Estilo gótico em roupas
Clássicos e originalidade, modernidade e passado distante, melancolia e romance. Tudo isso caracteriza o estilo gótico de roupas - uma das tendências da moda relativamente jovens, mas profundamente enraizadas.
Estilo gótico de roupas: motivos medievais de uma nova maneira
Para entender a tendência da moda moderna, você precisa viajar vários séculos no passado e conhecer os estilosos "ancestrais".
O conceito geral de "gótico" surgiu durante o Renascimento e significou uma tendência na arte dos países europeus no final dos séculos XI-XIII. O movimento gótico, que substituiu o estilo românico, afetou a arquitetura, a escultura e, claro, a moda, que se caracterizou por:
- majestade das trevas;
- uma frieza fascinante;
- bela severidade.
E isso literalmente permeou tudo ao redor. Pessoas de arte e críticos de arte do Renascimento chamaram esse período e tudo relacionado a ele de "bárbaro".
Como muito do que está associado à arte e à moda, o estilo gótico se originou na França, e atingiu seu auge na região histórica deste país - a Borgonha.
A moda "bárbara" da Idade Média tinha várias opções - cada classe tinha suas tendências e preferências. Eles estavam unidos por sua atração por silhuetas e proporções alongadas. A tendência eram sapatos com bico longo (às vezes até meio metro), chapéus pontudos, cintura fina bem amarrada por laços, dentes nas pontas das roupas e cauda longa. Quanto mais alta a posição da senhora, mais comprido é o trem. A tendência da moda eram as cortinas no abdômen.
Os trajes superiores eram representados por mantos semicirculares ou redondos, presos no peito por uma fivela maciça.
A paleta de cores foi dominada por tons brilhantes e todos os tipos de ornamentos.
Depois de algum tempo, outros estilos vieram substituir o gótico. Parecia que ela sobreviveu a ela e entrou para a história. Mas vários séculos depois, na virada dos séculos 18 para 19, ela foi revivida por um curto período de tempo, tendo absorvido novas regras e tendências.
A próxima rodada de popularidade do "velho bem esquecido" já ocorreu na história recente.
Características do gótico moderno
O gótico moderno nas roupas, com a ajuda do qual se expressam os godos (fãs da subcultura de mesmo nome), é significativamente diferente do que estava na moda quase uma dúzia de séculos atrás. O estilo gótico moderno nasceu, ou melhor, reviveu de forma modernizada na década de 70 do século passado. Além das características da moda medieval, elementos da direção punk e tendências modernas estão entrelaçados nela.
As principais características distintivas da tendência "bárbara" em roupas modernas são:
- Gravitação em direção ao preto e sua combinação fria com o branco ou o vermelho. O uso mínimo de tons saturados de roxo, bordô, verde e azul também é permitido.
- A presença de silhuetas nítidas e linhas retas.
- Extravagância.
- Parte superior justa e parte inferior solta projetadas para tornar a figura angular e ocultar a forma feminina.
- O uso de enfeites brancos (claros) de um tema específico. O metal preferido está pronto - prata, que simboliza a Lua e enfatiza a palidez mortal de seus proprietários.
- Ângulos agudos que podem aparecer em golas, punhos, bainhas ou mesmo estampas em roupas.
- O uso de tecidos texturizados e materiais com uma textura interessante.
De seu ancestral medieval, ele herdou tristeza e severidade.
Diversidade
Atualmente, o estilo gótico está dividido em várias direções, que, claro, não dependem do status social de seus fãs. Em vez disso, é uma questão de gosto e preferência.
- Antigo (romântico), utilizando as tendências da moda do século XVIII e caracterizado pela presença de rendas, luvas até aos cotovelos, maxi vestidos, espartilhos e véus.
- Vampírico, que é uma espécie de imitação de vampiros "cinematográficos". As garotas que seguem essa orientação enfatizam diligentemente sua sexualidade, usam detalhes em vermelho vivo em suas roupas ou maquiagem (batom, esmalte de unha).
- Metalizado (rocha). Ele ecoa "metal" na música e usa peças de couro, complementadas por todos os tipos de correntes, colares, pontas. Roupas de látex também são permitidas aqui.
- Direção cibernética. Combina habilmente elementos do gótico com o industrial. Na criação de imagens, dá-se preferência a tecidos artificiais, cortinas ácidas, sapatos de plataforma elevada.
- Lolita (J-Gótico). Destino originário do Japão. Seus principais atributos são vestidos góticos na altura do joelho, ricamente decorados com babados e crinolina. Guarda-chuvas, chapéus, sapatos com biqueira arredondada em plataforma alta são usados como acessórios.
- Corporativo. Uma espécie de "adaptação" da subcultura e de sua moda às exigências do código de vestimenta. É caracterizada pelo uso mínimo de acessórios e praticamente nenhuma maquiagem.
Além dessas opções, no gótico moderno pode ser distinguido;
- Godos vitorianos e renascentistas, incorporando imagens do passado;
- andrógino, tentando "disfarçar" seu verdadeiro gênero por trás de roupas e cosméticos;
- glitter e faerie goths, que incluem exclusivamente garotas que tingem o cabelo com cores brilhantes e incomuns, tranças dreadlocks e tranças.
- Western Goths, uma reminiscência de filmes de cowboy.
Os representantes deste último grupo são os menores e mais raros do que os outros.
Conjunto moderno de coisas góticas
Como já observamos, as coisas pretas prevalecem no guarda-roupa dos prontos. Mas a variedade de elementos de imagem em si é bastante ampla.
Para os looks, são usados seda, veludo, vinil, couro mesh, denim, complementados por organza, brocado, tafetá, lurex.
O guarda-roupa feminino consiste em:
- calças de couro, silhueta justa;
- T-shirts, gola alta, blusas escuras;
- saias e gabardinas de comprimento médio e máximo;
- espartilhos de couro usados por cima de vestidos ou camisas;
- vestidos vintage ou ultramodernos com estilos complexos;
- arreios - como espartilhos, eles são usados sobre as roupas;
A imagem é complementada por todos os tipos de rendas, folhos, laços, botas ásperas em uma plataforma alta ou salto, guarda-chuvas incomuns, luvas longas, chapéus com véus, joias grandes e maciças feitas de metal branco (prata é usada principalmente, mas "exceções" de ouro branco ou platina são permitidos).
Os acessórios prontos favoritos são:
- jóias decoradas com espinhos, correntes, algemas;
- pulseiras e colarinhos em látex ou couro;
- imagens de crânios, aranhas, gatos, dragões;
- anéis, brincos e pingentes com imagens de cruzes egípcias.
Em vez de bolsas, as meninas podem usar mochilas grandes ou elegantes bolsas de viagem.
Uma parte integrante e importante da imagem é o penteado. Em godos, isso geralmente é cabelo preto liso (raramente ruivo ou acinzentado). A direção romântica permite cachos e penteados exuberantes.
Os adeptos do estilo gótico têm uma composição peculiar. A palidez "aristocrática" do rosto é muito popular, então uma camada significativa de maquiagem é aplicada a ele. O detalhe mais expressivo são os olhos, desenhados com delineador preto ou lápis. A cor da manicure também é preta.
para quem é isso?
Apesar de sua extravagância, o gótico moderno é bastante versátil. A imagem original fará:
- para um casamento não convencional;
- meninas em busca de autoexpressão;
- para organizar uma sessão de fotos incomum;
- para uma festa;
- para os amantes do preto, um pouco entediado com a monotonia;
- aqueles que desejam mudanças dramáticas na aparência.
Como criar um laço moderno
Para quem deseja se vestir de acordo com os cânones da subcultura, os estilistas aconselham começar com calças pretas, que podem ser jeans ou de couro.
Se a figura permitir (formas esbeltas), vale a pena dar preferência às magras. Caso contrário, podem ser calças largas.
A próxima compra é um espartilho que combina perfeitamente com as calças e uma saia fofa com acabamento em renda.
Uma camisa “pirata” com ombros nus é recomendada sob o espartilho.
A imagem romântica está pronta
Já para os fãs de rock, camisetas com vários símbolos correspondentes à direção são adequadas; calça; botas de couro com sola maciça e maciça ou salto alto em preto ou vermelho; pulseiras de couro e gola de látex.
Para não apenas parecer um gótico, mas também se tornar um, você precisa de uma visão de mundo especial e de um ambiente adequado.