Estatuetas

Tudo sobre as estatuetas da URSS

Tudo sobre as estatuetas da URSS
Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral dos tópicos
  3. Fabricantes populares
  4. As estatuetas mais caras

Uma característica distintiva da decoração dos apartamentos soviéticos era a presença obrigatória de estatuetas decorativas. Bonecos de madeira, ferro fundido e gesso adornavam aparadores, mesas e peitoris. Apesar da produção em massa desses bens de consumo, os produtos pareciam bastante valiosos, pois neles se investia a alma, a imaginação e o gosto dos mestres de seu ofício. Temas interessantes, autenticidade escultural e cores brilhantes eram agradáveis ​​à vista, trazendo calor e uma atmosfera comovente para os proprietários.

As miniaturas de porcelana eram especialmente chiques. Eles se destacaram por sua sofisticação e acabamento de alta qualidade. É por isso que as estatuetas da URSS ainda chamam a atenção e são populares entre a população. Os tipos de tais produtos, suas características, bem como os itens raros mais raros serão discutidos no artigo.

Peculiaridades

Os primeiros anos do poder soviético foram marcados pela devastação. Afetou grandes empresas, grandes fábricas e fábricas, bem como pequenos fabricantes envolvidos na produção de miniaturas. A revolução mudou a atitude das pessoas em relação a uma variedade de utensílios domésticos. Durante este período, as estatuetas em forma de gatos em pé sobre cômodas eram consideradas filisteus.

No entanto, logo os líderes do país perceberam que mesmo esses excessos filisteus podem atuar como portadores de uma nova cultura e ideologia. Aos poucos, essa indústria começou a renascer, o que levou ao surgimento das estatuetas do período da URSS. Esse novo estilo da era soviética foi chamado de propaganda. Os produtos produzidos são verdadeiras obras de arte e interessam ao público e colecionadores.

As estatuetas também eram feitas de uma variedade de materiais. Com mais frequência foi possível ver os produtos:

  • porcelana;
  • ferro fundido;
  • feito de metal;
  • argila.

A peculiaridade das estatuetas deste período era seu uso para promover o modo de vida soviético.

Nessa época, as mãos de talentosos escultores começaram a criar bustos de dirigentes e comandantes, poetas e escritores, atletas e dirigentes da produção, além de operários e camponeses.

As comoventes figuras de crianças personificavam uma infância feliz na terra dos soviéticos. As imagens dos atletas celebraram a beleza e a perfeição física, promovendo estilos de vida saudáveis. As esculturas de heróis guerreiros pretendiam incutir amor pela pátria, fomentar o patriotismo.

Além do mais, uma característica dos produtos é sua mais alta qualidade, graça e nobreza. Hoje, as estatuetas da URSS, confeccionadas em diferentes fábricas, com e sem estigma, são objeto de desejo de muitos conhecedores e objeto de atenção de colecionadores.

Visão geral dos tópicos

As estatuetas do período soviético foram distinguidas por uma grande variedade de temas. Vale a pena considerar seus principais tópicos.

  • Motivos históricos. Essas obras incluem bustos de políticos, escritores, líderes militares. Durante este período, pequenas estatuetas representando cavaleiros equestres e a pé, guerreiros de outros tempos eram especialmente populares.
  • Personagens de contos de fadas. Esses são os assuntos mais comuns para estatuetas. Muitos residentes soviéticos puderam ver composições retratando a Donzela da Neve e o Papai Noel, Ivan Tsarevich e o Lobo Cinzento, bem como o Galo - a vieira dourada, a raposa e o guindaste. Com o advento dos desenhos animados, novos personagens se tornaram visitantes frequentes. Crocodile Gena e Cheburashka, assim como outros personagens de desenhos animados, tornaram-se os personagens mais populares daquele período.
  • Esportes. Considerando que o estilo de vida saudável era considerado preferível, a maioria das pessoas praticava esportes. É por isso que muitos deles puderam ver estatuetas sobre este tema. Um patinador artístico gracioso, um jogador de futebol de porcelana ou jogador de hóquei, bem como um esquiador ou cavaleiro a cavalo eram atributos quase indispensáveis. Cada um poderia escolher para si ou como presente uma escultura próxima à sua profissão ou hobby.
  • Foco animalesco. Animais fofos e tocantes eram um dos temas favoritos para a confecção de estatuetas. Urso, cavalo, ganso e peixe foram especialmente preferidos. Muitas pessoas gostavam do pastor de olhos espertos ou do cavalo empinado, bem como dos pinguins brancos cintilantes ou da girafa de pescoço comprido.
  • Modelos retratando pessoas. Normalmente as estatuetas da época eram dedicadas a heróis do trabalho, cientistas e pessoas comuns. Uma cigana com um vestido colorido, uma dançarina com um tutu e sapatilhas de ponta, uma mulher com uma criança nos braços ou uma menina com uma gravata pioneira costumavam decorar os quartos e escritórios do povo soviético.
  • Símbolos. Esses itens costumavam ser dedicados a feriados, eventos culturais e esportivos importantes. Assim, o urso olímpico se tornou o símbolo das Olimpíadas de Moscou de 1980.

As figuras deste engraçado urso foram compradas com prazer por convidados e moradores da capital.

O tema oriental passou a ser uma das direções. O dragão de porcelana, estatuetas de elefantes, cobras ou signos do zodíaco também eram muito populares.

Algumas das estatuetas foram criadas abstratas, e algumas foram dedicadas a personagens específicos, como a famosa miniatura "O Cisne Moribundo"dedicado à grande bailarina Galina Ulanova.

Fabricantes populares

As fábricas soviéticas ofereciam muitas miniaturas magníficas que não eram sem rosto e semelhantes umas às outras. Cada produto tinha suas próprias características. Era fácil determinar onde o produto foi produzido pelos detalhes de composição, cores e forma de fabricação.

  • Planta Lomonosov. Por muitos anos, essa fábrica de Leningrado foi considerada a líder do setor, a empresa nº 1. A fama de seus produtos repercutiu em todo o país e no exterior.Conjuntos e estatuetas caros para personalidades proeminentes e diplomatas estrangeiros foram feitos dentro das paredes da fábrica. A maioria dos itens era peça. Alguns deles são mantidos em museus de todo o mundo. Ainda hoje interessam aos colecionadores. Uma característica distintiva dos produtos da Fábrica de Porcelana Lomonosov é sua nobreza, consumação e acabamento impecável.
  • Planta Baranovsky. Seus produtos correspondem perfeitamente ao espírito da era soviética. As obras estão impregnadas de otimismo, respeito pelos trabalhadores, fé em um futuro brilhante. As estatuetas são capazes de influenciar uma pessoa de forma surpreendente, evocando sentimentos positivos e calorosos.
  • Fábrica de Porcelana Bronnitsky. Figuras de autores desconhecidos desta fábrica são agora objetos valiosos da atenção dos colecionadores. Essas obras carregam motivos do antigo russo e de Novgorod.
  • Planta Gzhel. Este empreendimento é uma página de ouro na história da cerâmica. Seus produtos do período soviético permanecem incomparáveis ​​hoje.

Além dessas fábricas, havia outras, por exemplo, fábricas de porcelana de Kiev, Riga, Yerevan, Korosten, Chudovsky.

Na era soviética, eles produziram produtos maravilhosos e únicos que agora têm valor histórico.

As estatuetas mais caras

As estatuetas do período soviético são procuradas por colecionadores nacionais e estrangeiros. Os preços de espécimes bem preservados podem variar de algumas dezenas a vários milhares de dólares. Depende do custo dos produtos do fabricante, do nome do mestre ou da raridade do espécime.

As estatuetas mais caras são:

  • uma obra de 1950 chamada "The Mare";
  • composição em 1950 com a Senhora da Montanha de Cobre;
  • uma estatueta de 1950 representando Solokha e um balconista;
  • miniatura de 1953 representando um camponês jogando cartas com um demônio;
  • criação dos anos 1960 - “Pioneiro com Coelho”;
  • produto de 1963 representando Alyonushka e o irmão Ivanushka.

A lista continua. Assim, no leilão do Ebay, os lotes propostos com estatuetas foram vendidos pelos seguintes valores:

  • "Goleiro" por $ 34;
  • "Mãe e filho" por $ 45;
  • "Boy on a Horse" por US $ 50;
  • "Menino com Brinquedo" por US $ 90;
  • The Fotografando Sailor por $ 149;
  • "Chapaeva" por $ 250.

E isso não é um recorde. O custo do famoso "Turchanka" é 100 vezes maior. Isso se explica pela grande raridade desta obra. O fato é que a estatueta retrata uma oriental lendo um jornal. Vários exemplares do jornal trazem o nome de L. Trotsky. Depois que essa política foi declarada inimiga do povo, a maioria dos produtos acabados foi destruída e as cópias restantes se tornaram uma raridade cara.

Os colecionadores estão mais interessados ​​em estatuetas que refletem o espírito da era soviética com a imagem de trabalhadores, bailarinas e crianças do país. A lista e o custo destes produtos podem ser consultados nos catálogos dedicados às estatuetas da URSS.

sem comentários

Moda

a beleza

casa