Tudo sobre identidade corporativa
Em qualquer ramo de atividade, existe um grande número de empresas, cada uma delas procurando uma forma de se destacar das demais. A maioria dessas empresas está repleta de imagens brilhantes, slogans ruidosos e ofertas especiais, mas, como resultado, parecem iguais e enfadonhas. Apenas alguns fabricantes conseguem que seu logotipo se torne reconhecível em todo o mundo, e tudo graças a uma identidade corporativa bem desenvolvida.
O que é e por que é necessário?
Para entender o significado da definição de "identidade corporativa", é necessário lembrar qualquer marca bem conhecida, por exemplo, Coca-Cola, Adidas ou Foxtrot. Quando você menciona esses nomes, uma determinada cor, logotipo, melodia ou fonte do autor imediatamente aparece em sua cabeça - esses são os elementos que compõem o estilo da organização.
A história do surgimento de cada empresa começa com a criação de uma determinada imagem que torna a marca reconhecível entre os concorrentes.
A identidade corporativa é uma expressão especial das qualidades individuais da empresa, veiculadas por meio de cores, sons, textos e figuras simbólicas simplificadas. O objetivo de todos esses elementos é unir os bens ou serviços da empresa por uma associação comum com o fabricante. O uso da estilística afeta a imagem da empresa como um todo, pois o design diz respeito a qualquer detalhe, mesmo o mais insignificante.
Hoje em dia, o conceito de “identidade corporativa” é responsável por três funções principais de desenvolvimento empresarial: identificação, imagem e diferenciação. Vamos considerar cada definição com mais detalhes.
- Função de identificação. Uma empresa que adere a um determinado estilo de decoração de bens e instalações irá destacar-se dos seus concorrentes.Será mais fácil para os clientes se lembrarem da relação entre um produto e um fabricante quando eles tiverem um logotipo, cor ou fonte comum. A popularidade de um produto crescerá mais rápido se os clientes puderem identificá-lo rapidamente entre outros produtos semelhantes. Para entender a importância das características distintivas de um produto, basta lembrar qualquer comercial irritante. Para que a propaganda funcione, ela deve incluir a descrição de uma característica especial do produto, que possa ser facilmente encontrada nas prateleiras das lojas ou sites da Internet.
- Função de imagem. A reputação da empresa desempenha um papel importante na promoção do negócio, a identidade corporativa ajuda a criar e manter uma imagem original e reconhecível da empresa que atrai clientes. Quando uma empresa é percebida positivamente pelas pessoas, a confiança em seus produtos também cresce significativamente. Muitas vezes, uma marca é para o público-alvo um sinal de alta qualidade ou uma determinada política de preços que distingue produtos de produtos semelhantes.
- Função de diferenciação. A conformidade com um design específico distingue os produtos e anúncios da empresa dos concorrentes. Hoje em dia, existe um grande número de fabricantes semelhantes que oferecem um grande número de produtos semelhantes. O branding ajuda os clientes a encontrar características familiares nesta abundância e simplifica muito o processo de pesquisa.
A descrição das funções da identidade corporativa responde parcialmente à questão de quais tarefas ela executa e por que é necessária. Em primeiro lugar, o design elaborado ao mais ínfimo pormenor distingue a empresa de um grande número de concorrentes. Os recursos de estilo individual agregam prestígio à empresa e criam um caráter especial que é lembrado pelos clientes.
O fácil reconhecimento do produto também é um fator muito importante para ajudar a construir uma reputação e aumentar as vendas. No entanto, você pode colocar elementos de estilo não apenas na sala de trabalho ou em um produto - você também pode representar uma marca, slogan ou logotipo nas roupas, criando um uniforme.
Roupas com letreiros distintivos ajudam os colaboradores da empresa a se integrarem rapidamente à equipe, sentirem o espírito corporativo e também se sentirem parte importante de um enorme mecanismo.
Os clientes mostram mais confiança nos produtos que conhecem pelo menos um pouco - em algum lugar encontramos um logotipo, ouvimos um slogan sonoro ou lembramos das características dos produtos de publicidade. Quando o estilo da empresa atinge um determinado nível, pode-se começar a economizar em publicidade, pois o próprio design passa a ser a melhor propaganda.
O significado de FS era conhecido desde os tempos antigos. - Os símbolos responsáveis por um determinado estilo são encontrados em muitos artefatos. Anteriormente, para mostrar a relação de uma coisa com uma determinada categoria, insígnias especiais eram representadas nela. Essas marcas antigas são encontradas em armas, utensílios domésticos, tatuagens e cemitérios.
Visão geral do item
A identidade corporativa inclui uma lista completa de elementos, cada um dos quais desempenha uma tarefa específica.
As empresas geralmente usam apenas uma fração desses símbolos, o que deixa a imagem da empresa inacabada.
Entre os elementos incluídos no conjunto padrão do FS não estão apenas logotipos, slogans e certas cores, mas também alguns outros detalhes importantes. A lista dos principais elementos de estilização da empresa inclui: marca registrada, logotipo, slogan, cores, bloco e fonte. Vamos examinar mais de perto cada detalhe individual da imagem da empresa.
Marca comercial
Uma marca de serviço (marca registrada) é o principal elemento da identidade corporativa, que pode ser expressa de uma ou várias maneiras.
Muitas vezes as pessoas confundem esta parte da imagem com um logotipo, mas a marca de serviço tem um significado mais profundo.
O significado principal de uma marca é o nome de uma empresa ou marca nominativa, mas também pode ser um símbolo visual, tridimensional e sonoro.Um token também pode ser composto de uma combinação de valores contendo dois ou mais caracteres de serviço. Vamos examinar mais de perto cada tipo de marca registrada.
- Nome da empresa ou marca nominativa. Quando o nome de uma empresa é patenteado, ele é protegido contra o uso por concorrentes. Uma marca nominativa pode ser registrada em uma fonte regular ou em um design estilizado. Quando uma empresa registra seu nome em uma fonte de design, ele se torna um logotipo. A definição da palavra "logotipo" é bastante ampla - pode ser o nome completo da empresa, por exemplo, Google, Coca-Cola ou Samsung, uma abreviatura (WB, MTC), bem como uma categoria de produto ou o nome de um produto específico (Pepsi, Fanta). O logotipo é o tipo de marca mais popular - 80% dos empresários o registram como um nome estilizado de empresa.
- Sinal visual. Este tipo de símbolo é uma imagem, desenho ou emblema de uma empresa. Você pode patentear uma marca de serviço visual usando qualquer imagem - pode ser um animal, uma pessoa, objetos da natureza, figuras simples ou complexas, abstração, bem como um ornamento ou símbolo. Uma marca pictórica patenteada só pode ser usada por uma empresa que a registrou primeiro.
- Sinal volumétrico. Este é um símbolo específico feito em forma tridimensional - pode ser uma forma ou uma combinação de linhas. A produção a granel mais popular é a embalagem. A forma original de uma garrafa, caixa, sacola, garrafa ou o próprio produto (sabonete, bala) - tudo isso é um signo tridimensional. Esses símbolos incluem o formato do isqueiro Zippo (que ainda tem o som de abrir a tampa patenteada, sem falar no próprio mecanismo) ou o formato das garrafas de refrigerante (Coca-Cola, Fanta, Sprite).
- Sinal de som. Este tipo de sinal pode ser representado por uma variedade de sons - melodia, música, voz de animal ou ruído. O sinal sonoro é a música tema da introdução do filme da 20th Century Fox e o rugido do leão na introdução do Metro Golden Mayer. Essas empresas garantiram o direito de uso dessas marcas sonoras por meio de uma patente, de modo que nenhuma outra empresa pode usá-las legalmente em seus trabalhos.
- Combinação. A composição do símbolo combinado inclui várias combinações de todos os sinais descritos. Um exemplo conhecido de combinação que consiste em um nome e uma imagem é a marca de serviço Puma, que apresenta um animal e o nome da empresa ao lado.
Ao criar uma identidade corporativa, muitas empresas conhecidas não se limitam a um símbolo, na maioria das vezes a individualidade da empresa é expressa em uma combinação de vários sinais.
Logotipo
É um desenho ou imagem original que representa a essência da empresa. A maneira mais comum de criar um logotipo é estilizar o nome de uma empresa e adicionar um componente visual a ele. Esse símbolo é a cara da empresa - é ele quem mais chama a atenção dos clientes, por isso deve ser trabalhado com muito cuidado.
O logotipo é a base para a criação de uma identidade corporativa, a partir da qual se inicia a criação de uma imagem, e só então são trabalhados os demais componentes de estilização.
O símbolo da empresa deve ser o mais simples possível, mas, ao mesmo tempo, deve conter o máximo de informações sobre a empresa.
A princípio, criar um logotipo não parece uma tarefa tão difícil, pois qualquer designer pode representar o símbolo original. No entanto, nem todas as pessoas podem incorporar toda a essência da empresa em uma figura simples.
Às vezes, leva mais de um dia ou mesmo uma semana para criar um logotipo adequado, pode demorar até vários meses.
O logotipo desempenha várias funções importantes ao mesmo tempo - ajuda a lembrar o nome da empresa com a ajuda de associações, informa as pessoas sobre a natureza e as razões da existência da empresa, além de revelar a história da criação da marca. Por exemplo, o logotipo do Google é uma palavra em inglês modificada "googol" que representa o número 1 seguido por 100 zeros. Esse número está intimamente relacionado à essência da empresa - denota alta produtividade e velocidade de recuperação de informações.
Tagline
Criar um slogan é tão difícil quanto fazer um logotipo. O slogan é a essência da missão da empresa, resumido em algumas palavras simples e compreensíveis para qualquer pessoa. O slogan é a frase muito chata que gira sem parar na minha cabeça depois de assistir aos anúncios. - “Isto é o que eu amo” do McDonald's, “Como ninguém” do fabricante Mercedes-Benz ou “Para a vida” do Sberbank.
Um slogan corporativo pode ser expresso não apenas como uma frase simples, mas também como um lema da empresa.
Quando um slogan é usado com frequência, ele se torna parte do estilo de uma empresa e também pode se tornar parte de uma marca de serviço. A frase da coroa é um sinal visual e sonoro, portanto, é de particular importância na criação de uma identidade corporativa. O slogan é uma alta concentração da ideia de empresa, toda a essência de sua existência. Um bom slogan deve enfatizar um estilo corporativo bem desenvolvido, estar combinado com seus elementos, também é muito importante que seja curto, sonoro e memorável.
Cores
Às vezes, o uso de certas cores corporativas faz com que as pessoas comecem a reconhecê-las mesmo em locais onde a empresa não fez propaganda. O uso bem-sucedido de combinações de cores ajuda os clientes a se lembrar de uma empresa e a reconhecer seus produtos entre milhares de outros nomes. Existem muitos exemplos de combinações de cores bem-sucedidas associadas a uma determinada marca: quadrados brancos e azuis em um círculo preto no logotipo da BMW, listras pretas e amarelas no emblema Beeline ou uma letra amarela em um fundo vermelho da rede de restaurantes McDonalds.
Escolher uma cor também é uma tarefa difícil, pois cada tom evoca associações diferentes entre os clientes. Para escolher o esquema de cores certo, você precisa estudar cuidadosamente seu impacto nas pessoas ou se familiarizar com as opções de cores de empresas de sucesso. Por exemplo, as instituições financeiras e de seguros se esforçam para proporcionar tranquilidade a seus clientes, e é por isso que costumam escolher cores suaves para sua identidade corporativa, como azul ou verde.
A cor desempenha um papel importante no registro de uma marca: se você patenteá-la em uma versão colorida, ela estará protegida apenas nesta versão.
O caractere preto e branco é protegido em qualquer paleta de cores.
Bloquear
Um bloco de branding é uma parte importante do estilo - ele representa o uso padrão de uma palavra e marca visual ou uma combinação de vários outros elementos de estilo. Este elemento pode consistir no nome completo da empresa, seus detalhes, logotipo, lista de produtos ou serviços, slogan e outras adições decorativas. A parte mais popular do bloco corporativo é a indicação do ano de fundação da empresa, por exemplo, Sberbank sempre deixa o pós-escrito "Fundado em 1841" na publicidade.
O bloco é uma ferramenta conveniente para processar documentos comerciais, papéis timbrados de escritório (na forma de um "cabeçalho"), anúncios, cartões de visita e embalagens de mercadorias. Esta parte da identidade corporativa consiste em várias partes separadas que funcionam bem umas com as outras, mas também podem ser usadas individualmente.
Fonte
Uma fonte bem escolhida é uma parte importante da identidade corporativa, que é usada em toda a documentação corporativa. O estilo de grafia das palavras deve ser consistente com o estilo geral da empresa, corresponder às suas ideias e apoiar a missão.
A forma das letras e a espessura das linhas também são muito importantes, pois cada diferença evoca associações diferentes nas pessoas. A fonte trêmula é percebida como “infantil” e, portanto, muito adequada para lojas de produtos infantis.Além disso, a fonte pode expressar "feminilidade", "masculinidade", "leveza", "elegante", "conservadora" ou outros significados, dependendo do design escolhido.
Um fator importante para a escolha de uma fonte é a legibilidade, pois se o cliente não conseguir ler o nome corretamente, a empresa também não ganhará popularidade. A qualidade da leitura da fonte depende dos elementos estilísticos individuais, do tamanho das letras e do peso das linhas.
Via de regra, o estilo do nome da empresa é representado em fonte estilizada e bem legível, e as informações sobre os produtos são mais simples, portanto, a empresa deve ter várias fontes à sua disposição.
Transportadoras
Depois de se familiarizar com todos os elementos da identidade corporativa, você precisa pensar onde eles precisam ser colocados. Em primeiro lugar, trata-se de todos os itens relacionados com as atividades da empresa: mercadorias, papéis timbrados, cartões de visita, publicidade, suprimentos de contabilidade, banners, sites da Internet.
Lembre-se da rede de lojas Pyaterochka, uma figura com uma cauda verde estilizada imediatamente aparece em sua cabeça. As cores principais da empresa são bem lembradas pelos clientes, pois os fundadores da empresa as utilizam em todos os lugares - em uniformes, letreiros, anúncios e na decoração de interiores de lojas.
Sugerimos considerar uma lista de opções para colocar elementos de marca.
- Decoração do quarto. Isso deve ser abordado em primeiro lugar, porque no futuro, todos os detalhes da identidade corporativa irão se referir à sala principal e ao letreiro luminoso.
- Um uniforme. Podem ser roupas tradicionais com logotipo e o nome da empresa (macacão, camiseta, colete ou todos juntos), ou peças individuais de roupa (boné, avental, lenço).
- Recordações. Artigos de papelaria feitos no estilo corporativo não só irão melhorar a imagem da empresa aos olhos dos clientes, mas também ajudar os funcionários a se sentirem parte da missão da empresa.
- Internet. O próprio site da empresa tornará mais fácil para os clientes encontrarem produtos, e páginas adicionais de mídia social ou um canal do YouTube dobrarão o efeito.
- Anúncio. Cartão de visita, panfletos, banners em estilo corporativo estarão sempre na frente do público-alvo.
Características de criação
Para começar a promover uma marca, é necessário desenvolver uma identidade corporativa que a torne reconhecível e memorável. Todo o projeto é dividido em três etapas de desenvolvimento: pensar nos detalhes da ideia, dar vida ao estilo e manter a marca. Vamos examinar mais de perto as regras para o desenvolvimento de uma identidade corporativa.
- Pensando em uma ideia. Antes de fazer um estilo, é necessário que a empresa crie uma missão ou ideia específica a que aspira. Para uma empresa que não tem um objetivo, é muito difícil criar uma identidade corporativa, pois todos os seus elementos serão um conjunto de símbolos não relacionados. Designers experientes conhecem a essência de uma empresa e então usam associações para criar elementos de estilo inter-relacionados.
- A personificação e fixação da ideia. Nesse estágio de desenvolvimento, as empresas usam métodos diferentes: recorrem a anunciantes, designers, desenvolvedores de sites ou artesãos particulares. Mas para que o fim justifique os meios, é melhor limitar-se a um mínimo de desenvolvedores, caso contrário os elementos de estilo não serão homogêneos. Se não houver escolha e você precisar recorrer a diferentes designers para preservar a ideia de estilística, será necessário criar um brand book. Este documento contém uma descrição detalhada e representação dos detalhes do estilo.
- Preservação de FS. Durante a existência de grandes empresas, a sua imagem pode alterar ligeiramente o design - o que não assusta e pode até despertar o interesse dos clientes. Mas também acontece que com o tempo a missão da empresa muda, então você tem que mudar a marca. O principal na hora de mudar a identidade corporativa de uma empresa é criar um feed de boas notícias e alertar o público-alvo.
Exemplos de
Para entender como é uma identidade corporativa bem desenvolvida, basta olhar para qualquer marca de sucesso.
- Maçã. “Os nossos produtos tornam-no especial” - este slogan transmite a essência da empresa e reforça a ligação emocional com os clientes.
- "Sberbank". Os tons verdes claros de todos os elementos de estilo conferem ao banco a reputação de uma empresa discreta e objetiva, capaz de assumir enormes responsabilidades.
- Planeta Animal. Todos os detalhes da identidade corporativa do empreendimento indicam a missão de aproximar as pessoas da natureza e preservar o nosso planeta.