Estresse

Como lidar com o estresse no trabalho?

Como lidar com o estresse no trabalho?
Contente
  1. Causas de ocorrência
  2. Visão geral do recurso
  3. Como lutar?
  4. Medidas de prevenção
  5. Conselho do psicólogo

O trabalho pode ser uma das principais fontes de estresse. Mesmo o ambiente de trabalho mais favorável não pode garantir a ausência total de situações estressantes.

Causas de ocorrência

O estresse no trabalho pode surgir por vários motivos. Freqüentemente, nasce do sucesso. Nesse caso, aqueles ao seu redor esperam as seguintes realizações do funcionário. O próprio homem também exige novas realizações de si mesmo. O grau de responsabilidade e a taxa de produção aumentam e, com eles, a tensão aumenta. O fracasso também pode levar ao estresse.

As condições de trabalho desempenham um papel importante. Alguns se sentem incomodados com a incapacidade de se aposentar, mesmo por um curto período. Às vezes, o estressor são os odores desagradáveis, ruído constante, calor intenso, iluminação deficiente. Os acidentes de trabalho podem ser consequência de condições de trabalho desfavoráveis ​​e, portanto, aumentam o estresse.

O coletivo pode ter uma atmosfera hostil e autocracia. Conflitos, expectativa de demissões ou possível desligamento, sobrecarga com urgência, mudança para outro prédio, impossibilidade de ascensão na carreira, salários insuficientes e falta de relacionamento respeitoso na equipe são fatores estressantes. A monotonia e as atividades rotineiras também provocam um estado de estresse.

Nem todos são capazes de se ajustar às mudanças nas condições ou à pressão do empregador.

  • Gestão. Às vezes, os chefes fazem exigências excessivas aos funcionários. Expectativas enganadas levam à frustração do líder, que dá recomendações ao subordinado de forma indelicada.Alguns empregadores não sabem separar a antipatia pessoal do profissionalismo de um especialista. A grosseria, a intimidação e as reclamações infundadas geram estresse para o funcionário. Você não deve atribuir grande importância a isso, como último recurso, você pode mudar de emprego.
  • Momentos de trabalho. A compulsão por trabalho ou a falta de satisfação no trabalho causa tensão nervosa. Muita responsabilidade também leva ao estresse. Por exemplo, uma pessoa pode ficar muito nervosa ao perceber que o destino de uma transação multimilionária depende de sua decisão. Um especialista de alta classe às vezes começa a duvidar de seu profissionalismo devido ao desempenho frequente de tarefas de trabalho em regime de emergência. Horário de trabalho irregular, carga de trabalho excessiva tira o funcionário de sua rotina habitual. Nesta situação, é necessário designar um quadro claro para o trabalho e a jornada de trabalho.
  • Colegas. Em qualquer equipe, existe uma pessoa que deseja transferir parte de suas responsabilidades de trabalho para um colega. Este problema não é difícil de resolver. É muito pior se o estresse crônico surgir como resultado de fofoca suja, pequenos truques sujos e aborrecimentos desagradáveis ​​decorrentes de relacionamentos pessoais hostis. Nesse caso, alguém pode providenciar a perseguição de um colega indefeso. Inveja, grosseria, esclarecimento de relacionamentos e conflitos com colegas muitas vezes são os motivos para o aumento de uma situação tensa que causa estresse.
  • Clientes. Quando um visitante faz uma reclamação, ele tenta defender seus direitos. O homem anseia por justiça. Uma atitude atenta para com o cliente e um desejo sincero de o ajudar a melhorar o seu estado de espírito. Se uma pessoa perceber que você está tentando entender a situação e fizer todo o possível para resolvê-la com êxito, ela para de usar o ataque como defesa. Sempre seja educado e atencioso. Tente atender o cliente no mais alto nível.
  • Novo time. Mudar de emprego, embora seja considerado bastante normal, mas a adaptação a um novo lugar muitas vezes leva a um estado de estresse. Ao mudar para outra organização, você deve se adaptar a condições desconhecidas. Requisitos, tarefas e vários itens domésticos podem diferir significativamente daqueles que existiam no local de trabalho anterior. O novo ambiente é um estressor para o funcionário recém-contratado. É muito importante para ele estabelecer rapidamente contactos com os colegas e rapidamente integrar a equipa, familiarizar-se e aceitar o procedimento aí existente, e equipar o seu local de trabalho.

Tente se lembrar dos nomes e patronímicos de todos os seus colegas de trabalho para não entrar em uma situação embaraçosa.

Visão geral do recurso

O estresse no local de trabalho pode ser algo pequeno e aumentar com o tempo. Sentimentos de ansiedade e ansiedade podem surgir no funcionário sem motivo aparente. Alguns desejam se esconder de todos, enquanto outros, ao contrário, têm medo pelo incipiente sentimento de abandono e solidão.

Às vezes, pensamentos obsessivos começam a assombrar. Há uma sensação de falta de tempo catastrófica para assuntos importantes. A tensão nervosa não diminui. O humor muda com frequência. Irritação e explosões de raiva levam ao conflito. Quaisquer conquistas e sucessos não trazem alegria e satisfação.

Para a maioria das pessoas sob estresse, a memória se deteriora, a concentração da atenção diminui, o sono é perturbado, a sudorese aumenta, aparecem dores de cabeça e dispepsia. Alguns perdem peso drasticamente, outros ganham peso em excesso. Os sistemas circulatório e músculo-esquelético sofrem. Uma pessoa que nunca experimentou uma alergia antes, de repente, percebe a manifestação de reações alérgicas. Alguns desenvolvem transtornos mentais.

Como lutar?

Às vezes, ansiedade e sentimentos surgem inesperadamente, mas com mais freqüência eles se acumulam gradualmente. Você pode lidar com eles sozinho. Em primeiro lugar, você precisa se concentrar em suas próprias reações e autocontrole.

Compartilhe suas idéias com seus amigos. Falar sobre as dificuldades que surgiram o ajudará a ver o problema de uma perspectiva diferente. A conversa fornece feedback. Assim, você deixará de fazer exigências excessivas a si mesmo e a seus colegas. Com o apoio de entes queridos, é mais fácil superar os momentos difíceis.

O gerenciamento do estresse pessoal começa com a compreensão de que você está sob a influência do estresse. Você não pode se livrar do problema espalhando ondas de negatividade, decepção e críticas ao seu redor. Uma percepção positiva do mundo ajuda a superar uma situação estressante. Tente sempre obter respostas em seus colegas de trabalho que não aumentem, mas diminuam seu estresse.

Você deve se comportar com moderação com seu chefe. Se você acha que as reclamações dele são infundadas, verifique novamente com o departamento de RH sobre as responsabilidades do seu cargo. Faça uma fotocópia das instruções para provar que você está correto.

Lembre-se de que somente se você fizer seu trabalho de boa fé, poderá objetar com segurança a demandas irracionais. Se você se atrasar sistematicamente ou se permitir ser frequentemente distraído por coisas estranhas durante o horário de trabalho, a disputa pode terminar em seu favor. Saiba como admitir seus erros.

Sempre mantenha um relacionamento comercial com o gerente, não se rebaixe a resolver relacionamentos pessoais.

É muito importante para iniciantes e funcionários experientes monitorarem sua respiração em momentos de estresse. Respirações calmas e lentas podem ajudar a reduzir significativamente os níveis de estresse. Você pode fazer exercícios respiratórios para aliviar o estresse no local de trabalho.

  • Exercício de tiro com arco envolve o lançamento de uma flecha de uma corda de arco bem esticada. Uma respiração profunda simboliza puxar uma corda forte. Uma exalação poderosa com o som "sopro" deve expelir todas as suas experiências internas e tensão muscular junto com a flecha imaginária à qual você mentalmente os fixou. Em seguida, é necessário soltar várias setas sucessivamente com exclamações: "puff", "puff", "puff". Observe o vôo de um objeto imaginário. Aja devagar, sem pressa.
  • A próxima opção é "Praça da Respiração" - envolve a realização de uma inspiração, segurando o processo respiratório, expirando e segurando a próxima respiração 4 vezes. Cada uma dessas 4 ações é realizada sequencialmente 10 vezes com uma pontuação de 4.
  • Para o exercício "Chuveiro de energia" um lugar isolado é necessário. Você pode se esconder atrás de uma divisória, encontrar uma escada de emergência ou se trancar em um banheiro. É necessário fazer 20-30 respirações consecutivas. Eles devem ser acompanhados por movimentos das mãos. Com os olhos fechados, inspire e expire pelo nariz. Ao mesmo tempo, o sujeito deve se levantar e levar os punhos cerrados aos ombros, como se tentasse segurar a barra no peito. Ao inspirar, seus braços ficam esticados, enquanto o pólen deve ser espalhado. Na expiração, as palmas relaxadas voltam para os ombros. Os ponteiros voltam à posição original. Então, mais uma vez, ocorre uma inspiração ativa com o lançamento dos braços para cima, seguida por uma expiração livre e relaxada com o abaixamento das palmas das mãos.

Você pode aliviar o estresse após o final do dia de trabalho com a ajuda da meditação. Reduz a ansiedade e a tensão nervosa.

  • Para realizar a técnica de meditação, você precisa diminuir a luz da sala.
  • Defina o cronômetro para 15 minutos.
  • Em seguida, você deve sentar-se na ponta de uma cadeira, endireitar as costas, inclinar ligeiramente a cabeça e relaxar os músculos faciais.
  • Feche os olhos e não os abra até o final da meditação.
  • Em seguida, você precisa respirar fundo pelo nariz e exalar pela boca. É o suficiente para fazer 5-6 respirações e exalações com rejeição mental de todos os problemas.
  • Então, você tem que caminhar vagarosamente em sua imaginação através de seu próprio corpo, da cabeça aos pés, um por um, para senti-lo.
  • Isso é seguido por uma respiração uniforme.
  • Após a vigésima respiração antes do fim do cronômetro, reflita sobre seus problemas.
  • Depois de completar a meditação, sente-se um pouco em silêncio.

Todos os métodos são bons para lidar com o estresse. Ouça música agradável com frequência. Tome um banho quente com sal marinho, óleos essenciais ou ervas aromáticas. Não se esqueça de cuidar do seu rosto. Até a aplicação de um creme ou máscara pode ajudar a aliviar o estresse.

Medidas de prevenção

  1. Tente prevenir os efeitos nocivos do estressor. Priorize corretamente. Reserve um tempo para assuntos importantes, mas não muito urgentes no início. Então você precisa resolver tarefas urgentes, mas não muito importantes. E só então passar para um trabalho não urgente e não muito importante.
  2. Você pode resistir ao estresse mudando periodicamente para outras atividades. Por exemplo, antes de negociações importantes, é recomendável ir a uma galeria de arte e admirar paisagens e outras obras de arte.
  3. Permaneça neutro ao discutir o comportamento de cada trabalhador. Limite todas as conversas a tópicos gerais. Afaste-se de um colega em conflito, minimize o contato com ele. O estresse pode ser evitado mudando-se para o teletrabalho. Nesse caso, o próprio empregado exerce controle sobre o processo de seu trabalho.
  4. A força adequada permite que você fique calmo em situações estressantes. É muito importante comer bem e dormir o suficiente. Qualquer dieta extenuante é indesejável. Esportes e dança melhoram a circulação sanguínea, aumentam a microcirculação nos vasos sanguíneos, aliviam vários congestionamentos no corpo. Os exercícios podem ajudar a prevenir o desenvolvimento de estresse quando surgem problemas.
  5. Caminhar todos os dias ajuda a resistir ao estresse. No inverno, observe a neve brincar e aproveite o ar gelado. Na primavera, aprecie o despertar da natureza, os botões das árvores, os trinados dos pássaros e o murmúrio dos riachos. No verão, ouça o zumbido dos insetos, olhe para as flores perfumadas, aproveite o sol. No outono, admire o colorido vivo das folhas, bandos de aves migratórias, aprecie o frescor.
  6. Faça uma pausa no trabalho. Deixe todos os problemas de trabalho fora da porta do escritório. Não fique chateado se o chefe repreendeu você ou não pagou um bônus. Lembre-se de que é muito mais importante cuidar da sua saúde. Coma alimentos naturais e saudáveis.

Conselho do psicólogo

Existem alguns pontos muito importantes a ter em mente ao mudar para um novo emprego.

  • Nunca se atrase para o trabalho e não se atrase após o término da jornada de trabalho.
  • Não participe de discussões de fofoca.
  • Se o empregador não tomar medidas para melhorar o seu local de trabalho, você poderá resolver o problema sozinho. Por exemplo, compre um ventilador, luminária de mesa, umidificador ou fragrância você mesmo.
  • Anote todas as atividades planejadas em seu diário. Reserve tempo para sua implementação com alguma margem, de modo a não sobrecarregar seus ombros com uma tarefa extra. Se algo não estiver claro para você, procure a ajuda de colegas.
  • Reduza ao mínimo as conversas telefônicas pessoais. As pessoas ao seu redor não devem saber que você não está fazendo nada no momento. Se você não tem nada para fazer, estude os regulamentos.
  • O computador de trabalho não deve ter acesso a páginas pessoais nas redes sociais e a todos os tipos de jogos. Nenhum assunto estranho deve desviar a atenção do trabalho principal. Excluem-se o consumo de chá e lanches na mesa de trabalho. Reserve um tempo especial para essas atividades.

O melhor é, depois de uma pequena pausa, dirigir-se ao café mais próximo ou a um local aconchegante projetado exclusivamente para esse fim.

sem comentários

Moda

a beleza

casa