Cordas de guitarra

Afinando e afinando um violão de sete cordas

Afinando e afinando um violão de sete cordas
Contente
  1. Tipos de afinação
  2. Métodos de configuração
  3. Instruções passo a passo para diferentes tipos

O violão de sete cordas em nosso país se popularizou desde o final do século XVIII. Romances e canções folclóricas foram apresentados a ela, e concertos foram organizados. Os compositores compuseram melodias solo comoventes para este instrumento. Será interessante saber como é afinada uma guitarra de 7 cordas, quais as opções de afinação existentes. Isso é discutido posteriormente neste artigo.

Tipos de afinação

A afinação de um violão de sete cordas é um acorde de Sol maior aberto. Esta é a afinação padrão das "sete cordas" russas, em que as cordas soam assim:

  • corda número 7 - D2 (oitava grande D);
  • No. 6 - G2 (sal da oitava grande);
  • №5 - B2 (oitava grande B);
  • №4 - D3 (oitava D pequena);
  • No. 3 - G3 (sal de oitava baixa);
  • №2 - B3 (pequena oitava B);
  • №1 - D4 (Ré da primeira oitava).

Lembrar! Nas notas, a afinação do violão é gravada uma oitava acima do som verdadeiro.

Mas o violão de sete cordas não se limita apenas à afinação do violão russo. Há também uma afinação de guitarra cigana, na qual duas cordas são afinadas de maneira diferente da russa - são a quinta e a segunda cordas. Eles são afinados um semitom abaixo (para a nota B-bemol), formando assim a escala de sol menor de afinação do instrumento contra a escala russa maior.

Uma afinação extensa em espanhol com base no violão clássico também é comum. Nesse caso, as cordas soam como o seguinte:

  • # 7 - B1 (nota B da controctave);
  • №6 - E2 (notas mi de oitava grande);
  • # 5 - A2 (nota A maior oitava);
  • # 4 - Ré3 (nota Ré pequena da oitava);
  • No. 3 - G3 (nota G de oitava baixa);
  • # 2 - B3 (nota B pequena oitava);
  • №1 - E4 (notas E da primeira oitava).

A afinação desta variante do sete cordas de ouvido é feita como um seis cordas - cada corda subsequente, pressionada principalmente no traste V (exceto a terceira), é afinada com a anterior aberta, a partir da primeira.Pressione a terceira casa na 4ª casa e compare o som com a segunda casa aberta.

Acontece que as primeiras seis cordas na última afinação (também chamada de "fatal") são afinadas da maneira clássica padrão e a sétima corda é afinada em uma quarta (2,5 tons) abaixo da sexta. A procura por tal guitarra aumentou na década de 90 do século passado, principalmente por grupos musicais que tocavam rock. Existem afinações baixas conhecidas de uma guitarra de rock de sete cordas (Drop A, Drop G, Drop F #), onde apenas uma sétima corda é abaixada por segundo, terceiro e quarto, respectivamente.

A escala de sol maior aberto padrão "sete cordas" é especialmente comum entre intérpretes de romances russos e canções de autores... Há muitos fãs de tocar guitarra cigana em Sol menor "triste".

Infelizmente, entre a geração moderna, o interesse pelo violão de sete cordas diminuiu significativamente.

Métodos de configuração

Os métodos de afinação de guitarra incluem:

  • auditivamente;
  • usando um diapasão;
  • com a ajuda de outro instrumento musical;
  • por meio de sintonizadores eletrônicos e programas especiais em PCs e smartphones.

Intérpretes de suas próprias canções (bardos) ou instrumentistas de grupos vocais geralmente sintonizam de ouvido. Isso se deve às características de vocalistas específicos, ao alcance de suas vozes. Os guitarristas às vezes precisam afinar os instrumentos na tonalidade correta para facilitar o acompanhamento.

Com a ajuda de um diapasão, afina-se a primeira corda e todas as demais são afinadas de acordo com a afinada anterior (a segunda na primeira abertura, a terceira na segunda e assim por diante). Em outras palavras, essa opção de afinação também pode ser atribuída a variedades do método "de ouvido", bem como ao método seguinte - para outro instrumento musical.

Esses métodos dificilmente são adequados para iniciantes - sua audição ainda não foi desenvolvida. É melhor usar dispositivos eletrônicos que determinam o grau de afinação das cordas da guitarra.

Na Internet, existem programas desenvolvidos para afinar o violão tanto de ouvido (reproduzem o som verdadeiro das cordas, resta afinar o instrumento em uníssono), e com feedback pelo microfone (o computador avalia o som do a guitarra). Os mesmos programas (sintonizadores) estão disponíveis para smartphones. Eles precisam ser baixados e instalados para a prática diária de violão e controle da afinação do instrumento durante o processo de aprendizagem.

As instruções para afinar um violão russo de 7 cordas são fornecidas abaixo em todas as formas acima.

Instruções passo a passo para diferentes tipos

Para afinar corretamente o violão em casa de ouvido, sem ter nenhum outro instrumento musical afinado (piano, acordeão de botões) ou diapasão, é necessário verificar a tensão da primeira corda do instrumento. Se a tensão for normal (a corda não toca ao ouvir os sons das soleiras de metal, não bate e não fica rígida ao toque), então você pode deixar tudo como está, mas ao mesmo tempo, contando com o som da primeira corda aberta, configurar todos os outros de acordo com o seguinte algoritmo de ações:

  • a corda número 2, pressionada na 3ª casa, deve soar em uníssono com a primeira abertura;
  • O nº 3 está preso na 4ª casa - nesta posição, soa igual ao segundo aberto;
  • O nº 4 é idêntico em som ao terceiro aberto, se pressionado na 5ª casa;
  • O nº 5 está preso no terceiro traste e comparado em som com o quarto aberto;
  • # 6, pressionado na 4ª casa, soa igual à 5ª abertura;
  • a corda # 7 deve ser mantida pressionada na 5ª casa para que soe igual à 6ª casa.

Para apertar ou afrouxar as cordas durante a afinação, você precisa usar os afinadores dessas cordas que precisam ser trazidos ao som desejado.

Importante: A corda que está sendo afinada deve primeiro ser afrouxada para que a última ação do afinador seja puxar, não afrouxar. Nesse caso, a afinação do violão dura mais.

Se o ajuste for feito em um diapasão, este método não é muito diferente do anterior: a primeira corda é afinada ao som de um diapasão, e todas as outras são afinadas de ouvido usando o mesmo algoritmo discutido acima.

Ao afinar um violão para um piano ou outro instrumento musical, além da transposição (que não soa da maneira que está escrita nas notas), lembre-se que as cordas do violão também soam na verdade uma oitava abaixo das notas que estão escritas na pauta. Por exemplo, a primeira corda soa como um Ré da primeira oitava e, no texto musical, é escrita com uma nota Ré da segunda oitava. Portanto, essa nuance deve ser levada em consideração na configuração. A mesma primeira corda é tocada em uníssono com a tecla D da primeira, não da segunda oitava do piano.

Para não se enganar, você deve se guiar pela seguinte imagem da afinação de um violão de sete cordas em um piano.

Ajustar com um sintonizador eletrônico clip-on ou um sintonizador em um smartphone ou computador talvez seja a melhor solução também para iniciantes., e para todos os outros guitarristas que frequentemente precisam afinar o instrumento. Resumindo, é como um negócio - conecte o dispositivo à cabeça do braço da guitarra ou abra o programa e, em seguida, definindo o modo automático ou manual, extraia os sons das cordas e certifique-se puxando as cravelhas de afinação correspondentes que a frequência de vibração coincide com a necessária (controlada por uma seta ou escala). Os sintonizadores eletrônicos possuem indicação e sinalização luminosa, por meio das quais é possível determinar o fim do ajuste.

Importante: É aconselhável tocar sempre apenas o instrumento afinado corretamente. O ouvido deve se acostumar com a afinação do violão, para que posteriormente possa ser afinado em alguns segundos, apenas deslizando o dedo ao longo das cordas, identificando assim as notas falsas da afinação.

1 comentário

Obrigado.

Moda

a beleza

casa