Como trocar as cordas de um violão?

Muitos iniciantes, ao adquirirem um violão, nem desconfiam que, além de tocar, o conjunto de cordas precisará ser trocado periodicamente no instrumento. Claro, se tal necessidade surgir em casa, você pode resolver o problema com calma com a ajuda de amigos ou da Internet. Porém, existem situações em que você precisa repor parte do kit em um local inconveniente para isso, onde não há quem perguntar. Neste caso, você precisa saber com antecedência como substituir corretamente uma corda quebrada ou toda a corda ajustada por um violão.

Peculiaridades
O processo de mudança do conjunto de cordas não é tão difícil para um guitarrista experiente, embora às vezes leve muito tempo. Já o iniciante precisa saber com que frequência isso precisa ser feito, além de conhecer algumas nuances e recomendações que ajudarão a evitar erros e alterações indesejadas que prejudicam a qualidade dos produtos. Um trabalho preciso é a chave para o sucesso neste negócio. A falta de pressa e negligência permitirá que você obtenha o som perfeito de cordas novas, definidas de acordo com todas as regras.
Você precisa trocar quaisquer partes do violão, pois estão danificadas, e no caso de cordas - imediatamente após a compra de um conjunto melhor, e então - em circunstâncias imprevistas ou periodicamente, por exemplo, uma vez a cada 2-3 meses de náilon, uma vez a cada 3 -6 meses de metal com jogo constante.

Agora não há problema em adquirir um novo conjunto deste acessório para guitarra, que é vendido em todas as lojas de música.
A única dificuldade enfrentada pelos iniciantes neste negócio é a escolha de uma variedade de produtos.
Eles podem ser feitos de vários materiais:
- sintético (carbono ou náilon);
- metal (a base pode ser aço, uma liga de aço e níquel, bronze ou cobre).

Na hora de escolher, é preciso levar em consideração o tipo de violão, uma vez que os violões clássicos, acústicos, elétricos e contrabaixo possuem requisitos de equipamentos distintos. Além do mais, o tipo de música tocada no violão também importa - o material das cordas pode ter um efeito profundo no som do violão.
É melhor comprar 2 conjuntos idênticos com antecedência, dos quais um deve ser colocado no instrumento imediatamente e o restante deve ser carregado com você, caso haja a necessidade de substituir as cordas quebradas.

É necessário trocar completamente o kit nas seguintes situações.
- O som fica abafado, é impossível tocar como antes. Apenas um músico com experiência pode perceber isso. Guitarristas iniciantes muitas vezes não ouvem as mudanças, à medida que vão se acostumando com o som estragado.
- Passou todos os termos de atualização periódica do kit após a compra de uma guitarra ou a última troca.
- Se os produtos estiverem sujos ou algum deles rasgado por abrasão ou deformação. Você precisa entender que é melhor mudar as strings de uma vez. A substituição extrema de um barbante quebrado em algum lugar de um piquenique fora da cidade é uma medida temporária. Ao voltar para casa, todo o conjunto deve ser alterado.

Como remover strings antigas
Para se livrar dos produtos de cordas inutilizáveis, o primeiro passo é afrouxar as cravelhas. Eles precisam ser torcidos até que as cordas possam ser removidas livremente.
Nas lojas de música, é vendido um dispositivo especial que economiza tempo e esforço ao desenrolar os pinos de afinação, mas você pode lidar rapidamente sem ele.

Em seguida, você pode remover as cordas do lado da cavilha. Eles podem ser removidos de uma vez ou um de cada vez, mas os profissionais recomendam que você aja gradativamente e remova um de cada vez para não danificar o braço do violão. Com a ajuda de ferramentas, remova os pequenos plugues da sela e puxe os fios completamente. O braço e o violão são limpos com um pano seco para remover qualquer poeira acumulada sob as cordas durante o uso.




Diagrama de instalação
A troca das cordas começa escolhendo a sequência em que serão usadas. Os especialistas nesta área afirmam inequivocamente que é necessário instalar primeiro o barbante mais grosso e, a seguir, seguir em linha para o mais fino. Nesse caso, nada vai atrapalhar o trabalho: as cordas esticadas ficam localizadas apenas de um lado da que está sendo instalada.
E se a instalação for feita de acordo com o esquema, um fio - à esquerda, outro - à direita, com medo de distorcer o braço, então instalar os fios médios com os extremos já esticados causaria transtorno.
Para tornar mais fácil para você e não cometer erros, você deve seguir as instruções.
- Prepare e coloque o conjunto de cordas próximo ao instrumento musical.
- Uma extremidade do fio deve ser inserida e presa no arremate (área de sela). O violão pode ter diferentes tipos de fixação de cordas: pinos ou plugues no orifício, prendedores de cordas e orifícios na porca. As cordas de nylon em um violão clássico de seis cordas são presas com um nó.
- A outra extremidade deve ser conectada à máquina de afinação do cabeçote. Lá você precisa enfiar a ponta da corda no orifício do eixo do pino. As cravelhas não devem ser confundidas - cada uma delas se destina a "sua própria" corda.
- Em seguida, puxe a “cauda”, que não deve ter mais de 7 cm, e dê uma volta com ela ao redor da cravelha. Em seguida, você deve amarrá-lo de forma que fique por cima.
- Só é necessário enrolar as pontas do pino em uma fileira de voltas. Corte as pontas em excesso.




Instale o resto das cordas na mesma ordem.
Quando todas as cordas estão no lugar, o violão deve ser afinado puxando-as ou afrouxando-as. Os novatos têm um problema com isso. É melhor pedir a alguém com experiência na afinação do instrumento ou conseguir um afinador - um dispositivo que você precisa colocar no violão para determinar e ajustar a afinação de cada corda.

Possíveis problemas
A alteração das strings é considerada bem-sucedida se vários problemas foram evitados. Vamos chamá-los.
- Muitas voltas. Se você enrolar mais do que o necessário (e você precisa de 2-3 voltas no baixo, 4-5 no resto), você pode arruinar os pinos de afinação e obter uma afinação de guitarra instável.
- Os fechos podem voar se você não monitorar a velocidade da cravelha. Você precisa desacelerar quando a corda começa a esticar.
- As cordas podem quebrar se você começar a afiná-las imediatamente no tom que deseja. É melhor sintonizar alguns tons mais baixos ou mais altos e só depois de meia hora, proceda à configuração correta.
Alguns iniciantes têm pressa demais para cortar o excesso. Isso pode fazer com que as cordas escorreguem da cravelha e será impossível restaurar o corte.

Como trocar corretamente as cordas de um violão, veja o próximo vídeo.