Estilos de roupas

Estilo império em roupas

Estilo império em roupas
Contente
  1. História de estilo
  2. Características
  3. Artigos decorativos e acessórios
  4. Vantagens de estilo
  5. Elementos do Império em roupas modernas

Não é segredo que a moda anda em espiral e, mais cedo ou mais tarde, várias tendências reaparecem nas imagens da mulher moderna. O estilo império não é exceção.

Além disso, suas características principais são tão exitosas que lhe permitiram permanecer no mundo da moda por um longo período.

História de estilo

O estilo clássico do Império durou apenas um quarto de século. No entanto, ele gostava tanto de belezas que as mulheres da moda modernas o transformaram por si mesmas.

Após a Grande Revolução Francesa no final do século 18, a distinção entre os diferentes estratos sociais foi suavizada. A sociedade tornou-se democrática e progressista, o que marcou o início de uma nova era mais moderna. Essas mudanças dramáticas não podiam deixar de se refletir na maneira de vestir. Perucas altas, crinolinas exuberantes e acessórios sofisticados foram enviados para a fornalha. Eles foram substituídos pela simplicidade, ternura, sofisticação e sofisticação de gosto.

Ao mesmo tempo, o grande Napoleão I Bonaparte ascendeu ao trono imperial francês, e com ele a bela Josefina Beauharnais apareceu na arena histórica. Foi ela quem se tornou a inspiração para o novo estilo. Todo fashionista europeu sonha em ser como a amada do grande comandante.

Características

O vestido "schmiz", que em francês significa "camisa", tornou-se a marca registrada do estilo império. Na verdade, anteriormente, esse corte de vestidos só era aplicável para camisas que eram usadas sob roupas fofas. Na aparência, os vestidos das fashionistas do início do século XX lembravam roupas leves gregas, chitons. Não é de surpreender, pois a ditadora de tendências do estilo império, a encantadora Josefina, era uma grande admiradora da cultura helênica.

A silhueta do vestido schmiz deveria se assemelhar a uma coluna antiga. O corte dessa roupa proporcionava um corpete curto com um corte profundo, que ia literalmente ao longo da linha do peito. As mangas eram curtas em forma de "lanternas" em punhos largos. A parte principal da decoração ficava sob o corpete em linhas fluidas. Na frente parecia reto, e nas costas era dobrado para que pequenas dobras dessem à imagem ainda mais leveza.

As roupas eram feitas de tecidos transparentes e arejados, e seda grossa foi usada como forro. No apogeu do Império, as mulheres preferiam as cores branco e pastel. Mais tarde, as cores podem ser absolutamente quaisquer. Mas os vestidos permaneceram monocromáticos.

Artigos decorativos e acessórios

Uma variedade de soluções decorativas deu luxo refinado aos vestidos lisos com corte simples. Para dar ao produto um visual mais elegante, bastou costurar uma cauda fina na parte de trás.

Os vestidos de estilo império caracterizam-se pela acentuação da cintura alta com fitas ou orlas de cetim, que são mais complexas no seu design. A decoração para eventos noturnos e celebrações tinha um corpete ornamentado. A decoração era bordada com fios de ouro ou prata. Para as mulheres do início do século XIX, não havia desejo por roupas coloridas. Portanto, as mulheres da moda preferiram usar elementos decorativos para combinar com a roupa.

No tempo frio, as jovens se envolviam em um xale de cashmere, que também desempenhou um grande papel na formação da imagem. Quanto a outras coisas quentes, as pobres meninas não tiveram sorte aqui. A moda feminina, então, não envolvia o uso de casacos. Mulheres em sedas finas pareciam ainda mais absurdas em um inverno violento contra o pano de fundo dos homens, que, ao contrário, naquela época davam boas-vindas a roupas de várias camadas. Apesar dos constantes resfriados, as mulheres continuaram teimosamente seguindo as tendências da moda, vestindo roupas quentes, exceto para cavalgar.

Luvas grossas brancas enfatizavam mãos finas e movimentos graciosos. A cabeça da jovem era decorada com todos os tipos de chapéus, boinas, bonés e até turbantes. Essas peças de roupa desempenhavam o papel de acessórios.

A moda império ditou as regras não apenas para roupas, mas também para aparência. A máxima naturalidade da imagem foi bem-vinda. O uso de cosméticos foi minimizado. A pele dos fashionistas deve ser pálida aristocrática. Portanto, outro acessório indispensável para as mulheres é um guarda-chuva de renda ou seda.

Vantagens de estilo

O corte dos vestidos estilo Império é tão versátil que se adapta a qualquer formato. As proporções do schmiz são alteradas para 1: 6, envolvendo apenas o peito, e o resto da figura é coberto por um tecido esvoaçante em cascata.

Para meninas magras, um corpete curto e justo vai levantar o peito, e uma saia larga dará à figura uma silhueta feminina. Para donos de formas curvilíneas, esse tipo de roupa também é ideal. Uma cintura alta irá enfatizar as vantagens e suavizar visualmente quaisquer falhas.

É por isso que o corte dos vestidos no estilo Império é relevante até os dias de hoje. Não há mais estilo de sucesso que se adapte às mulheres de diferentes constituições e idades. Sob esse vestido maxi, você pode usar tanto sapatos de salto alto quanto de sola plana.

Elementos do Império em roupas modernas

A atualidade é caracterizada por uma combinação de vários estilos com a utilização de certas técnicas retiradas do passado. O estilo eco do Império persiste até hoje, embora na forma clássica seja encontrado apenas entre clientes individuais.

As roupas modernas podem ser extremamente curtas, como vestidos de bonecas. E a decoração é muito mais modesta do que a dos produtos do início do século XIX. Mas a principal característica - cintura alta - permanece inalterada.

Vestidos de noite

O estilo império se reflete em muitos vestidos de noiva e de noite. Quanto às celebridades, será fácil encontrar uma imagem com elementos do estilo antigo nos tapetes vermelhos.

A parte superior dos modelos modernos pode combinar um corpete estilo império com mangas compridas ou alças largas. A profundidade do decote varia de reveladora a alta. Os vestidos de noite seguem os cânones clássicos. A saia mantém seu comprimento máximo ou tem cauda pequena.

Roupa casual

Na coleção de qualquer estilista encontram-se modelos de vestidos de verão e blusas com cintura alta, ressaltados pelos detalhes decorativos.

Qualquer roupa casual, em maior ou menor grau, admite a presença de elementos da moda do início do século XIX. Graças à sua silhueta esvoaçante, o corte é um dos favoritos das mulheres grávidas.

Por mais estranho que possa parecer, os traços característicos do estilo Império podem ser perfeitamente combinados com um estilo empresarial. Um vestido lacônico com acabamento modesto será adequado no escritório, mesmo com o código de vestimenta mais rígido. Se no trabalho for permitido usar roupas mais interessantes, o vestido pode ser decorado com detalhes contrastantes. Modelos modernos agora permitem impressões brilhantes em produtos de estilo Império.

O modelo de maxi-vestidos de verão é muito difundido, em que em vez do corpete justo clássico aparece uma “gola”.

Devido à variedade de cores, este modelo de vestido pode ser escolhido para qualquer ocasião. Um vestido de verão com um arco-íris brilhante é perfeito para passeios e encontros, e um modelo monocromático é perfeito para eventos noturnos.

sem comentários

Moda

a beleza

casa