Corte de cabelo de fogo: propósito, prós e contras, tipos
A área dos serviços de cabeleireiro é regularmente actualizada com vários novos métodos e técnicas de tratamento do cabelo. Hoje, os mestres profissionais podem oferecer às clientes de salões de beleza um corte de cabelo ultramoderno a fogo, o que provoca muitas opiniões polêmicas quanto à sua especificidade e benefícios para os cabelos.
O que é isso?
Diante da rápida introdução de novos métodos de trabalho com o cabelo, é bastante difícil acompanhar o surgimento de serviços de cabeleireiro ultramodernos relacionados à criação de cortes de cabelo. Hoje, no arsenal dos profissionais da indústria da beleza, existe um corte de cabelo a fogo. Apesar do nome um tanto assustador, essa técnica não representa uma ameaça para os humanos. Além disso, a manipulação dos cachos com o auxílio do fogo remonta à antiguidade, quando não se questionava a existência da tesoura.
Hoje, o serviço de bombeiros significativamente modernizado tornou-se bastante procurado em toda a Europa. Gradualmente, essa tendência começou a se espalhar no espaço pós-soviético. O surgimento de tal técnica na área de serviços de cabeleireiro deve um corte de cabelo à estilista russa Olga Kurbanova, que propôs essa opção de corte, com foco no aprimoramento da haste do cabelo, especificamente nas pontas, além de tornar o penteado atraente.
Segundo os especialistas, esta opção de corte permite não só tornar as hastes dos cabelos mais atraentes, mas também torná-las mais saudáveis. O princípio de trabalhar com fogo aberto pressupõe um certo algoritmo de trabalho passo a passo, durante o qual o cabeleireiro usará um conjunto de ferramentas especialmente selecionado.Estas formulações têm um efeito revitalizante dos cachos, graças à sua composição natural.
O corte de cabelo a fogo não tem contra-indicações para a sua realização, no entanto, é necessário abster-se de tal procedimento na presença de escoriações e feridas no couro cabeludo, bem como no caso de várias doenças de pele.
Uma característica especial do corte é o pré-tratamento dos cabelos com um shampoo especial em uma base natural. Este processo é realizado o mais cuidadosamente possível, pois a principal tarefa do mestre neste caso é o tratamento uniforme de todas as hastes do cabelo para que no futuro os fios não utilizados não comecem a se destacar em sua aparência da massa geral.
A próxima ferramenta, obrigatória para tratar os cabelos antes do corte com fogo, será o condicionador. Em alguns salões, ao invés dessa composição, eles trabalham com cachos usando ampolas com certos componentes nutricionais. A escolha deste ou daquele produto é feita individualmente para cada cliente ou cliente.
Durante a seleção da composição, o cabeleireiro se concentrará na saúde geral das hastes do cabelo, seu comprimento e outras características individuais.
Na fase final, com produtos preparatórios especiais para os cabelos, as hastes serão tratadas com um spray especial. Contém proteína e um extrato de trigo que, juntos, fornecem nutrição adicional aos cachos e também atuam como camada protetora durante o contato posterior do cabelo com o fogo.
O mestre trabalha com fogo o mais cuidadosamente possível, o que exclui a ignição dos fios. Durante o corte, os fios entram em contato com o fogo, mas seu comprimento permanece inalterado. Ao final do corte, é possível observar o resultado das pontas seladas, que necessitarão de cuidadosa manutenção nos próximos dias. Se você quiser alterar o comprimento ou formato do seu corte de cabelo, deve avisar com antecedência ao cabeleireiro. Os fios de cabelo são manuseados em uma cadeira de salão comum em frente a um espelho. O mestre trabalhará por trás, usando um cotonete embebido em álcool com uma pinça e uma escova de borracha, sem usar nenhum instrumento ou aparato.
O trabalho a fogo é feito de forma progressiva, o mestre escolhe um fio da massa total, puxa-o, separando-o do resto do cabelo, verifica a sua humidade. E só depois disso, ele conduz um swab de queima na direção horizontal ao lado dela, evitando o contato com os fios de cabelo no processo.
A queima de um tampão não dura mais do que 2 a 3 minutos, portanto, cerca de 6 a 7 produtos precisarão ser usados para cabelos de comprimento médio. O procedimento em si leva cerca de um quarto de hora, mas o tempo depende muito da habilidade do cabeleireiro, do comprimento e da espessura do cabelo. Mas a manipulação dos cabelos não termina aí. Depois que todos os cachos foram processados, uma composição especial deve ser aplicada em todo o seu comprimento, que deve ser secado naturalmente com uma toalha de turco.
Esta ferramenta é necessária para remover escamas endurecidas nas pontas dos fios de cabelo.que pode afetar adversamente a aparência do penteado. Em seguida, a pedido do cliente, o mestre realiza o estilismo, completando assim a imagem criada.
Apesar de esse corte de cabelo ter um nome um tanto assustador, muitas meninas acham que é bem possível fazê-lo sozinha em casa. Essa ideia deve ser abandonada, pois para realizar um procedimento de alta qualidade e, o mais importante, seguro, são necessários produtos de salão e um certo profissionalismo do mestre.
Vantagens e desvantagens
Apesar de não há muito tempo tal serviço ser realizado em salões de beleza, hoje já é possível destacar seus lados positivos e negativos. Os benefícios de um corte de incêndio incluem alguns resultados positivos após o procedimento.
- Este efeito no cabelo permite que você se livre das pontas duplas por um tempo. Após o procedimento, os fios de cabelo ficarão um a um, sem sair das linhas gerais e limites do corte de cabelo existente.
- Como resultado, o penteado adquire volume e aparência adicionais. O cabelo fica muito mais espesso.
- A aparência do cabelo ficará mais bem cuidada.
- O cabelo fica com brilho, além disso, as formulações utilizadas sugerem alguma cicatrização da haste capilar.
- Os cachos são muito menos eletrificados, o que é especialmente verdadeiro no inverno.
No entanto, o novo serviço de cabeleireiro tem algumas desvantagens.
- Em primeiro lugar, trata-se de um efeito temporário no cabelo, por isso um corte de cabelo à fogo deverá ser executado em intervalos regulares para manter uma aparência atraente. Como regra, uma ida ao salão a cada 2-3 meses será suficiente. Caso contrário, as pontas duplas reaparecerão no cabelo.
- O corte de cabelo ardente se destaca pelo alto custo.
- O resultado do procedimento realizado dependerá em grande parte das qualificações e profissionalismo do mestre. A ausência de qualquer resultado após o trabalho do cabeleireiro indicará que ele cometeu erros grosseiros no processo de tratamento do cabelo ou usou produtos de tratamento de baixa qualidade.
Métodos de corte de cabelo
Hoje, o corte de fogo é classificado em dois tipos de procedimentos de rejuvenescimento do cabelo, onde o fogo estará envolvido.
Piroforese
O primeiro tipo de trabalho, denominado piroforese, envolve o selamento das pontas das hastes dos cabelos, que eram previamente alimentados com várias vitaminas e proteínas contidas nas formulações utilizadas. Antes deste procedimento, é recomendado aparar e colorir se necessário. O algoritmo para trabalhar com o cabelo durante a piroforese envolve a lavagem preliminar da cabeça com massagem. Depois disso, os cachos são tratados com um soro especial. Com o tempo, o produto é lavado dos cabelos e, em vez disso, os fios são tratados com um composto especial para posterior trabalho seguro com fogo. Via de regra, é este produto que nutre as hastes dos cabelos com substâncias naturais.
Depois de terminar o trabalho com as composições, o mestre umedece o tampão com álcool e põe fogo. Além disso, usando uma pinça ou uma tesoura longa, o cabeleireiro trabalhará alternadamente em cada fio, começando pela coroa, indo até as pontas. Você pode realizar a piroforese no máximo uma vez a cada três meses e, imediatamente após o procedimento, não lave o cabelo por 4 dias.
Velaterapia
Essa técnica também envolve o trabalho com fogo, porém, ao contrário da primeira opção, o mestre realiza o tratamento do cabelo de uma forma um pouco diferente. Nesse caso, o cabelo é dividido em mechas, que são torcidas em pequenos feixes, sob os quais o mestre conduz a chama de uma vela. O resultado desse procedimento é a queima das pontas duplas salientes, com as quais o corte e o cabelo em geral ficam mais lisos e brilhantes. E também a diferença entre a piroforese e a veloterapia é a utilização de compostos nutritivos e restauradores no segundo caso somente após o término do trabalho com fogo.
A terapia com bicicleta se tornou muito popular nos países do sul, onde a maior parte da população tem cabelos naturalmente cacheados, com tendência a pontas duplas. Você pode fazer o procedimento no máximo uma vez a cada 3 meses.
Para quem é adequado?
Existem certas recomendações para a execução de um corte de cabelo por fogo:
- o procedimento será útil para cabelos opacos, sem volume;
- a exposição ao fogo é indicada na presença de um grande número de fios de cabelo cortados;
- será possível conseguir uma aparência atraente em cabelos ralos;
- a restauração da estrutura do cabelo com um corte a fogo será obtida após química ou tingimento e descoloração dos cachos;
- um corte de cabelo que é exposto a penteados frequentes com a ajuda de secadores de cabelo, ferros e ferros para ondular será útil.
Cuidado do cabelo após o procedimento
Existem várias dicas úteis, permitindo prolongar o efeito do corte de cabelo.
- Após a ida ao salão, deve-se abster-se de lavar os cabelos por 3-4 dias para consolidar o efeito de adesão da estrutura da haste capilar.
- Imediatamente após o corte com fogo, seria mais correto não tingir o cabelo. Será mais correto fazer isso antes do procedimento de recuperação.
- A secagem do cabelo deve ser feita naturalmente ao máximo. Se isso não for possível, o secador deve ser usado com sopro de ar frio.
- Massagens regulares no couro cabeludo e máscaras nutritivas e revitalizantes semanais são úteis.
- Beba bastante água limpa para que os fios de cabelo fiquem saturados de umidade na quantidade adequada.
Avaliações
Cortes de cabelo feitos de fogo têm respostas bastante conflitantes de clientes de salões de beleza. Na maioria dos casos, as meninas percebem um efeito positivo, que se manifesta na forma de cabelos lisos e gerenciáveis, sem pontas duplas.
As desvantagens do procedimento da menina incluem um resultado de curto prazo de um corte de cabelo por fogo, que pode terminar imediatamente após a primeira cabeça amassada em casa. É claro que as formulações usadas antes da piroforese e da veloterapia têm um efeito positivo e fortalecedor nas hastes do cabelo, e o processo de remoção das escamas mortas e rachadas só beneficiará o cabelo.
Para informações sobre como é realizado o procedimento de corte com fogo, veja o próximo vídeo.