As cordas sintéticas são fáceis de esticar, mantêm o tom perfeitamente e podem durar vários meses.

Néon

As cordas de néon são feitas de metal e têm um revestimento luminescente que proporciona um brilho espetacular à luz das lâmpadas ultravioleta. Não os confunda com o efeito fosforescente, quando a própria substância brilha no escuro. Em condições normais de iluminação, o produto simplesmente parece colorido, como laranja ou verde. O revestimento tem vida curta, especialmente rapidamente começa a se desintegrar sob a picareta.

Marcas populares

As cordas são essenciais para o som de sua guitarra.

Ernie Ball

A marca oferece uma gama bastante ampla de calibres, não inferior em qualidade à maioria dos produtos concorrentes, e se distingue por um preço bastante alto. Linha Furtivo está em alta demanda, mas a linha revestida oferece produtos com proteção aprimorada contra oxidação. Desde 2019, a linha de produtos foi expandida em várias posições - são conjuntos de cordas para guitarras elétricas, numerando até uma dúzia de calibres.

Elixir

Produtos populares devido à sua longa vida útil, confiabilidade e proteção do polímero contra corrosão e poluição. A marca é preferida por músicos profissionais - o alto custo é justificado pelo frescor de longo prazo do som. Series Nanoweb oferece modelos com a maior proteção contra o desgaste e a oxidação, mas ao mesmo tempo possui uma agradável sensação tátil quando as pontas dos dedos interagem com o fio.

D'Addario

Os kits desta marca são os mais procurados por guitarristas amadores e mestres profissionais. Os produtos estão à venda em qualquer loja de música. A linha oferece diferentes calibres e materiais.

A série mais popular é D'Addario - Nickel Wound (EXL).

Dunlop

Esta marca é mais conhecida por acompanhar acessórios de guitarra, no entanto, as cordas também são apresentadas em uma gama decente, qualidade, durabilidade e som. O produto tem seu próprio público de compradores.

Thomastik

Inicialmente, a empresa produzia acessórios para outros instrumentos de cordas (violino, piano, etc.), mas agora a gama foi diversificada com conjuntos de guitarra. A marca oferece kits de qualquer tipo - para guitarras clássicas, acústicas e elétricas.Os produtos são feitos de diversos materiais e atingem seus clientes em todos os níveis de habilidade do instrumento.

O mercado moderno oferece cordas de várias empresas de classe mundial. A classificação apresentada é das marcas top mais populares e que gozam de grande prestígio no meio musical. Os estabelecimentos de música, as lojas online, contêm em catálogos tanto produtos chineses de um nível mais simples e barato, como os mais caros, que são procurados exclusivamente por músicos profissionais.

Qual é melhor escolher?

A escolha dos modelos é bastante difícil, principalmente para um iniciante, e também é individual. Depende muito do instrumento e do propósito, já que o mesmo conjunto de cordas soa diferente em guitarras diferentes. Da mesma forma, cada guitarrista tem suas próprias habilidades, visão e requisitos de som. Portanto, abaixo estão as marcas mais populares de determinados instrumentos. Para violão:

  • ROCKDALE;
  • D'Addario Bronze;
  • Elixir Fósforo Bronze;
  • Ernie Ball Earthwood Bronze.

Estas são cordas sonoras de bronze de alta qualidade com som surround, riqueza e profundidade, em uma variedade de calibres.

Para guitarra elétrica - níquel, aço e produtos de aço níquel:

  • Elixir NanoWeb;
  • D'Addario Nice Sound;
  • Ernie Ball Fundo Pesado.

A gama inclui modelos combinados com excelente som surround.

As mesmas cordas são mais adequadas para baixo e para electro:

  • Pirastro;
  • D'Addario Nickel Bass;
  • Elixir Nano Web Bass.

A lista acima inclui uma categoria de preço diferente, bem como qualidade, materiais, tecnologia de fabricação e som. Todas essas empresas produzem cordas de violão para iniciantes e profissionais. Os catálogos de empresas contêm uma grande seleção de espessuras, tamanhos e diâmetros. Você pode comprar uma peça ou um conjunto completo, o som embutido neles permite que você escolha modelos para tons altos e baixos.

Cada uma das empresas oferece uma ampla variedade de cordas para violão clássico e folclórico, violão barítono, instrumento SELMER, bem como cavaquinho e outros instrumentos musicais de cordas.

As empresas cotadas e outras produzem produtos com uma vasta gama, onde poderá sempre encontrar modelos com o comprimento, maciez e rigidez pretendidos. Todas as características estão indicadas na embalagem.

Como mudar corretamente?

A técnica de substituição é bastante simples, bastando seguir a ordem das etapas. Primeiro, os velhos e gastos são removidos do pescoço, e para isso você precisa:

  • afrouxe os pinos tanto quanto possível e libertá-los das cordas, você não deve usar o método do preguiçoso e apenas cortá-los - será quase impossível puxar novos sobre os antigos mais tarde, bem como afinar o instrumento;
  • então a ponta estreita de uma faca ou outra ferramenta precisa pegue suavemente o olho do barbante e remova-o do suportetomando cuidado para não danificar a caixa e o verniz.

Para instalar um conjunto de novos threads, você terá que percorrer todo o algoritmo na ordem inversa.

  • O fio é inserido no suporte, passado pelo pescoço e enfiado no orifício do pino.
  • O mesmo procedimento é feito com todas as strings.
  • Depois que as cordas são instaladas e presas nas cravelhas, tudo o que resta é puxá-las e afinar o violão.

Afine o som puxando o fio e, para isso, gire as travas no sentido horário, alcançando a tensão e tonalidade desejadas. Se você não tem experiência, pode atingir o clima da mais alta qualidade com a ajuda de um afinador de guitarra.

Além disso, há um sintonizador online e muitos programas de ferramentas online - você precisa de um bom microfone para fazer isso, caso contrário, o programa não conseguirá pegar a tecla.

Como você sabe quais cordas estão em seu violão?

Para entender e determinar quais cordas estão no violão, ou melhor, seus números e designações, você precisa saber como elas são contadas. Os números das cordas são contados da corda mais fina para a corda mais grossa.Ou seja, o mais fino é o primeiro número, e assim por diante, até o último, dependendo de quantas cordas existem no violão.

Por exemplo, se o violão tiver seis cordas, o último número será 6. Os nomes das cordas são distribuídos da mesma forma: mi, si, sol, re, la, mi. A primeira e a última strings têm o mesmo nome. A designação internacional de notas usada entre violonistas na prática mundial é a marcação de letras: E, B, R, D, A, E.

Dicas de cuidados

Para que uma guitarra sirva "fielmente" ao seu dono e permaneça em perfeitas condições depois de muitos anos, ela deve ser cuidadosamente monitorada e cuidada. Os fios devem ser mantidos limpos - esta é uma das principais condições, porque todo jogo é sebo, poeira e sujeira. Depois de usar os fios, limpe-os com um pano especial sem fiapos

Manter o instrumento limpo é uma responsabilidade importante do músico. A cada vez, após o término do jogo, é necessário limpar cada fio com um pano macio especial, removendo cuidadosamente a umidade e outras sujeiras. É melhor lavar as mãos e secá-las bem antes de iniciar o jogo, pois a umidade é o principal inimigo das cordas de metal. O óxido pode ser gerado a partir da água, o que degradará a qualidade do som.

Poeira e sujeira não são os únicos contaminantes da corda. Nos fios da ferida, partículas de epiderme morta permanecem nas pontas dos dedos, gradualmente obstruindo o espaço entre as voltas... Para limpeza estão disponíveis produtos especiais apresentados em uma gama bastante ampla - use-os cerca de uma vez por semana, sujeito ao uso constante do violão. Se você usar uma solução de álcool como desengraxante, é importante garantir que não caiam gotas na superfície laqueada do deck.

Relativo lubrificantes, então esta é uma opção muito boa para aparar cordas e dedos simultaneamente. Os meios são feitos com base em óleos minerais. Após a aplicação da substância no fio, ele é coberto com a mais fina película protetora, protegendo-os e facilitando o deslizamento dos dedos.

Neste caso, é necessário utilizar produtos aerossóis, protegendo a superfície da madeira de lubrificantes.

Tone Gear - um dispositivo de limpeza especial irá ajudá-lo a limpar rapidamente e sem esforço todos os fios ao mesmo tempo... A invenção é projetada para todos os tipos de violões e, com o uso constante, prolonga significativamente a vida útil das cordas. Músicos experientes aconselham os iniciantes a não puxar as cordas ou afrouxá-las com frequência. Tais técnicas levam à deformação da adesão da trança e do núcleo, o que afeta negativamente o timbre do som.

As cordas não instaladas no instrumento devem ser armazenadas em embalagens lacradas e em local seco. A umidade tem um efeito negativo não apenas sobre o metal, mas também sobre os fios de náilon e polímeros. Cuidar bem de seu violão ajudará a manter o instrumento e seu som em perfeitas condições e a desfrutar da execução e da beleza de seu som por muitos anos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa