Estresse

Tudo sobre estresse

Tudo sobre estresse
Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Causas
  4. Sintomas
  5. Diagnóstico
  6. Tratamento
  7. Fatos interessantes

Cada pessoa se depara periodicamente com situações estressantes. Eles estão constantemente presentes em nossa vida. Alguém se cansa da agitação da cidade, dos engarrafamentos diários, do trabalho ou do estudo. Alguém está estressado por certas obrigações para com a família, colegas, amigos, parentes. E até o próprio fato do nascimento é um grande estresse para o bebê.

O que é isso?

O próprio conceito denota uma forma especial de experimentar sentimentos e emoções, adaptação a novas condições. Em uma situação estressante, o corpo humano sempre reage às circunstâncias desfavoráveis. Ele passa a produzir adrenalina de forma intensa, o que leva à busca de uma saída para condições desfavoráveis. Os psicólogos consideram a permanência de uma pessoa em um estado de sobrecarga emocional de estresse. O assunto passa por 3 estágios principais:

  • reação de ansiedade - a ativação de mecanismos de defesa, a prontidão para resistir aos efeitos de um estressor e para lidar com novas condições;
  • resistência - adaptação a circunstâncias extremas, a adaptação mais eficaz do corpo;
  • atingir um certo nível de esgotamento - diminuição da energia devido ao seu desperdício nas duas fases anteriores, falha dos mecanismos de proteção, violação do processo de adaptação.

A própria teoria foi desenvolvida pelo cientista canadense Hans Selye, e o termo "estresse" foi introduzido pelo fisiologista inglês Walter Cannon no início do século XX. Em psicologia, existe a seguinte definição: estresse é um conjunto de reações adaptativas inespecíficas do corpo em resposta à ameaça da homeostase. Se o estresse continuar por muito tempo, ele sobrecarrega a capacidade adaptativa do indivíduo.

Em nossa vida, há muitos transtornos emocionais diferentes, que vão desde problemas pessoais até catástrofes globais. Podem ser terremotos, inundações, uma pandemia, a ausência de uma situação estável no mundo. O estresse e suas consequências para a saúde humana estão ganhando proporções universais, tornando-se um problema social da sociedade moderna.

A resposta de uma pessoa ao estresse externo depende de sua suscetibilidade, educação, experiência de vida, sistema nervoso, temperamento e outras características fisiológicas. A relação entre corpo, mente e caráter é o resultado dessas adaptações. Alguns perdem a compostura em um ambiente estressante, enquanto outros, ao contrário, se concentram. Alguns ignoram o problema, outros procuram uma saída para a situação e outros contam com apoio externo.

Os psicólogos acreditam que a essência de um estado estressante é a falta de uma resposta adequada do indivíduo e a perda de controle sobre as consequências da situação. O corpo reage a um ambiente incomum e assustador com mudanças hormonais e se defende reflexivamente. Às vezes, a reação é causada não por uma ameaça real, mas por uma ameaça imaginária. No mundo moderno, muitas vezes surgem situações que não ameaçam a vida do sujeito, mas a pessoa ainda vive experiências fortes.

Há pouco estresse no indivíduo, mesmo quando ele está relaxado. Até o sono tem uma cor estressante. A adaptação do corpo às diferentes condições de vida é a base da atividade do indivíduo. A falta de estresse significa morte.

Assim, estresse é a resposta do corpo às emoções negativas, estresse intenso ou confusão monótona. Dependendo da duração das reações de estresse, pode haver estresses de curto prazo e crônicos. Estresse instantâneo extremo - choque. Há um gasto rápido de reservas adaptativas de superfície e a mobilização de forças internas começa. Posteriormente, o choque inicial pode se transformar em estresse de longo prazo. Experiências prolongadas têm consequências mais terríveis.

Visualizações

Dependendo do resultado (o caráter positivo ou negativo é inerente ao estressor), distingue-se um tipo bom, que se chama "eustress", e o chamado "distress", que tem um efeito negativo no corpo humano.

Eustress

Uma pequena dose de adrenalina beneficia o corpo. Ela é a força motriz do desenvolvimento humano. A personalidade experimenta emoções positivas, que se tornam o ímpeto para a ação. Um estado de alegria e emoção positiva mobiliza o corpo. Eustress é uma forma segura. O sujeito é capaz de lidar com a situação e as emoções que a acompanham.

Sofrimento

A condição que ocorre durante uma sobretensão crítica causa grandes danos ao corpo. Os processos negativos impedem o desenvolvimento da personalidade e provocam o desenvolvimento de vários distúrbios nos órgãos internos de uma pessoa.

As reações de estresse permanecem inalteradas. Sua ocorrência não depende da natureza do estressor.

O estresse tem um impacto direto na fisiologia e na psique do indivíduo. A classificação moderna inclui vários tipos de estresse. Vamos considerar as características de cada um deles.

O estresse fisiológico surge de fatores externos. Pode ser fome e sede, frio e calor, dor. Freqüentemente, as pessoas apresentam esforço excessivo associado ao esforço físico excessivo. Isso mergulha a pessoa em um estado estressante. As seguintes subespécies pertencem ao estresse fisiológico:

  • o estresse biológico é observado devido a doenças virais e infecciosas, sobrecarga muscular e várias lesões;
  • o estresse químico provoca exposição a substâncias tóxicas, falta de oxigênio;
  • o estresse físico-emocional surge devido a altas cargas em esportes profissionais e outras atividades;
  • o estresse mecânico causa vários danos ao corpo e à pele.

O estresse mental possui algumas características que o distinguem da resposta fisiológica ao dano, mediada pela avaliação da ameaça e da resposta de defesa. Se durante o estresse fisiológico, a síndrome de adaptação é observada imediatamente no momento do encontro com o estímulo, então, durante o estresse mental, a adaptação precede a situação, ocorre antecipadamente.

Nesse caso, um estado de tensão surge sob a suposição de uma ameaça iminente. O estresse psicoemocional, no qual uma pessoa, com base no conhecimento e na experiência individual, avalia os eventos difíceis que se avizinham, causa as mesmas emoções e a mesma reestruturação adaptativa no corpo que qualquer outro irritante, por exemplo, uma queimadura térmica.

Relacionamentos desfavoráveis ​​na sociedade também afetam o desenvolvimento de fatores positivos e negativos. A este respeito, os psicólogos distinguem os seguintes tipos.

Emocional

Com uma situação estressante prolongada ou freqüentemente repetida, a pessoa fica em estado de excitação emocional por muito tempo, o que pode levar a processos desfavoráveis ​​no corpo. Como resultado, o sistema nervoso autônomo sofre. Uma pessoa pode ter uma falha metabólica, um colapso nervoso.

Psicológico

Relacionamentos desfavoráveis ​​com as pessoas ao redor, medo, incerteza sobre o sucesso futuro, ressentimento desequilibram a pessoa. Esse tipo de estresse costuma ser desencadeado por eventos prováveis ​​que ainda não aconteceram, mas o indivíduo tem medo deles antecipadamente.

Por exemplo, apenas um pensamento sobre uma possível avaliação negativa no próximo exame mergulha o aluno em um estado estressante.

Informativo

Este tipo se distingue pela incapacidade de lidar com as tarefas atribuídas devido à sobrecarga causada pelo processamento de uma grande quantidade de informações diversas. O sujeito assimila mal e, portanto, não tem tempo para tomar as decisões necessárias no ritmo exigido. Uma pessoa não consegue processar um grande fluxo de informações e começa a se preocupar muito.

Gerencial

Uma situação estressante pode surgir como resultado de grande responsabilidade por ações ou risco extremamente alto de decisões humanas. Às vezes, o estresse surge da inadequação da posição do funcionário.

Causas

O estresse pode ser causado por causas externas e internas. Fatores externos incluem ansiedade sobre algumas circunstâncias devido à presença de um irritante no ambiente. Por exemplo, despedimento do trabalho ou morte de um ente querido. Os irritantes que causam condições estressantes são chamados de estressores.

Fontes psicológicas de situações estressantes nas pessoas podem ser relacionamentos tensos com membros da família, vizinhos, amigos, colegas. O equilíbrio emocional é freqüentemente violado por problemas financeiros, mudanças repentinas na vida, amor não correspondido, divórcio, perda do emprego, aposentadoria, prisão, pressão de tempo, processo competitivo.

Os seguintes fatores podem levar ao estresse emocional:

  • impossibilidade de escolha - o sujeito não pode escolher e definir tarefas de forma independente para si mesmo, uma vez que elas já foram definidas antes dele por outras pessoas;
  • grau de controle - uma pessoa desempenha o papel de observador passivo, porque a situação é controlada por outras pessoas;
  • falha em prevenir consequências - o sujeito se perturba com o desconhecido, pois não sabe o que lhe acontecerá, quando e onde.

As razões fisiológicas incluem parto, desequilíbrio hormonal, deficiência de vitaminas, distúrbios mentais, barulho alto, excesso de peso, trabalho físico excessivo, mudanças de temperatura. Vários ferimentos, lesões, detecção de uma doença perigosa e outros casos que representam uma ameaça à vida e à saúde do indivíduo são desequilibrados.

As razões internas estão associadas à queda na própria auto-estima, dúvidas, incertezas e uma atitude pessimista. Isso deve ser entendido como insatisfação com sua aparência e padrão de vida, expectativas não realizadas, decepção com a própria pessoa.

Os mecanismos internos da resposta adaptativa são devidos aos seguintes fatores: sensibilidade e vulnerabilidade aumentadas, choques nervosos, sentimentos constantes de culpa, fadiga crônica, caráter briguento, tendências suicidas.

Sintomas

No mundo moderno, surgem muitas situações difíceis que são difíceis de superar. Às vezes parece que é impossível encontrar uma saída para eles. A psicofisiologia humana é projetada de tal forma que o corpo imediatamente começa a responder aos estressores. As principais formas de manifestação de uma reação a eles são ataques desarrazoados de aumento da irritabilidade, irascibilidade, raiva, insatisfação consigo mesmo e com a situação atual.

Observa-se freqüentemente diminuição ou aumento do apetite. A pessoa dorme inquieta. Sem nenhuma razão específica, aparecem ansiedade, autopiedade, melancolia, depressão ou irritabilidade nervosa. O assunto não consegue relaxar. Ele é atormentado por dores de cabeça, fadiga, fraqueza física.

O indivíduo está em um estado de frustração. Ele está desapontado porque não obteve o resultado esperado, não está feliz consigo mesmo e com o mundo ao seu redor. Alguns estão desesperados. Às vezes, indiferença e pessimismo são formados. O assunto perde o interesse pelos amigos, familiares e entes queridos. Ele para de confiar neles.

Os sintomas podem variar de pessoa para pessoa. Uma pessoa pode reagir inadequadamente aos eventos que estão ocorrendo. Alguém começa a mostrar irritação. Algumas pessoas querem chorar com frequência, outras querem roer as unhas e ainda outras querem roer os lábios.

A maioria das pessoas sob forte estresse experimenta diminuição da concentração. O processo de pensamento fica mais lento, a memória se deteriora. Essa condição se reflete na qualidade do estudo ou trabalho.

Fortes experiências emocionais se refletem na fisiologia do indivíduo. Eles causam os seguintes sintomas: hipertensão, taquicardia, dificuldade em respirar, aumento da sudorese, dor nas costas, perturbação do trato digestivo.

Nos homens

Muitos representantes do sexo forte tendem a se comportar de forma agressiva. Os homens podem mostrar moderação externa ao expressar emoções durante a exposição a um estressor. Como resultado de experiências latentes, a tensão interna aumenta. Um homem pode ter uma diminuição da libido, uma percepção crítica dos eventos atuais pode ser prejudicada.

Entre mulheres

Acredita-se que o sexo frágil é mais sujeito a turbulências emocionais. Na verdade, a maioria das mulheres não guarda suas experiências para si mesmas. Eles derramam suas almas para seus amigos, marido, parentes. Situações estressantes prolongadas às vezes afetam o ganho ou perda de peso da mulher. Alguns apresentam irregularidades menstruais.

Diagnóstico

Existem testes especiais com a ajuda dos quais psicólogos e psicoterapeutas revelam o nível de estresse emocional e psicológico do paciente. A natureza da síndrome de adaptação é identificada de acordo com as seguintes escalas: estresse psicológico de Lemur-Tesier-Fillion, ansiedade situacional de Spielberg-Khanin e autoavaliação da ansiedade de Tsung. Cada uma dessas escalas contém um certo número de afirmações contendo alguns sintomas.

O sujeito precisa escolher um item adequado para ele: "muito raramente", "raramente", "frequentemente", "quase constantemente". Em seguida, o especialista mede a gravidade deste ou daquele estado de personalidade.

Outro grupo de testes visa determinar a resistência ao estresse e predisposição a distúrbios neuróticos. Com o auxílio de questionários, verifica-se se o indivíduo atualmente se encontra em estado de depressão, se tem tendência ao suicídio. Usando a escala de queixas clínicas, o psicólogo detecta mudanças negativas no corpo, avalia as consequências da situação estressante ocorrida.

Tratamento

O estresse severo prejudica a saúde humana. Eles são a causa de muitas doenças, diminuição da imunidade. É necessário começar a lidar com um estado estressante com o humor de si mesmo de uma forma positiva. Mude sua atitude em relação aos outros e aos eventos. Tente diminuir o ritmo de sua vida. Planeje com antecedência para o dia seguinte.

Para normalizar a situação, você precisa reconhecer suas próprias emoções e parar de se preocupar com situações que não dependem da própria pessoa. Não aumente a situação, não a infle. Não pense em problemas para você mesmo, resolva-os assim que surgirem. Monitore seu humor.

Para aliviar o estresse psicoemocional, são necessários exercícios físicos, respiratórios e massagens. Uma maneira de lidar com uma situação estressante é mudar seu ambiente ou atividade. Não guarde emoções negativas em si mesmo, derrame sua alma para a pessoa em quem você confia.

Inspire e expire profundamente. Chorar. Tome um banho frio ou lave-se apenas com água fria. Meditação, ioga, descanso regular e caminhadas diárias ao ar livre são uma boa proteção contra o estresse. Durma o suficiente e forneça a si mesmo uma nutrição adequada.

Ervas calmantes, chás aromáticos e até um copo de água limpa são úteis. Mas não tente relaxar com bebidas alcoólicas e fumo. Eles complicam ainda mais a situação e causam danos irreparáveis ​​à saúde.

Se você não consegue lidar com o estresse por conta própria, procure a ajuda de um psicólogo. Ele fará o monitoramento necessário e determinará os métodos de correção.

Normalmente, os profissionais usam psicoterapia cognitivo-comportamental e orientada para o corpo, psicanálise, análise transacional e Gestalt-terapia.

A forma crônica requer tratamento de longo prazo, que pode durar de vários meses a um ano. A medicação só pode ser prescrita por um psicoterapeuta ou psiquiatra. Dependendo dos sintomas predominantes, seu médico prescreverá antidepressivos, tranquilizantes ou antipsicóticos específicos.

Fatos interessantes

  • Cientistas suecos descobriram que, depois de passar por estresse, uma pessoa fica 1% mais baixa à noite. Eles associam esse processo à tensão descontrolada do tecido muscular das costas e ombros. Crianças que passaram por forte estresse diminuem seu crescimento.
  • As consequências do choque emocional ocorrem com mais frequência em homens. Eles podem desenvolver câncer ou cirrose do fígado. Às vezes, o sangue fica mais espesso, a composição neuroquímica do corpo muda. Algumas pessoas começam a perder os cabelos 3 meses após serem expostas ao estressor.
  • Hans Selye apresentou uma hipótese interessante de que o envelhecimento é o resultado de todas as situações estressantes, em conjunto, às quais o sujeito foi exposto ao longo da vida. O próprio processo corresponde à fase de esgotamento da síndrome de adaptação geral, que é uma versão acelerada do envelhecimento normal. O riso reduz os níveis de cortisol e prolonga a vida de uma pessoa.
  • Existem muitas profissões em nosso país que exigem muito estresse do funcionário. Entre eles estão taxistas, pilotos, médicos, jornalistas, professores, militares, policiais, bombeiros, funcionários do Ministério de Situações de Emergência, contadores e gerentes de empresas diversas. Freqüentemente, passam por um estado de estresse no local de trabalho.
sem comentários

Moda

a beleza

casa