Como aparar o cabelo?
O cabelo sedoso bem cuidado é um dos principais elementos da imagem charmosa de toda mulher. Você precisa estar atento aos seus cabelos e cuidar deles de todas as formas possíveis. As pontas duplas e as pontas irregulares vão transformar o penteado mais moderno em algo sem forma e adicionar um visual bagunçado. Aparar o cabelo regularmente não é apenas para melhorar a aparência do seu penteado, mas também uma das maneiras mais seguras de melhorar o seu cabelo em combinação com outros procedimentos de cuidado.
Não é nenhum segredo que na realidade de hoje, muitos de nós somos limitados nas finanças, portanto faz sentido aprender a aparar o cabelo em casa. Se você dominar com sucesso os simples "segredos" da técnica de aparagem, seus gastos com idas a estilistas profissionais serão significativamente reduzidos, além disso, você terá mais tempo pessoal (que, como você sabe, também é dinheiro).
Acessórios necessários
Se você aparar as pontas duplas em apenas alguns milímetros, seu penteado se transformará e ficará com uma aparência elegante e bem cuidada. Mas só faz sentido se a técnica for feita corretamente com boas ferramentas.
Tesouras afiadas convenientes são a chave para o sucesso. Não ignore este momento! Lâminas de tesoura mal afiadas cortam os fios de cabelo, quebram-nos no corte e, após alguns dias, começam a esfoliar novamente.
Melhor compra tesouras especiais para cabeleireiro em aço carbono. Você terá que gastar apenas uma vez, mas sempre terá uma ferramenta de alta qualidade à mão.Se isso não for possível (elas são muito caras), então uma tesoura comum deve ser bem afiada e confortavelmente posicionada na mão.
Além de tesouras, você precisará de pinças para fios, um pente fino com dentes largos, elásticos de silicone, um borrifador com água, uma camisola ou lençol, uma vassoura e uma concha para coletar os detritos aparados. É melhor hidratar os cabelos não com água comum, mas com um spray de vitaminas e queratina.
Preparando-se para um corte de cabelo
O local onde pretende aparar o cabelo deve ser em frente a um grande espelho de boa vista e bem iluminado. Condições apertadas (espelho pequeno e falta de luz) não permitirão que você apare o cabelo de maneira precisa e uniforme. Você precisará de outro pequeno espelho para ver o resultado na parte de trás de sua cabeça.
Use um pequeno truque: se for loiro, coloque um lençol escuro sobre os ombros antes de cortá-lo, e se tiver cabelo escuro, ao contrário, leve uma camisola ou lençol claro. Uma cor contrastante simplificará o processo em casa, para que você possa ver melhor a estrutura das pontas, o que permitirá aparar toda a parte danificada do cabelo.
Tipos de técnica
Antes de começar a trabalhar, defina suas expectativas. É importante entender que é difícil cortar cabelos longos em casa, e mais ainda para fazer um corte estiloso, há o risco de estragar o penteado. O máximo que você pode decidir com segurança é aparar as pontas duplas longas ou médias com um corte reto ou semicírculo. Cabelos cacheados, grossos e curtos são altamente recomendados para serem aparados por um profissional.
- Uma fatia. Este é um corte clássico ao longo de uma linha horizontal, com o cabelo lindamente puxado para trás e as pontas estendidas para trás. Em casa, esse corte deve ser feito em conjunto com alguém próximo a você (irmã, namorada, mãe) um a um com o outro (se necessário).
- Em um semicírculo. Este é um método clássico de corte com a linha de corte formando uma oval. O cabelo parece o mais natural possível, seu comprimento é gradualmente encurtado, aproximando-se do rosto. Você não deve fazer esse corte para meninas com cabelos finos e fracos, pois eles se tornam mais quebradiços à medida que se aproximam do rosto.
Instruções passo a passo
É mais fácil aparar o cabelo quando está limpo e úmido, seguindo os elementos de uma técnica simples.
Primeiro, vamos mostrar como obter uma linha de corte horizontal:
- lave o cabelo e seque-o com uma toalha;
- pente ao longo de todo o comprimento do pente preparado;
- separe as zonas temporais, mova-as para o rosto;
- divida todo o cabelo restante com uma divisão horizontal na parte de trás da cabeça para destacar a mecha de controle;
- prenda a parte superior do cabelo com um grampo na coroa;
- penteie o fio de controle inferior, se necessário, umedeça com um borrifador, agarre parte do fio pelo meio com dois dedos, puxe para baixo e corte as pontas danificadas (é importante manter o fio paralelo às costas, sem levantá-lo para cima), depois apare as pontas dos fios à direita e à esquerda, agarrando-os com os dedos com parte de um fio já cortado e controlando o comprimento de cada corte ao longo dele;
- penteie e endireite suavemente o fio de controle aparado;
- da parte superior por baixo da pinça, solte os pequenos fios um a um para que fique visível o nível do corte anterior, penteando-os suavemente a cada vez;
- Alinhe cada seção sucessiva de cabelo ao longo da mecha de controle e corte no nível do corte anterior, desta forma todo o cabelo da parte de trás da cabeça é aparado.
Divida cada cordão temporal em 2 partes horizontalmente e corte-os alternadamente, começando pela parte inferior e alinhando com o cordão occipital anterior.
Após terminar o procedimento, seque os cabelos, penteie-os, verifique cuidadosamente o resultado visualmente e remova quaisquer erros, se houver.
Você pode aparar o cabelo comprido sozinho em casa, seguindo uma técnica simples.
Com a ajuda de uma "cauda" baixa
- pentear bem o cabelo molhado com um pente em todo o comprimento;
- junte-os da parte de trás em uma "cauda" baixa no centro da parte de trás da cabeça e prenda na base com um elástico apertado;
- ao longo de todo o comprimento da "cauda", prenda uniformemente as faixas elásticas (aproximadamente a uma distância de 8-10 cm) para conveniência ao trabalhar com tesouras;
- o nível sob o último elástico no final do fio significa o local onde o corte deve ser feito;
- agarre a ponta da “cauda” sob o último elástico com dois dedos, puxe bem o fio e corte as pontas truncadas;
- retire as bandas elásticas, penteie os cachos, dobre para trás, visualize a retaguarda com um pequeno espelho, corrija o corte oval se desejar;
- você pode deixar um semicírculo profundo ou torná-lo mais macio removendo ligeiramente o comprimento no meio do oval.
Com a ajuda de uma "cauda" alta
- prenda todo o cabelo em um "rabo de cavalo" alto, fixe com um elástico forte;
- para obter o melhor resultado, amarre a “cauda” com finas faixas elásticas ao longo de todo o comprimento a cada 2-3 cm, fazendo a última fixação acima do nível de corte previsto na ponta da “cauda”;
- segure a ponta da “cauda” entre os dedos e corte as pontas na linha mais reta, de preferência com tesoura profissional;
- retire todos os elásticos, solte e penteie os cabelos.
Com a ajuda de "caudas", a linha de corte se tornará um semicírculo.
Existe uma maneira ainda mais fácil de aparar seu próprio cabelo:
- faça uma divisão vertical uniforme ao longo de toda a cabeça e divida o cabelo em 2 partes;
- jogue os cachos primeiro de um lado para a frente, segure-os entre os dedos indicador e médio, aperte e apare as pontas duplas, enquanto tenta manter a tesoura horizontalmente;
- jogue o cabelo para a frente do outro lado, conecte ambas as partes do cabelo embaixo do queixo e da mesma forma apare as pontas desse lado no mesmo nível.
Com que frequência você deve cortar o cabelo?
A frequência dos cortes de cabelo é determinada individualmente em cada caso.
Para manter a forma dos cortes de cabelo do modelo, eles precisam ser aparados a cada 2 meses.
Mas se você pretende deixar cabelos compridos, então, antes de tudo, você precisa dar-lhes os cuidados mais corretos para evitar que fiquem ressecados, quebradiços e seccionados. Então, com cabelos saudáveis, bastará apará-los uma vez a cada seis meses. Se as pontas duplas não puderem ser totalmente evitadas, você ainda terá que apará-las uma vez a cada 3 meses.
Dicas de cuidados simples
O tipo de cabelo não é apenas algo que a natureza lhe deu como herança de seus pais. Muitos fatores que afetam negativamente a condição do cabelo podem ser evitados a priori, ou pelo menos limitar sua presença em sua vida:
- ingestão insuficiente de líquidos (pelo menos 2 litros por dia é recomendado);
- fumo, álcool;
- paixão excessiva pelo café;
- produtos de cuidado selecionados inadequadamente;
- falta de vitaminas (cuidado com a dieta);
- várias dietas e restrições nutricionais (como resultado - nutrição insuficiente do cabelo).
É necessário manter e manter a saúde dos cabelos constantemente, e não de vez em quando, como costuma acontecer com a eterna falta de tempo. Não negligencie as regras simples de cuidado:
- escolha os produtos certos para os cabelos (shampoos, bálsamos, máscaras, cremes) que são certos para você - é melhor consultar um especialista para a seleção;
- minimizar a secagem a quente com secador de cabelo, usar chapinha e chapinha o menos possível, e se isso não puder ser evitado, use proteção térmica de alta qualidade;
- Não esfregue o cabelo com uma toalha após a lavagem, apenas seque suavemente para absorver a umidade.
Não vá para a cama com a cabeça molhada, espere até que os seus cabelos estejam completamente secos.
Cuidado e respeito constantes manterão o cabelo forte e saudável, que se partem um pouco e não se incomodam em aparar as pontas com frequência, mas cabelos fracos, não inteiramente saudáveis, têm que ser cortados com muito mais frequência.Ao praticar o corte de pontas duplas por conta própria, você aprenderá como fazer isso para você e seus entes queridos, e economizar seu orçamento familiar e tempo pessoal se tornará uma vantagem significativa.
As instruções em vídeo sobre como cortar o cabelo permitirão que as meninas realizem esse procedimento sem erros.