Tudo sobre o estilo boêmio
Todos os anos, casas de moda famosas apresentam novas tendências em roupas, maquiagem, figura e estilo de vida. Algo vai embora com o tempo e algumas tendências estão firmemente arraigadas na vida das mulheres da moda. Assim, tendo surgido no final do século XIX, o estilo boêmio passou a ser expressão de liberdade, criatividade e arte. E apenas as personalidades mais brilhantes e distintas ousaram usá-lo. Com o tempo, essa direção adquiriu novos recursos, mas o espírito de liberdade não morreu nela até hoje.
Peculiaridades
O estilo boêmio originou-se fora da moda. Em vez disso, estava associado a um estilo de vida. Inicialmente, os bohemiens na França eram chamados de ciganos, ou seja, os habitantes da Boêmia (República Tcheca). Portanto, a vida livre de artistas e artistas foi comparada a eles. Assim, com o tempo, o boêmio foi apelidado de uma camada da sociedade, que incluía figuras artísticas e teatrais com um estilo de vida extravagante.
Inicialmente, não foi considerado algo positivo e foi acompanhado pela pobreza. Mas o mundo está mudando e a boêmia está cada vez mais associada a algo sublime e atraente. Com o início do século 20, o estilo boêmio se transforma em um fenômeno da cultura mundial. O estilo boêmio sempre se destaca na multidão. Eles têm algo a contar e como surpreender os outros. Um rico mundo interior, um desejo pela arte, uma pequena preocupação com a riqueza material freqüentemente atraem artistas, pintores, músicos e poetas para uma sociedade boêmia.
No final do século 20, estão ocorrendo mudanças no conceito de "boêmia". O mundo começou a falar sobre o surgimento do "bobo" - uma combinação de boêmios e burgueses. É nesta forma que o estilo boêmio existe hoje. Ele pode ser visto entre estrelas de Hollywood, milionários, figuras famosas da ciência e da arte.
A fundadora do estilo boêmio no vestuário pode ser considerada com segurança a modelo Jane Morris, que no final do século 19 se recusou a usar espartilhos e colocar vestidos longos e soltos, o que se tornou um ponto de viragem na história da moda feminina. Tal nova decisão foi imediatamente tomada pelos costureiros europeus, que imediatamente começaram a desenvolvê-la e transformá-la.
Com o tempo, o estilo boêmio se tornou um símbolo de protesto. Elementos rígidos dos ternos masculinos apareceram nas roupas femininas. O estilo foi apoiado por personalidades famosas: Marlene Dietrich, Frida Kahlo. E mais tarde, o estilo hippie livre se tornou quase o principal nos looks dessa direção: tops de malha, saias em camadas, óculos enormes, tiaras, bugigangas. Tudo isso ainda é usado hoje.
Hoje, o estilo boêmio significa uma combinação de streetwear e itens de luxo. Ao combinar elementos diversos, o boho fashionista expressa sua atitude para com o mundo, revelando em troca toda a diversidade de sua alma. Várias formas e texturas são usadas, coisas feitas à mão de designers conhecidos e "sem torção", materiais ecológicos.
Tamanha variedade na combinação de roupas permite fantasiar, o que faz com que esse estilo seja adequado em qualquer situação: nas férias e nas saídas, mas com a combinação certa. De roupas hippie desleixadas, evoluiu para um estilo luxuoso e sofisticado.
Itens de vestuário
Os representantes desse estilo estão sempre em busca de um novo, muitas vezes trocam de lugar, gastando tempo viajando. Ao mesmo tempo, as personalidades boho não perdem tempo: tocam música, pintam, compreendem a arte de dançar. É por isso as roupas devem ser confortáveis, largas e incluir peças fáceis de lavar e difíceis de estragar. Para fazer isso, escolha roupas brilhantes e multicoloridas.
Freqüentemente, as mulheres boêmias da moda procuram roupas novas em salões de segunda mão e vintage. A impressão brilhante e as camadas prevalecem. Descuido e sofisticação coexistem.
Para um guarda-roupa boêmio feminino, os seguintes são adequados:
- vestidos folgados com renda, borlas ou franjas;
- saias longas soltas com um estampado floral brilhante;
- blusas envolventes com mangas franzidas;
- suéteres de malha grossos com gola esticada ou em camadas;
- capas quimonos brilhantes;
- Jeans rasgado;
- Jaquetas de couro com franjas;
- tops curtos;
- túnicas;
- calças maciças;
- leggings;
- coletes;
- Jaquetas sem mangas;
- poncho.
Nos homens é:
- coletes de retalhos;
- Jaquetas com mangas enroladas;
- poncho;
- calças xadrez;
- shorts de algodão;
- Camisetas;
- camisas com gola alta;
- casaco;
- suéteres grandes e macacões de malha grossos;
- Jaquetas de camurça;
- kilt;
- calças chino;
- jeans.
Que materiais são usados?
O estilo boêmio é sempre natural. Os materiais orgânicos são escolhidos para as roupas: linho, algodão, camurça, veludo cotelê, lã, couro, seda. Não faz muito tempo, a urtiga, o cânhamo e o bambu eram usados ativamente. Os materiais são agradáveis ao toque, ao uso em climas quentes e frios.
Cores e estampas
É aqui que você pode realmente vagar! A gama de cores no estilo boho é enorme: estampas florais, psicodélicos, motivos étnicos, xadrezes, estampas. Tons e cores vivas associados à natureza são especialmente apreciados. Eles podem ser usados separadamente e combinados entre si. O fundo é mais freqüentemente em tons de marrom, preto e cinza. Sinta-se à vontade para combinar tops lisos calmos com saias multicoloridas.
Bordados em qualquer item feito à mão são bem-vindos. Franjas, rendas, dobras, babados, borlas, tecidos ásperos e desfiados também falam do boho.
Sapatos e acessórios
As meninas não precisam se limitar a acessórios: todos os tipos de anéis (lacres grandes, finos para falanges, com pedras, antigos), joias douradas com efeito gasto, tiaras, contas multicamadas, pulseiras, lenços, brincos grandes, grandes óculos de sol, ligas, turbantes e até flores frescas. Decorações feitas de madeira, penas, ossos e laços ao redor do pescoço ficarão espetaculares.
Os chapéus formam uma camada separada para a imaginação: chapéus fedora, com aba larga, palha, com fitas, flores. E não se esqueça dos lenços.As bolsas também são uma parte importante do guarda-roupa boho. Normalmente tratam-se de malas-malas com motivos luminosos de tecidos naturais, malas de malha e tecido, modelos em técnica patchwork, mochilas de couro com franja no ombro, malas pequenas com cordão comprido.
De calçados - sandálias naturais confortáveis, botas de cowboy, sapatilhas. O marrom é o preferido.
Os homens também têm uma grande escolha: lenços, chapéus, bonés, bandanas, suspensórios, pulseiras de couro áspero, bugigangas, borboletas no pescoço, cintos tecidos, amuletos, faixas na testa, lenços volumosos, todos os tipos de remendos, remendos, acessórios incomuns (botões e botões). Os homens Boho escolhem como calçados modelos confortáveis, naturais e de alta qualidade.
E, claro, eles adoram fazer experiências com barba e bigode! Pode começar com uma barba leve e terminar com uma barba decente com miçangas e fios trançados.
Exemplos de imagens
Portanto, se você sempre se considerou uma pessoa criativa e amante da liberdade, e a atenção não o assusta de forma alguma, aqui estão alguns exemplos de imagens de que você certamente gostará.
Para a menina
No andar de cima, vestimos uma camisa de algodão tamanho grande para homens com mangas arregaçadas. Bottom - saia longa livre de seda ou gaze com estampa floral, que pode ser enfatizada por um enorme cinto cor de areia com fivela. Nos pés, sandálias de couro simples.
Uma sacola de vime ou uma sacola de tecidos naturais em tons monocromáticos combinam com o visual. Dos acessórios escolheremos brincos brilhantes com franjas. Deixe o cabelo solto ou faça uma trança descuidada. A maquiagem não deve ser brilhante, enfatizamos o mais necessário e adicionamos brilho ao rosto.
Homens
Top - camisa com estampa psicodélica com mangas curtas, bottom - chinos de algodão branco com punhos, mocassins de couro marrom claro. Colocamos alguns enfeites no pulso.