Cortes de cabelo: tipos, tendências da moda, nuances de seleção
Um corte de cabelo bonito e bem escolhido é um cartão de visita de qualquer mulher, garantia de sua autoconfiança. Quando uma mulher decide mudar algo em si mesma, ela começa com a coisa principal - de seu cabelo. Um corte de cabelo bem escolhido ajudará a enfatizar as vantagens e neutralizar as falhas externas. Com a ajuda de um corte de cabelo, você pode criar uma imagem extravagante sofisticada, romântica e ousada e, o mais importante, você pode sentir harmonia consigo mesmo.
O que?
Nos cortes de cabelo, assim como nas roupas, estão as tendências da moda. Os legisladores de estilo apresentam anualmente novas soluções interessantes e brilhantes ou atualizam versões já conhecidas. Cortes de cabelo que funcionaram bem permaneceram relevantes por muitos anos. Outros são coisas do passado, como um quadrado com franja lateral no meio da testa ou opções com franja reta e grossa que cobrem as sobrancelhas.
Hoje, a ênfase não está no comprimento do cabelo, mas em uma variedade de variações de corte de cabelo. A moda moderna é democrática e permite que você escolha a opção que mais lhe convier.
Portanto, você pode experimentar com segurança as formas clássicas, mantendo-se no auge da popularidade e sem perder sua individualidade.
Um pouco de historia
Desde que as mulheres cortam suas longas tranças permanentes, elas se esforçam incansavelmente para refinar e modificar seus estilos de cabelo. Nos últimos séculos, muitos fatores sociais, políticos e econômicos influenciaram as tendências nos cortes de cabelo das mulheres.
O século XX se tornou o mais inovador em termos de cortes de cabelo, quando as mulheres finalmente conquistaram direitos plenos, um novo status na sociedade, liberdades garantidas e muitos caminhos para a autorrealização. É por isso que, no início do século passado, entrou na moda corte de cabelo "página", o que não interferiu na vida ativa de trabalho das mulheres emancipadas nas grandes cidades.
As mulheres do século 20, trabalhando em fábricas, não tinham tempo para fazer penteados diários complexos, então há uma tendência de penteados simples em cabelos curtos.
Um papel importante foi desempenhado pelo desejo das mulheres de serem como os homens, como resultado do desejo de não ceder a elas em nada e de provar seu pleno direito às liberdades proporcionadas. Nunca antes o desejo pela individualidade foi tão forte. As mulheres não precisam mais de cachos longos que lembram os designs românticos das mulheres crinolina.
Os cortes de cabelo femininos foram amplamente influenciados pelo desenvolvimento do cinema. Pela primeira vez, atrizes famosas do cinema mudo como Irene Bordoni e Marie Glory começaram a aparecer com cabelos curtos no início do século passado. Mais tarde, algumas atrizes começaram a promover o estilo masculino em geral. Por exemplo, a inimitável Marlene Dietrich, que publicamente vestia smokings, também cortava o cabelo curto, o que serviu de exemplo para outras mulheres.
O início do século passado foi decisivo na consolidação de novas tendências. Em 1914, a Primeira Guerra Mundial começou, onde as mulheres se tornaram enfermeiras de campo. Na guerra, eles não tiveram tempo para cuidar de seus longos cabelos. Então, a Guerra Civil e a Revolução varreram nosso país, nas quais as mulheres experimentaram papéis sociais completamente novos que exigiam mudanças externas consideráveis, o que mais uma vez estimulou o interesse por cabelos curtos. Além disso, em março de 1917, a própria Coco Chanel apareceu em público com o cabelo curto, finalmente inscrevendo o manifesto dos cortes de cabelo curtos na história da moda.
A partir de meados da década de 1920, o cabelo na altura dos ombros voltou a entrar na moda, porque as mulheres se sentiam mais confiantes nas condições de sua vida social em desenvolvimento ativo. Nos anos 20-30, eram especialmente populares ondas de frio nos fios de comprimento médio, cobrindo a parte temporal.
Esse estilo retro pode ser encontrado hoje.
A mais ampla gama de cortes de cabelo surgiu em meados do século XX. O estilo volumoso e suave em cabelos de diferentes comprimentos, complementado por chapéus graciosos para completar a imagem, estavam na moda. Na década de 60, surgiu um bob-caret, a partir de então os cortes de cabelo passaram a ter formas geométricas variadas.
Os hippies dos anos 70 trouxeram de volta a moda dos cabelos longos, mas o estilo ficou em segundo plano. A resposta aos Verdes foi um punk com um ouriço e uma cascata de cores. Este último, em sua variação natural, move-se para os anos 80: aparecem estilos volumosos de cortes de cabelo escalonados de diferentes comprimentos. Ao mesmo tempo, surgiu a moda do quadrado com franja reta e da franja em geral. No entanto, deve-se notar que Cleópatra era famosa por sua franja reta no Egito Antigo.
Os ultrajantes anos 90 com penteados extravagantes e volumosos, a difusão do permanente e uma paleta colorida de esquemas de cores expandiram os limites dos cortes de cabelo femininos e apresentaram muitas ideias, modificações das quais ainda hoje são encontradas. Muito novo é um antigo bem esquecido, a moda muitas vezes volta, portanto, soluções que também estavam no auge da popularidade há mais de uma década são relevantes hoje.
Visualizações
Hoje, há uma infinidade de cortes de cabelo para tipos de mulher completamente diferentes. Com a ajuda de técnicas modernas, não só as opções de modelos parecerão inusitadas, mas também os clássicos familiares a todos, porém, feitos levando em consideração as características individuais.
Cortes de cabelo básicos geralmente incluem bob, cascade, bob e chapéu, entretanto, esta lista pode variar muito dependendo da opinião de um mestre em particular. Vamos dar uma olhada em algumas novas soluções interessantes para cortes de cabelo de diferentes comprimentos.
Quadrado assimétrico adequado para uma garota corajosa que não tem medo de tentar algo novo nos clássicos. O grau de assimetria pode variar muito, de 3 a 15 centímetros. Particularmente interessantes são as opções com uma franja crescida, transformando-se suavemente em um corte facial alongado.Mudanças não muito acentuadas no comprimento ajudarão a combinar a imagem de uma mulher extravagante e de negócios.
Bob raspado e outros cortes de cabelo extremos, onde parte do cabelo, por exemplo, das têmporas, é removida com uma máquina. O comprimento do cabelo e o ângulo de inclinação do corte em um bob podem variar muito. As opções mais interessantes são com pontas iluminadas ou destaques.
Boné no cabelo comprido ajudará a manter o comprimento desejado ao mesmo tempo em que permite um top recortado criativo e volumoso. Se desejar, os fios longos podem ser presos em um rabo de cavalo, deixando apenas o corte de cabelo curto da frente à vista.
Os cortes de cabelo para cabelos curtos são considerados os mais diversos.
Um dos mais famosos é pixie - um corte de cabelo com uma nuca curta, que envolve cortar os fios temporais enquanto mantém uma coroa alongada volumosa. Também vale a pena prestar atenção a "Olympia" e "Breeze", que possuem diversas técnicas de execução. Hoje existem muitas opções de cortes de cabelo curtos que permitem que você permaneça atraente e graciosa, pois a feminilidade não é mais equiparada ao comprimento dos cachos em pó.
As principais classificações dos cortes de cabelo femininos.
Por formulário:
- escalonado, onde a base é a criação de camadas e volume adicional (escada, italiano, cascata, quadrado graduado);
- geométrico, no qual contornos nítidos são criados a partir de fios (bob, chapéu, quadrado clássico).
Por nomeação:
- cotidiano, ou seja, universal e fácil de estilizar, desvinculado da idade e da posição social da mulher (isso inclui todas as versões clássicas de cortes de cabelo bem conhecidos);
- criativo, projetado para chocantes deliberados ou saídas frontais, que requerem um estilo complexo especial e são difíceis de manter diariamente (isso inclui uma variedade de cortes de cabelo acentuados e versões complexas dos clássicos, por exemplo, uma página alongada).
Por comprimento:
- curto: cabelo não maior que o meio do pescoço (até 15 cm);
- médio: do meio do pescoço aos ombros (até 25 cm);
- longo: abaixo do nível dos ombros (a partir de 25 cm).
Tendências da moda
As tendências populares de corte de cabelo para meninas hoje incluem não apenas opções extravagantes de curtos, mas também tipos tradicionais que são feitos de acordo com suas características individuais. Cortes de cabelo graduados em camadas, que podem ser feitos em uma ampla variedade de comprimentos, continuam no auge da popularidade. Nos últimos anos, a moda da naturalidade permaneceu, então cortes de cabelo levemente descuidados parecem especialmente vantajosos.
Hoje é especialmente relevante cascata assimétrica desgrenhada com fios rasgados. A cascata de penas tem um visual estiloso, deixa a mulher mais jovem e permite que ela mantenha o comprimento de cabelo desejado, enquanto ajusta seu volume total. Devido à sua grande variabilidade, a cascata, junto com a escada e a "Aurora", não sairá de moda por muito tempo.
A assimetria, que está na moda há várias temporadas, ajuda a criar uma imagem nova, lúdica e luminosa. É relevante para cortes de cabelo médios e curtíssimos, por exemplo, o garcon e a página que voltou à moda.
Os cortes de cabelo curtos são especialmente procurados devido ao ritmo acelerado de vida de uma mulher moderna que não tem tempo para criar estilos complexos em cabelos longos. A coloração harmoniosa desempenha um papel importante em sua criação. Parece o mais vantajoso fios destacados, shatush, balayazh ou opções com pontas irregulares destacadas.
Mais detalhadamente, vale a pena me deter nos cortes de cabelo. estilo casual com têmporas raspadas ou nuca, que mais e mais garotas ousam fazer. Em tais cortes de cabelo, o cabelo da área selecionada é removido com um bico de máquina de 3-6 mm. Com sua ajuda, você pode fazer uma variedade de padrões ou formas geométricas. Ao mesmo tempo, a área filmada "debaixo de uma máquina de escrever" pode variar de alguns centímetros a metade da cabeça. A vantagem de tais cortes de cabelo é que se necessário, a área raspada pode ser escondida sob o cabelo restante, se o comprimento permitir.
O corte de cabelo elegante voltou a ganhar popularidade sesson (sessun), assumindo a criação de transições suaves semicirculares sem destacar fios individuais. Sesson tornou-se ainda mais feminina através da adaptação moderna para cabelos longos.
Não perde relevância carro bob, que adquiriu muitas opções. Especialmente interessante é o prumo alongado, no qual os fios laterais são gradualmente encurtados em direção à parte de trás da cabeça. Este penteado ajudará a combinar elegância empresarial e feminilidade.
Em geral, a moda moderna é liberal e oferece um amplo espaço para a autoexpressão. Ambas as opções clássicas e extraordinárias parecerão igualmente vantajosas nas condições de uma sociedade adaptativa moderna. As principais tendências da moda atual são a capacidade de fugir de padrões enfadonhos e a liberdade de ser você mesmo em qualquer forma.
Como escolher?
Ao escolher um corte de cabelo para uma mulher, muitos fatores desempenham um papel, que vão desde o tamanho da cabeça, altura, peso e terminando com a cor do cabelo. Por exemplo, meninas muito baixas não são aconselhadas a deixar cabelos muito longos, pois isso reduz o crescimento visualmente ainda mais. Penteados volumosos em uma cabeça pequena irão torná-la ainda menor, e o cabelo alisado na cabeça irá acentuar um nariz grande ou irregular.
Com a ajuda de um corte de cabelo bem escolhido, "defeitos" externos podem ser eliminados, as proporções do rosto podem ser corrigidas e a dignidade pode ser enfatizada.
Um papel igualmente importante é desempenhado pelo método de modelagem, a localização da divisão, a tonalidade do seu cabelo e muito mais.
Concentre-se principalmente não nas tendências extravagantes da moda, mas no que é certo para você. Às vezes, opções simples parecem melhores do que soluções desafiadoras. Antes de ir ao salão, responda honestamente a si mesmo com quem você quer que saia de lá. Experimente a imagem mentalmente, pese os prós e os contras e não se esqueça de levar em consideração critérios importantes como tipo de cabelo e anatomia facial.
Em caso de dúvida, procure o conselho de um profissional competente que possa olhar para você de fora com uma nova visão e escolher um penteado que maximize seu temperamento e enfatize sua dignidade. Sinta-se à vontade para experimentar.
Por tipo e cor de cabelo
Ao escolher um corte de cabelo, é importante focar no tipo e na cor do cabelo. Se a cor ainda puder ser alterada, embora isso nem sempre seja desejável, o tipo não pode ser alterado, uma vez que os produtos corretivos fornecem apenas um efeito de suporte temporário. É necessário confiar em critérios como textura e densidade geral do cabelo. Por exemplo, você não deve fazer cortes de cabelo exuberantes em cabelos muito grossos, pois eles criarão volume adicional. Para aquelas que são muito líquidas, ao contrário, cortes de cabelo que envolvam criação de volume não são adequados, pois serão difíceis de manter.
Existem muitas restrições para cabelos crespos. Eles têm uma estrutura porosa fina e são mais suscetíveis a fatores externos negativos do que outros tipos. Portanto, os proprietários deste tipo não devem fazer cortes de cabelo que envolvam modelagem térmica diária.
Além disso, cabelos crespos são muito travessos, então penteados cacheados não ficarão bem neles. Meninas com esse tipo de cabelo devem evitar franja se o formato do rosto permitir. A franja fofa fica desleixada, enrola-se para cima e perde a forma mesmo com pouca humidade.
Em cabelos grossos e pesados, será difícil criar volume extra nas pontas, mas é fácil manter o estilo alisado. Um quadrado reto clássico e cortes de cabelo semelhantes são sua opção.
É igualmente difícil atingir o volume da raiz em cabelos muito finos. Portanto, seus proprietários não devem escolher opções que impliquem em uma coroa exuberante. Um quadrado bob e uma cascata rasgada ajudarão a aumentar visualmente o volume.
Cortes de textura curtos não são adequados para cabelos cacheados, pois é difícil mantê-los intactos.
Não é menos difícil, com cachos fortemente encaracolados, adivinhar o comprimento final no processo de criação de um corte de cabelo.
As características naturais também não devem ser ignoradas. Por exemplo, um penteado na altura dos ombros é mais adequado para cabelos que crescem oleosos, uma vez que o penteado frequente de cabelos longos é bastante problemático. Além disso, a franja do cabelo oleoso fica suja à noite, e se você lavá-la separadamente, a situação se repetirá exatamente o contrário: na manhã seguinte, a raiz do cabelo restante estará suja. Se o seu cabelo é seco e quebradiço, não é necessário cortá-lo para que, no futuro, você tenha que pentear constantemente com um secador de cabelo ou ferro.
Hoje, os cortes de cabelo são em grande parte determinados pela cor do cabelo, o que ajuda a dar um toque especial à imagem. Mas ao decidir mudar radicalmente a imagem, não se esqueça que a exposição muito agressiva à pintura pode arruinar cachos saudáveis e, finalmente, acabar com os doentes. O tingimento é especialmente ruim para cabelos claros, finos e porosos. Mas mesmo os cachos grossos e escuros podem se deteriorar devido à coloração artificial na busca pelo loiro. Não se esqueça também que não deve tingir o cabelo depois de usar henna, pois o resultado pode ser imprevisível.
Ao escolher uma cor, guie-se pelo seu tipo, cor dos olhos, tom de pele. Experimentos com uma transição abrupta de morena para loira e vice-versa nem sempre são bem-sucedidos, pois isso pode parecer muito pouco natural, por exemplo, como um autobronzeador amarelo. Mais preferidas são as transições não tão abruptas, como do cabelo castanho para o ruivo. Porém, se você pesou tudo e tem certeza do resultado, então ouse e não tenha medo de tentar algo novo. Basta lembrar que a melhor forma de tingir os cabelos terá a ajuda de um competente mestre do salão, utilizando materiais de alta qualidade.
Pelo formato do rosto
Na hora de escolher o corte de cabelo, a consideração do tipo de rosto deve ser fundamental. Os mais comuns são redondos, quadrados, triangulares, em forma de losango, retangulares e ovais.
Determinar o seu tipo é fácil. Para fazer isso, remova o cabelo do rosto de forma que fique completamente exposto e fique perto de um espelho com batom ou outro produto bem enxaguado. Agora circule seu reflexo e veja com qual das formas ele se parece mais. Este é o seu tipo. Vamos considerar os principais com mais detalhes.
É importante para as meninas com rosto redondo alongá-lo visualmente, por isso é melhor para elas deixarem as laterais das maçãs do rosto, testa e bochechas fechadas. Longos fios fluindo ao longo dos lados são adequados para meninas gordinhas. Uma escada, uma cascata e "Aurora" com pontas rasgadas parecerão mais vantajosas. Franjas longas que ficam nas laterais ou escovadas para um lado funcionam bem.
O comprimento do cabelo acima da mandíbula é contra-indicado para esse tipo de rosto, pois um corte curto aumentará visualmente o arredondamento excessivo.
Meninas com rosto redondo geralmente têm testa baixa e queixo pequeno. Divisão lateral, cachos assimétricos e volume extra da coroa são adequados para alongar o rosto. É necessário evitar franjas grossas, arqueadas e excessivamente longas, que também encurtam o rosto.
Com uma face quadrada, é necessário ocultar a excessiva angularidade dos recursos. Cortes de cabelo que escondem as maçãs do rosto são mais adequados para proprietários desse tipo. Deve-se evitar modelar com as pontas do cabelo voltadas para fora, pois isso acentuará as maçãs do rosto proeminentes e pesadas. Além de um rosto redondo e quadrado, cortes de cabelo assimétricos são adequados. Franja reta longa e cabelo penteado suavemente ao longo da linha da mandíbula são categoricamente contra-indicados. Cortes de cabelo exuberantes em várias camadas com um volume em coroa irão suavizar o rosto.
Os proprietários de um rosto triangular (em forma de V) devem desviar a atenção do queixo colocando realces nos olhos e nas bochechas. Cortes de cabelo escalonados com fios emoldurando o queixo ficarão bem. É melhor escolher opções com franja, já que uma face triangular implica uma testa larga e maciça.Um estilo trapezoidal de um quadrado para os ombros é bem adequado, expandindo visualmente a parte inferior do rosto.
Meninas com rosto em forma de diamante devem tentar reduzir visualmente uma testa alta e estreita usando franjas volumosas. Cortes de cabelo lisos e lisos devem ser evitados, por exemplo, o corte clássico nas maçãs do rosto, que também revelará um queixo alongado. Opções curtas como pixie e garcon não são adequadas para proprietários de faces em forma de diamante. Comprimentos até a linha do queixo ou maçãs do rosto não funcionam bem, pois isso chamará atenção extra para o meio mais largo do rosto.
Um rosto em forma de retângulo requer um estrondo, e quase qualquer um é adequado: oblíquo, penteado para um lado, arqueado; a exceção é a franja reta com uma ampla linha de corte desde as têmporas. O volume nas maçãs do rosto ajudará a reviver a linha lateral reta do rosto. As bochechas não proeminentes são enfatizadas sem sucesso pelo cabelo penteado com uma parte repartida. Deve-se evitar cabelos curtos demais, assim como cabelos volumosos na copa.
O mais versátil é o rosto oval. Esta forma abre amplas oportunidades para experimentar cortes de cabelo. No entanto, você não deve criar um volume adicional para a coroa, para não distorcer as proporções harmoniosas do rosto. Pelo mesmo motivo, você não precisa fazer franjas grossas abaixo das sobrancelhas, já que com isso o rosto ficará visualmente muito encurtado.
Hoje existem diversos aplicativos na rede onde você pode escolher um penteado apenas para o seu tipo de rosto e cor de cabelo.
O principal é escolher com sabedoria e não cortar os cachos que cresceram ao longo dos anos com o calor do momento.
Belos exemplos
Você pode falar muito sobre lindos cortes de cabelo com nomes familiares e incomuns, mas é melhor vê-los com seus próprios olhos e aprender algo interessante só para você. Afinal, nunca é tarde para decidir mudar radicalmente sua imagem e descobrir novas facetas em você mesmo. Dê uma olhada nas fotos a seguir, e se houver uma opção certa para você?
Para informações sobre como escolher um corte de cabelo, veja o próximo vídeo.