Tudo sobre o estilo gótico
O estilo arquitetônico da Europa medieval é lembrado por suas torres pontiagudas características, janelas altas em forma de flechas, colunas e vitrais. O estilo gótico deixou sua marca na arquitetura mundial.
O que é isso?
Todo um período do desenvolvimento da cultura europeia, difundido nos territórios centrais, bem como no oeste e nordeste da Europa, do século XI ao século XVI, é denominado gótico.
Traduzido do italiano, gotico significa "incomum", "bárbaro".
Este termo foi introduzido pelo italiano Giorgio Vasari. O período gótico segue o românico e completa o desenvolvimento da arte medieval. A subsequente era do Renascimento considera a Idade Média um período bárbaro.
Na maioria das vezes, esse termo se refere ao estilo arquitetônico na construção de edifícios. Mas o gótico é toda uma tendência na arte: escultura, vitral, miniatura, pintura, afresco.
A principal característica do estilo gótico na arquitetura é o design dos edifícios. É sempre magnífico, imponente e monumental. Na maioria das vezes, o estilo foi usado para criar edifícios religiosos - igrejas, catedrais. E, no entanto, as dimensões externas dos edifícios sempre parecem ser muito mais modestas do que as internas.
A altura das catedrais e templos foi garantida pelo uso de um sistema de moldura em sua construção. As características de design dos edifícios góticos incluem a presença de:
- costelas (arcos de suporte interno);
- arcobotantes (arcos de empuxo externos);
- contrafortes (pilares de impulso verticais externos);
- pináculos (torres pontiagudas);
- vimpergs (abóbadas cruzadas, frontões esculpidos).
O estilo gótico teve origem no norte da França, em meados do século XII. A primeira igreja gótica foi construída na Abadia de Saint-Denis. Aos poucos, essa arquitetura se espalhou por todos os países europeus, incluindo Grã-Bretanha, Alemanha e Espanha. O gótico chegou à Península Apenina muito mais tarde, tendo passado por mudanças significativas, e recebeu sua própria direção especial "italiana", que foi rapidamente substituída pelo Renascimento.
Variedades
Toda a arquitetura do período gótico medieval pode ser aproximadamente dividida em três períodos.
- Antigamente, data de meados do século XII e primeiro quartel do século XIII. O segundo nome do período é lanceta gótica. A arquitetura da França remonta a este período. A Igreja da Abadia de Saint-Denis foi construída inicialmente usando costelas em vez de costelas e de um arco redondo a um arco pontiagudo.
- Maduro (alto gótico). O segundo nome - "radiante", data de 1270-1380 anos. Tem o nome do ornamento mais típico da época: rosáceas em forma de raios de sol. O exemplo mais marcante é a capela parisiense de Sainte-Chapelle.
- Período tardio. O segundo nome é "Gótico Flamejante" - o estilo de Manuelino (Portugal) e Isabelino (região de Castela, Espanha). Datado do final do século XIV-inícios do século XVI. Traços característicos típicos dos ornamentos: frontões alongados e topos de arcos, presença de padrões que lembram línguas de fogo.
Na Europa ocidental e central (Grã-Bretanha e Alemanha), as etapas da Idade Média gótica se dividem à sua maneira.
- Lanceta gótica, um traço característico são as costelas recolhidas em forma de feixe, que se assemelham visualmente a uma lanceta. Típico do século XIII, um exemplo notável é a Catedral de Salisbury. Não existem ornamentos na decoração, prevalecem a simplicidade e o rigor.
- A aparência de elementos decorativos na decoração serviu de impulso para o nome do novo período - "gótico decorado". A abóbada da catedral foi equipada com saliências geométricas nervuradas adicionais. Remonta ao século XIV. Mais vividamente representado na Catedral de Exeter.
- Gótico perpendicular do século XV. O nome vem de um grande número de linhas retas na decoração.
- No primeiro terço do século 16, surge o gótico Tudor. É caracterizada pela construção de edifícios seculares, sendo o tijolo o material principal utilizado. Os primeiros edifícios feitos no estilo gótico Tudor foram o Palácio de St. James em Londres.
Com o desenvolvimento do artesanato, as casas vão adquirindo cada vez mais um aspecto mais familiar para a nossa época. Novas amostras de móveis mais confortáveis estão sendo desenvolvidas, acabamentos decorativos com o uso de cortinas.
Vários estilos são combinados na arquitetura moderna. Nas grandes cidades, a construção é executada no estilo Art Nouveau, alta tecnologia, construtivismo.
Só na construção de casas de campo se utilizam com mais frequência os elementos góticos: os edifícios são de pedra, instalam-se janelas altas em arco com vitrais, torres no telhado, utilizam um clássico cinzento ou púrpura na decoração.
As mais novas tecnologias do século XXI permitiram expandir a gama de cores dos materiais utilizados. Além dos tons góticos clássicos de branco, cinza, preto, azul escuro e verde, tornou-se possível usar rosa, azul, amarelo e laranja na forma de vitrais, estofados e tapetes.
Aplicação no interior
Ao criar novos projetos para edifícios baixos, não é necessário cumprir todos os elementos necessários e característicos do estilo gótico.
- A construção de uma casa pode ser feita com tijolos e blocos de concreto, e na decoração podem ser utilizados gesso decorativo ou painéis que imitam pedra.
Os traços característicos do estilo gótico são o entrelaçamento de arcos e colunas que constituem a moldura da casa e criam uma trama multicamadas da abóbada do telhado.
No teto em uma sala alta, o estilo é acentuado por caibros ou vigas de madeira expostas. Na concepção do tecto, é possível utilizar pintura, estuque, elementos forjados ou fundidos.O estilo será enfatizado pelo uso de guarnições decorativas como calcário, mármore ou pedra selvagem no terço inferior da parede.
Uma combinação muito boa é obtida quando uma parede estucada é aplicada e a alvenaria parcialmente exposta permanece. A sala parece intrigante com as paredes pretas góticas. A cortina com papel de parede ou tecidos parece muito interessante e rica. Planos de fundo pretos com ornamentos cinza, profundo vinho ou roxo, verde escuro garrafa e azul suave ou vermelho sangue criam um ambiente vitoriano.
- O estilo gótico em um apartamento na cidade é alcançado pela escolha de móveis e acessórios.
Para criar o desejado design da era vitoriana, foram instaladas lareiras decorativas, candelabros, pequenas esculturas de porcelana, pratos de cobre e bronze.
O mobiliário utilizado é simples, maciço e um pouco rústico. Cabeceiras de cama primorosamente decoradas, costas altas de cadeiras entalhadas, armários com painéis, aparadores compostos por várias camadas. Antigos espelhos altos, grades de ferro forjado, luminárias sofisticadas com pingentes de cristal, caixões entalhados e pufes incomuns são obrigatórios.
O design da cozinha em estilo gótico será mais adequado para uma casa de campo. É difícil imaginar uma grande mesa ou aparador, candelabro ou castiçal de ferro forjado em uma pequena cozinha urbana. Para criar qualquer sinal do estilo gótico, costumam ser usados aparadores altos e armários em arco. A mobília, o design dos tetos e o uso de elementos forjados se encaixam perfeitamente em uma grande sala. Seria lógico instalar uma grande mesa de jantar com cadeiras com costas altas esculpidas e criar um sistema de iluminação especial.
Durante o reparo, será útil substituir as janelas. Podem ser instaladas estruturas altas e pontiagudas. Ou apenas instale vitrais coloridos nas janelas.
Decorar um banheiro gótico não significa mergulhar na escuridão e na escuridão. Isso significa luxo e sofisticação. Cômodos pequenos exigem uma seleção cuidadosa de cada peça de mobiliário. Na maioria das vezes, são usados móveis exclusivos, de preferência com ornamentos dourados e encanamentos incomuns.
Em uma sala grande o suficiente, uma banheira de ferro fundido escuro com pernas em forma de patas de leão, com uma cabeceira semicircular elevada, ficará bem. As batedeiras devem ser necessariamente douradas, para não atrapalhar a harmonia com o conjunto do móvel. É preferível dar acabamento às paredes em tons de cinza, podendo ser painéis de madeira ou gesso decorativo. O teto deve coincidir com as paredes e ser feito nas mesmas cores. Você pode tentar telhas de espelho. Será mais correto usar ladrilhos no chão.
A criação de um interior de quarto em estilo gótico é possível usando apenas alguns detalhes de móveis, mesmo em pequenas casas e apartamentos de um andar. Para obter a imagem desejada, é necessária uma cama maciça com encosto alto. A cama deve ser feita de madeira escura. As mesas de cabeceira são feitas do mesmo material.
Para a iluminação, você deve usar lustres com guarnições de cristal. As portas podem ser decoradas como uma pedra.
As janelas, de preferência de formato retangular alongado, devem ser fechadas com cortinas de veludo ou brocado decoradas com borlas e franjas. Cadeiras e poltronas de madeira natural, com encosto alto. Os armários também são feitos de madeira maciça.
No quarto das crianças, o estilo gótico pode ser manifestado pela adição de uma capota protetora de tecidos leves à cama, além de iluminação especial regulável em tetos falsos brilhantes.
O quarto de um adolescente precisa de um grande número de guarda-roupas para acomodar roupas, livros, livros didáticos e material escolar. Neste caso, é possível usar o esquema de cores clássico.As cores vermelho e preto são suficientes, mas você deve usá-las com cuidado. Idealmente - pinte as paredes de branco ou creme, coloque a cama em madeira escura com dossel. Pendure cortinas escuras nas janelas, você pode usar borlas e franjas. Faça tectos falsos brilhantes com focos.
Exemplos de outros métodos de design:
- colcha vermelha e almofadas com borlas;
- janelas com vitrais;
- para um menino - um baú forjado com "tesouro" e "tesouros".
Gótico em roupas e maquiagem
Os góticos modernos são representantes de uma subcultura que surgiu na década de 70 do século passado e se tornou uma continuação do estilo gótico da Idade Média. Já naquela época havia uma moda de desapego da vida, insatisfação com o que estava acontecendo. Como protesto, os jovens usavam ternos pretos, espartilhos, babados, véus, chapéus e cauda de bico fino, mangas recortadas e muitos babados e fitas. A subsequente era da Renascença reviveu a moda e, no século 20, tornou-se novamente relevante e popular.
O estilo gótico nas roupas atrai os olhos das pessoas ao redor, que é o que os godos estão buscando. Eles querem prestar atenção às suas experiências emocionais. A maioria das roupas é preta (casacos longos, saias, calças de couro, coletes e jaquetas). Embora possa ser roxo escuro, azul ou verde.
Além das roupas, são usados acessórios feitos de prata ou metais prateados, os godos consideram o ouro pretensioso e categoricamente acabam sendo dele, como de pedras preciosas.
Apenas diamantes são preferidos. O metal branco e os diamantes realçam favoravelmente a palidez do rosto, o sofrimento mental e as experiências que as pessoas deveriam ver.
Dos punks, os godos emprestaram enormes correntes, pulseiras, anéis, colares com pontas, o que deveria indicar uma prontidão para o sofrimento. Os homens góticos estão vestidos estritamente, um pouco antiquados. Camisa preta com mangas compridas, às vezes com apliques de renda, calças clássicas. Listras ou manchas de cores diferentes são aplicadas às roupas para criar contraste.
Junto com suas roupas, os godos usam sua própria maquiagem especial. Os tons escuros deveriam trazer os godos de volta à obscura Idade Média ou fazê-los parecer vampiros.
Tanto meninas quanto meninos pintam os lábios com batom vermelho, direcionam setas na frente dos olhos, pintam as sobrancelhas com lápis preto, aplicam sombras espessas, embranquecem o rosto, imitando a palidez.
Use piercings no nariz, lábios ou sobrancelhas. Uma manicure com verniz escuro é necessária para meninas e meninos. Essa maquiagem é feita à noite, em eventos diversos, mas para todos os dias no escritório para trabalhar, é aconselhável não abusar da paciência do empregador.
Estilo na arte
A direção gótica na pintura surgiu no final do século XII.
Com a crescente influência da Igreja Católica na arena política da Europa, o naturalismo aparece nas artes visuais, o que antes não era visto nas pinturas de artistas.
As novas telas transmitiam a dor viva do Salvador e a dor da Mãe de Deus. O exemplo mais notável de pintura gótica foi o Livro das Horas - livros litúrgicos ricamente decorados. Imagens de objetos rituais e cotidianos aparecem nas pinturas.
As afirmações do teólogo Tomás de Aquino de que uma obra de arte deve representar a realidade também contribuíram para o desenvolvimento do estilo gótico na arte. Os rostos retratados adquiriram sua individualidade, e as paisagens e os animais que os cercam permitem estabelecer um contato direto com a imagem.
Os principais sinais do gótico nas pinturas:
- religiosidade da trama;
- transmitir a realidade por meio de metáforas;
- brilho da cor;
- ação múltipla na tela.
Os mestres da escola flamenga foram os primeiros a dominar a arte do realismo e a escrever telas em grande escala.