Cordas de guitarra

Tudo sobre cordas de guitarra clássica

Tudo sobre cordas de guitarra clássica
Contente
  1. Característica
  2. Visualizações
  3. Visão geral dos fabricantes
  4. Regras de seleção
  5. Mudança de cordas

As cordas são uma parte importante da guitarra, por isso são oferecidas em uma ampla variedade. Este acessório possui uma série de características técnicas dependendo do material de fabricação e das condições de sua posterior utilização. Gostaríamos de chamar sua atenção para uma descrição das cordas de violão para violão clássico, suas características e regras de seleção.

Característica

Atualmente, apenas cordas sintéticas (náilon e carbono) são usadas para violão clássico. Anteriormente, esses produtos eram feitos de tendões e intestinos de animais - seu som era volumoso e bastante suave. Mas essas cordas eram muito caras, por isso foi necessário encontrar outros materiais adequados para a sua produção sem perda de qualidade. As cordas sintéticas surgiram na década de 50 do século passado (durante a Segunda Guerra Mundial).

As cordas trançadas foram introduzidas há 3 séculos, melhorando significativamente a qualidade do som de um instrumento musical. O enrolamento permitiu reduzir a tensão das cordas grossas, simplificou a execução. Para a fabricação, são utilizadas várias ligas metálicas com um revestimento protetor. As tranças podem ser latão, cobre, bronze e outros, e os derivados de prata são freqüentemente usados ​​para revestimento. Recentemente, você pode encontrar no mercado cordas de náilon com pontas esféricas ou laços sintéticos para uma fixação conveniente e confiável ao arremate.

Mas a maioria dos fabricantes produz esses produtos em uma forma clássica, exigindo que sejam amarrados com um nó especial.

Deve-se notar que o número de sobretons e o timbre do som da guitarra são muito influenciados pela espessura das cordas (calibre). Normalmente, as cordas são vendidas em conjuntos de seu próprio calibre.Esses conjuntos são designados por números, por exemplo, "10–46", o que significa as dimensões (calibres) das duas cordas externas em espessura: a primeira e a última, respectivamente. O número é um indicador dimensional do diâmetro médio (espessura) da corda, expresso em milésimos de polegada. O calibre "10" é um diâmetro de corda igual a 0,010 polegadas (0,254 mm). Entre os violonistas, um ou outro conjunto é denominado de forma simplista pelo calibre da primeira corda (“dez” em nosso exemplo).

Se o músico gosta do som profundo e denso do instrumento, ele escolherá um conjunto com cordas grossas e, para um iniciante, cordas de náilon mais finas são a melhor opção. As cordas da guitarra clássica podem ser suaves, meio-duras e duras. À venda você pode encontrar qualquer kit preferido para este parâmetro. De vez em quando, o conjunto de um acessório precisa ser trocado - devido ao jogo intenso, ele se desgasta rapidamente. É necessário instalar um novo nos casos em que o som se tornou monótono, o timbre mudou e surgiram defeitos de enrolamento.

Músicos experientes sabem como é importante cuidar bem não só do instrumento e de suas partes mecânicas, mas também das cordas. Você deve ter um material macio e sem fiapos para limpar o corpo e o náilon de gordura e outros contaminantes após cada uso.

Uma das características importantes das cordas é o tipo de trança. Existem 2 tipos de tranças: arame redondo e liso. Um instrumento clássico usa 6 cordas, das quais 3 são finas sem tranças e 3 são graves. A trança satura o som com cores adicionais devido aos sobretons formados em suas bobinas. Alguns kits consistem em quatro cordas enroladas em arame, mas não há muitos que desejam se desviar dos padrões estabelecidos.

O enrolamento redondo é o tipo padrão e é mais comumente visto. O fio não polido é enrolado em filamentos sintéticos em um padrão espiral apertado. O som dessa corda será rico e brilhante, razão pela qual muitos músicos costumam escolher kits com uma trança redonda no baixo.

Já no enrolamento plano, as cordas com ele possuem uma superfície lisa devido ao cuidadoso esmerilhamento do material. As principais vantagens desta opção incluem uma longa vida útil, a ausência de tons não musicais ao mover os dedos ao longo do pescoço e uma bela aparência. Quanto ao som das cordas trançadas, é um tanto monótono, o que deve ser levado em consideração na hora da compra. A cor do conjunto de cordas também pode dizer muito sobre o material de fabricação e o enrolamento. Existem cordas de cores tradicionais, mas cordas sintéticas multicoloridas e pretas tornaram-se comuns há alguns anos.

Produtos de náilon colorido são procurados principalmente entre os jovens.

Visualizações

As cordas de violão clássico possuem características e vantagens próprias, por isso você deve se familiarizar com as principais características de todos os tipos deste acessório.

Um tipo peculiar são os produtos intestinais, mais usados ​​por músicos folk. Sua principal desvantagem é a fragilidade e fragilidade, mas o som é aveludado e quente.

As cordas de nylon existem desde meados do século passado e se tornaram muito populares. O fabricante usava fio médico por ser durável e barato. As cordas de nylon têm uma textura macia. Hoje em dia, são apresentados em conjuntos de diferentes calibres. Os produtos reforçados são de fibra de carbono. Esses produtos foram desenvolvidos no Japão, são quase uma vez e meia mais densos que o náilon.

O som será brilhante e alto, a vida útil será longa, mas o preço é um pouco mais alto que os de náilon.

As cordas de aço em guitarras clássicas são usadas apenas por guitarristas amadores ou aspirantes a músicos que sabem pouco sobre as diferenças na construção dos tipos de instrumentos acústicos e clássicos. O metal tem uma forte tensão que pode comprometer a integridade do corpo e do braço de uma guitarra clássica que não foi projetada para esse tipo de estresse. Acessórios de corda de aço não podem ser usados ​​nos clássicos.

Como já notado, para a fabricação da trança, vários materiais são usados, cada um dos quais tem não apenas certas diferenças, propriedades, mas também um efeito especial no som. O bronze é uma grande demanda entre os fabricantes de componentes de instrumentos acústicos. Esses produtos pertencem à categoria de preço médio, mas são de boa qualidade. Graças a este material, o som será brilhante, sonoro. No entanto, há uma desvantagem: o metal oxida rapidamente, portanto, os itens de bronze devem ser limpos constantemente.

O Phosphor Bronze é outra liga que produz um som quente e suave. Graças ao componente adicional, o metal não oxida tão rapidamente, portanto a durabilidade é garantida. Deve-se observar os enrolamentos de cobre nos itens baratos necessários para aqueles que costumam trocar os conjuntos de cordas.

As joias folheadas a prata também atraem muitos músicos. Inicialmente, o fio prateado é considerado o melhor material para trançado, mas mesmo essa proteção precisa de limpeza regular. E o som não é nada especial, como se viu, não difere dos análogos de cobre ou bronze da trança. Se o toque deve ser vibrante, é melhor escolher cordas enroladas em latão para você, embora o latão seja inferior a outros metais em resistência.

O líder entre as cordas adequadas para um instrumento clássico é o náilon. Eles são suaves, não machucam os dedos e têm um som opaco. Essas cordas vêm em uma variedade de cores. Existem produtos de titânio no mercado que são duráveis ​​e confiáveis, mas não podem ser chamados de universais, uma vez que não são adequados para todos os instrumentos de corda. Cordas incomuns incluem cordas de neon, que parecem espetaculares quando tocadas - muitas vezes são escolhidas para falar em público.

Visão geral dos fabricantes

Existe uma grande variedade de cordas no mercado de diferentes fabricantes, por isso, antes de comprar, você deve verificar as marcas líderes que estão em demanda. Muito depende da técnica de execução do músico, mas a qualidade dos componentes desempenha um papel importante. É importante considerar o orçamento e o estilo de jogo ao fazer isso.

Um dos mais populares e caros é o Elixir, que oferece uma grande variedade de cordas. Deve-se notar que guitarristas cultos usam seus produtos, e isso diz muito. A principal característica dos produtos não é apenas a boa qualidade e excelente som, mas também a durabilidade. Se você quer investir em componentes de boa qualidade e duráveis, pode considerar com segurança a posição deste fabricante.

Dunlop atrai atençãoque não é tão popular, mas ainda oferece bons produtos para músicos. As cordas desta marca são bastante acessíveis, proporcionam excelente sonoridade e duram muito devido à resistência do material.

Guitarristas sofisticados estão familiarizados com as cordas de náilon D'Addario Classic Nylon Normal., que diferem em volume de som e durabilidade. Eles estão no topo dos melhores componentes.

Ernie Ball também estava no ranking dos melhores.recomendado para iniciantes. As cordas são trançadas com cobre e bronze, para que o som seja amplo, rico e completo. Mas há uma desvantagem - o produto se desgasta rapidamente.

Regras de seleção

Para fazer a escolha certa, você precisa seguir várias orientações.

  • O calibre é um critério importante. Os parâmetros da string mais fina podem estar na faixa de 0,008-0,013. Para iniciantes, 0,008-0,010 é adequado. Para guitarristas que já tocam 0.010-0.013.
  • O material da trança afeta a vida útil do produto. O enrolamento de cobre é considerado o mais popular.Se não só os indicadores de qualidade são importantes, mas também o estilo, você pode escolher um revestimento prateado, que dará sonoridade, além de dar ao violão um visual estético. Bronze fósforo e latão são considerados as melhores opções de enrolamento que garantem durabilidade. Hoje, os produtos podem ser levados individualmente se apenas uma parte do kit precisar ser substituída.
  • Uma das características importantes na escolha de produtos de náilon é a tensão. O pulmão é marcado como "Baixa Tensão", o médio - Normal, o alto - "Alta". As cordas com uma tensão mais leve são mais flexíveis e mais confortáveis ​​de tocar, especialmente quando há uma grande distância entre elas e o pescoço. Cordas de alta tensão são complicadas - soam como metal. A tensão média é considerada o meio-termo.

Mudança de cordas

Existem certas regras a serem seguidas ao trocar as cordas em um violão clássico de seis cordas. O primeiro passo é remover os antigos, para isso você pode cortá-los ou soltá-los com pinos e puxá-los para fora.

Você precisa instalar as cordas uma por uma na sela. Na ponta, forme um laço enrolando a ponta em volta do barbante duas vezes. O laço é apertado em ambos os lados. Depois disso, você precisa puxar a corda até as cravelhas e amarrar sua segunda extremidade lá. Tudo o que resta é afinar a guitarra girando a cravelha e, em seguida, aproveitar o jogo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa