Estilo de roupa dos anos 90
Apesar da polêmica da época, foi ela quem trouxe para a moda muitas coisas hoje consideradas cult - jeans, minissaias, vestidos estilo lingerie e bombardeiros. E os adolescentes modernos, que nasceram muito mais tarde, preferem cada vez mais as roupas dos anos 90.
Vamos lembrar como foi a era da moda no final do vigésimo milênio.
Características da época
A maneira de se vestir nos anos 90 é melhor chamada não de estilo, mas de uma nova abordagem da moda e da escolha das roupas. O próprio princípio de criar roupas de designers e criar uma imagem de pessoas comuns começou a mudar.
O princípio básico da época é “ser você mesmo”. Eles começaram a prestar muita atenção à individualidade, reflexo do mundo interior de uma pessoa e seu próprio estilo. Foi nessa época que surgiu a profissão de estilista e criador de imagens, e as revistas de destaque começaram a dar conselhos sobre como enfatizar sua individualidade.
Traços específicos
Na década de 90, as roupas jeans se tornaram especialmente populares - absolutamente todo mundo as usava. Não se trata apenas de jeans, mas também de saias, shorts, vestidos de verão para meninas e macacões para ambos os sexos.
Foi então que surgiu um terno jeans - calça e paletó ou paletó, que devem ser usados juntos. Além disso, os designers criaram bolsas, chapéus e até sapatos jeans. Não é à toa que esta era às vezes é chamada de "denim".
Além disso, pela primeira vez, roupas unissex se tornaram populares - camisetas, suéteres grandes, tênis ou outros sapatos confortáveis foram usados com jeans.
Ao mesmo tempo, a teatralidade deliberada e uma abundância de cores brilhantes, especialmente em imagens femininas, estavam em voga.
Mais atenção foi dada não tanto às roupas quanto ao corpo humano.Tinha que ser pálido ou muito bronzeado, esguio, às vezes até demais, a figura tornou-se parte integrante do arco da moda.
Tornou-se obrigatório ir não só ao ginásio, mas também ao salão de beleza. A cirurgia plástica se tornou muito popular. Um culto às supermodelos apareceu - todos tentavam ser iguais a Naomi Campbell, Linda Evangelista, Cindy Crawford, Kate Moss.
Como as roupas dificilmente surpreenderiam ninguém, as fashionistas começaram a modificar seus corpos - para fazer piercings, tatuagens, cujo estilo é assunto para uma conversa à parte.
Estilo dos anos 90 na Rússia
A moda do final do século XX no mundo e no território dos estados pós-soviéticos, e na Rússia em particular, tem se destacado um pouco. O que consideramos a moda dos anos 90 era popular na América e na Europa em meados dos anos 80.
Isso se deve ao fato de que a Cortina de Ferro caiu, e rios de roupas brilhantes correram até nós, que antes só podiam ser obtidas de especuladores. Para os habitantes da ex-União Soviética, não era tão importante seguir as tendências da moda mundial quanto usar roupas "estrangeiras".
Esse período foi lembrado pelos bolinhos de calça jeans, minissaias de couro e jeans, blusas e suéteres com ombros largos, leggings coloridas, moda para agasalhos, suéteres de tricô coloridos e relógios de pulso eletrônicos.
Direcções de estilo da época
Grunge
Kurt Cobain e seu grupo Nirvana são considerados os fundadores do estilo. Eles revolucionaram não apenas o mundo da música, mas também o da moda. Seus fãs, seguindo Kurt, começaram a usar suéteres largos, calças masculinas grossas (que hoje chamamos de jeans boyfriend), cardigans alongados, camisas xadrez, jaquetas de couro, tênis surrados e botas pesadas.
Assim, eles declararam sua indiferença para com a indústria da moda. As principais características do grunge são desarrumação, camadas, roupas oversized, xadrez e jeans.
A moda de passarela adotou a tradição do grunge, que pode ser encontrada em Vivienne Westwood, Marc Jacobs, Karl Lagerfeld.
Minimalismo
Esse estilo teve origem na década de 60, mas atingiu seu maior desenvolvimento justamente no final do século XX. Muitos designers confiaram no conservadorismo, na simplicidade de formas e cores. Grande atenção foi dada ao corte rígido e às silhuetas simples.
Os representantes mais proeminentes do estilo são Donna Karan e Calvin Klein, que mais tarde cultivaram o estilo unissex que surgiu do minimalismo. Com o tempo, o unissex se transformou em androginia, que é popular hoje.
Se o grunge veio das ruas para as passarelas, com o minimalismo foi o contrário. Graças aos esforços dos designers no uso diário, jeans lacônicos, tops e camisetas brancas, sapatos de sola plana, jaquetas e um mínimo de acessórios tornaram-se populares.
Nos filmes, o minimalismo foi brilhantemente representado por Rachel e Monica de Friends, Dana Scully de The X-Files e a heroína Sharon Stone de Basic Instinct.
Rave e neon
Na música, o grunge foi substituído por uma nova direção - rave. Isso é música eletrônica, da qual festas ininterruptas e drogas faziam parte. Inevitavelmente, isso influenciou as tendências da moda em roupas. Cores ácidas, vinil e plástico, superminis, camisetas e tops com estampas psicodélicas, sapatos com plataforma gigantesca, cabelos claros e maquiagem se tornaram populares.
Nas passarelas era difícil encontrar esse caminho, mas nas ruas o estilo era mais do que ativo. Cabelo em azul, verde, laranja, uma plataforma de 15 centímetros, roupas de vinil - tudo isso era popular até na Rússia.
Esporte chique
Em meados dos anos 90, nasceu outra direção de estilo, que fez das leggings uma peça icônica do vestuário. Eles foram usados com tênis, camisetas brilhantes, vestidos e minissaias.
Também popular era um top curto (de preferência exibindo um piercing no umbigo) usado com jeans ou minissaias.
Sport-chic chegou tanto às passarelas quanto ao cinema. Ele podia ser encontrado na maioria das séries de TV para jovens da época.
Estilo ecológico
No final do século XX, a ecologia ao redor do mundo se deteriorou drasticamente, o que não poderia deixar de afetar a indústria da moda. Os designers começaram a procurar maneiras não de criar, mas de processar os materiais que estavam em uso.
Por exemplo, o estilista Martin Margela, alterou roupas velhas que estavam fora de moda. Com o tempo, essa ideia de remodelar e costurar roupas velhas se espalhou e, no momento, atingiu o auge. O estilo ecológico, não só nas roupas, mas também no interior, é popular há mais de um ano.
Isso inclui o abandono dos tecidos sintéticos em favor do linho, algodão e cânhamo, sapatos de couro natural.
Ao mesmo tempo, o "verde" passou a promover ativamente a proibição das peles naturais, que os designers passaram a substituir por sintéticas. Nos anos 90, Franco Moschino se tornou o primeiro, e hoje muitas marcas de moda não o utilizam mais em suas coleções.
Roupas icônicas
Imagem empresarial
Para entender como as mulheres de negócios da época se vestiam, vale a pena lembrar a Agente Scully. Eram jaquetas alongadas com ombros enormes, calças ou saias curtas, camisas de seda e casacos enormes.
Look casual
- Vestido bainha, vestido estilo linho, vestidos curtos quadrados no estilo do minimalismo.
- Tops, camisetas e camisetas com franjas (a parte de baixo foi recortada em listras finas), camisetas claras ou brancas com estampas e fotos de suas estrelas favoritas. Um dos exemplos marcantes é uma camiseta com os personagens principais do filme “Titanic”, que quase todas as garotas tinham no final dos anos 90.
- Leggings em cores vivas e com estampas diversas.
- Suéteres grandes, suéteres curtos, vestidos e jaquetas de malha.
- Calça clássica com cintura alta, calça boca de sino a partir do joelho, calça com estampa étnica e animal.
- Macacões em jeans e couro.
- Todos os tipos de roupas jeans - calças, saias, shorts, jaquetas, vestidos de verão.
- Uma variedade de roupas de couro - jaquetas, calças e shorts de couro, macacões, saias, coletes, capas de chuva compridas.
Sapatos e acessórios.
Sapatos com solas enormes de trator, sapatos e botas com saltos grossos e estáveis eram populares. Os fãs do grunge usavam botas Grinders e Dr. Martens. Tênis e tênis também foram relevantes, mas se nos EUA fossem Convers e Adidas, então temos principalmente falsificações chinesas.
Gargantilhas, brincos de argola grandes e correntes finas eram os preferidos para suas joias.
Estilo dos anos 90 hoje
Apesar de esse período ser há muito considerado um dos mais insípidos, hoje é incrivelmente popular. A partir de 2012, elementos dessa época começaram a aparecer nas coleções de moda dos estilistas.
No início eram cores neon, em 2013 houve um verdadeiro boom do grunge. Alguns copiaram Kurt do mesmo jeito, enquanto outros adicionaram grunge eclético a ele. Suéteres de renda e malha grossa combinados com botas grosseiras não saíram de moda por várias temporadas.
Alguns designers tinham elementos de rave, minimalismo e esporte chique. As duas últimas direções não saíram de moda ultimamente, tornaram-se universais.
No momento, elementos do estilo dos anos 90 estão no auge de sua popularidade. Saltos largos, biqueiras quadradas nos sapatos, tops curtos, jeans de cintura alta, minissaias com camisetas brancas lisas.
Cada designer apresenta esta época de uma maneira diferente. Alguns apostam no minimalismo, apreciado pelo seu rigor e simplicidade, enquanto outros utilizam o brilho e a variegação da época nas suas coleções.
É ótimo! Muito obrigado. Muito interessante e informativo.
Eu gostaria de acrescentar sobre o estilo grunge. E se falamos dele exatamente como um estilo de roupa, então antes de mais nada é preciso dizer que ele trouxe uma novidade, que influenciou a indústria da moda.Primeiro, deixe-me lembrar a você que foi o estilo "grunge" que se tornou o fundador dos jeans muito rasgados que os jovens ainda usam. Em segundo lugar, o grunge trouxe para a moda as camisas xadrez e as botas pesadas e ásperas muito na moda, com solas grossas. Além disso, grunge e hippie não se confundem: desordem é hippie) E grunge é bastante descuido, como a personificação da liberdade, mas as coisas estão sempre, embora gastas, mas limpas, até um pouco desbotadas.
Eu concordo sobre as coisas lavadas :). Lavei minha calça jeans quase todos os dias e sequei-a no forno a gás.