Tudo sobre ascetismo
Ascetismo na religião, filosofia e ambiente secular é chamado de estilo de vida associado à abstenção de vários prazeres. Os defensores dessa cosmovisão argumentam que uma vida de disciplina e autocontenção estrita torna a pessoa mais forte e a ajuda a alcançar grandes resultados em muitas áreas da vida.
O que é isso?
Ascetismo originou-se na Grécia antiga. Seu fundador é Aristipo, discípulo de Sócrates. Os filósofos da Grécia Antiga acreditavam que o benefício do ascetismo é tornar a pessoa mais forte.
Os ascetas abandonaram o luxo e levaram um estilo de vida tranquilo voltado para o desenvolvimento espiritual do indivíduo.
O conceito de ascetismo também era popular entre os seguidores de várias religiões. Portanto, no início do Cristianismo, os ascetas, que viviam suas vidas em autotortura, oração e jejum, eram altamente respeitados. Muitos deles foram nomeados santos postumamente.
No século XX, a palavra "ascetismo" começou a ser usada por psicólogos. Essa definição foi usada pela primeira vez em suas obras pelo fundador da psicanálise Sigmund Freud. Em psicologia, esse termo significa um mecanismo adaptativo que se manifesta em uma situação em que uma pessoa compara suas realizações com as de outros e as reconhece como menos significativas.
Papel na história
Houve muitos períodos significativos na história da humanidade em que um fenômeno como o ascetismo serviu como um protesto contra os excessos.
Então, Nos dias da Rússia Antiga, o ascetismo era uma forma de resistência passiva a todas as adversidades desta vida. Incapazes de viver no luxo, as pessoas recusaram todas as tentações. A vida simples e séria era tida em alta conta na época.
Representantes do ascetismo também se reuniram entre os líderes dos movimentos populares da Europa e da Rússia, que se opõem à nobreza e não querem conviver com ela no mesmo nível.
O significado da luta contra a classe alta foi que as pessoas sacrificaram alegrias momentâneas para que seus filhos pudessem viver melhor no futuro.
Ascetismo religioso
Separadamente, vale a pena falar sobre ascetismo religioso. Os praticantes de quase todas as religiões pregam a rejeição de muitas coisas. O caminho para a iluminação sempre passa pela observância de muitas restrições diferentes.
No islam
Os seguidores desta religião oriental em suas vidas são guiados pelo Profeta Muhammad, que sempre disse que as pessoas deveriam viver uma vida simples. É importante notar que ele próprio realizou grandes austeridades. Mesmo assumindo o posto de rei da Arábia, ele continuou levando uma vida modesta, não se permitindo quaisquer excessos.
Em geral, formas extremas de ascetismo são desencorajadas no Islã. A única exceção a essa regra é a prática de jejum durante o Ramadã. Cai em maio-junho. Por um mês inteiro nesta época, os muçulmanos aderem a um jejum diário estrito. Durante o dia, eles não comem nem bebem água. Além do mais, todo o seu tempo livre durante este período, os fiéis procuram se dedicar ao estudo de textos religiosos e orações.
No cristianismo
Na religião cristã, também existe um conjunto de certas regras que devem ser seguidas por qualquer pessoa que queira salvar sua alma imortal. Na Bíblia, como no Alcorão, pode-se encontrar exemplos vívidos de ascetismo. Isso inclui Jesus Cristo e João Batista, que jejuaram por 40 dias para limpar seus corpos e seus pensamentos.
É importante notar também que nas comunidades cristãs primitivas, as pessoas praticamente não possuíam quaisquer pertences pessoais. Eles viviam modestamente e não precisavam de nada. Com o tempo, a ideia de que o ascetismo radical é o único caminho seguro para a salvação da alma foi rejeitada. Desde então, apenas monges levaram esse estilo de vida. O restante das pessoas apenas jejua de vez em quando e também tenta não quebrar os principais mandamentos. Na Ortodoxia, uma pessoa deve ser moderada em suas paixões e sempre pronta para ajudar seu próximo.
No judaísmo
O ascetismo desempenhou um papel importante na vida dos seguidores do judaísmo. Por exemplo, Moisés também passou 40 dias jejuando e pensando em Deus. Muitos seguidores dessa religião recusaram qualquer relacionamento e passaram quase todas as suas vidas em reclusão. Uma figura significativa é o sábio Shimon Bar Yohai, que fundou a Cabala. Diz-se que ele se absteve de comida e bebida por 100 dias inteiros. Ele fez isso para que, posteriormente, o fogo infernal não pudesse ter nenhum poder sobre ele.
No hinduísmo
Ao contrário de outras religiões, esta não tem um conjunto específico de regras que indique o que pode e o que não pode ser feito. Mas a maioria das pessoas que são consideradas santas no hinduísmo são conhecidas por negarem a si mesmas todos os prazeres durante a vida e por passarem muito tempo na solidão. Agora, alguns seguidores dessa religião também praticam a recusa regular de comida, o silêncio prolongado e a meditação.
No jainismo
Essa religião apareceu antes mesmo do nascimento da Índia. Ela incentiva o jejum, a meditação diária e a prática de ioga. O principal objetivo dos seguidores desta religião é interromper o longo ciclo de reencarnação. Para que a alma finalmente encontre a liberdade, é necessário abandonar as paixões e apegos mundanos ao longo da vida. Mas apenas monges que levam um estilo de vida justo podem lidar com isso.
No budismo
Os budistas, como os seguidores do jainismo, se esforçam para alcançar o nirvana e pôr fim ao infindável renascimento de suas almas. Para atingir esse objetivo, eles levam uma vida justa e se libertam completamente da violência. Os crentes dedicam muito tempo à meditação e à prática de ioga. Eles também jejuam regularmente.
Muitas pessoas que levam uma vida normal partem por algum tempo nos ashrams para ficarem sozinhas, para meditar ou para tomar alguma decisão importante. Você pode passar um tempo em um lugar assim sozinho e na companhia de pessoas com ideias semelhantes ou mentores.
Ascetismo secular
Ao contrário do ascetismo religioso, o secularismo visa não alcançar a imortalidade da alma, mas ao autoaperfeiçoamento. Desde os tempos antigos, filósofos, cientistas e até empresários de sucesso tornaram-se ascetas. Na sociedade moderna, as seguintes categorias de pessoas podem recusar vários benefícios e conquistas da civilização.
- Atletas profissionais. Antes das grandes competições, muitos deles abrem mão do álcool, da comida saudável e do sexo para serem mais resistentes, fortes e atenciosos. Na vida cotidiana, eles também se limitam de muitas maneiras para atingir rapidamente o próximo estágio de seu desenvolvimento.
- Artistas. Muitas personalidades criativas são distinguidas por restrições especiais na vida cotidiana. Muitas vezes eles desistem de algum tipo de entretenimento para gastar mais tempo, esforço e dinheiro em arte.
- Voluntários. Como líderes revolucionários, eles abrem mão de seus próprios bens para mudar a vida de outras pessoas para melhor. Isso é especialmente verdadeiro para aquelas pessoas que viajam para países pobres e passam muito tempo lá, engajando-se em atividades socialmente úteis.
- Pessoas com vários vícios. Muitas vezes, eles levam um estilo de vida ascético não por conta própria, mas devido à pressão social. As restrições de tempo permitem que as pessoas se livrem de muitos vícios. Além disso, ajudam a alcançar a harmonia consigo mesmo e a esquecer os problemas internos.
- Vegetarianos. Recusar-se a comer carne também é um sinal de ascetismo, especialmente se a pessoa se torna vegetariana por causa de seu amor pelos animais e por não querer matá-los.
Para algumas pessoas, o ascetismo seletivo é apenas uma autocontenção temporária; para outras, é um modo de vida. Entre os ascetas famosos, as seguintes personalidades podem ser distinguidas.
- Alexander Suvorov. Este comandante russo levava o mesmo estilo de vida simples de seus soldados. Por isso ele era amado por seus subordinados.
- Mark Zuckerberg. O fundador de uma das principais redes sociais, apesar de suas grandes oportunidades, leva um estilo de vida muito modesto. Para ele, ideias e projetos são muito mais importantes do que entretenimento e compras.
- Jose Cordano. Outro asceta famoso é o ex-presidente do Uruguai. A riqueza nunca o interessou. Portanto, ele doou a maior parte de seu salário para várias fundações de caridade.
- Fedor Uglov. Ele é um cirurgião de renome internacional. Ele se tornou famoso por suas atividades educacionais e profissionalismo. O homem realizou uma das últimas operações na véspera de seu centésimo aniversário. Ele conseguiu manter sua sanidade e desejo de viver graças a um estilo de vida moderado.
- Nikolay Amosov. Este ascetista também era médico. O cirurgião cardíaco tinha um estilo de vida saudável, trabalhava muito e sempre procurava dar assistência a quem precisava. Para muitos, ele se tornou um verdadeiro exemplo, inspirando mudanças e novas conquistas.
- Keanu Reeves. A posição deste famoso ator permite-lhe viver no luxo. Mas ele mora em um apartamento pequeno, viaja de transporte público e adora se comunicar com os fãs de seu trabalho. O homem doa a maior parte de seus royalties para fundos de caridade e câncer.
- Mãe Teresa. Na companhia de ascetas masculinos, também há lugar para um famoso benfeitor. Durante toda a vida ela tentou ajudar os outros, sem exigir nenhum benefício para si mesma. Durante esse tempo, a mulher salvou muitas vidas.
O exemplo dessas pessoas prova que os ascetas podem muito bem levar uma vida agitada e não sentir grandes desconfortos, recusando muitas coisas impostas pela sociedade.
Regras fundamentais
As pessoas interessadas neste fenômeno devem aprender sobre os princípios básicos do ascetismo. Ascetas tendem a controlar três áreas de suas vidas.
- Corpo. Recusando comida e fazendo exercícios, a pessoa gradualmente doma a carne. Agora ninguém pede às pessoas que morram de fome em massa. Basta revisar a alimentação e abrir mão de tudo o que é supérfluo e prejudicial ao organismo. Uma dieta mais limpa e exercícios regulares ajudam a pessoa a organizar o corpo e a se tornar mais saudável.
- Mente. Outra austeridade importante é a rejeição da calúnia e da conversa fiada. A capacidade de controlar sua fala e não perder tempo com fofocas e conversas vazias torna a pessoa mais atraente tanto aos olhos dos outros quanto aos seus.
- Alma. É muito importante para um asceta controlar seu estado interior. A meditação e outras práticas espirituais ajudam muito nisso.
Os aspectos masculino e feminino do ascetismo também são distinguidos separadamente. Assim, o homem, em seu desenvolvimento, deve se concentrar no desenvolvimento da força interior e da confiança no caminho escolhido. Afinal, sua principal tarefa é proteger a família. As mulheres devem desenvolver gentileza e compaixão.
Em geral, introduzir essas regras em sua vida não é tão difícil quanto parece à primeira vista.
Por onde começar sua prática?
Vale a pena começar a mudar hábitos e perspectivas gradualmente. Um conjunto de regras simples ajudará nisso.
- É preciso lembrar que o ascetismo não torna a vida insípida e vazia. Na era digital, quando uma pessoa tem que assimilar constantemente uma grande quantidade de novas informações, descansar de ruídos desnecessários só é bom para ela. Além disso, todos os prazeres que o asceta noviço ainda deixa em sua vida parecem-lhe mais vivos e trazem mais alegria.
- Você precisa mudar sua vida passo a passo. Uma forte rejeição de todas as coisas agradáveis tornará a vida de uma pessoa difícil e entediante. Portanto, você precisa introduzir novos hábitos gradualmente. A melhor maneira é escolher uma meta para você no início de cada mês e trabalhar para alcançá-la todos os dias. Em três semanas, o novo hábito fará parte da vida. Tal abordagem racional salva uma pessoa de sofrimentos desnecessários e sensações desagradáveis.
- Tentando mudar sua vida, você precisa mudar sua atitude em relação à comida. Você não precisa ir a extremos e se tornar vegetariano, vegan ou comida crua. Para começar, você só precisa observar seus hábitos alimentares e fazer uma lista de coisas das quais abandonar. Normalmente, essa lista inclui fast food, álcool, doces e vários molhos. Pratos prejudiciais podem ser substituídos por outros mais saudáveis. As pessoas que estão acostumadas a fazer lanches em trânsito devem tentar cozinhar em casa. São muitos pratos simples e deliciosos que qualquer pessoa pode preparar. Essa atitude em relação aos alimentos ajudará a reduzir os custos com alimentos. Além disso, a pessoa se sentirá melhor e com mais energia após algumas semanas.
- Tendo lidado com seus hábitos alimentares, você pode passar para a purificação do espaço circundante. Existem muitas maratonas de "organização" diferentes que permitem que você se livre de tudo o que é desnecessário com a rapidez e sem piedade desnecessária. Para se sentir mais confortável, você deve jogar fora todas as coisas que raramente são usadas e não trazem nenhum prazer. Isso também se aplica a roupas, pratos e vários souvenirs. Depois de se livrar do lixo desnecessário, você não deve arrastar coisas novas para dentro de casa. Antes de comprar qualquer bugiganga comum, você deve sempre pensar no valor dessa compra. Nos primeiros meses da sua "nova vida", o melhor é entrar na loja com uma lista de compras bem pensada. O dinheiro que pode ser economizado graças a essa abordagem da vida vale a pena gastar em viagens ou autodesenvolvimento. Vai fazer muito mais bem do que comprar uma nova bolsa ou vestido.
- Para controlar suas alterações, você pode usar um diário ou aplicativos especiais. Neles, uma pessoa pode comemorar todas as suas conquistas no dia a dia. Isso acompanhará seu progresso ao longo do mês. A capacidade de observar suas mudanças inspira as pessoas a trabalhar mais.
- No processo de todo o caminho, você precisa aceitar todas as suas deficiências. Sem isso, existe o risco de abandonar o negócio iniciado após o primeiro fracasso. Ao mesmo tempo, você não deve olhar para a sua realidade através de lentes cor de rosa. Na verdade, sem uma avaliação honesta do que está acontecendo, será difícil mudar algo em sua vida.
- Estando engajado no autodesenvolvimento, você não deve negligenciar o descanso. Se uma pessoa constantemente se exaure fortemente, suas reservas de força de vontade se esgotarão muito rapidamente. Isso pode levar ao esgotamento total. Portanto, às vezes você precisa se permitir relaxar.
A moderação na comida, roupas e entretenimento ajuda você a se concentrar em alcançar seus objetivos verdadeiramente importantes e melhorar significativamente sua qualidade de vida. Portanto, não se deve considerar o ascetismo uma relíquia do passado. Esse estilo de vida também é adequado para pessoas modernas.