Escolhendo cordas de guitarra elétrica

Todo violonista se depara com o momento em que é necessário substituir as cordas do instrumento. Este é um negócio comum, mas não muito simples. E inicialmente é absolutamente necessário escolher strings que diferem em vários critérios. Depois, basta remover o kit antigo e instalar um novo.


Visão geral da espécie
As cordas da guitarra elétrica vêm em uma variedade de materiais e espessuras. Tudo isso afeta as características do som do instrumento. O diâmetro também afeta quanta experiência um músico precisa para tocar bem. As roscas de aço são vendidas em conjuntos. O kit pode conter elementos com características semelhantes ou individuais que serão diferentes.
As cordas de nylon não são comumente usadas em guitarras elétricas, elas são comuns na acústica. Em qualquer caso, você precisa colocar um conjunto do mesmo material no instrumento musical que estava quando você o comprou.
Os filamentos de aço podem ser coloridos ou luminosos. Esses elementos decorativos são especialmente importantes para apresentações diante de um público, mas isso não afeta a qualidade do jogo.


Por calibre
A espessura da corda é geralmente medida em polegadas. O conjunto indica o calibre da primeira e da sexta cordas. A marcação pode ser 9-42 ou 10-46. Na hora de escolher, os músicos são guiados pelas peculiaridades das melodias. É necessário equilibrar sonoridade e riqueza, conforto e velocidade. O medidor da corda afeta diretamente a qualidade do som. "Dezenas" são considerados ideais para resolver muitos problemas musicais.
Considere as características dos calibres.
- 0,008 - fios macios e finos. Bom para iniciantes. Eles não são tão populares entre músicos experientes, porque seu som não é poderoso e denso o suficiente.Não vale a pena usar esses conjuntos por muito tempo, caso contrário, será mais difícil se acostumar com cordas mais grossas posteriormente.
- 0,009 é macio e bastante fino. O som é mais denso quando comparado à versão anterior. O uso já pode ser difícil devido à espessura.
- 0,010 é o indicador ideal. Esta opção - o mais popular e exigido entre os músicos. A dureza média é combinada com um som denso. Este é um local ideal que atrai guitarristas experientes.
- 0,011 e mais - fios grossos. É muito difícil jogá-los. Ao mesmo tempo, o som se distingue pela potência e volume. As cordas costumam ser usadas no hard rock para diminuir a afinação.

Existem conjuntos híbridos onde as três primeiras cordas são de espessura clássica e as últimas são mais grossas do que o normal. Esses kits são projetados para fornecer o riff de baixo mais poderoso possível.
Uma variedade de conjuntos é feita a fim de atender às necessidades exóticas de músicos de um determinado estilo. Então, para rock e jazz, eles fazem conjuntos híbridos de cordas.


Por tipo de cobertura
Essa característica é de grande importância na escolha de cordas para uma guitarra elétrica. As informações do material estão sempre indicadas na embalagem. A corda em si é sempre feita de aço. O material do enrolamento é diferente.
- Níquel. Uma corda com este revestimento soa bastante macia. Uma boa solução para jogar sozinho. Essas são as strings mais populares hoje. Mas o material rapidamente se torna opaco, apaga nos pontos de contato com os trastes. O som original é perdido após algumas semanas de uso regular da guitarra.
- Aço. O som é nítido e brilhante. O enrolamento e o núcleo são feitos do mesmo material. A popularidade deste tipo de fio é menor, mas são eles que são necessários aos metalúrgicos e aqueles que precisam de um som áspero.


Em alguns casos, um enrolamento de aço ou níquel padrão é adicionalmente revestido com polímero. Isso protege o metal da corrosão. O custo dessa coluna é mais alto, mas a vida útil é mais longa. Esta é uma boa solução para profissionais que usam sua ferramenta com frequência.


Por tipo de enrolamento
O último critério pelo qual as cordas da guitarra elétrica são divididas são as opções de enrolamento.
-
Volta. A opção mais fácil e econômica. Uma base redonda é enrolada com um arame de seção transversal redonda. Quando os dedos deslizam ao longo do fio de aço, um apito é gerado. Isso se deve ao perfil em relevo. A aspereza rapidamente destrói o braço da guitarra e os limiares da fricção. Após o dano, o enrolamento irá girar em torno do núcleo. Isso se deve ao fato de que não é fixo.
- Plano. O núcleo é o mesmo. Mas o enrolamento é feito de arame com perfil liso, o formato lembra um quadrado com cantos arredondados. Como resultado, o assobio é reduzido. O som do fio de aço enrolado é menos brilhante do que na versão anterior. É mais confortável tocar nessas cordas, as partes do violão se desgastam muito menos.
- Semicircular. Um híbrido das duas opções anteriores. Parece um enrolamento redondo, mas em termos de conforto é plano. O arame é feito da mesma forma que a primeira opção. Posteriormente, o enrolamento redondo é polido e a parte externa prensada.
- Hexagonal. O núcleo é hexagonal, o enrolamento é redondo, mas repete a forma interna. Como resultado, o som melhora significativamente. Este enrolamento não desliza sobre o núcleo. É importante notar que as arestas vivas prejudicam o pescoço e a porca. Não é muito confortável de jogar, especialmente sem experiência.

Fabricantes populares
As principais características das novas cordas são geralmente as mesmas das antigas. Os profissionais podem brincar com corda e calibre para um som ideal. Neste caso, deve-se dar preferência a empresas comprovadas que conseguiram conquistar a confiança dos violonistas.
Aqui estão os 5 principais fabricantes de cordas de guitarra elétrica.
-
Elixir. Os produtos têm alto custo e longa vida útil. Esses fios de aço são os melhores do ranking.Possui um revestimento de polímero, graças ao qual os kits mantêm o som original por muito tempo. É igualmente importante que as cordas sejam agradáveis ao toque, mas suaves.

- D'Addario. Strings são muito populares. Existe uma variedade bastante ampla, uma variedade de enrolamentos. Uma solução popular entre os guitarristas.


- GHS. Produtos de qualidade com longa vida útil. Normalmente, essas cordas são usadas por guitarristas que tocam hard rock e metal. A política de preços médios torna o produto bastante acessível não só para profissionais, mas também para amadores.

- Ernie Ball. O preço acessível encontra a qualidade. A longa vida útil permite que músicos novatos dominem o instrumento com calma. Ao mesmo tempo, os profissionais podem fazer shows com prazer e não pensar em trocar cordas.


- Dean Markley. A empresa americana oferece cordas de aço e níquel enroladas. Guitarristas profissionais falam bem deste produto. Além disso, o custo é bastante acessível.

Vale a pena fazer uma certa escolha antes mesmo de ir à loja. Os fornecedores podem fazer recomendações incorretas para descartar kits obsoletos. Você deve decidir com antecedência sobre o fabricante e o som necessário.
Todas as empresas oferecem uma variedade bastante ampla, cada músico será capaz de encontrar o conjunto certo.


Quais cordas você deve escolher?
Primeiro você precisa decidir sobre o objetivo. Assim será possível decidir sobre a formação, depois sobre o calibre e a marca. As cordas são selecionadas com base na experiência do violonista, gênero musical. Escolha um calibre grande se quiser uma ação razoavelmente baixa. Aqui estão algumas dicas para escolher.
- Para iniciantes. Os conjuntos 8-38 são escolhidos por virtuosos e iniciantes. Os dedos sofrem muito com eles, mas a pequena amplitude de oscilação torna o som claro, permite que você toque rapidamente. O conjunto 9-42 é o mais popular. Como resultado, o guitarrista pode desfrutar de um equilíbrio entre um som poderoso e uma tensão confortável das cordas.
- Regular. O conjunto 10-46 é quase lendário. Um kit versátil popular que é usado por profissionais e amadores. Zakk Wild usou um calibre 10-60, enquanto David Gilmour usou um 10-48. Os híbridos são extremamente populares para a obtenção de sons incomuns.
- Para profissionais. Melhor dar preferência aos kits com calibre 11-48 a 11-70. Ao mesmo tempo, a opção mais confortável e popular é 11-50.
- Para jazz. O conjunto 12-52 funciona bem para este gênero, mas os novatos não deveriam experimentá-lo. O som é poderoso e quente, mas extremamente inconveniente de tocar.
- Para diminuir o tom. Aqui você precisa pegar cordas bastante grossas. Variações de 13-56 a 14-80 são usadas.
- Para 7 cordas. Os conjuntos mais populares são 9-52, 10-56, 11-58. Na verdade, outro, mais grosso, é simplesmente adicionado às 6 cordas.



Pela primeira vez, um músico novato é aconselhado a pegar as mesmas cordas que estavam no violão no momento da compra. As dimensões devem ser selecionadas com base em suas próprias preferências. No entanto, é melhor experimentar cordas depois de desenvolver as habilidades para tocar guitarra elétrica.
Neste caso, vale atentar para as recomendações do fabricante selecionado.


Como instalar?
As cordas da guitarra elétrica mudam com mais frequência do que a acústica. Dito isso, depende muito da regularidade de uso e do arremate. Os profissionais fazem uma substituição cerca de uma vez por mês, e os amadores - uma vez a cada 3-4 meses. Remova as cordas antigas primeiro.
As próximas etapas são muito simples.
- Os orifícios do sintonizador devem estar voltados para você.
- Puxe a primeira corda através da ponte e na estaca. Ela se estende de dentro para fora. Normalmente, os músicos começam a amarrar com a última corda mais grossa. Não deve ser esticado inicialmente.
- Pegue a corda de ambos os lados da cravelha e enrole-a com uma cobra. Continue no sentido horário.
- Torça a ponta da corda para que ela fique bem encaixada. A ponta deve formar um laço próximo ao orifício divisor.
- Pressione a corda para baixo e comece a puxar. Você precisa mantê-lo a cerca de 2 a 5 cm do divisor. É importante não pressionar a corda, mas apenas fixá-la. Você pode usar um afinador para a tensão correta.
- Todo o processo é repetido com o resto das cordas.
- O excesso pode ser cortado com pinças. Só é importante deixar pelo menos 2-3 cm de cordas para afinação.



Mudar as cordas é muito fácil. Pela primeira vez, você pode tirá-los e colocá-los em sequência para não se confundir. Nos primeiros 1 a 2 dias, você terá que fazer ajustes frequentes. Os fios de aço se ajustarão lentamente à tensão durante este período.
