Estilo "Grunge"
Um grito do coração, um desafio ousado à sociedade, a personificação de uma disposição rebelde - tudo isso é o estilo grunge. Sua filosofia reside na afirmação de que as roupas são pequenas coisas que não requerem atenção especial. No entanto, criar tal imagem é toda uma arte. O que é grunge, quais são suas diferenças e variedades, como criar um look grunge na moda?
O que?
Traduzido do inglês, o termo grunge significa "repulsivo", "desordenado", "sujeira". Ele defende a rejeição do glamour e do glamour. Baseia-se na predominância do princípio espiritual sobre o material. Tal imagem, à primeira vista, pode parecer desleixada, quebrando os estereótipos usuais na maneira de se vestir.
Isso é um motim, uma indiferença visível às opiniões dos outros. Hoje, o protesto contra a moda se tornou a própria moda. O grunge é caótico e segue suas próprias regras. Para entender melhor o que é essa tendência da moda, vale a pena consultar a história de seu surgimento.
História
Como tendência da moda, esse estilo se originou nos círculos do rock, quando bandas como Nirvana e Soundgarden estavam no auge da popularidade. Sua história começa no final do século passado, com origem em Seattle.
Um dos ídolos do público multimilionário foi o vocalista do Nirvana Kurt Cobain. Ele se tornou um ícone do estilo, cativando os adolescentes com uma música brilhante e original. Procuravam imitá-lo em tudo, inclusive na maneira de se vestir. A subcultura jovem procurou se destacar na multidão, demonstrando sua individualidade.
Como estilo, o grunge foi apresentado ao mundo no início dos anos 90 do século passado, graças ao eminente designer Marc Jacobs.Em 1993, o mundo viu uma coleção que reuniu as melhores imagens extraordinárias da época.
Os looks, que combinam um vestido leve e uma jaqueta rústica, sapatos enormes, duetos de jeans rasgados e suéteres esticados, chocaram os críticos, mas muita gente gostou. Se os primeiros chamavam os conjuntos de roupas de sem-teto, órfãos, os jovens adotavam com força o novo estilo. Camisas de flanela xadrez, jeans rasgados e tênis surrados foram os primeiros elementos icônicos do estilo grunge. Assim, ele se livrou da auto-expressão e por 10 anos foi uma das tendências da moda mais populares.
Características e regras de estilo
O grunge moderno deixou de ser uma manifestação da subcultura jovem. É popular entre aqueles que não aceitam looks glamorosos e querem se destacar na multidão. Hoje, ao criar tal imagem, eles usam coisas caras feitas de materiais de alta qualidade com diferentes texturas, incluindo os usados.
A negligência deliberada continua sendo um atributo insubstituível do grunge. Jeans desfiados com buracos, remendos, costuras ásperas ou bordas ásperas são a marca registrada do estilo.
O grunge é eclético. Nela há sempre lugar para elementos de diferentes tendências da moda (étnica, punk, militar, hippie, casual).
O estilo grunge moderno é versátil. É adequado para homens, mulheres e crianças. As roupas femininas grunge carregam uma conotação de gênero. Apesar de alguns desleixo, sexualidade e notas provocativas são visíveis nele. Este é um jogo fácil, um motim, uma manifestação de individualidade.
Cada conjunto possui um componente de várias camadas. Um verdadeiro estilo casual deve consistir em vários itens usados ao mesmo tempo. O suéter pode ser usado sobre camisa e top, complementado por um lenço volumoso.
O estilo grunge é versátil. Muitos elementos do conjunto são roupas sem distinção de gênero. Freqüentemente, a imagem feminina consiste em coisas largas que escondem a figura.
A maioria dos itens do guarda-roupa é feita em tons escuros. As cores brilhantes são desencorajadas e a melhor roupa adere aos tons escuros. Em um look, materiais de diferentes texturas e cores devem ser combinados.
Os detalhes distintos (icônicos) do conjunto grunge são:
- Camisa xadrez de flanela. É usado sozinho, quando desabotoado complementa uma camiseta com estampa grande e shorts jeans, ou pode ser um acessório amarrado na cintura.
- Suéter ou casaco superdimensionado sólido. Os modelos com tons de cinza grosso e viscoso, preto, pântano estão em alta. Eles devem ser um pouco largos e parecer "fora do ombro". Um elemento reconhecível de estilo será um suéter com laços soltos e mangas esticadas. Esses produtos são usados sobre camisetas, moletons e combinados com jeans e calças skinny.
- Jeans rasgado. Atributo indispensável do estilo grunge, podem ser soltas ou estreitas, com arranhões, fendas nos joelhos, com remendos.
- T-shirt em malha ou t-shirt com um grande estampado. O corte costuma ser solto e reto. Este elemento de estilo é geralmente decorado com inscrições, letras, caveiras, adesivos de bandas favoritas, cantores e, menos frequentemente, com motivos abstratos.
- Jaqueta de couro com ferragem de metal. Pode ser uma variedade de rebites, pontas, zíperes, ilhós.
- Vestido curto de malha. O estilo pode ser reto, trapezoidal. O produto é feito de tecido ou malha de uma cor, e o corte é o mais lacônico e simples possível. O estilo do vestido pode ser com ou sem mangas. Na versão em malha, é permitido arregaçar as mangas.
- Jeans Jeans. A escolha mais preferida de produtos com uma textura desgastada até os buracos, o aspecto mais desgastado e desbotado. O melhor estilo é considerado reto ou ligeiramente estreito para baixo.
- Meias com flechas ou buracos.
- Defeitos artificialmente criados no material da roupa ou acessório (baforadas, pontas desfiadas, rebites soltos).
- Tênis.
- Sapatos ásperos com sola de trator.Idealmente, essas são botas estilo exército com laço ou zíper com tiras largas e fivelas.
- Chapéus de malha ou malha. Eles são usados com cabelos soltos.
- Chapéu sem enfeites adicionais, bonés, boné de beisebol.
- Cinto cravejado.
- Uma pulseira áspera, uma corrente, uma gargantilha preta trançada de linha de pesca, um pingente em um cordão de couro preto podem se tornar um acessório de um estilo marginal.
- Falta de acabamentos brilhantes (strass, lantejoulas, cristais e pedras cintilantes). O grunge não aceita elementos de glamour.
Visualizações
Hoje o grunge renasceu. As subculturas juvenis que surgiram após o surgimento do grunge contribuíram para o surgimento de novas tendências da moda, cuja base é a autoexpressão, destacando-se da multidão. Eles deram impulso ao desenvolvimento de várias direções do grunge.
Grunge suave
Descuidado com os detalhes, suave e desinibido. A roupa deve incluir coisas com uma textura surrada e desgastada. Distingue-se do grunge básico por uma certa liberdade e vintage. Ele é inerente não apenas a jeans e shorts, complementados por meia-calça escura e sapatos maciços.
A imagem permite saias femininas, inclusive com estampa xadrez. O corte é diferente, mas o comprimento deve ser curto (mini, reto, sol). Um longo kilt xadrez sobre elementos finos e retalhos (inscrições, fontes, fragmentos de frases, borrões, etc.) parece interessante.
Ao compor uma roupa suave de grunge, você pode experimentar com segurança combinando coisas que têm estilos diferentes. É mais elegante, tem brilho próprio, graças à presença de open tops, espartilhos, jaquetas de couro com estampa.
Algumas fashionistas, ao invés dos habituais sapatos maciços, complementam o estilo com clássicos escarpins pretos.
Rocha
Essa tendência é uma espécie de resposta ao glamour brilhante e lustroso. Parece rebelde e está mais próximo do estilo original. Uma das características é a utilização de itens excepcionalmente caros e de excelente qualidade no traje. Quaisquer que sejam os defeitos artificiais nas roupas, eles devem ser novos, limpos e bem cuidados. A imagem enfatiza a singularidade e peculiaridade, essas são suas próprias regras e convenções.
O jeans é considerado o elemento básico do conjunto, mas calças justas e leggings também são boas. Essa direção é adequada para jogos do dia a dia. Não há excentricidade nele, mas a liberdade é sentida.
Neo
Esta tendência combina feminilidade e descontração criativa. A combinação do grunge com elementos casuais e tons de romance em cores escuras e claras parece original e elegante. Expressa-se na mistura de vários estilos, permite combinar estampas e camisetas gastas em um só look.
O estilo básico permanece o mesmo, mas assume tons mais elegantes. Ele difere de seu antecessor em maior maturidade e pretensão.
Grunge hippie
Essa direção pretende adicionar tons de ternura e romance ao controverso estilo grunge. A combinação do grunge e do hippie torna a imagem extraordinária e exclusiva. Ao montar um conjunto, é importante reconsiderar a combinação de tons. Se o estilo grunge básico não aceita cores brilhantes, o hippie só precisa delas. Você pode combinar dois estilos em um adicionando algumas cores brilhantes ao conjunto.
Um exemplo notável de tal imagem pode ser um conjunto básico consistindo de roupas escuras, diluídas com uma faixa atraente. Não há necessidade de exagerar na cor - é melhor se não chamar toda a atenção para si mesmo.
O resto do estilo não difere de outras variedades. São jeans, shorts, vestidos, suéteres, jaquetas, botas de cano alto e sandálias com muitas alças.
Grunge punk
A combinação de dois estilos com uma atitude frívola em relação às roupas parece muito extravagante. O chique marginal elimina completamente o código de vestimenta e permite que você faça uma pausa nas formalidades, mostrando algum hooliganismo na maneira de se vestir.
Típico desse estilo é Lady Gaga, que aposta em trajes ecléticos.Cada um desses conjuntos requer uma abordagem cuidadosa da combinação das coisas. Roupas de couro (calças, jaqueta, saia) e joias rústicas, assim como sapatos enormes e peças de roupas chocantes tornam-se atributos indispensáveis do traje.
Uma combinação de jeans ou malhas com couro natural, penteado extravagante, cinto espartilho e maquiagem chamativa - essas são as principais técnicas do punk grunge. Outro exemplo que descreve essa variedade pode ser chamado de imagem que consiste em uma jaqueta áspera com botas militares e um vestido leve de chiffon, ou uma combinação de uma camiseta masculina rasgada e uma saia romântica fofa.
Rápido
Estilo elegante, caro e atualizado. Roupas elegantes e modernas que combinam conforto e ousadia. É uma reminiscência do punk grunge, mas menos criativo. A diferença entre o pós-grunge e o estilo original é a falta de camadas. Todas as outras técnicas permanecem. Jeans com vazamentos, patches, bainha torta, fios protuberantes, sapatos enormes são considerados a base de qualquer roupa.
Tendências da moda
Hoje, a filosofia grunge original (o espírito da luta de classes) foi um tanto perdida. Imagens modernas do estilo grunge são usadas por celebridades e mulheres ricas da moda. A principal técnica para a criação de uma imagem é considerada o equilíbrio de uma combinação de expressividade e folga, desordem.
Calças, coletes, cores do exército e uma combinação de tons escuros e claros estão na moda. Para looks de verão, uma regata preta e shorts desgastados são ideais. No tempo frio, é melhor complementar este conjunto com uma camisa xadrez. Hoje não é necessário que fosse de flanela, mas os tecidos deveriam ser naturais. É melhor selecionar uma camiseta um tamanho maior para criar a ilusão de que o produto está sendo esticado.
Um estilo moderno e rebelde pode consistir em um blazer com punhos e um colarinho xadrez usado sobre um top estampado e shorts jeans, meia-calça preta, botas de amarrar e um chapéu masculino preto.
Além do celular, as listras estão na moda hoje. E pelos contrastes, a combinação de meias e babados, botas e meias maciças, botas militares e tons quentes dos elementos do traje é relevante. Mini saias, shorts jeans curtos e leggings xadrez estão na moda. Tons monocromáticos claros e estampas florais discretas podem ser adicionadas ao conjunto.
Sapato
Os sapatos grunge aderem principalmente aos tons escuros (preto, cinza, marrom, pântano, ocasionalmente vinho).
Exteriormente, parece rude. Estas são botas e botas com solas de trator pesadas, muitas vezes decoradas com acessórios de metal. Basicamente, os modelos são feitos de couro natural denso e com relevo natural, e devido aos elementos decorativos rugosos parecem maciços.
A escolha do calçado depende dos elementos do traje: quanto mais arejada e feminina for a peça de roupa, mais maciço deve ser o calçado. Já o pesado precisa de calçados com protetor de trator menor (ou sem) e ausência de decoração de metal (pregos, fivelas, ilhós).
Os tênis são feitos de tecido. Uma boa opção é um modelo com uma textura menta e desgastada do material. Seu design é minimalista. Podem ter bootleg baixo ou alto, e as cores devem ser discretas. A única decoração pode ser uma combinação de cor e acabamento do material.
O estilo de sapatos com uma bota larga muitas vezes cria a ilusão de ser superdimensionado. Estilos de estilo militar com notas de estilo punk e rock são bem-vindos.
Além dessas opções, botas ou botins com salto largo se encaixam com sucesso no estilo grunge. Esses modelos têm um salto grosso, largo, pequeno e estável. Na maioria das vezes, consiste em três quartos da sola e não ultrapassa 7 cm de altura.
Looks de verão permitem sandálias rasteiras minimalistas.
Bolsas grunge
Os sacos são de formato simples. Os acessórios grunge mais marcantes e reconhecíveis são bolsas sem forma, mochilas, clutches feitos de couro natural áspero, muitas vezes decorados com acessórios de metal.
Sua diferença em relação às outras tendências da moda é a textura áspera do material, o estilo lacônico e a cor escura.
Penteados e estilos
Os penteados clássicos do grunge são cachos soltos ou rabo de cavalo. Cabelo ligeiramente despenteado e emaranhado é exatamente o que você precisa. Um look casual é a base do estilo. Mas o efeito da salinidade é excluído.
A cor e o comprimento do cabelo neste estilo não importam muito: o tipo de penteado é importante. É bom se o cabelo for de um tom natural e natural, um louro descolorido também ficará bem.
Se você quiser um penteado brilhante, pode fazer um rabo de cavalo com fios caindo. Bob e quadrado não parecem menos excêntricos no visual grunge. O estilo molhado pode enfatizar o descuido do penteado.
Marcas de roupas
Depois de Marc Jacobs, que apresentou o estilo grunge para um grande público, muitos estilistas eminentes foram levados por essa tendência da moda. O grunge moderno se fundiu com o luxo, perdendo sua ideologia. No entanto, é um tema favorito nas coleções das casas de alta costura do mundo. Roupas verdadeiras do grunge são criadas pelas mãos de designers famosos.
As marcas mais proeminentes que produzem coleções no espírito do grunge são Alexander McQueen, Zara, Bershka, River Island. Muitos modelos interessantes com notas de estilo grunge são apresentados nas linhas de Chanel, Acne, Balenciaga, Vivienne Westwood, Dolce & Gabbana.
Como se vestir?
Hoje, o estilo grunge é uma tendência boêmia destinada à intelectualidade criativa e a todos que não são alheios aos experimentos de moda. É adequado para adolescentes e mulheres com mais de 40 anos, donos de diferentes alturas e tipos de corpo.
Ao criar qualquer visual, é importante não esquecer os pontos-chave:
- eclecticidade;
- negligência deliberada;
- camadas;
- conforto, conveniência;
- falta de sombras brilhantes;
- combinação com outras tendências da moda (militar, casual, vintage);
- incompatibilidade categórica com glamour.
No inverno, é melhor escolher looks informais: um casaco ou jaqueta quente pode ser combinado com um vestido feminino frívolo, sapatos texturizados e um chapéu ou boné de tricô masculino.
Na estação fria, pode-se usar um casaco de penas ou casaco de pele de raposa, um suéter longo de tricô e calças justas pretas, completando o laço com botas com um bootleg largo. A combinação de um vestido curto com um casaco de pele de carneiro parece extraordinária.
A imagem da noiva se distingue por um corte desafiador, pouco convencional e muitas vezes é complementada por uma jaqueta motoqueira de couro ou jaqueta jeans. A cor do vestido pode ser branco, pulverulento, o produto é inerente à estratificação e à criatividade em combinação com os acessórios (chapéu preto, meia-calça escura, espartilho, tênis, sapato com sola de trator).
Independentemente das características do físico, você pode parecer elegante e moderno para mulheres acima do peso. Nesse caso, é preciso escolher a roupa, brincando com as imperfeições e valorizando a dignidade. Tecidos esvoaçantes ajudam a trazer feminilidade ao laço, e um corte personalizado permite que você ajuste a figura. Nesse caso, você não deve pegar roupas largas. A mistura pode consistir em elementos hippie, vintage e militares.
As fashionistas depois dos 40 tentam usar uma técnica multicamadas em seus looks grunge. O conjunto da moda geralmente consiste em vestidos suaves, saias longas, camisas alongadas e túnicas de estilo simples, sem tons de extravagância. Esta idade é caracterizada pelos materiais naturais dos itens do conjunto, calçados com salto baixo ou plataforma moderada.
Aparência estilosa
Um look típico de soft-grunge pode consistir em uma jaqueta jeans de perna reta usada sobre um top estampado preto, uma saia curta xadrez da cor do sol, meia-calça preta e um tênis combinando. O conjunto é complementado com um gorro de malha preta e óculos de sol pretos.
Um rock grunge casual pode ser combinado com uma camiseta esticada, um suéter grande e um jeans largo. Se você quiser um look mais criativo, pode usar calça skinny xadrez verde com blusa preta e jaqueta de motoqueiro de couro. Um par de botins pretos de salto baixo e um chapéu em um tom semelhante podem ser uma adição estilosa a esta roupa.
Jeans desbotados rasgados, um top de duas camadas e um colete de cor clara ajudam a criar um visual grunge clássico. Se você quiser adicionar um toque de romance a ele, um top leve de chiffon pode ser combinado com calças estreitas rasgadas.
Um vestido jeans reto, um pulôver preto alongado, um chapéu e sapatos de plataforma grossos são ótimas opções para o tempo frio.
Um vestido curto cinza sem mangas em xadrez vermelho e preto pode ser complementado com meia-calça preta com setas, meias cinza e botas. É melhor realçar a cintura com um cinto de couro com fivela de metal.