Roupas vitorianas
Na segunda metade do século 19, o mundo da moda se empolgou com a aparição no trono inglês da encantadora Rainha Vitória. Graças a seus lindos trajes, ela se tornou a ditadora de tendências da moda mundial, que se espalhou por toda uma era. Mesmo agora, os elementos do estilo vitoriano são um sinal de nobreza e gosto verdadeiramente sofisticado.
História
Em 1837, a Inglaterra encontrou uma nova rainha na pessoa da jovem Victoria, de dezoito anos. Ela imediatamente deslumbrou a todos com suas roupas e joias caras. Embora externamente a garota não fosse distinguida por uma beleza especial, isso não a impediu de se tornar um ídolo para muitas mulheres.
As mulheres começaram a imitar o jovem governante. Em pouco tempo, a vontade de aproximar seus looks da imagem de Victoria resultou em toda uma direção, que foi chamada de “estilo vitoriano”. A rainha permaneceu no trono por quase 64 anos, o que se tornou uma era inteira para a história mundial.
Graças à rainha, vestidos justos com silhueta de ampulheta estão na moda. Então a ideia de parâmetros não era a mesma que é agora. As mulheres se orgulhavam de suas formas curvilíneas, e o novo estilo de vestidos enfatizava perfeitamente suas figuras.
Nem todas as mulheres podiam pagar esses vestidos. Foi costurado com tecidos caros, como veludo, seda ou cetim. Os looks foram caracterizados por camadas e uma combinação de várias texturas.
Muitas anáguas foram usadas sob o vestido para torná-lo o mais exuberante possível. Costurar a roupa tomava muito tempo e exigia o trabalho de artesãs habilidosas. Portanto, tudo isso envolveu custos financeiros significativos.
Características
Espartilho
A marca registrada dos vestidos da era vitoriana era o espartilho. Estava apertado com tanta força que era difícil para as jovens respirarem. Às vezes, essa peça de roupa era até prejudicial à saúde. No entanto, as mulheres da moda não prestavam atenção a todas as consequências negativas dos espartilhos, apenas apertavam ainda mais as alças.
Crinolinas
Para dar ao vestido o esplendor necessário, era preciso usar várias anáguas. Isso deu à figura uma forma de ampulheta e uma postura mais esguia. Mais tarde, aros foram costurados às anáguas, o que simplificou muito o movimento dos fashionistas.
Layering
As roupas foram diferenciadas por camadas de vários tecidos e texturas. Os vestidos pareciam especialmente elegantes, nos quais vários elementos dos mesmos tons eram combinados.
Blusas e camisas
As mulheres vitorianas adoravam usar camisas e blusas de cetim, seda ou veludo. Eles foram decorados com bordados ou rendas. Quando as mulheres começaram a cavalgar, as blusas de colarinho alto tornaram-se populares. Eles foram complementados por amplos babados ou babados.
Xaile
Os vestidos de noite, ao contrário dos do dia-a-dia, deixavam à mostra os ombros ou tinham um decote profundo. Portanto, um xale ou capa tornou-se um acessório indispensável para um vestido de noite.
Decorações
Qualquer roupa tinha que ser complementada por ricos ornamentos. As mulheres usavam colares e anéis caros em qualquer evento.
Cor
Os tecidos tinham tons ricos e profundos. As cores principais são azul, bordô, magenta, amarelo, branco e preto.
Elementos de estilo na moda moderna
Os designers modernos adoram usar elementos vitorianos em suas obras-primas. Claro, os vestidos pesados característicos com muitas saias e espartilhos sufocantes são uma coisa do passado. Mas alguns elementos, por exemplo, em vestidos de noiva ou de baile, dão ao traje um luxo verdadeiramente real.
Vestidos de azul, roxo, turquesa, bem como tons de ouro e prata carregam um eco do estilo Rainha Vitória. Os costureiros de hoje não estranham a decoração de seus trabalhos com bordados feitos à mão, pérolas e outros elementos semi-antigos.
As criações de Ralph Lauren e Alexander McQueen também têm uma vibe vitoriana com blusas de gola alta.
Os espartilhos modernos não trazem mais os inconvenientes físicos de antes. E você pode combiná-los com qualquer roupa, até com jeans, shorts ou saia lápis. Este arco parece elegante e moderno, mas ao mesmo tempo lembra tempos distantes.
As roupas vitorianas são usadas por representantes de subculturas como o gótico, o steampunk ou o japonês no estilo loli. São espartilhos e saias fofas, rendas, babados, buquê com babados.
Como criar um visual vitoriano?
Para que uma roupa moderna lembre você da era do reinado da Rainha Vitória, você não precisa recorrer a grandes designers e costurar roupas luxuosas. Existem algumas dicas para ajudá-lo a criar a aparência que deseja.
- Use roupas que cubram completamente o seu corpo. Uma maxi saia fofa é perfeita para a parte de baixo, e uma blusa com mangas largas e gola alta.
- Uma característica do estilo vitoriano são as camadas. Portanto, vale a pena escolher roupas que tenham muitos babados, folhos, bordados e outros detalhes adicionais.
- Use um espartilho. Para proprietários de formas curvas, este é um detalhe insubstituível. Ele enfatiza perfeitamente os méritos e esconde as falhas.
- Como joias, você pode usar joias e bijuterias. Os acessórios podem incluir elementos de coração, cobra ou anjo.
- Mantenha seu cabelo e maquiagem o mais simples possível. Tudo o que você precisa fazer é amarrar o cabelo em um coque na parte de trás da cabeça.
Essas recomendações devem ser seguidas quando se pretende recriar um visual vitoriano para um evento festivo. Se houver desejo de adicionar um toque do passado a uma roupa do dia a dia, alguns pequenos retoques serão suficientes.
Para um jantar romântico ou uma noite secular, um vestido fechado de cetim ou veludo até o chão com um corte simples, mas bordado rico é perfeito. Um lindo chapéu com flores, joias de ouro ou prata vai ajudar a complementar o look no estilo vitoriano. Em vez de um espartilho, você pode usar um lindo cinto largo, que vai acentuar sua cintura fina da mesma forma.