Cordas de guitarra

O que são cordas de náilon e como instalá-las?

O que são cordas de náilon e como instalá-las?
Contente
  1. O que é isso?
  2. Comparação com outros tipos de strings
  3. Visão geral da espécie
  4. Nuances preferidas para diferentes guitarras
  5. Instalação e configuração
  6. Dicas de cuidados

Um bom instrumento para o guitarrista é muito importante. Para fazer suas composições soarem o melhor possível, você precisa de componentes de alta qualidade. Para muitos artistas, especialmente iniciantes, a combinação de strings se torna um desafio. Afinal, seu som claro e conforto para os dedos são importantes. Essas características geralmente correspondem a fios de náilon, que podem ser escolhidos para qualquer violão, inclusive um acústico.

O que é isso?

As cordas de náilon clássicas incluem 6 fios. Destes, três são maiúsculas e são feitos inteiramente de linha de náilon. Já as cordas do baixo, também possuem enrolamento metálico. Via de regra, um fio, constituído de uma liga de vários metais, atua como revestimento. Na maioria das vezes, você notará enrolamentos planos ou redondos nas cordas. Vale ressaltar que a segunda opção é preferível, pois o som do náilon será mais claro e nítido. Os fios podem ser retificados ou polidos. Eles parecem polidos como se sua superfície fosse fosca.

No entanto, o náilon polido é mais popular entre os músicos, pois evita vários sobretons ao executar composições rápidas. As cordas de violão são feitas de matérias-primas produzidas por grandes empresas químicas como Mitsubishi, Bayer, Kureha, Du Pont e outras. O nylon é feito de bolas em miniatura. Para cordas, o material é aquecido e depois passado por orifícios de diâmetro específico. Em seguida, os fios são puxados por sistemas especiais de rolos e resfriados de uma determinada maneira. Como resultado, eles se tornam resistentes e resistentes.

Durante a produção, o fio é impregnado com compostos especiais que preenchem o espaço entre as partículas de náilon. Assim, o fio não absorverá umidade, ficará mais forte e sua vida útil aumentará. Os aditivos usados ​​às vezes podem alterar a cor das cordas, até mesmo versões em preto podem ser encontradas. As cordas do baixo são baseadas em um material sintético trançado (filamento de náilon) chamado Floss Nylon. Na maioria das vezes, o fio de cobre folheado a prata é usado para enrolamento. Uma camada de prata em milésimos de milímetro é suficiente para fazer o fio soar e parecer melhor. No entanto, deve-se ter em mente que essa camada é removida e o fio adquire uma tonalidade vermelha.

A liga de cobre-prata também é usada como revestimento. A participação do metal precioso nela já chega a 40%. O zinco também é adicionado a esse enrolamento. Esse tipo é menos prático e mais caro. Menos comumente, enrolamentos contendo ouro são usados, mas o preço de tais cordas é fora da escala. Para fabricantes individuais, uma variedade de ligas contendo cobre são usadas como revestimentos, que são de longa duração e não se deterioram tão rapidamente.

Deve-se ter em mente que seu som não é tão bom quanto o de um enrolamento de cobre folheado a prata.

Comparação com outros tipos de strings

As cordas de nylon são freqüentemente comparadas às cordas de metal. Claro, os últimos se distinguem por um som mais sonoro e prolongado. No entanto, deve-se ter em mente que esses fios causam fortes dores nos dedos. É importante notar que o metal não é adequado para performances de câmara e para tocar composições rápidas. Em termos de envelhecimento, o metal é melhor do que o náilon. Então, em média, o náilon dura dois meses e o metal - seis meses ou mais. Em qualquer caso, vale a pena considerar que strings individuais, por exemplo, as duas primeiras, podem falhar mais cedo do que outras.

A diferença entre metal e náilon é também que as cordas deste último esticam por 1-2 dias após a instalação. É importante considerar isso ao configurar. O ajuste das cordas de náilon levará mais tempo. Uma vez que vai demorar mais para pegar o tom ideal. No entanto, eles podem ser usados ​​para quaisquer guitarras e melodias. As diferenças de metal são boas quando todas as seis cordas soam ao mesmo tempo e são mais claras.

Além disso, os fios de metal são mais usados ​​quando se brinca com uma luta.

Visão geral da espécie

As cordas de nylon são classificadas em diferentes tipos. As seguintes opções podem ser encontradas nos fabricantes.

  • As veias são chamadas assim por causa de sua origem. Para criá-los, são usados ​​intestinos de animais. Atualmente, essas cordas são produzidas exclusivamente no Ocidente e se diferenciam pelo alto custo. Além disso, sua vida útil não é muito longa, eles não são muito resistentes à sujeira, umidade excessiva, calor. Na maioria das vezes são usados ​​quando é necessário repetir a realidade histórica.
  • Os sintéticos são os mais populares devido ao seu preço compatível e vida útil. Melhor para guitarras clássicas. Para acústica também é possível, mas é preciso escolher com bolinhas no final, para que seja mais fácil de instalar. Este tipo inclui as seguintes subespécies.
    • O náilon puro só pode ser encontrado nas três primeiras cordas. No baixo, eles já estarão enrolados em um enrolamento de liga de metal.
    • A fibra de carbono tem uma densidade maior e menos espessura em comparação com o náilon. Eles vão soar mais altos e brilhantes.
  • Sobre uma base de aço, as cordas são sonoras e ricas. Na maioria das vezes eles são escolhidos para palco, blues, rock. Essas cordas têm uma tensão mais firme e são mais adequadas para guitarras acústicas e elétricas.

De acordo com a força de tensão, os conjuntos de cordas são geralmente divididos nos seguintes tipos:

  • com muito forte;
  • Forte;
  • tensão normal.

A força de tração afeta a qualidade do som. Obviamente, é mais fácil tocar instrumentos com cordas fracamente tensionadas. Quanto mais forte for a configuração, mais claro e brilhante será o som.Quanto aos guitarristas novatos, apenas kits de tensão normal funcionarão para eles para salvar seus dedos. A espessura (bitola) do fio de náilon pode variar, resultando em uma separação fina e grossa. Via de regra, essa característica é indicada nas embalagens em milímetros ou polegadas. Afeta o volume, então se você quiser um som mais forte, é melhor escolher cordas grossas.

Os iniciantes devem dar preferência a conjuntos de cordas com um tamanho não superior a 11.

Nuances preferidas para diferentes guitarras

Guitarristas com experiência impressionante tendem a preferir cordas firmes. Isso torna possível expandir o alcance do som. Cordas de náilon prateadas são indesejáveis ​​em instrumentos de baixa qualidade. Trastes mal polidos serão melhores amigos com kits trançados de cobre. Claro, é importante combinar as cordas com o instrumento.

Para clássico

A melhor solução para um instrumento clássico serão as cordas de náilon mais simples com agudos transparentes ou marrons. Para enrolamento, deve-se dar preferência a cobre, latão, prata níquel, bronze fosforoso. Também para os clássicos, você pode usar opções de carbono. Devido ao seu diâmetro menor e maior resistência, os sons serão mais claros, brilhantes e enérgicos. Além disso, os fios de carbono podem durar muito mais do que os fios convencionais.

Para acústica

Guitarras acústicas são mais complexas em termos de combinação de cordas. Os kits devem estar corretos e enrolados. A opção mais adequada seria o náilon com amarelo ou bronze fosforoso. Você pode colocar acústica e outros tipos de fios, mas o som será pior. Você também deve considerar o tipo de guitarra, já que o náilon não é adequado para todos. É desejável que as cordas estejam com uma ponta.

Instalação e configuração

Entre as maiores desvantagens do náilon estão a finura e a fragilidade excessivas. Além disso, a quarta, a quinta e a sexta cordas saem com mais frequência. Não é incomum que os fabricantes adicionem uma quarta corda adicional a um conjunto de náilon, uma vez que ele falha com mais freqüência do que outros. Com o uso não muito ativo do violão, os fios prateados podem durar de 2 a 3 meses. Mas quanto mais duram, mais se tornam como cordas bambas.

Se você toca o instrumento cinco ou mais horas por dia, não deve esperar que as cordas durem mais do que algumas semanas. A trança de cobre aumenta a vida útil das cordas, mas não soa tão brilhante. A prática mostra que as três primeiras cordas duram mais. Nesse caso, o timbre é mais bem preservado com fios sem enrolamento.

Na maioria das vezes, você precisa trocar as cordas de náilon não como um conjunto, mas como meio (baixo ou "vozes").

No que diz respeito à mudança de strings individuais, é melhor não o fazer. Se necessário, uma string pode ser alterada, mas apenas no início do uso do conjunto. Isso ocorre porque os tons das cordas serão muito diferentes. Também deve-se ter em mente que os kits costumam ser compostos por semi-kits de diferentes empresas. Por exemplo, as cordas do baixo podem ser de Savarez, enquanto as três primeiras são de um fabricante diferente.

Ao escolher os semi-kits, é importante que seus fabricantes sejam da mesma categoria. No mercado nacional, existe uma grande seleção de conjuntos não de uma peça, mas de três fios cada. Ao instalar as cordas de náilon, você deve estar preparado para o fato de que elas se esticarão nos primeiros dias e terão de ser constantemente ajustadas. Em alguns casos, esse processo pode levar até semanas. Imediatamente após ajustar as cordas, você deve afinar o instrumento um ou um tom e meio mais alto e, em seguida, repetir a afinação após algumas horas. É aconselhável levar em consideração que o estrangulamento das roscas diminui sua vida útil.

Ao instalar os conjuntos, é necessário certificar-se de que o número de voltas livres no divisor seja mínimo. A maneira mais fácil de fazer isso é colocando a segunda curva em cima da primeira.Isso o manterá no lugar, como cordas presas a um suporte. A instalação de um conjunto de cordas em sua guitarra inclui as seguintes etapas.

  • Removendo o conjunto anterior. Para fazer isso, desparafuse um pouco o pino para aliviar a tensão. Em seguida, girando o pino, deve-se soltar a linha e retirá-la do orifício. Depois de soltar a borda superior, desate o nó da outra ponta do barbante e puxe-o totalmente para fora.
  • A instalação inclui as seguintes etapas.
    • O instrumento musical é limpo de sujeira e poeira.
    • A substituição dos fios é realizada na seguinte seqüência - sexto, primeiro, quinto, segundo, quarto, terceiro. Isso usa o método de instalação um por um. Primeiro, eles pegam a sexta corda e enfiam uma das pontas no orifício da porca e, em seguida, amarram-na com um nó.
    • A outra extremidade é segurada no divisor e cortada 10 centímetros mais alta. Em seguida, é enfiado no orifício e o mecanismo é girado.
    • A segunda e a terceira etapas são repetidas para os cinco threads restantes.

Para que as cordas de náilon soem bem, elas devem ser apertadas (ajustadas) após a inserção na montagem. Para isso, existe um mecanismo especial no divisor com uma alça reservada. O princípio de tensionar as cordas de náilon é bastante simples - basta girar o botão correspondente.

Ao configurar, você pode usar um dispositivo especial.

Dicas de cuidados

Músicos experientes recomendam que você não reutilize conjuntos de cordas antigos para evitar quebras e instrumentos fora de sintonia. Após a instalação do novo conjunto, o instrumento deve permanecer deitado por 12 a 24 horas para que os fios possam esticar. Se o jogo for executado imediatamente, você deve estar preparado para alterações frequentes do instrumento. É importante lavar as mãos antes de tocar o violão para prolongar a vida útil das cordas. É aconselhável limpar o pescoço e as cordas com um limpador especial após cada uso. Quando um fio quebra, vale a pena mudar tudo de uma vez para que o som fique bom.

Também é importante evitar constrições do fio durante o processo de afinação, altere atempadamente os pinos de afinação e selas com danos. Monitore a condição do mediador e outros instrumentos de trabalho. Quando o instrumento estiver em repouso, deve ser colocado em uma embalagem lacrada.

Mantenha a guitarra quente e seca. O frio e as mudanças extremas de temperatura são prejudiciais para ela. Sua influência nem sempre é detectada visualmente, mas é muito fácil determinar de ouvido a deterioração do instrumento.

sem comentários

Moda

a beleza

casa