Características das cordas de carbono

O mercado moderno de componentes para guitarras oferece uma grande variedade de cordas de diversos materiais. A composição, a espessura e a forma da seção transversal do enrolamento têm um efeito perceptível no som do instrumento e na sensação de tocar. As cordas de carbono gozam de um merecido reconhecimento e são populares entre guitarristas profissionais e iniciantes.


O que é isso?
Por vários séculos, nenhuma diversidade de espécies foi observada neste importante elemento dos instrumentos de corda. Ainda hoje, existem adeptos das cordas com veias tradicionais que são usadas desde os tempos antigos. A tecnologia de enrolamento de metal em um núcleo surgiu já no final do século XVIII. E durante a Segunda Guerra Mundial, o material das veias naturais foi finalmente substituído por sintéticos - o náilon. Foi amplamente utilizado para violões clássicos. Em 1969, tecnólogos japoneses registraram uma patente para uma invenção - um polímero de fluorocarbono (fluoreto de polivinilideno) ou carbono. Criado originalmente para a indústria de tintas e vernizes, esse material se tornou a base para um novo tipo de linha de pesca e cordas de violão duráveis e exclusivamente transparentes, e os anos 70 se tornaram o ponto de partida para sua produção em massa.
As cordas de carbono têm qualidades notáveis:
- maior resistência ao desgaste do que o náilon;
- têm alta densidade que, dependendo da marca, é 30-90% maior que a do náilon;
- dar um som forte, amplo, sonoro e brilhante;
- ter boa "capacidade de resposta".

A tensão é um dos parâmetros de classificação da coluna:
- Tensão normal ou regular - tensão normal;
- Tensão alta ou forte - forte tensão;
- Tensão Extra Alta ou Extra Dura - alta tensão.
As cordas de carbono serão mais finas, o que significa que terão uma bitola menor (diâmetro médio) do que as cordas de náilon sob a mesma tensão.A desvantagem é o custo bastante alto das opções de fibra de carbono.
Eles também são considerados como tendo menos sustain (o tempo que cada nota é tocada).

Marcas populares
A seleção de cordas de carbono em lojas especializadas é bastante grande, e muitos fabricantes nacionais e estrangeiros têm kits semelhantes no sortimento. Disponível em uma variedade de cordas de baixo e opções de tensão.
- D`Addario É uma famosa marca dos EUA que produz componentes desde 1947. O EJ45FF PRO-ARTE CARBON e o EJ46FF SET PRO-ARTE DYNA / CARBON HARD para instrumentos acústicos clássicos oferecem um som bonito e moderno.

- Magma - uma marca jovem argentina com conjuntos de excelente qualidade a um preço baixo.

- La Bella - uma das maiores marcas de string. Hoje, a principal produção concentra-se na América, mas a empresa tem raízes italianas que remontam ao distante século 17 e estão associadas à família Mari e aos nomes lendários de Amati e Stradivari. Os kits de guitarra clássica Vivace VIV-M e VIV-H incluem primeiras cordas de fibra de carbono e cordas de baixo prateadas. É um produto de última geração com excelente sensação tátil e som bonito.

- A França também pode se orgulhar de uma marca antiga (porém, também originada de uma família de artesãos italianos). Marca Savarez é conhecido por todos os guitarristas hoje. Incluído Savarez ALLIANCE CANTIGA existem cordas de tensão normal e reforçada (baixo).

- Empresa "GOSPODIN MUZYKANT" (Rússia) fabrica conjuntos com tecnologia própria de manual que não são inferiores aos melhores exemplares mundiais, por exemplo, cordões de fibra de carbono de forte tensão SC64 SAVA.

Qual é melhor escolher?
Ao escolher strings, você deve levar em consideração parâmetros como:
- tipo de violão;
- o nível de experiência do músico;
- estilo de jogo.
Os principais grupos de cordas de violão:
- sintético - náilon, carbono, titânio (feito de náilon aprimorado);
- metal.

Kits de metal são usados para guitarras acústicas, contrabaixo e elétricas. Embora a instalação de cordas de carbono ou náilon na acústica ainda seja possível, principalmente para um iniciante, porque aprender com sintéticos mais macios é mais confortável para os dedos. Para guitarras clássicas e flamencas, apenas cordas sintéticas são fornecidas: as três primeiras são feitas de náilon sólido ou carbono, as três do baixo são trançadas.
Para tranças, eles são usados com mais frequência:
- cobre folheado a prata;
- latão folheado a prata;
- bronze fosfórico.
O instrumento clássico é ideal para os primeiros passos no aprendizado da guitarra, e cordas de carbono são ótimas para isso. Cordas de carbono também são usadas nos agora populares violões de ukulele em miniatura.

