Estresse

Tudo sobre resiliência

Tudo sobre resiliência
Contente
  1. O que é isso?
  2. Tipos de pessoas
  3. Níveis
  4. Por que isso é importante?
  5. Diagnóstico
  6. Como desenvolver?
  7. Conselho do psicólogo

Se uma pessoa pode conter os golpes do destino, ela sempre terá sucesso. Pessoas que respondem com calma ao estresse quase sempre são admiradas. Isso ocorre porque eles estão no controle de suas emoções. Esse comportamento permite que eles não cometam erros. E como sabemos: quanto menos erros o sujeito comete, mais sucesso ele é.

O que é isso?

Em psicologia, acredita-se que a resistência ao estresse inclui traços de personalidade que permitem que um indivíduo sobreviva aos efeitos do esforço excessivo do sistema nervoso sem nenhum dano particular à saúde. Resiliência ao estresse implica resistência da psique humana aos efeitos do estresse.

A tensão nervosa é considerada normal. É muito comum na vida moderna. Podemos dizer: o estresse inclui os componentes do comportamento que permitem a uma pessoa reagir a um fator negativo com o tempo e se adaptar a ele. Assim, o sujeito pode facilmente voltar ao normal sem muitos danos à saúde.

Portanto, o estresse traz um benefício definitivo. Existe algum dano? Claro que sim. O estresse causa danos irreparáveis ​​à saúde de uma pessoa se ela não tiver estabilidade mental suficiente. Uma definição como resistência ao estresse evita que uma pessoa aja impulsivamente. No entanto, se ele estiver muito inibido, ficará indiferente a tudo o que acontece. E esse fator terá um efeito negativo em sua vida social.

Nem todas as pessoas têm boa resistência ao estresse, mas apenas aquelas que apresentam certos traços de caráter. A habilidade de prever eventos futuros permite que uma pessoa preveja o resultado de um caso.Dessa forma, ele prepara sua psique. Ao mesmo tempo, a resposta ao estresse diminui. Se uma pessoa pode combinar vários tipos de atividades ao mesmo tempo, essa habilidade leva a menos custos de mão-de-obra. Como resultado, o assunto fica menos nervoso.

Se uma pessoa já conseguiu sobreviver a um forte estresse, da próxima vez ela reagirá menos a esse fator negativo. A pessoa deve estar ciente de que suas atividades podem causar estresse.... Isso significa que a motivação para lutar torna possível que ele se torne uma personalidade resistente ao estresse. Um sujeito autoconfiante tem uma autoestima saudável. Portanto, tal indivíduo pode suportar críticas de fora e até mesmo os golpes mais severos de fora.

Os princípios de vida têm certo impacto na psique humana. Se uma pessoa busca superar obstáculos, olha positivamente para o mundo ao seu redor, então ela não tem medo de fadiga nervosa.

E também a resistência ao estresse depende do temperamento. Existem melancólicos, sanguíneos, coléricos e fleumáticos. Cada espécie tem uma ou outra resistência ao estresse.

Tipos de pessoas

Então, já sabemos que a resistência é influenciada por muitos fatores - esse é o tipo de temperamento, e a motivação do indivíduo, além de outros critérios. Existem tipos ou tipos de pessoas em termos de resistência ao estresse. Uma espécie separada tem uma certa reação do organismo ao fator negativo considerado acima. Qualquer tipo está sujeito a alterações.

Vamos considerar esses tipos com mais detalhes.

  • Resistência ao estresse... Esta categoria de sujeitos é considerada muito vulnerável. Se uma tensão excessiva ocorrer em sua vida, eles entrarão em pânico e começarão a se comportar de maneira inadequada. Essas pessoas tentam não sair de sua zona de conforto. Eles vivem em seu próprio mundo, onde há estabilidade e regularidade nos negócios. Assim que algo extraordinário acontece em sua vida, eles perdem o autocontrole. Como resultado, essas pessoas não conseguem se controlar e o estresse destrói sua psique.
  • Treinado para estresse... Esses sujeitos têm a seguinte vantagem: eles podem se adaptar às mudanças negativas retardadas e até mesmo se acostumar com elas sem muito esforço. Se eventos negativos repentinos ocorrem em sua vida, então eles começam a sair do ritmo de vida e então caem em depressão.
  • Frenagem de estresse... Aqui estão suas características. Esses assuntos se distinguem pela forte atividade em suas atividades. Portanto, eles podem suportar com segurança mudanças negativas. Além disso, esses indivíduos são caracterizados por uma adaptação instantânea a diversas mudanças. Eles reagem a eles prontamente, já que seu sistema nervoso é capaz de suportar até mesmo uma tensão nervosa muito forte.
  • Resistência ao estresse... Essas pessoas têm a maior resistência ao estresse em seu caráter. Sua psique praticamente não está sujeita à destruição. A estabilidade não é inerente a esses indivíduos. Eles a desprezam. Portanto, esses sujeitos são capazes de experimentar cargas de estresse constantes. Além disso, esses fatores negativos não afetam sua saúde de forma alguma.

Níveis

Nesse caso, tudo depende de muitos fatores.

  • Pelas características fisiológicas que uma pessoa recebeu ao nascer.
  • A partir das características comportamentais do indivíduo. Por exemplo: uma pessoa tende a ficar irritada ou com raiva, enquanto a outra gosta de brincar e rir.
  • Autoestima e autoconfiança.
  • Das condições em que uma pessoa realiza suas atividades.
  • De quem o rodeia: gente boa ou gente má.

Dependendo das qualidades pessoais, três níveis de resistência ao estresse da personalidade são diferenciados. Nós os listamos e os descrevemos.

  • Baixo... Com baixa resistência ao estresse, a pessoa já se prepara para o pânico antecipadamente. Esse sujeito percebe a sobretensão nervosa como algo extraordinário. Parece que sua vida está praticamente acabada. Portanto, essa pessoa perde a capacidade de analisar suas ações.Como resultado, a pessoa entra em pânico, chora e se comporta de maneira inadequada. Portanto, essa pessoa logo fica isolada em suas experiências. E então ela tem psicossomática.
  • Média... Ele é o nível médio. Uma pessoa com esse nível de resistência ao estresse é capaz de resistir às dificuldades que surgem. Ele pode até fazer isso por algum tempo. Mas se a torrente de dificuldades não termina, esse sujeito cai no desânimo. No entanto, deve-se notar que uma pessoa com um nível médio de resistência ao estresse age pensativamente e, portanto, avalia a situação com sobriedade. E isso dá a ela a força para sair da situação difícil.
  • Alto... Ele é o nível mais alto. Com este nível, uma pessoa pode “manter-se sob controle” em qualquer circunstância. O assunto praticamente não entra em pânico e nem mesmo experimenta confusão mental. No entanto, essas qualidades não indicam de forma alguma que o sujeito em questão não tenha sentimentos e emoções. Nesse caso, tudo é explicado de forma simples: uma pessoa resistente ao estresse já tem uma certa experiência. Considere as qualidades inerentes às pessoas descritas acima.
    • Eles podem se orientar a tempo e tomar uma decisão.
    • Eles não prestam atenção às provocações.
    • Eles podem controlar seus sentimentos.
    • Eles podem manter suas atividades sob controle.

É importante saber: os níveis de tolerância ao estresse são bastante variáveis. Com o tempo, uma pessoa pode se tornar uma pessoa resistente ao estresse ou, ao contrário, perder uma qualidade tão importante como a resistência ao estresse.

Por que isso é importante?

Uma qualidade como a resistência ao estresse pode ser necessária a uma pessoa a qualquer momento, por exemplo, no trabalho. Se o sujeito tem a profissão de professor, ele só precisa aprender a manter suas emoções sob controle. E é preciso lembrar também que o estresse "espera" a cada passo da pessoa. E se essa pessoa tem uma alta resistência, então algumas vantagens são inerentes a ela. Ele vive em harmonia consigo mesmo. Seu estado interno não é atacado de fora. Portanto, tal sujeito não desperdiça sua energia em experiências desnecessárias. Isso significa que essa pessoa tem capacidade para o trabalho e é muito bem-sucedida.

Pessoa resistente ao estresse tem boa saúde... Devido à ausência de sobrecarga nervosa, este sujeito não sofre de dores de cabeça, doenças cardiovasculares e muito mais. Tais sujeitos são bem-sucedidos em suas atividades profissionais, pois têm capacidade de gerar benefícios. Eles não são caracterizados por acessos de raiva e depressão. Isso significa que essas pessoas são capazes de boas ações e até de fazer descobertas científicas.

Um adulto com uma atitude saudável em relação ao estresse está ciente de perspectiva positiva. Esse fator dá a ele a capacidade de lidar com quaisquer obstáculos que surjam em seu caminho. Esses sujeitos podem assumir a responsabilidade de tomar a decisão certa porque quase nunca se sentem em dúvida. Se estiverem errados, eles tirarão certas conclusões que os ajudarão a agir com segurança posteriormente. Eles podem mostrar a todos seu nível de conhecimento. Esse potencial positivo permite que eles sigam em frente e aprendam a realizar ações que antes não estavam disponíveis.

Diagnóstico

O psicodiagnóstico do estresse pode ser realizado por diferentes métodos.

  • Questionários... Este método envolve a coleta de dados das palavras da própria pessoa. Normalmente, eles assumem este formato: pergunta - resposta. Ao contrário dos itens de teste, esses métodos não têm respostas prontas.
  • Existem métodos de observação. Essa técnica permite obter informações muito amplas sobre uma pessoa. O consentimento não é necessário para tais métodos. A observação inclui tais ações: o problema é estabelecido, a observação ocorre e então as características comportamentais são identificadas. Os resultados são registrados e comparados.
  • Testes... Tal estudo permite identificar diferenças psicológicas individuais qualitativas e quantitativas que distinguem uma pessoa de outra. Essas técnicas incluem tarefas que o sujeito deve concluir corretamente. Com a ajuda de testes, formas de inteligência, habilidades humanas e muito mais são investigadas.

Às vezes basta falar com uma pessoa e fica claro para o especialista o que fazer a seguir. Portanto, o método de conversação também é muito eficaz. Com a ajuda de uma conversa, você pode obter facilmente certas informações que indicarão um problema específico. As formas de conversação podem ser diferentes: padronizadas ou parcialmente padronizadas. Além disso, também existem indicadores que identificam características comportamentais. Por isso são chamados de indicadores de competência. Com a ajuda de tais métodos, é possível determinar (por exemplo, por meio de entrevistas) como uma pessoa desenvolveu esta ou aquela competência em alguma atividade.

A avaliação perceptual do sujeito permite que você determine o nível de resistência ao estresse. Como? Vamos começar em ordem. Uma importante função mental responsável pela cognição é chamada percepção. Com ele, você pode facilmente formar uma determinada imagem que afeta determinados analisadores. Qual é essa técnica? A pessoa faz perguntas às quais ela deve responder "não", "sim", "não sei". Com base nos resultados, as respostas são analisadas e calculadas. Como resultado, uma pessoa recebe uma classificação alta para resistência ao estresse ou uma classificação baixa.

Existem várias técnicas que permitem determinar o nível de resistência ao estresse. Por exemplo, Escala de estresse psicológico PSM-25. Nesse caso, a pessoa precisa avaliar sua condição. Por exemplo, observe-se durante a semana. Não há respostas erradas nesta técnica. Após a pesquisa, é feito um resumo. Se o alvo ganhar o número máximo de pontos, significa que sua resistência ao estresse é de alto nível.

Contudo, qualquer pessoa pode usar um método como o autodiagnóstico e verificar sua resistência ao estresse nervoso. Se você está pronto para mudar e não se importa com isso, então você tem uma alta resistência ao estresse nervoso. Pessoas que não podem fazer isso correm risco. Se você pode tolerar pequenas mudanças em sua vida, ou pode se adaptar gradualmente às mudanças, então seu nível de tolerância ao estresse está em algum lugar no meio.

Se você está completamente despreparado para mudanças em sua vida, então você não é uma pessoa resistente ao estresse. Você precisa prestar atenção ao desenvolvimento de resiliência.

Como desenvolver?

Você pode aumentar ou desenvolver o nível de resistência ao estresse usando diferentes métodos. Existem certas tecnologias para a formação de tal nível. Por exemplo, estratégias de enfrentamento (estratégia de gerenciamento de estresse). Então, vamos dar uma olhada em alguns métodos.

Relaxamento

Em primeiro lugar, você precisa aprender a relaxar. Você pode fazer isso por meio da meditação. Encontre um lugar isolado para concluí-lo. Toque uma música relaxante e respire de maneira uniforme e profunda. Em seguida, imagine-se rolando (rolando) "na nuvem". Isso é ótimo! Nesse estado, você pode alcançar um aumento no nível de resistência ao estresse.

Respiração

Sob estresse, os exercícios respiratórios são muito importantes. Se uma situação estressante se desenvolver, é necessário aplicar as habilidades de respiração calma. O que fazer? Inspire e conte até 4, depois prenda a respiração e conte até 4. Em seguida, expire e conte até 4.

Exercício físico

Esses métodos podem reduzir significativamente os níveis de estresse. Isso acontece porque com a ajuda deles a pessoa se distrai de seus pensamentos pesados. Ele direciona a atividade mental para o positivo. Além disso, qualquer atividade física aumenta a circulação sanguínea.

Como resultado, você pode facilmente aumentar a vitalidade geral.O corpo receberá a força para restaurar todas as suas funções. Esses componentes certamente terão um efeito benéfico no sistema nervoso superior. Portanto, faça exercícios pela manhã, vá à academia ou faça corridas regulares pela manhã.

Fisioterapia

Esses métodos e técnicas ajudarão a melhorar a condição geral do corpo e aumentar o limite de resistência ao estresse... Por exemplo, se você aplicar eletrosono, a pessoa será capaz de restaurar a força física e mental.

Há também eletroforese medicinal... Basta realizar 10 procedimentos, e a pessoa sentirá um alívio geral e mental. Além disso, também existem técnicas como banhos de coníferas peroladas, banhos magnéticos, terapia de luz cromática, acupuntura.

Todas essas atividades visam tirar a pessoa de um estado negativo e melhorar a resistência de seu sistema nervoso a tais manifestações.

Exercícios e jogos

Existem métodos para manter a calma. Vamos considerá-los. Exercício "Apague uma situação estressante da memória"... Para fazer isso, você precisa sentar-se ereto e se acalmar. Em seguida, imagine um pedaço de papel, um lápis e uma borracha. Em seguida, desenhe mentalmente na memória a imagem que causou o estresse. Como resultado, apague a imagem desenhada com uma borracha e tente esquecê-la para sempre. Este método ajudará na limpeza pessoal.

Outro método é a "Avaliação". Para conduzi-lo, você precisa fazer a pergunta: "Por que estou nervoso se não posso mudar nada?" Ao responder, você sentirá um alívio claro. Além disso, você pode treinar-se para resistir ao estresse. Exemplo. Você está um pouco atrasado para a sua entrevista. Por causa do que lhe foi negado categoricamente o trabalho. O empregador ainda não lhe pagou um centavo, mas já está ditando seus termos. Você deveria ficar chateado se seu chefe em potencial tem requisitos muito rígidos? Eu acho que não.

O controle do estresse em adolescentes é bastante difícil. Portanto, eles também precisam receber treinamento para desenvolver resistência ao estresse. Existem várias psicotécnicas para isso. Por exemplo, este: Deixe o adolescente expressar emoções de vez em quando. Para fazer isso, ele pode gritar ou bater os pés, e assim por diante.

A propósito, esse método também pode ser útil para um adulto.

Conselho do psicólogo

O estresse destrói de dentro para fora. O estresse de longo prazo pode ser muito prejudicial para todo o corpo. Seu impacto pode levar ao fato de que uma pessoa não apenas perderá a fé em suas habilidades, mas também se tornará deficiente. Portanto, você precisa treinar sua psique. As recomendações de um especialista ajudarão nisso.

  • Sempre durma o suficiente... Isso ajudará seu corpo a reabastecer suas forças regularmente. Assim, as situações estressantes não serão capazes de causar danos significativos à sua psique. Portanto, durma pelo menos 8 horas por dia, e deixe este sono ser completo.
  • Descanse um pouco. Pessoas bem-sucedidas colocam o gerenciamento do tempo em prática. Esta técnica fornece descanso obrigatório. Além disso, você deve se desligar totalmente dos assuntos domésticos e de negócios pelo menos uma vez por ano. Portanto, saia de férias e desligue todos os seus gadgets.
  • Um hobby é a melhor forma de se afirmar e também de deixar de ficar nervoso. Com a ajuda de um hobby, você pode obter regularmente emoções positivas. Além disso, uma boa ação lhe dará uma sensação de retorno. E isso é muito importante para o seu estado mental.
  • Coma direito... Alimentos leves, frutas e vegetais são muito importantes para aumentar a vitalidade. Não é à toa que dizem: "Em um corpo são, uma mente sã." Se os problemas desaparecerem do corpo, o estado de espírito será normal.
  • Abandone os problemas que não são relevantes.
  • Pare de prestar atenção às coisas negativas.... Por exemplo: na paixão no ônibus, na grosseria de estranhos. Não leve essas manifestações a sério. Assim, a negatividade deixará de se acumular em sua mente. Você ficará muito mais calmo.
  • Aceite-se: aceite suas fraquezas e fraquezas.Além disso, você precisa reconhecer seus próprios méritos. Então, você poderá avaliar com sobriedade suas capacidades se surgir um problema na sua frente. E essas ações reduzem o estresse.
  • Ignore as opiniões de outras pessoas... Conheça o seu valor e siga seu próprio caminho.
  • Melhore-se... Inscreva-se para cursos de atualização. Assim, você se tornará muito mais confiante em suas habilidades.

Quando surge uma situação estressante, você sempre encontrará uma saída.

sem comentários

Moda

a beleza

casa