O que é o estilo kitsch e onde ele é aplicado?
A palavra "kitsch" não evoca associações positivas para todos. Freqüentemente, eles designam mau gosto e hack. Na verdade, é exatamente assim que a palavra é traduzida. Outra opção de tradução é "barata". A própria palavra apareceu há muito tempo, no século 19, mas começou a ser usada ativamente muito mais tarde. E não se aplica apenas à aparência, imagem, solução artística. Este estilo tem um lugar forte na arte, moda e design, e uma filosofia interessante está por trás da essência ousada da direção.
O que é isso?
Na década de 60 do século XIX, na Alemanha, a palavra "kitsch" começou a se referir a várias bugigangas, vendidas ativamente no bazar de arte de Munique. Eles foram comprados principalmente pelos novos ricos, que não podiam se gabar de ter conhecimento de arte, mas queriam parecer caros, ricos e respeitáveis aos olhos dos outros. O termo rapidamente se espalhou pela Europa e migrou das bugigangas para a fotografia, "pintura de salão". Principalmente o kitsch era associado a fotografias de conteúdo erótico.
Em termos simples, kitsch se tornou sinônimo de mau gosto. O significado da palavra é reduzido à pseudo-arte, a falta de sentido do gracioso entre os criadores dessas coisas. Eles são criados exclusivamente para fins comerciais e publicitários e, como diriam hoje, por causa do hype. Este é um estilo reativo: seu objetivo é induzir uma reação, e a coloração dessa reação não é tão importante. Quer falem bem de um produto artístico, quer desperte raiva e fúria em quem vê - é tudo a mesma coisa, o principal é ser perceptível, estar na boca de todos.
Claro, as peculiaridades do kitsch (vale admitir que esse fenômeno) foram estudadas pelos pesquisadores. Um trabalho inicial sério nesta área foi "Vanguard and Kitsch" de K. Greenberg.Em suma, o autor definiu o kitsch como arte e literatura de massa de natureza comercial e procurou compreender sua relevância. Ele diz que os camponeses que se mudaram para as cidades, embora tenham aprendido a ler e a escrever, não adquiriram bom gosto. E sua fome espiritual era um pedido para criar uma nova cultura, compreensível para eles, satisfazendo suas necessidades estéticas. Isso é kitsch.
O kitsch é frequentemente comparado à pop art, o nível mais alto da cultura popular. Mas os especialistas dizem que essa comparação está incorreta. A pop art se baseia na análise dos fenômenos, no seu repensar artístico, na ironia. E essas obras estão definitivamente saturadas de conteúdo interior, não são vazias.
O kitsch só parasita o sabor da massa, e também a sua ausência.
Hoje em dia, o kitsch pode ser denominado um termo com diferentes significados. Mais precisamente, diferentes matizes de significados. Isso é tanto mau gosto quanto cultura pop de massa sem um instinto significativo. É também um estilo nascido de rebeldes que estão dispostos a desafiar os padrões da cultura artística, vivendo de acordo com suas próprias regras. E esse kitsch tem fãs russos suficientes. Muitas vezes são pessoas com uma boa formação acadêmica, conhecimento da história da arte e não só, mas com certa vontade de chocar, inovar, vontade de se expressar de forma inesperada, brilhante, provocativa.
Aplicando estilo no interior
Você não pode apenas se vestir com kitschevo, mas o estilo também começou a ser usado no design de interiores. É uma mistura estranha e caótica, como se unisse o que não deveria existir de forma alguma. Esta é uma combinação do incongruente, um desafio ao paladar e o conceito de beleza. Não é à toa que este estilo é preferido por aqueles que querem expressar seu protesto interior.
A propósito, enganam-se quem acham que só artistas e outros representantes da boêmia preferem o kitsch no interior. Não, são muitos os fãs do estilo, mas fica o fato: geralmente são pessoas com bons conhecimentos na área da arte. Eles vêem por trás desse design estranho o conteúdo, o pensamento, a essência que é importante para eles.
Pode ser um desafio para as soluções padrão e típicas ou uma mensagem de que o conteúdo é sempre mais importante do que o shell.
Não existem regras rígidas no kitsch. Quebrar e quebrar novamente - como se fossem os adeptos do estilo dizendo, regozijando-se por terem conseguido alcançar um novo choque estético. Mas, por si só, a fusão de plástico barato, atributos religiosos e, por exemplo, bordado burguês em uma moldura retrô em um espaço já é um produto completamente novo. E tem uma visão de mundo eclética que os amantes do estilo reconhecem e respeitam. Eles aceitam o mundo em toda a sua diversidade e encorajam os outros a fazerem o mesmo.
Acabamentos e cores
A decoração da sala dependerá apenas da imaginação dos proprietários. Aqui você pode combinar materiais caros com lixo real: por exemplo, madeira maciça e folhas de revista. O parquet natural no chão é incrível, mas complementado por painéis de plástico na parede. A mesma sala pode ter papel de parede floral em estilo inglês e graffiti. Outro "truque" do kitsch são os materiais de imitação que parecerão o mais caros possível.
Exemplos de acabamento:
- pavimentos com laminado, linóleo, ladrilhos de madeira, pedra ou parquete;
- revestimentos de parede com gesso decorativo de quaisquer cores e combinações, papel de parede, incluindo vinil, imitando, por exemplo, seda e mármore;
- a zona de realce pode ser destacada com painéis de eco-couro, gesso com padrão volumétrico;
- os tetos são diferentes - suspensos em vários níveis e tetos tensos, onde a moldagem de estuque pode facilmente coexistir com a impressão de fotos.
Em termos de variedade de cores, dificilmente há algo que possa ser comparado a este estilo. Tons acídicos, agressivos e sobrepostos são considerados a principal escolha nele. Mas esse hooliganismo artístico o faz sorrir e se animar.
Cores de estilo mais populares:
- vermelho brilhante;
- Lima;
- amarelo canário;
- rosa açucarado;
- dourado;
- fúcsia;
- índigo;
- mirtilo.
Além disso, essas cores podem ser facilmente encontradas na cozinha e no banheiro. Várias cores opostas na mesma sala é fácil. Ornamentos contrastantes, inscritos na sala sem qualquer simetria, também são fáceis. A parede central deve chamar a atenção, devendo haver uma instalação arrojada, ou um painel original, ou algum tipo de papel de parede "cambalhota".
Em qualquer cômodo, até na sala de estar, pode haver lugar para ladrilhos multicoloridos, tábuas não aplainadas. Se houver um tapete na sala, então ele também deve ser claro e desajeitado, mesclado de quadrados, onde, por exemplo, uma estampa de leopardo é adjacente à imagem de uma imagem étnica ou de uma fotografia de Mickey Mouse.
Pinturas 3D no teto são um movimento frequente para o kitsch. O teto raramente fica branco, geralmente é dissolvido em algum tipo de cor ácida, ou eles apenas fazem um vinagrete colorístico real. Colagens coloridas, pôsteres e pinturas podem decorar o resto das paredes, evitando que a parede central de destaque desfrute da solidão decorativa.
Ao mesmo tempo, ainda existe uma medida em kitsch. Mesmo nessa confusão de cor e forma, deve haver uma idéia, e os elementos estranhos da idéia devem ser destemidamente eliminados dela. A menos, é claro, que o proprietário trate o kitsch como uma arte.
Mobiliário
As coisas se dão bem, o que em alguns outros estilos poderia estar próximo. Por exemplo, móveis antigos e uma cadeira de plástico. Ou uma seção dos tempos da URSS e uma mesa de alta tecnologia, sobre a qual uma lata de tinta ácida foi derramada propositalmente. Mas a seleção de móveis visa criar uma imagem única da casa.
Para tornar o ambiente da casa solene e alegre (uma espécie de potirania do dono da moradia), utilizam objetos estofados em veludo ou pelúcia, brocado. Na decoração de móveis, douramentos, formas sopradas e detalhes esculpidos são bem-vindos. Seu alto custo não importa, a imitação é ainda melhor.
No entanto, os amantes do estilo costumam trabalhar árdua e entusiasticamente nos próprios móveis, mudando-os de acordo com suas solicitações. Por exemplo, em uma cadeira retrô de boa qualidade, você pode substituir o estofamento por ácido ou repintá-lo - e a coisa mudará perceptivelmente. Você pode adicionar uma impressão de leopardo ganha-ganha em vez de cores ácidas. As pernas da cadeira podem ser pintadas com tinta dourada.
Uma opção muito boa seria móveis de MDF com pernas curvas e invadindo formas de alto estilo: um pouco de mobília ridiculamente barata com tais elementos parece em estilos de interiores familiares e calmos. Mas para o kitsch, essas coisas são uma dádiva de Deus. Basta repintar, trocar o estofamento, enfim, registrar novamente. Como mencionei acima, passar barato por caro está justamente na estética do kitsch.
Um sofá pretensioso com estofamento colorido pode coexistir com uma cômoda vintage, quadros pastorais na parede e uma grande TV de plasma. Aliás, os amantes do kitsch não fogem dos mercados de pulgas e até no lixo podem encontrar uma coisa que donos míopes correram para jogar fora. Uma pessoa com gosto artístico é capaz de transformar isso em um objeto de arte.
Decoração de abertura
Uma variedade de opções são assumidas aqui. Às vezes, o vão da porta não é alterado, permitindo que permaneça igual ao que era no interior anterior. E se nele forem visíveis vestígios de uma longa vida, tanto melhor. Em tal porta, eles às vezes penduram um calendário de um ano passado, ou traçam um caminho com ladrilhos espelhados, por exemplo.
A abertura da janela também foi projetada para ser conveniente para o proprietário do apartamento. Se não houver objetos suficientes no estilo da arte ingênua na sala, as cortinas da “avó” com bolinhas irão complementar a imagem da sala. Eles podem ser pendurados na janela e nas persianas, além disso, pintados em alguma cor brilhante inesperada.
Ou você pode até deixar a janela o mais aberta possível, e isso também é uma mensagem - a pessoa está aberta para o mundo, para outras idéias e pensamentos, sem se fechar em seu pequeno mundo.
Decoração
A decoração têxtil é uma ferramenta poderosa para um designer; ela muda facilmente a percepção de uma sala, que pode parecer até imperceptível para kitsch. Por exemplo, vale a pena cobrir o sofá com uma colcha de cor lima ou framboesa, e isso já muda visualmente o ambiente.E se você adicionar aqui cortinas de pelúcia, almofadas de cetim - e o quarto se torna cada vez mais um modelo kitsch.
O que vai complementar o design do espaço:
- Animais empalhados;
- falsificações para pintar obras-primas;
- exemplos deliberados de anti-arte e vulgaridade no mundo artístico;
- pinturas invertidas;
- porcelana, vidro, estatuetas de cristal de diferentes formas e épocas;
- bustos;
- todos os tipos de espelhos;
- amuletos e talismãs;
- arranjos caprichosos de flores artificiais.
Uma das paredes pode ser colada com páginas de revistas, e molduras de fotos e prateleiras podem ser feitas com as placas. Os candelabros são pintados em cores vivas, os telefones fixos são revestidos de pelúcia, caixas no estilo de pinturas ingênuas e velas de formas inesperadas e chocantes aparecem nas mesas.
Normalmente, nas pequenas coisas, a singularidade de um determinado apartamento de estilo kitsch se manifesta mais claramente.
Iluminação
Geralmente há muita luz no kitsch, as luminárias estão espalhadas localmente. Luzes de néon são bem-vindas. Lâmpadas de parede, lustres pretensiosos com pingentes de cristal são adequados. As fontes de luz não devem ser perdidas contra o fundo de superfícies brilhantes - este é o principal requisito para a iluminação.
A solução ideal seria um abajur grande com um abajur de metal colorido, ou melhor, nenhum. Lustres de cristal em kitsch convivem pacificamente com arandelas de estilo futurista. Um abajur com um abajur de plástico barato será a cereja do bolo estranho.
E, claro, você não deve desistir das lâmpadas "nuas" penduradas no teto se essa ideia inicialmente agrada aos proprietários.
Exterior de kitsch
Muito menos pessoas decidem sobre o exterior no estilo kitsch do que sobre o interior. E não se trata apenas de coragem: a arquitetura de um edifício exige uma abordagem mais séria, muitas vezes também cara. UMA buscar ajuda de especialistas, e mesmo com uma ideia tão fora do padrão - nem todos conseguem. Mas há uma saída: para fazer a casa, senão um modelo kitsch, então coloque o clima certo no exterior.
Para isso, basta escolher cores vivas, ácidas, muito ativas no projeto da casa. Não necessariamente a fachada inteira de uma vez. Por exemplo, em uma casa cinza com telhado branco, faça uma porta cor de limão. Ou destaque o terraço: coloque lá uma mesa rosa ácido e cadeiras multicoloridas de diferentes fones de ouvido.
Se a casa tem venezianas nas janelas, e sua cor pode ser mudada para uma mais alegre.
Em um mundo, se os proprietários ainda não decidiram mudar o exterior no sentido do kitsch completo, então alguns acentos podem ser colocados sem medo de surpreender muito os vizinhos. Embora nem seja sobre eles: há uma opinião de que a casa pode se destacar da fileira geral de edifícios, violando a harmonia do projeto arquitetônico deste lugar.
Mas, em qualquer caso, as soluções de compromisso permanecem.
Kitsch em roupas
Muitas estrelas mais de uma vez se tornaram instantaneamente reconhecíveis ou ativamente citadas pela mídia precisamente devido a seus trajes kitsch. Eles entram na história da moda, na história do show business, pegam, lembre-se, tornam-se associações com uma estrela. As roupas jeans podem ser combinadas com um vestido de noite, roupas esportivas com uma roupa étnica e uma saia de renda com uma capa de leopardo de oleado. É importante para as estrelas encontrarem essa combinação de coisas que serão lembradas por todos ao mesmo tempo.
Considere as regras do kitsch em roupas usando exemplos específicos.
- Uma garota com uma coroa de flores, que lembra um pouco os cocares de Frida, óculos clássicos de Harry Potter ou John Lennon e roupas do tipo “arranque seus olhos”. Simplesmente não há chance de não ser lembrado.
- Um exemplo mais suave de kitsch que as jovens estudantes em todo o mundo adoram repetir. Parece um look vintage, tudo junto: boina, estilo de roupa e acessórios. Mas as cores e os materiais remetem ao kitsch e dão a volta por cima dessa fashionista.
- Estampas diferentes, todas reunidas em um só look - é sempre ousado. Mas para alguém não há nada mais orgânico do que essa coragem.
- Um look divertido para quem está de olho apenas no kitsch. Para um começo muito modesto (relativamente, claro), mas como uma opção de teste é excelente.
- Essas meninas sabem muito sobre se vestir de forma a atrair todos os olhares. Muito kitsch, mas tudo incrivelmente combinado.
- Coisas de diferentes épocas e diferentes materiais. Mas se são eles que ajudam a refletir a originalidade da personalidade, ninguém tem o direito de proibir o uso de roupas tão brilhantes. E essa combinação é realmente estilosa.
- A jovem Madonna sabia como ser lembrada e como gerar todo um regimento de imitadores. Tudo é ótimo nesse visual, e os novos representantes do kitsch adoram repeti-lo e modernizá-lo.
- Anna Pletneva não adora apenas o estilo sexy clássico de uma estrela pop, às vezes suas imagens atraem e encantam os adeptos do kitsch.
- Para os homens que pensam assim, a indústria da moda oferece muitos looks kitsch interessantes.
- Modesto, mas os novatos adoram esses looks. As experiências podem ficar mais ousadas depois.
Kitsch é autoexpressão. Sobre o fato de que você precisa ser uma ovelha negra, se a pessoa se sente assim e para ela é orgânico.
Você pode aprender como criar um interior em estilo kitsch no vídeo abaixo.