Nome das cordas da guitarra

Para afinar corretamente o violão, bem como entender a estrutura dos acordes, é necessário saber o nome de cada uma das cordas nele localizadas. O nome consiste em uma combinação de certas letras e números. O artigo explicará quais são os nomes das cordas da guitarra e o que cada símbolo no nome significa.


Nomes comuns
A posição e a numeração das cordas abertas em um violão clássico de 6 cordas começa de baixo para cima - da mais fina para a mais grossa... Cada uma delas tem uma ordem de magnitude diferente das outras no som, por exemplo, a primeira corda (mais baixa) tem o som mais fino, e a sexta corda (localizada no topo) tem o som mais baixo. É considerado baixo e difere dos outros por ter a tonalidade mais baixa devido ao enrolamento de metal grosso. Além dos números, cada string possui uma designação padrão. Os nomes usuais para cordas de violão são os seguintes (na sequência da primeira à sexta):
- inferior - mi;
- o segundo do fundo é si (aliás, é o único que deveria soar um semitom acima do resto);
- o terceiro consecutivo é chamado de sal;
- o quarto é re;
- o penúltimo é chamado la;
- baixo (sexta) - mi.


Você pode notar que a primeira e a sexta cordas têm nomes semelhantes, mas também não deve presumir que tenham um som semelhante. O intervalo entre eles é de até 2 (+1,5, dependendo do ajuste) oitavas, portanto, além do nome, não há semelhança entre eles.
Designações de letras
Além dos nomes acima, os principais elementos do violão clássico também são designados por letras. Para isso, são utilizados os caracteres iniciais do alfabeto latino. Eles são atribuídos às cordas da guitarra na seguinte sequência:
- a (s) corda (s) inferior (is) mais fina (s) é (são) designada (s) pela letra E;
- o (s) segundo (s) tem a designação de letra B;
- próximo (sal) - G;
- a quarta corda do fundo com o som de re é atribuída a letra D;
- a é denotado pela letra A;
- para mi é a letra E.


Com base nessa sequência, podemos concluir que todas as notas musicais possuem designações próprias com caracteres latinos. A primeira letra do alfabeto latino é chamada de nota a, seguida pela nota si sob a letra B, então a primeira nota antes do símbolo C, re corresponde a D, notas mi - E, fa é denotado pela letra F , G - G.
Strings adicionais
Além das seis cordas padrão em um violão clássico, também existem instrumentos musicais semelhantes que possuem cordas adicionais.
- Guitarra de sete cordas. Às vezes é chamado de "russo" ou "cigano". Recebeu esse nome pelo fato de, no início do século XVIII, o violão de sete cordas ser utilizado para acompanhamento de intérpretes de romances ou canções folclóricas russas. A diferença entre as cordas deste tipo de violão e as clássicas de seis cordas é que para sua fabricação é utilizado um metal de calibre diferente. Por isso, e também pelo fato de serem mais compactos, o som da guitarra russa não é igual ao de um instrumento clássico.

- Guitarras elétricas de sete cordas. Comparados com as seis cordas, eles diferem por terem uma faixa de som e potência mais amplas. Os nomes são os seguintes: bottom - si, então vem mi, o terceiro de baixo - la, então - re, quinto - sal, depois - si, então novamente mi.

- Guitarras de oito cordas são usadas com muito menos freqüência do que guitarras de seis ou sete cordas. Eles têm uma ampla variedade e são usados para tocar estilos de música como jazz, clássico ou metal. Seu som pode ser comparado ao som de um piano. Os nomes das cordas em um violão de oito cordas são os seguintes: o inferior é F sustenido, seguido por B, E e A, depois deles - Ré, Sol, Si e o último - E.

- O tipo mais raro que apenas um músico experiente pode dominar é o violão de nove cordas. Com três elementos adicionais, você pode criar peças musicais ou experimentos fora do padrão. A linha começa da corda mais grave até o sustenido e termina com as notas de B e E. Essas guitarras vêm em dois sabores: guitarras de cordas duplas e guitarras de alcance estendido. O primeiro tipo, por sua vez, é dividido em vários tipos dependendo da localização dos elementos emparelhados - três finos ou três baixos. Guitarras de nove cordas de alcance estendido oferecem a flexibilidade adicional de serem capazes de afinar fora dos médios.

- Guitarra de dez cordas ou decachord. Com quatro cordas adicionais, o instrumento produz sons graves mais profundos, que podem ser usados para recriar um som mais rico. As ressonâncias que surgem com o uso de todos os recursos do violão tornam a música mais variada, mas o repertório idealizado para tocar em um violão de seis cordas, o decacord também permite que você toque.

Atualmente, guitarras com mais de seis cordas estão ganhando imensa popularidade. O que não é surpreendente, porque tais instrumentos musicais permitem diversificar as obras e torná-las mais originais.


Descubra como são chamadas as cordas na guitarra no vídeo abaixo.