Tipos de estilos de roupas
Qualquer pessoa deve corresponder ao seu status social, sexo, idade. A moda ajuda a alcançar o efeito desejado. No entanto, ele muda com muita frequência, enquanto o estilo permanece com a pessoa por muito tempo. Existem vários estilos de roupa, e cada pessoa escolhe para si aquela que lhe parece mais atraente e confortável.
O que é isso?
O estilo de roupa é a base da imagem de uma pessoa. Um estilo é um conjunto de características e recursos que permite classificar itens de roupa individuais e conjuntos inteiros em uma determinada categoria.
O estilo reflete o "eu" interno de uma pessoa. O estilo corretamente selecionado permite que você se sinta confortável e em harmonia com o mundo ao seu redor.
O que acontece?
Atualmente, existe um grande número de estilos de roupas. São tantos que, além dos mais comuns, quase cada um deles se subdivide em várias subespécies distintas. Os acentos elegantes são definidos usando uma variedade de acessórios, texturas, cortes, sapatos, acessórios e elementos de acabamento.
Clássico
O estilo clássico distingue-se pelo laconicismo, respeitabilidade, elegância e contenção. Esta é a roupa "protocolo", que se destina a representantes de algumas profissões. Entre eles estão políticos, diplomatas, funcionários de escritório, professores e outros.
Apesar da moda em constante mudança, o estilo clássico é o que menos sofre mudanças sob sua influência. É uma base definitiva, suas principais características não mudam há décadas.
Para os clássicos, tons calmos (bege, azul, chocolate, cinza, preto, vinho) dos ternos são característicos, estampas como listras, xadrez, espinha de peixe são consideradas aceitáveis. Entre os tecidos, a preferência é dada à caxemira, lã, tweed, gabardine, seda natural. O corte não permite braços ou ombros abertos.
Os sapatos devem ser bonitos, sem salto alto e com a ponta fechada. Joias requintadas são aceitáveis na imagem.
Rigoroso
O estilo austero tem muito em comum com o clássico. Prevê um vestido bainha ou terno de negócios em cor neutra (vários tons de cinza e azul, preto, marrom, bordô) com uma blusa ou camisa clara.
Este estilo é apropriado em várias negociações e conferências, entrevistas e quando se trabalha no escritório. Não deve haver fendas ou decotes profundos, minissaias ou materiais transparentes. Decoração pretensiosa, cores vivas e superfície laqueada não são permitidas em sapatos.
Uma variação do estilo rígido é o Black Tie, que é o código de vestimenta oficial. Prevê smoking para homem, que é um casaco com lapela de cetim e gola, calça formal. E também uma borboleta preta com ângulos retos deve estar presente na imagem.
A mulher deve dar preferência a um vestido de noite longo, no caso de um evento diurno, um vestido de cocktail elegante é permitido. Uma forma mais rígida de código de vestimenta formal é a gravata branca. Para os homens, um fraque preto e uma gravata borboleta branca são obrigatórios. Um colete branco é colocado sob o fraque. Para as mulheres, você precisará de um vestido de noite até o chão e de luvas compridas.
Esportes
O estilo esportivo da roupa pode ser reconhecido pelos elementos esportivos presentes nele. Este estilo não deve ser confundido com roupas esportivas. O estilo é baseado em camisetas, camisetas, moletons, calças largas, joggers, bonés, vestidos de camisa, mochilas.
Os calçados preferidos são os tênis e tênis. O estilo esportivo é muito confortável, as roupas não atrapalham os movimentos. Cores brilhantes são bem-vindas, listras e pequenos encartes ou estampas são freqüentemente usados.
Este estilo exige o abandono total das joias. Caso contrário, você pode dar preferência a produtos minimalistas ou relógios esportivos.
Urbano
Como o nome sugere, esse estilo é preferido por residentes de cidades modernas. Sua característica é uma combinação de roupas de negócios familiares e itens de guarda-roupa extravagantes e ultra-modernos. O estilo se diferencia pelos tecidos naturais, praticidade e comodidade.
Entre os itens populares do estilo urbano, uma variedade de calças, retas, largas ou cônicas, estão na liderança. Eles podem ser de comprimento clássico ou um pouco encurtados. Jeans de marca, casacos casulos, saias com cortes intrincados, jaquetas e jaquetas brilhantes também serão relevantes. Entre os calçados estão tênis brancos, sapatilhas, mocassins, travessas, escarpins.
Utilitarista
O estilo utilitário é uma mistura de workwear, safari e sportswear. As roupas desse estilo se diferenciam pela praticidade e comodidade. Entre as cores, a preferência é dada ao cáqui, areia, bege, marrom. A combinação de macacões "de trabalho" com acessórios brilhantes é uma imagem característica de um estilo utilitário. Denim é outro componente comum deste estilo.
Casa
Muitas vezes as pessoas não prestam atenção suficiente às roupas para casa. Mas é o estilo caseiro que reflete as coisas que uma pessoa usa em casa. As roupas para o lar devem ser o mais confortáveis possível, não atrapalham a liberdade de movimentos e ajudam a relaxar. Ternos leves em várias cores, tops atraentes, shorts curtos ou, pelo contrário, calças compridas soltas - tudo isso vai ajudá-lo a ficar com estilo em casa.
Variedades por gênero
Na indústria da moda moderna, há uma tendência de confundir as fronteiras entre os sexos. No entanto, os estilos de roupas podem variar de acordo com o gênero. É comum distinguir três áreas na criação de um guarda-roupa elegante, dependendo deste recurso:
- Roupas Femininas;
- roupas para homens;
- roupas assexuadas (unissex, versáteis).
Fêmea
O vestuário concebido exclusivamente para mulheres distingue-se pelo facto de valorizar as características e atractivos da figura feminina. São peças de guarda-roupa femininas que, dependendo de pertencerem a um determinado estilo, podem ser românticas, práticas, puramente funcionais, provocantes, sexy e outras.
Entre os estilos de roupas exclusivamente femininos, podem ser distinguidos vários dos mais comuns.
- Barbie. O guarda-roupa de um ventilador deve incluir vestidos e casacos trapezoidais na altura do joelho, saias largas, shorts e cano alto. As roupas são complementadas por laços, mangas lanterna, detalhes plissados.
- Preppy. Para roupas desse estilo, o protótipo é o uniforme das universitárias. Os modelos distinguem-se pela elegância e atenção aos detalhes.
- Vamp. Este estilo é adequado para uma femme fatale. Distingue-se por uma cor vermelha escura ou profunda, um decote profundo, uma silhueta justa.
- Ballet. A base das roupas arejadas desse estilo é a presença de tops lacônicos combinados com saias fofas.
- Linho. Na aparência, os itens do guarda-roupa lembram roupas íntimas de renda, pijamas, camisolas.
- Erótico. As roupas são pensadas para meninas que querem enfatizar a beleza de sua figura, mas não parecem vulgares.
Masculino
O guarda-roupa de um homem estiloso deve conter coisas que atendam às suas preferências de estilo. Jeans, ternos e calças devem ser selecionados de forma que o homem não só se sinta confortável, mas também pareça o mais apresentável possível. Entre os estilos modernos da moda para homens, várias variedades podem ser distinguidas.
- Estilo clássico, empresarial e formal. Fornece um terno formal, camisa leve e gravata estilosa.
- Casual, que se subdivide em business casual, smart casual e esportivo casual. O estilo não tem regras e estruturas claras, então todo homem pode encontrar algo atraente nele.
- Militares. O estilo não copia o uniforme militar. Ele traz linhas limpas e elementos funcionais para as roupas.
- E-boy. O movimento da moda adolescente do e-boy, envolvendo calças de cintura alta ou macacão jeans, camisetas, abundância de correntes, tênis.
Assexuado
O estilo de vestir assexuado prevê que as peças de roupa não indiquem de forma alguma o sexo do usuário da roupa. É igualmente provável que seja usado por homens e mulheres. Entre as peças de vestuário que podem ser classificadas como universais:
- jeans;
- camisa;
- Camisa;
- um casaco com capuz;
- agasalho;
- jaqueta jeans;
- de outros.
A principal característica da roupa unissex é sua indiscutível comodidade e versatilidade. Roupas nessa direção da moda permitem que você torne a vida de cada pessoa o mais confortável possível, independentemente do sexo.
Destinos por ano
A moda muda todos os anos, por isso os estilos de roupa estão em constante transformação: aparecem novos, os familiares melhoram e mudam, alguns deixam de atrair as pessoas e são esquecidos. No início do século XX, a emancipação teve grande importância na formação dos estilos da moda. As mulheres recusam espartilhos, preferindo vestidos de silhueta reta. Nos anos 20 do século XX, o estilo principal era o Art Déco, que se caracterizava pela cintura baixa, o construtivismo e o uso de malhas.
Um pouco mais tarde, surgiu um estilo gangster, que foi aderido em círculos próximos à máfia. Os homens usavam ternos escuros com coletes e chapéus, enquanto as mulheres preferiam vestidos brilhantes. Durante a Segunda Guerra Mundial, as roupas tornaram-se muito mais simples e concisas.
O estilo New Look de Christian Dior ganha popularidade após o fim da guerra, que se caracteriza por uma silhueta feminina com saia fofa de comprimento médio. Mais uma vez, a moda dos espartilhos, com destaque para a cintura de vespa, está voltando.
Na década de 60 do século XX, nasceu a subcultura Mods, que é a progenitora do movimento moderno hipster. As roupas usam silhuetas A, minissaias, collants coloridas, cores vivas. Mods foi substituído pelo estilo hippie, cujas características distintivas são os tecidos naturais e denim, motivos florais, saias longas e soltas, tiaras, calças boca de sino.
Os anos 80 foram marcados por roupas em formato de T, ombreiras, roupas de tons "ácidos", strass e lantejoulas foram ativamente utilizadas. Subculturas como hip-hop, punk e gótico estão surgindo e gradualmente ganhando popularidade.
O final do século trouxe mais elementos atléticos, roupas mais largas, tops curtos e calças de moletom de cintura baixa para as roupas. Surge um estilo de motoqueiro com correntes e farto couro, que os jovens ficam felizes em pegar.
A moda dos anos 2000 se baseia no que já aconteceu antes, embora mude e negue muito. A principal tendência no desenvolvimento de estilos de roupas no século 21 é uma mistura de estilos diferentes. Entre as novidades da moda: combinação de vestidos com tênis ou bota, eco-style com clássicos, burlesco com militar. Os adolescentes preferem os estilos de garotas americanas e e-boy, o que lhes permite usar moletons confortáveis, calça cargo e tênis.
A alta costura hoje em dia combina o que antes parecia completamente incongruente.
Estilos étnicos
Outra direção são os estilos étnicos, que são roupas que contêm elementos de trajes nacionais. Para estilos étnicos, caimento solto e cores vivas, além da presença de bordados, enfeites, estampas são características. Os primeiros fãs dessas roupas eram representantes da subcultura hippie. Para muitas mulheres francesas que valorizam especialmente a elegância no vestido, os estilos étnicos estão se tornando os favoritos. Os eslavos gostam de materiais naturais, por isso adoram coisas feitas em estilo étnico. E em todo o mundo, muitas mulheres gostam de usar em suas roupas elementos inerentes a outras nacionalidades.
Junto com as direções étnicas difundidas e populares (africana, egípcia, russa, indiana, oriental), existem também outras menos conhecidas. Entre eles estão:
- Caucasiano;
- Bávaro;
- Índios americanos;
- roupas dos povos do norte;
- Escandinavo.
Estilos de Moda
Os estilos de roupas não são criados da noite para o dia; eles levam um certo tempo para serem desenvolvidos. Eles não permanecem inalterados, embora mantenham suas características básicas. Os estilos clássicos e formais estritos estão sempre na moda.... Isso se deve ao fato de que muitas pessoas precisam aderir a ela, mesmo independente da preferência pessoal, pois isso é exigido pelo código de vestimenta no trabalho ou em determinado evento. Mas também muitas pessoas aderem a ela, porque essas roupas fazem você se sentir um empresário de sucesso.
O estilo de rua (urbano) continua muito popular, o que permite que você pareça chique em quase todas as situações, mas ao mesmo tempo é desprovido de tal severidade como em um estilo de negócios. Militar e safári são mais duas opções que não perdem a relevância. Deve-se notar que o grunge também está se tornando cada vez mais popular devido à capacidade de combinar coisas muito diferentes. Casual é outra tendência que ficará na moda por muito tempo devido ao seu caráter democrático e volátil. Nas condições da cidade, é o casual que é um dos estilos de roupa mais comuns para os moradores.
O estilo esportivo não perde sua relevância, mas não é apropriado em todos os lugares. Portanto, certas restrições podem surgir com ele.
Escolha
Para ter um visual sempre estiloso e atraente, é preciso levar em consideração as peculiaridades da figura. Nem sempre há um estilista profissional por perto que lhe dirá quais roupas ficarão mais vantajosas. No entanto, existem recomendações gerais que irão esconder as falhas da figura e, pelo contrário, enfatizar as vantagens.
Para mulheres baixas, você deve prestar atenção às orientações de estilo que os saltos altos fornecem. Este é um método simples mas eficaz para aumentar um pouco a sua altura visualmente. Para estaturas pequenas, vale a pena mudar a cintura - portanto, mulheres que não podem se orgulhar da altura de modelo devem prestar atenção aos itens de guarda-roupa de cintura alta. Um padrão de listras verticais terá o mesmo propósito.
Mulheres com sobrepeso são aconselhadas a evitar cores contrastantes. Uma distinção muito evidente atrairá atenção indevida. Vale a pena abrir mão de babados, cortinas e outros elementos decorativos volumosos.
Para pessoas excessivamente magras, comprar roupas é um problema. Freqüentemente, você precisa ajustar aquilo de que gosta para caber na sua figura no ateliê. Mas é preciso obedecer a várias regras: não compre peças de roupa largas, você também precisa desistir de modelos justos. Das cores preferidas, o preto é o melhor. Isso torna a figura organizada sem enfatizar a magreza excessiva.
Estilos famosos
- Apesar do fato de que as opiniões sobre o guarda-roupa da princesa Diana diferem muito, muitos fãs estão adotando algo de seu estilo de roupa. Discreto, mas sempre há algo que chama a atenção.
- Uma opinião completamente diferente sobre mulheres mais ativas e abertas - Irina Shayk, Marilyn Monroe, Charlize Theron - elas colocam sua sexualidade em primeiro lugar.
- Embora entre as estrelas de Hollywood não existam estrelas muito proeminentes, mas muito elegantes. Por exemplo, ícones de estilo como Jennifer Lopez e Kylie Jenner.
Não é difícil ser estiloso se a mulher souber escolher a roupa certa.