Estresse

Tudo sobre o estresse crônico

Tudo sobre o estresse crônico
Contente
  1. O que é isso?
  2. Causas de ocorrência
  3. Os principais sintomas
  4. Efeitos
  5. Como lutar?

Qualquer pessoa pode sentir um forte estresse interno, o que a faz viver em constante estado de alerta. O sujeito acha difícil controlar uma situação prolongada que prejudica a saúde física e psicoemocional. É sobre estresse crônico.

O que é isso?

O estresse crônico se refere a uma condição patológica na qual os mecanismos adaptativos que ajudam o corpo a sobreviver à influência de fatores adversos são enfraquecidos... Nessas condições, o nível de adrenalina, dopamina e norepinefrina aumenta. A sensação de ansiedade crescente e ameaça iminente, que dura mais de 2 semanas, indica o início de um estado de estresse crônico. O transtorno de ansiedade contínua e as experiências regulares provocam estresse permanente.

O estresse agudo ocorre como resultado de um poderoso choque único, como a morte repentina de um ente querido, uma discussão com um parceiro ou um ferimento grave. Nesse caso, o corpo é capaz de lidar com a mobilização dos recursos acumulados durante um estado de calma de longo prazo. Para um indivíduo saudável, o estresse agudo não representa perigo.

Em uma situação de estresse crônico, os mecanismos de mobilização projetados para a atuação de curto prazo funcionam continuamente... Em seguida, a exacerbação diminui, os sintomas são atenuados. A vida de uma pessoa está voltando ao curso anterior, mas o aparecimento de até mesmo um fator de estresse menor leva a uma nova onda de estresse.

A sobretensão nervosa persistente, que causa exaustão do corpo e traz sofrimento mental severo ao indivíduo, é chamada de angústia em psicologia. O estresse permanente tem um impacto negativo na vida de um indivíduo.

O estresse constante durante várias semanas o impede de tomar as decisões certas. Uma pessoa sucumbe a experiências depressivas. Sua auto-estima diminui acentuadamente. Um longo processo provoca doenças neuróticas e somáticas.

Causas de ocorrência

O curso crônico do estresse pode surgir como resultado de situações traumáticas passadas ou eventos adversos ocorridos neste momento. Às vezes, uma pessoa se enche de lembranças de fracassos passados. Experiências internas de situações vividas anteriormente nas quais a derrota poderia ter sido evitada freqüentemente levam ao desenvolvimento de depressão. Os eventos que estão ocorrendo no momento estão perdendo seu valor. Uma pessoa mostra indiferença por eles e por sua própria pessoa.

Freqüentemente, o estresse é prolongado devido à incerteza das circunstâncias e à longa espera por algo. Às vezes, um transtorno crônico é provocado por situações estressantes superficiais e de curto prazo mais frequentes. A predisposição genética desempenha um papel importante... Nesse caso, a pessoa perde o equilíbrio devido a um pequeno efeito do estressor.

O estresse prolongado pode surgir por uma variedade de razões:

  • brigas mais frequentes com outras pessoas;
  • cargas pesadas regulares;
  • condições de vida insatisfatórias;
  • ambiente desfavorável no coletivo de trabalho;
  • falta de realização na esfera profissional;
  • problemas familiares;
  • falhas na vida pessoal;
  • Desequilíbrio hormonal;
  • vícios;
  • dificuldades financeiras;
  • Falta de auto confiança.

Às vezes, uma pessoa experimenta vários fatores estressantes ao mesmo tempo: na família - brigas diárias com o cônjuge, no trabalho - horas extras constantes, nos relacionamentos com amigos - importunações que surgiram dela. O acúmulo de dificuldades e problemas intratáveis ​​provocam o desenvolvimento de um estresse persistente.

Fatores fisiológicos e psicológicos têm um impacto significativo na duração do estado estressante de um indivíduo.

Fisiológico

Viver em uma região ecologicamente desfavorável ou sujeita a frequentes desastres naturais força involuntariamente a pessoa a viver em constante estresse. O estresse de longo prazo pode ser causado pelo trabalho noturno. Alguns são oprimidos pelo trabalho monótono diário, falta de descanso, falta de sono adequado. A atividade física insuportável do dia a dia costuma causar estresse permanente nos atletas.

Um parto difícil ou uma gravidez difícil podem desequilibrar a mulher por muito tempo. Doenças crônicas debilitantes, medicação regular, tratamento hospitalar frequente, dietas prolongadas levam a situações de estresse prolongado.

Psicológico

O estresse permanente é causado por processos mentais inconscientes internos. Na maioria das vezes, o estresse se enraíza em cenas familiares frequentes, brigas com as pessoas ao redor, explosões de irritabilidade e raiva, frustração de esperanças. O estresse emocional pode surgir devido a um microclima desfavorável no coletivo de trabalho, devido à falta de comunicação ou amor não correspondido. Um colapso emocional pode ocorrer devido a um divórcio, perda de moradia, mudança, grandes reparos prolongados, uma doença incurável de um ente querido.

O estresse informacional crônico ocorre na maioria dos alunos durante o período das sessões. O passar do tempo é geralmente percebido pelas mulheres como algo difícil no nível emocional devido ao rápido desbotamento, perda da beleza anterior e extinção do estado biológico geral.Os representantes idosos do sexo mais forte experimentam o estresse mais profundo no caso de, no início da idade adulta, suas esperanças de uma carreira de sucesso e estabilidade financeira não terem sido justificadas, suas esperanças não se concretizarem.

A estabilidade emocional do indivíduo não é de pouca importância. Sensibilidade forte, vulnerabilidade, pessimismo, maior exatidão com a própria pessoa e outras qualidades pessoais devido ao tipo de sistema nervoso levam a um prolongamento do estresse psicológico.

Os principais sintomas

Com o estresse crônico, a pessoa está sempre cansada. A condição não melhora mesmo após um sono adequado. Freqüentemente, o caráter do paciente muda muito. O assunto perde o senso de humor. Ele procura limitar o contato social, porque não gosta de se comunicar com outras pessoas. Por esse motivo, pode surgir ressentimento em relação aos colegas e à gerência. Muitas vezes, a insatisfação com o próprio campo de atividade e o próprio papel no ambiente profissional está amadurecendo.

A ansiedade constante leva a uma sensação de desesperança. O desânimo continuado devora a alma. O indivíduo sente sua própria impotência. Às vezes ele não quer viver. Uma pessoa quer fugir da realidade, para se esconder dos problemas urgentes. Alguns podem se tornar dependentes de álcool ou drogas durante este período. Os sentimentos de dependência aumentam.

Alguém perde o interesse em relacionamentos íntimos. Sujeito começa a negligenciar os deveres domésticos e de trabalho. O sexo frágil é caracterizado por mudanças de humor, mau humor, choro excessivo, vulnerabilidade e ressentimento. Às vezes, a temperatura pode aumentar.

Para a maioria das mulheres, durante o estresse permanente, o ritmo do ciclo menstrual é desordenado. Alguns até reclamam do início da infertilidade. Muitas mulheres notam uma relutância em se comunicar com o sexo forte.

Os especialistas identificam outras características comuns para todos:

  • desagregação completa;
  • apatia, falta de alegria;
  • um estado de depressão;
  • distração e esquecimento;
  • diminuição da memória e da atividade mental;
  • tontura;
  • taquicardia, pressão espasmódica;
  • dor de cabeça;
  • aumento da sudorese;
  • deterioração da qualidade do cabelo;
  • apetite descontrolado;
  • indigestão;
  • sono agitado;
  • mudanças freqüentes de humor;
  • irritabilidade, nervosismo, ataques de agressão;
  • ataques de pânico, pesadelos;
  • isolamento;
  • maior sensibilidade a sons altos, ruído e luz brilhante.

Efeitos

O estresse crônico é perigoso por seus efeitos de longo prazo na personalidade. Se a pessoa está em um estado estressante todos os dias, seu corpo perde a capacidade de se recuperar rapidamente. Os recursos vitais começam a enfraquecer e surge a vulnerabilidade a influências externas negativas. O curso crônico do estresse emocional às vezes leva à morte.

O estresse de longo prazo deprime a psique e acelera o processo de envelhecimento... A elasticidade da pele do indivíduo diminui, rugas profundas aparecem no rosto e pescoço, aumenta a queda de cabelo e piora a condição das unhas. O sujeito não consegue concentrar a atenção, sair de situações problemáticas com dignidade, superar vários obstáculos e tomar decisões sérias. Os colapsos nervosos aumentam, levando algumas pessoas a pensamentos suicidas.

Quando o corpo não tem tempo para se recuperar, a exaustão se instala gradualmente. Com a diminuição das habilidades adaptativas de uma pessoa, a vulnerabilidade a fatores externos aumenta. O estresse prolongado leva a uma diminuição da imunidade. Embora exausto, o sujeito pode sofrer de resfriados frequentes. Alguns sofrem de estresse, que invariavelmente provoca obesidade e disfunção do sistema endócrino.

O risco de desenvolver úlceras estomacais e outras doenças do trato digestivo aumenta.Alguns notam uma perda de apetite, outros - o surgimento de uma tendência para comer demais. Alguns desenvolvem prisão de ventre ou diarreia. Às vezes, esses fenômenos são combinados. Pode haver problemas com o sistema músculo-esquelético e o sistema cardiovascular.

Como lutar?

O estresse crônico requer a ajuda de um psicólogo ou psicoterapeuta. O especialista ajudará a pessoa a sair do estado de estresse por meio do uso de técnicas e medicamentos especiais. O trabalho psicoterapêutico visa os seguintes pontos:

  • pesquisar os fatores de aparecimento da enfermidade;
  • análise de todos os motivos que provocaram o transtorno;
  • diagnóstico do tipo de resposta a um estressor;
  • desenvolvimento de resistência ao estresse.

Usando várias técnicas, você pode aliviar os principais sintomas e melhorar o humor geral do paciente. A personalidade requer ajuste de valores de vida, crenças e objetivos individuais. Também é importante dominar as técnicas de relaxamento.

É melhor usar vários métodos juntos. Em primeiro lugar, você precisa recorrer à ginástica corretiva, ioga. O autotreinamento ajuda muito. A pessoa com esse transtorno precisa fazer uma mudança no estilo de vida.

Primeiro você precisa se acalmar, se livrar das preocupações, descansar, mudar o ambiente e excluir da vida o principal estressor.

Abandonar os maus hábitos também é importante. O paciente precisa caminhar ao ar livre, nadar e realizar diversos exercícios físicos. Em momentos de experiência intensa, você precisa fazer respirações longas e profundas e exalações lentas por dois a três minutos. Os exercícios de respiração ajudam a se acalmar.

A restauração do corpo depende da adesão à rotina diária, de uma alimentação balanceada e de uma revisão da atitude para com as pessoas ao seu redor. Tente comer, adormecer e acordar ao mesmo tempo. Procure o apoio de seus entes queridos. Passe mais tempo com eles. Uma viagem com a família para a natureza, uma conversa franca com os pais e encontrar amigos podem ajudar a reduzir os níveis de cortisol (hormônio do estresse).

Os especialistas recomendam dedicar mais tempo a atividades criativas e outros hobbies.... Recuse o uso de substâncias alcoólicas e narcóticas, fumo. O chá da manhã com a adição de erva-cidreira e camomila acalma a pessoa. Graças às ações acima, o indivíduo adquire a capacidade de responder adequadamente aos estímulos externos durante o dia.

Depois de eliminar os principais sintomas, você pode restaurar o corpo com a ajuda de banhos de ervas. Recomenda-se adicionar água quente decocção de agulhas, orégano, erva de São João, hortelã e óleos essenciais. Eles contribuem para a normalização do sono. Ajuda a se livrar do estresse permanente aromaterapia usando bergamota, lavanda e lúpulo.

Antes de se deitar, pode-se recorrer ao escalda-pés com a adição de uma infusão de flores de abeto ou calêndula.

Essas ações eliminam o negativo acumulado durante o dia, aliviam a sobretensão psicoemocional, contribuem para o relaxamento, adormecimento rápido e sono profundo.

sem comentários

Moda

a beleza

casa